MARAVILHAS DAS SIMPATIAS CIGANAS

 

MARAVILHAS DAS SIMPATIAS CIGANAS

    

VIAGENS
           Nós, ciganos gostamos de viajar, de conhecer novos lugares, novas pessoas ou mesmo de retornar a lugares por onde passamos e onde deixamos amigos e conhecidos. 

Viajamos a negócios, pois a todo momento estamos transacionando, seja com as pessoas da localidade onde estamos acampados temporariamente, seja deslocando-nos para regiões vizinhas. O que não conseguimos fazer é ficar parados. 

     Normalmente viajamos acompanhados. É um hábito que vem desde o princípio de nossas peregrinações, quando as estradas eram inseguras e ninguém podia se arriscar sozinho, sem o perigo de ser assaltado e morto. Parece que isso, inclusive, não mudou muito até hoje, pois a insegurança persiste.

Se estamos com a família, a viagem não tem tempo de duração, pois aproveitamos cada momento dela. Se estamos sozinhos, temos pressa em retornar, pois nossa ligação com a família e com a tribo é sempre muito forte. Modernidades com o rádio e o telefone têm nos servido muito bem para que possamos manter o contato com freqüência. 

     Mas há algo de que não abrimos mão, quando temos que viajar: é de realizar uma simpatia para garantir uma boa viagem e um pronto regresso. Cada um tem a sua preferida. E você? Tem uma?

     PARA UMA VIAGEM SER PROVEITOSA

     Uma viagem, para nós, é sempre motivo de expectativa, não importa qual seja o motivo dela. O que sempre esperamos é que tudo corra bem e não tenhamos nenhum incômodo ou obstáculo.

Para isso, sempre nos garantimos com uma simpatia, dentre as inúmeras que temos para esse fim.

     Uma delas, muito usada pelos ciganos antigos, recomenda que, na partida, se passe por uma capela ou igreja, levando uma flor da estação para ser molhada com água benta e embrulhada em um lenço vermelho, que será levado junto ao corpo, por dentro das roupas. Nesse momento, rezar um Pai Nosso. 

     Quando retornar, passe pela igreja, reze um Pai Nosso e deixe a flor no altar principal.

     Observação: esta simpatia era praticada até pelos ciganos não católicos, pelo simbolismo do gesto em si e porque era uma prática freqüente entre os povos da Europa católica há séculos atrás.

PARA SORTE NA VIAGEM

Há uma coisa da qual não procuramos nunca abri mão, por isso insistimos em realizar nossas simpatias para viagens: afastar toda e qualquer possibilidade de azar e atrair o máximo possível de sorte para qualquer deslocamento que tenhamos que fazer. 

Algumas simpatia para o sucesso de uma viagem se encarregam de fazer isso, como esta, por exemplo, feita pela esposa do viajante:

     Na manhã da partida, pegar três fitas vermelhas e fazer uma trança nos cabelos da filha caçula, pondo uma delas em cada uma das mechas. Ao arrematar a trança, as sobras de fitas e as pontas da trança devem ser aparadas e postas num saquinho de sedas ou de veludo, que deverá ter a boca amarrada. Pô-lo na mala de viagem. 

A filha permanecerá com os cabelos presos até que o pai retorne. Quando o casal não tem filhas ainda, os cabelos da esposa são trançados pela sogra ou por qualquer outra mulher mais idosa do que ela. 

     PARA UM BREVE RETORNO

     Há muitas simpatias ciganas para viagens que são feitas pelas pessoas que ficam, quando um dos seus vai viajar, em sua maioria para garantir um breve retorno. São práticas que revelam o amor e o apego entre os membros da família e devem ser feitas nessas ocasiões, por prevenir nunca é demais.

     Uma delas, por exemplo, é feita por um dos filhos ou filhas, quando o pai viaja. Deve ser feita na noite da partida. 

Para que ele retorne logo e a viagem seja proveitosa, pegar uma usada por ele, unir a ponta à fivela, formando um círculo. Coloque sobre uma mesa e no centro pôr um espelho. Sobre o espelho, acender uma vela e chamar o nome do pai três vezes. Quando terminar de queimar, desfazer a simpatia, mas colocar a cinta fechada, como foi usada na simpatia, sobre o travesseiro dele, na cama. 

     PARA UMA VIAGEM TRANQÜILA

Quem sai para uma viagem tem duas preocupações: com a viagem em si, e tudo o que ela encerra, e com a família, que fica para trás. Entre os ciganos essa preocupação é muito grande, mesmo sabendo que toda a tribo olhará pelos que ficam. Os imprevistos, no entanto, podem acontecer, tanto para eles, quando para o viajante, por mais planejada que seja a sua viagem.

     Para isso, há uma simpatia que dá tranqüilidade a quem viaja e protege os que ficam. É simples.

     No dia anterior à partida, pegar penas de pássaros e gravetos de seus ninhos, colocando tudo isso dentro de um envelope branco, que será lacrado e posto dentro da Bíblia, no Novo Testamento, junto à parábola da volta do filho pródigo. Rezar um Pai Nosso, pedindo proteção para quem viaja e para quem fica. 

Quando retornar, retirar o envelopee levar seu conteúdo de volta ao ninho de onde foi retirado.

     PARA VIAGENS COM VEÍCULO PRÓPRIO

Hoje em dia os ciganos se utilizam dos mais modernos meios de transporte, como fazem os gadjos, pois a velocidade pode representar lucro ou brevidade na viagem. Muitos, porém, fiéis ao estilo de vida que sempre nos caracterizou, preferem deslocar-se com veículos próprios, pois as oportunidades de negócios estão em toda parte, além de permitir que se conheça a região toda.

Todos sabem o perigo que se enfrenta em nossas estradas, por isso não se faz uma viagem dessas sem contar com uma boa proteção, vinda de uma simpatia antiga, adaptada aos novos tempos e às novas situações. 

     Pegue mechas de cabelos da esposa e dos filhos, fazendo uma trancinhas, que deverão ser unidas entre si com fita vermelha, formando uma única trança, que deverá ser dependurada no espelho retrovisor interno do veículo. 

     Observação: alguns ciganos, dependendo de sua crença, penduram nessa trança medalhas de seus santos padroeiros ou, então, do padroeiro dos motoristas, São Cristóvão. 

     PARA A PROTEÇÃO DOS SEUS PADROEIROS

     Muitas simpatias foram agregadas ao repertório cigano durante as andanças pelos países católicos, principalmente aquelas que se utilizam dos santos padroeiros para proteção, pedidos, bênçãos ou qualquer outra necessidade. 

     Essas simpatias aparecem em todas as situações, inclusive nas viagens, onde uma praticamente é a preferida de todos.

     Onde uma família cigana que tenha essa crença parar, uma das primeiras coisas a serem montadas será, sem dúvida, o altar familiar. Ali será acomodada a imagem do santo padroeiro e uma vela será acendida, em sinal de gratidão.

     Quando alguém da família vai viajar, costuma pedir a proteção do seu santo padroeiro, acendendo uma vela num pires e rezando um Pai Nosso. Para finalizar, queimam nessa vela uma porção de pêlos da crina ou da cauda de um cavalo. 

     Observação: a tradição cigana na criação e no comércio de animais sempre foi muito forte. Ainda hoje isso está presente, como nessa simpatia. 

     PARA NÃO LEVAR AZAR CONSIGO NUMA VIAGEM

Quando um cigano vai fazer uma viagem, reflete sobre todas as coisas que precisará fazer, num planejamento cuidadoso, para que a viagem não seja perdida de forma alguma.

     Preocupa-se com os que ficam e preocupa-se com as pessoas com quem vai se encontrar, por isso analisa sua vida nos últimos tempos. Se concluir que tem tido azar, com certeza fará esta simpatia, pois não desejará levar seu azar para outras pessoas. 

Para isso, limpa o interior de sua mala de viagem com um pano molhado em salmoura. Depois queima esse pano. 

     PARA ENFRENTAR OS PERIGOS DE UMA VIAGEM

Algumas viagens podem ser particularmente perigosas, não apenas em relação aos problemas comuns que podem surgir, como os acidentes, mas em decorrência do seu objetivo ou da natureza das pessoas com quem se pode encontrar pelo caminho.

     A proteção nesses casos precisa ser muito forte e acompanhar o viajante todo o tempo. Para esse tipo de coisa, não existe nada mais poderoso do que uma oração.

     Esta é particularmente indicada para isso. Na noite anterior à viagem, num local tranqüilo, diante do altar, com uma vela acesa diante da imagem do santo padroeiro, fazer a seguinte oração:

"Três cravos da cruz de Cristo, que no Calvário foram deixados, fizeram tremer a Terra, mas não a Nosso Senhor na Cruz. Que façam tremer os corações de todos que desejarem meu mal. Que revertam qualquer azar, mau agouro e mau olhado, quando a mim forem destinados, preservando os inocentes e punindo apenas os culpados.

Benzam-me, cravos da cruz de Cristo, lançando no espaço, além da Lua, do Sol e das Estrelas, todo o azar a mim destinado, para que nenhum mal me causem nem a qualquer outra pessoa, durante a minha viagem, desde minha partida, até a minha volta. 

Três cravos da cruz de Cristo, são tantos os malefícios e tantas as injustiças que existem no mundo, como aquelas que fizeram Jesus Cristo sangrar sob o suplício como o pior dos criminosos. Façam com que minha viagem seja tranqüila, para que eu possa louvar Nosso Senhor Jesus Cristo em todos os momentos dela. Amém."

     Após esta oração, rezar um Pai Nosso e três Ave Maria. 

     PARA PROTEÇÃO ESPIRITUAL NUMA VIAGEM

     Todos os cuidados são tomados quando se prepara uma viagem, procurando fazer dela uma fonte de prazer e não de aborrecimentos. Espiritualmente, nós ciganos temos uma preocupação muito grande com as influências negativas que se pode encontrar pelas estradas, nos caminhos, nas casas e nas pessoas, que podem impregnar o viajante e serem levadas por ele na volta. 

     Para evitar isso, durante toda a viagem, ao tomar banho, pôr um pouco de sal nos cabelos, antes de entrar sob a água.


 

FEMININAS

Não existe mal algum em se preocupar com a beleza pessoal. Aliás, essa questão estética hoje em dia é levada muito a sério, com as pessoas se preocupando de todas as formas com a sua aparência física, sua beleza pessoal e a beleza do ambiente que a cerca. A ecologia está na moda e não se pode imaginar pessoas feias numa natureza exuberante e bonita.

Se analisarmos que a beleza é tão passageira, vamos concluir que é preciso que se faça o máximo para preservá-la. Isso envolve uma porção de cuidados pessoas, que começam desde o berço e acompanham as pessoas pela vida toda. 

     Os ciganos não encaram esse cuidado como uma vaidade negativa, pois isso em nada desmerece as pessoas. Pelo contrário, demonstra espírito crítico e bom gosto.

Algumas coisas nos favorecem, como a alimentação, a vida mais livre e menos estressante, o hábito e a preferência pelo vinho, o desprezo pelo fumo e outros venenos. 

     Além disso, temos, sem sombra de dúvidas, o maior e mais completo arsenal de simpatias não apenas para embelezar a mulher, mas para torná-la feminina e delicada na hora certa, guerreira e atrevida quando necessário. Conheça e use-as. Afinal, a beleza é universal, como as nossas simpatias. 

     PARA PERNAS ÁGEIS E ELEGANTES

     Além de bonitas, bem torneadas e sensuais, as pernas de uma cigana são ágeis, pois a dança é um dos melhores exercícios para isso. Na maneira de andar, na postura, na elegância com que sobre uma escada, por exemplo, você pode perceber a diferença entre nós e uma gadjo.

     Caminhar, mover-se, dançar, agitar-se e outras atividades fazem parte do cotidiano de uma cigana, por isso os exercícios físicos específicos nem entram em nossas preocupações. O que nos preocupa são alguns problemas com inveja que podem afetar nossas pernas, pois se uma dançar melhor do que a outra, isso será fatal acontecer.

     Para evitar isso, temos uma simpatia específica para as pernas, mantendo-as sempre elegantes e ágeis, que você também poderá usar: jamais, ao lavar suas pernas, faça isso de baixo para cima. Lave e enxágüe sempre de cima para baixo, que é a forma natural e correta, como a queda da chuva ou a corrida do rio. 

     PARA CORTAR MALEFÍCIO

     A inveja nos preocupa particularmente, porque suas manifestações sempre acabam nos atingindo nos aspectos que consideramos mais importantes. Para a cigana, sua beleza é fundamental e isso passa por uma porção de detalhes, como os cuidados com os cabelos, com os olhos, com a pele, com o corpo todo, enfim. 

Malefícios produzidos pela inveja provocam verrugas, manchas, cravos, espinhas, reumatismo e uma porção de outras imperfeições para a sua beleza.

Para evitar isso, temos uma simpatia que é muito praticada entre nós, sempre em caráter preventivo. Para você se sentir tranqüila quanto a isso, faça-a também. 

     Pegue uma tesoura comum, coloque um raminho de alecrim junto dela e enrole com um lenço vermelho, pondo-a debaixo do seu colchão, com as pontas voltadas para os pés. Jamais a retire dali nem deixe que retirem. Ela será sua proteção contra qualquer malefício que tente atingí-la em sua beleza. 

A tesoura deverá ter as duas pernas iguais, não podendo ser utilizada essa tesoura para serviços gerais. Aquela do tipo usado por barbeiros e cabeleireiras é o mais indicado.

     Deixe a tesoura da forma acima descrita durante todo o período da Lua Cheia, depois guarde-a deitada sob seu colchão, com as pontas voltadas para os pés da cama. 

     PARA SER MAIS ALTA

     Quando postas lado a lado, numa pose natural, sem forçar, uma cigana e uma gadjo com as mesmas medidas de altura, certamente todos julgarão que a primeira é mais alta. 

     Essa impressão vem da postura, que é adquirida com a dança, principalmente, e com uma simpatia quase que espontânea, feita naturalmente pelas ciganas jovens, que vocêpode aprender. É simples. Quando se sentar, mantenha as solas e os saltos dos seus sapatos firmes no chão. Não se apoie só nas pontas ou só nos saltos, mas nos dois ao mesmo tempo. 

     PARA CRESCER UM POUCO MAIS

     Entre os ciganos, não se observava desproporcionalidade na altura, principalmente das mulheres. As mais jovens, no entanto, talvez influenciadas pelo sucesso das modelos e artistas famosas, tem manifestado um desejo muito grande de crescerem um pouco mais do que sua estatura normal.

     Para isso, muitas delas foram buscar, com suas avós, antigas simpatias sobre o assunto, passando a utilizá-las. Entre tantas, esta acabou ganhando a preferência da maioria, por ser muito simples e fácil de ser feita.

Para você crescer mais um pouco, vá até uma moita de bambus e escolha um para ser

o seu guia. Marque a sua altura nele, amarrando no ponto marcado uma fita vermelha estreita. Estabeleça quantos centímetros deseja crescer e amarre uma outra fita, agora azul, nesse ponto.

     Tenha paciência e espere, pois a altura virá pouco a pouco. Não se esqueça de praticar exercícios físicos, principalmente natação, para manter a forma. 

PARA O ORGULHO

     Ter orgulho de si, de sua raça e de seus antepassados é uma tradição que os ciganos transmitem de pai para filho. Ser orgulhoso(a) por sua posição ou por se julgar mais do que os outros é algo que nós não admitimos nem perdoamos. 

     Numa mulher, então, isso é abominável, pois ofusca sua beleza e afasta as pessoas do seu convívio. Por mais bonita que ela possa ser, se não tiver ninguém por perto para admirá-la, não terá valor algum. 

     A educação das garotas ciganas é particularmente rigorosa nesse particular, mas a natureza das pessoas é algo delicado. Assim, para prevenir, as mães costumam fazer a seguinte simpatia para que suas filhas não se tornem orgulhosas e antipáticas.

     Ao limpar os espelhos da casa, usam sempre um pano preto, especialmente para isso. Quando há tempestade com raios, esses panos são postos num varal ou pendurados do lado de fora.

     PARA GANHAR PRESENTES

Mulheres ciganas são tão crianças quanto suas filhas, pois adoram receber presentes. A melhor maneira de se fazer as pazes com uma delas é presenteá-las. Nisso, com certeza, não se diferenciam de todas as outras. 

O que pode ser diferente, no entanto, é que a cigana gosta tanto de presentes que usa algumas simpatias especialmente para fazer com que uma pessoa se lembre dela e lhe compre alguma coisa. Isso é feito quando alguém viaja, na maior parte das vezes.

     Se você quiser fazer o mesmo, quando alguém próximo de você viajar, na manhã seguinte à viagem vá até uma árvore alta, com galhos voltados para todas as direções, abrace o tronco e chame-a pelo nome da pessoa que viajou, pedindo-lhe que lhe traga um presente.

     Não precisa repetir. 

     PARA MANTER A BELEZA

As jovens ciganas são elétricas e cheias de vitalidade, na fase de adolescência, quando passam a se preocupar muito mais com a aparência pessoal, questionando as mudanças que começam a ocorrer em seus corpos. 

Além das informações de que elas necessitam, as mães e pessoas mais velhas também se preocupam em ensinar algumas tradições específicas das mulheres ciganas.  

     Entre elas, um ritual simples para que ela mantenha sua beleza pela vida a fora. Após completar dezoito anos, na primeira Lua Cheia que se seguir, ela deve fazer o seguinte:

     Tome uma ducha demorada, depois estenda uma toalha no assoalho, diante de uma janela, por onde entra o luar. Forre essa toalha com pétalas de rosas brancas e vermelhas. Deite-se nua e fique assim por sete minutos. 

     Observação: a simpatia original recomendava que se tomasse um banho de cachoeira antes, coisa que hoje em dia não é muito prático nem acessível à maioria das pessoas. A ducha ou o banho de chuveiro não tem o mesmo efeito natural e poderoso, mas tem surtido os efeitos desejados.

     PARA O PRIMEIRO NAMORADO

Muita coisa já mudou nas tradições dos ciganos. O casamento escolhido pelos pais foi abrandado e já se permite, em muitas tribos, exceto aquelas tradicionalistas radicais, que a namore antes e que até escolha quem será s eu futuro marido. 

Para isso, foram encontrar com suas avós mais uma porção de simpatias para ajudá­las nessa primeira experiência. Uma das mais simples e mais utilizadas é a seguinte:

Quando completam quatorze anos, as garotas insistem para receber, como presente, uma argola de ouro, para ser usada solitária, no pulso esquerdo. 

Antes de começar a usá-la, no entanto, discretamente elas têm que esfregá-la nas costas de sete rapazes, escolhidos entre aqueles que ela gostaria de namorar. 

     PARA OS CABELOS

     Um dos cuidados sempre presentes na vida de uma cigana estão os cabelos, sempre muito bem escovados e invariavelmente presos por lenços coloridos. Muitas aprendem logo cedo a trancá-los, a fazer coques artísticos e a cuidar deles com simpatias naturais, conforme seu tipo específico de cabelo. 

     Existem inúmeras, das quais selecionamos algumas:

     Para ondular: lavar a crina de uma cavalo corredor, recolher um pouco de água e usá-la para enxaguar seus cabelos. Repita uma vez por semana, na Lua Cheia. 

Para se manter brilhante: aplique semanalmente uma mensagem com polpa de abacate, depois lave com seu xampu normal.

     Para escurecer: lavar três vezes por semana com borra de café ou com banana madura amassada. Não tomar sol a seguir. 

Para não embaraçar: aquecer um pouco de água com uma moeda de prata dentro e misturar nela o xampu que vai usar para lavar os cabelos. 

     Para louras: aplique polpa de manga madura nos cabelos, antes de lavá-los. 

Para enxaguar os cabelos: para os ruivos e castanhos, cerveja preta; para cabelos pretos, um pouco de uísque na água; para cabelos louros, álcool medicinal. 

Para cabelos oleosos: massagear com vinagre de maçã, antes de lavar com o seu xampu preferido.

Para cabelos secos: massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos molhadas em óleo de cozinha morno, meia hora antes de lavá-los.


 

CORPO E MENTE

Em muitas partes do mundo, até hoje, utilizam-se práticas terapêuticas para os mais diferentes males, baseadas em conhecimentos divulgados pelos ciganos, em suas peregrinações.

As chamadas Terapias Alternativas encontraram em nosso povo seus mais assíduos defensores e divulgadores. Estando em constante movimento, precisávamos conhecer o máximo possível de práticas curativas que pudéssemos lançar mão, pois muitas vezes íamos para regiões que nos eram completamente desconhecidas quanto aos seus recursos.

     Conhecimentos antigos, trazidos do Egito e da Pérsia, o uso das cores, dos metais, dos cristais e pedras preciosas, das plantas e de outras terapias, muitas das quais ainda hoje ocultas ou pouco divulgadas, tudo nos era importante. Com isso aprendemos as mais diferentes práticas das medicinas natural, mágica e oculta, muitas delas ainda hoje utilizada em nossas simpatias. 

     Em muitas das nossas simpatias, há uma semelhança muito grande com a dos gadjos, mas é difícil determinar quem teve contato com a simpatia original, pois esse processo sempre foi muito dinâmico. Muitas de nossas práticas apenas agora começam a ser divulgadas, revelando a riqueza e a magia desse repertório. 

     Descubra um pouco dessa maravilha. 

     PARA A SAÚDE DO CORPO

Muita gente se surpreende com alguns elementos utilizados pelos ciganos em suas simpatias, mas é importante ter em mente que sempre fizemos simpatias com o que a natureza nos oferece e que se encontra ao nosso alcance. 

Por esse motivo, ninguém deve achar estranho uma simpatia para a saúde geral do corpo que tenha como elemento nada mais nada menos que água pura. 

     Nosso corpo é composto, em sua maioria, de água. Sem ela, não haveria vida sobre a terra, por isso não é preciso dizer mais nada sobre sua importância. 

     Se você anda se sentindo muito cansado ultimamente, com o corpo pesado, muita indisposição, digestão difícil, faça a seguinte simpatia. Pela manhã, logo ao acordar, beba um copo de água morna. Depois, durante o dia, enquanto houver luz no céu, beba outros sete copos de água morna. À noite, antes de dormir, tome um último copo. 

     PARA DESCARREGAR ENERGIAS NEGATIVAS

Durante um dia, se movimentando de um lado para outro, você cruza com pessoas, passando por seus campos de energia e atravessa lugares carregados de energias negativas que, sem que você perceba, vão impregnando seu corpo. 

     Quando retorna, leva tudo isso para casa, deixando-o na sua poltrona, na sua cama ou às paredes, onde vai se juntar com tudo que os outros membros da família também trouxeram.

Ao fim de algum tempo, todos em sua casa, inclusive ela, se encontram carregados dessas energias, que começam a se refletir principalmente na forma de doenças, males súbitos e distúrbios.

Como o importante é sempre prevenir, não deixe que isso entre em sua casa nem que as pessoas de sua casa façam o mesmo. Para isso, coloque um vaso com mudas de espadas-de-são-jorge e arruda na entrada de sua casa, ao lado da porta, do lado de fora. 

     Oriente a todos os seus familiares para que toquem as plantas por instantes, quando chegarem em casa.

     Observação: o campo de energia de uma pessoa pode ser sentido quando você se encontra num elevador lotado, com as pessoas muito próximas umas das outras. Como você fica entre os diversos campos de energias das outras pessoas, é comum se sentir com falta de ar, tontura, sensação de pressão no peito e outras. 

     PARA DOR-DE-CABEÇA

Esse mal pode atacar de forma crônica e dia após dia, a dor se repete, sem que se consiga encontrar uma cura ou um alívio. As causas podem ser as mais diferentes e a ciência ainda não conseguiu chegar a um diagnóstico nem a uma cura definitivos. 

     Antes de ficar se dopando com todo tipo de analgésicos e medicamentos, os ciganos procuram encontrar terapias alternativas que sejam eficientes e que não produzam efeitos colaterais. 

     Uma delas é a Cromoterapia, que usa apenas as cores para seus tratamentos. Se sofre de dor-de-cabeça, deve procurar descobrir qual é a cor que vibra positivamente para você.

Para isso, quando estiver sentindo a dor, isole-se num aposento e cubra os vidros da janela com papel celofane colorido. Inicie com a cor do seu signo, depois vá alternando até descobrir qual deles alivia a dor. A partir daí, mantenha esse papel na janela e compre um lenço de seda da mesma cor para usar, envolvendo sua cabeça, quando sair ao sol. 

     PARA DESCONTROLE EMOCIONAL

Se você é do tipo que se descontrola quando fica nervoso(a), deve começar a tomar alguns cuidados, pois isso pode ser sintoma de hipertensão ou levar a ela. Pode ser decorrente do estresse, que hoje em dia é uma doença muito séria, que pouca gente está percebendo a gravidade.

     Procurar o auxílio médico é importante, porque ele tem condições de diagnosticar os motivos desse descontrole e desse nervosismo, que podem ser simples e passageiros ou mais sérios.

     Enquanto não faz isso, use uma simpatia para manter a mente clara e o espírito em paz, duas providências muito importantes para quem se encontra nesse estado. 

     Diariamente, ao se levantar, acenda uma vela branca num pires, espalhe açúcar ao redor e leia sete versículos de uma página da Bíblia, aberta de modo aleatório. Simplesmente abra, escolha um ponto onde começar e leia sete versículos. 

     Repita por sete dias. 

     PARA PROBLEMAS NERVOSOS

     Caso você tenha constantes crises nervosas, já tenha procurado tratamento médico e não tenha encontrado solução, é possível que seu problema não esteja no campo físico e material, mas no campo espiritual. Quando suas defesas espirituais estão em baixa, sua saúde pode ser arruinada facilmente. 

Para se ver livre desse nervosismo, você precisará de um pouco de sorte. Quando chover, fique atento(a) ao céu, esperando por um arco-íris. Ao ver um, tome imediatamente um copo de água, tire os sapatos e pise no barro ou num gramado molhado.

     Repita por sete arco-íris seguidos. 

     PARA VÔMITO

     O vômito pode ser um sintoma de algum problema mais grave, mas traz consigo alguns inconvenientes. Se nada pára em seu estômago, você perderá forças e não poderá repor nutrientes e líquidos perdidos. Nesses casos, é preciso interromper logo esse processo, antes que você se debilite demais. 

Para isso, nada mais prático e acessível que lançar mão de uma simpatia muito conhecida e praticada:

     Tome uma xícara de chá de erva-doce frio, a cada três horas, tão logo perceba que nada está parando em seu estômago. Procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa.

     PARA NÃO SER PEGO DESPREVENIDO 

Boa parte das simpatias ciganas para a saúde são destinadas à prevenção das doenças, não desta ou daquela especificamente, mas de todas em geral. 

     Isso só pode ser feito se você der ao seu corpo um tratamento geral de fortalecimento e de energização, porque acreditamos que muitas doenças têm suas origens em desequilíbrios de energia ou influência de energias negativas.

     Uma simpatia preventiva, excelente para manter seu corpo protegido e, ao mesmo tempo, canalizar energias positivas e retirar as negativas, é a seguinte:

Numa sexta-feira de Lua Cheia, pegue uma foto sua recente, de corpo inteiro, coloque num envelope branco, juntamente com um punhado de sal grosso, lacre e amarre uma fita vermelha, em forma de cruz, arrematando com um nó cego. Enterre num jardim, próximo de um formigueiro.

     PARA ROUQUIDÃO 

Pode acontecer de, no inverno ou durante uma gripe, você fique com a garganta irritadae rouco(a). É um sintoma que passará quando a gripe acabar. Se ocorrer, porém, dessa rouquidão persistir, é sinal de que alguns cuidados devem ser tomados. 

     Para isso, nada como uma simpatia antiga e sempre muito útil para isso. Antes de ir dormir, aqueça um pouco de suco de limão, misture com água morna, coloque uma pitada de sal e faça gargarejos com isso. 

     Depois desse gargarejo, evitar por os pés descalços no assoalho. 

     Observação: esta simpatia tem sido muito utilizada por pessoas que fumam e que sentem a garganta áspera, com tosse e rouquidão, apenas acrescentando mel em lugar do sal. Em qualquer dos casos, no entanto, uma consulta ao médico é importante, principalmente quando a rouquidão diminui, mas não desaparece. 

     PARA OBESIDADE

     Uma constatação científica interessante foi feita recentemente: a de que o corpo humano não está preparado para a inatividade ou a vida sedentária. A obesidade é decorrente da acomodação e do conforto excessivo, que faz com que as pessoas não mais exijam de si mesmas a movimentação necessária. 

     As causas, porém, vão mais além disso. A rotina da casa para o trabalho e do trabalho para casa também é por força de uma crise econômica crônica que nos assola, aliada à violência, que simplesmente prende as pessoas em casa, tornando-as ansiosas e sedentárias.

Enquanto as soluções maiores não surgem, cuide-se, fazendo a seguinte simpatia, assim que perceber que anda ansioso(a) em demasia, comendo demais e ganhando peso.

Pela manhã, em jejum, tome água morna com suco de um limão. À noite, antes de ir dormir, faça o mesmo. Durante o dia, quando sentir vontade de beliscar ou de comer alguma coisa fora dos horários, beba primeiro água morna com suco de limão.

PARA PERDR PESO

Você se descuidou, cometeu alguns excessos e, quando deu por si, havia ultrapassado seu peso. Ao tentar voltar ao peso normal, percebeu que não é tão fácil assim e está ficando desesperado(a) por causa disso. Como fica tenso(a), acaba comendo mais. E com isso ganhando mais peso.

     Antes que entre nesse círculo-vicioso, imponha uma disciplina mínima em sua vida, fazendo a seguinte simpatia.

Pese-se e anote seu peso. A partir do dia seguinte, levante-se cedo e faça uma caminhada, passando por tantas esquinas quantos sejam os quilos de seu peso, dividido por quatro. Se pesar cem quilos, serão vinte e cinco esquinas. 

Leve consigo miolo de pão e em cada esquina, na ida, deixe cair uma bolinha, como se estivesse marcando o caminho. Observe constantemente seu peso. Para casa quilo que diminuir, aumente quatro esquinas ao seu trajeto.

     Controle a alimentação.


 

CARTOMANCIA

     A habilidade dos ciganos para a interpretação das cartas do baralho sempre foram reconhecidas, devida à familiaridade que temos com essa ciência divinatória. Quem não acredita nesse tipo de arte, com certeza é porque jamais encontrou uma cigana autêntica pela frente, capaz de interpretar seu passado, seu presente e seu futuro. Para respaldar o trabalho dela, existe nada menos que séculos de estudos e de informações, com as mentes mais privilegiadas e sensíveis da Antigüidade, incorporados ao aprendizado. 

     Vemos hoje muita gente armando barraquinhas em feiras e se dizendo ciganas, mas iludindo a boa fé daqueles que as procuram. Seu trabalho é uma repetição de chavões indefinidos, que a nada levam, porque nada dizem e nada interpretam. Falta-lhes a sensibilidade que, em nós, ciganos, é quase que genética. 

     Muito pouca gente conhecia, até bem pouco tempo, as simpatias feitas com as cartas do baralho, o que vem confirmar essa falta de sensibilidade e de conhecimento da verdadeira arte. Essas simpatias vão buscar nos símbolos e em sua disposição nas cartas, a força para promover mudanças e harmonizar o ambiente o ambiente e as pessoas ao redor.

     Vamos conhecer algumas, que utilizam os Ases do baralho comum, servindo como oráculo e canalizador de energias.

     PARA ESPECULAÇÕES

     O especulador gosta de correr riscos de todos os tipos, principalmente aqueles que estão fora de seu controle, como jogos, apostas, negócios futuros e tudo que ofereça um lucro muito alto, em relação ao investimento, mas onde é preciso contar com uma boa dose de sorte para obter resultados. 

     Como um balizador dos seus riscos, leve sempre consigo os quatro Ases, tirados de um baralho novo. Deixe-os dentro de um bolso e, no momento de tomar qualquer decisão sobre uma especulação, retire uma das cartas e interprete-a conforme segue:

Ás de Copas: ganhos inesperados, compensando os riscos do investimento. Seguir o palpite.

Ás de Paus: se houver pessoas sem escrúpulos e desonestas envolvidas, é perda de tempo.

Ás de Ouros: prováveis prejuízos. Procure receber o que tem para receber, antes de investir de novo.

Ás de Espadas: evite.

     PARA REALIZAR DESEJOS

     Deixe sua imaginação vagar livremente, pensando em todas as coisas que gostaria de ter ou de realizar, sejam elas de caráter material ou não. Imagine se vai ter o amor daquele homem interessante, se vai conseguir namorá-lo. Pense naquela viagem ou naquele carro que você vem namorado. 

     Após isso, embaralhe os quatro Ases sem olhar para as cartas e selecione uma. Veja o que ela diz a respeito de seus sonhos:

Ás de Copas: seu desejo pode ser realizado mais depressa do que imagine. Dedique-se a ele.

Ás de Paus: pare de querer o que não pode ter e passe a desejar aquilo que pode ter. Verá como há prazer nisso.

Ás de Ouros: você ainda não está pronto(a) para isso. Continue sonhando. 

Ás de Espadas: suas chances são iguais a zero. 

     Observação: se você tem se dedicado ultimamente a realizar um sonho que pode se tornar realidade, faça o seguinte: escreva num pedaço de papel esse sonho. Dobre-o e ponha-o num prato. Sobre o papel, coloque um Ás de Copas e por cima ponha açúcar.

     Deixe assim até conseguir realizar seu sonho. 

     PARA ACORDOS 

     Negócios pendentes, acordos, contratos para serem assinados e assuntos dessa natureza podem ser interpretados através dos Ases, bastando que você os embaralhe, enquanto pensa firmemente na situação e nas pessoas envolvidas. 

     Não escolha uma carta. Deixe que uma carta vai se apresentar. Apenas fique de olhos fechados, embaralhando-as. A carta lhe dará algum tipo de sinal, que pode ser uma sensação, um calor, um frio ou coisas dessa natureza. Concentre-se. Interprete-a da seguinte maneira, quando ver qual é:

Ás de Copas: os lucros e o sucesso estão assegurados, mas não deixe tudo por conta dos outros. Interesse-se pelo andamento ou pelo desenrolar.

Ás de Paus: tenha paciência e mantenha as negociações num clima amigável e aberto, para evitar qualquer problema.

Ás de Ouros: não tome partido de pessoas ou de posições antagônicas. Fique na sua e procure ver as oportunidades de lucro. 

Ás de Espadas: aceite o que está sendo oferecido e deixe para discutir outra hora. Podem ter armado alguma para você. Fuja daí.

PARA CONTRATEMPOS

O inesperado aguarda por você na próxima esquina ou atrás da próxima porta para surpreendê-lo(a). Se não estiver com suas defesas em ordem, com certeza terá que enfrentar aborrecimentos. Tudo isso, no entanto, fica mais fácil se você souber o que o espera no dia que se seguirá. Esta simpatia é para isso. 

     Assim que se levantar e ainda em jejum, embaralhe as cartas, repetindo a palavra contratempos sete vezes. Quando terminar, olhe a carta que está por cima das outras. Interprete-a assim:

Ás de Copas: não confie hoje numa promessa feita por alguém de quem está dependendo muito. Procure mais alguns aliados para solidificar sua posição. 

Ás de Paus: aquilo amigo com quem você contava não vai poder ajudá-lo, mesmo que demonstre muito boa vontade.

Ás de Ouros: proteja seus investimentos no dia de hoje. Há gente interessada em lhe dar prejuízo.

Ás de Espadas: se não tiver uma boa reserva e previsto todas as possibilidades de erro, não se meta em negócios novos hoje.

     Observações: quando surge uma carta negativa, você pode usá-la para minimizar os efeitos do que o espera nesse dia. Nesta simpatia, se você virar o Ás de Ouros, coloque-o por baixo das outras, de forma que acima dela fique o de Espadas, depois Paus e, por cima, Copas. Deixe sobre uma superfície de madeira com um peso em cima, até a meia-noite.

     PARA AS ALEGRIAS

     Consultar um oráculo ou qualquer outra ciência divinatória só para saber quais são os problemas que terá pela frente parece coisa de masoquista. Acreditamos que o mais importante é saber quais são as alegrias, os prazeres e as satisfações que o(a) esperam nos próximos dias. 

Para isso, está é a simpatia indicada. Num domingo, levante-se antes do sol raiar. De costas para onde ele nasce, embaralhe as cartas, pensando na palavra alegria. Deixe que uma carta se destaque e interprete-a assim:

Ás de Copas: o que poderá lhe dar as alegrias que sonha ou deseja se encontra muito mais perto do que imagina. Olhe ao seu redor com atenção.

Ás de Paus: suas alegrias virão das suas amizades e do seu trabalho. Cultive-os e dedique-se a eles confiantemente. 

Ás de Ouros: enquanto você não superar seus conflitos pessoas, não conseguirá aproveitar suas alegrias. Faça isso primeiro. 

Ás de Espadas: cuidado ao ajudar os outros e confiar na gratidão alheia. Desapontamentos à vista.

     Observação: se a carta que lhe saltar à mão for o Ás de Espadas, uma carta negativa nesse tipo de previsão, coloque-o no fundo de um prato de barro e encha-o com areia seca. Deixe assim por sete dias, ao sol. Quando retirar a carta, se ela estiver danificada de alguma forma, queime-a, juntamente com as outras três.

     PARA INGRATIDÃO

Ninguém deveria se preocupar com esse tipo de coisa, mas é impossível. A ingratidão surge de forma inesperada. Para enfrentá-la, o melhor de tudo é se prevenir. Sabendo de onde pode vir, com antecedência, fica mais fácil se preparar para ela e superá-la sem traumas maiores.

     Para tanto, numa sexta-feira, quando o sol estiver se pondo, jogue para o alto as cartas. As que caírem com a figura para baixo, deixe na terra. Jogue de novo as outras. Faça isso até que fique somente um Ás com a figura voltada para cima. Interprete-o da seguinte maneira:

Ás de Copas: as ingratidões poderão vir da pessoa amada, de parentes ou de amigos. Vão magoar, mas não vão abalar.

 Ás de Paus: sério conflito com amigo íntimo. Procure contornar os problemas que surgirem da parte dele e tudo se resolverá.

Ás de Ouros: você pode exagerar nas coisas e não entender a intenção dos outros. Reflita para não provocar um mal-entendido.

 Ás de Espadas: intrigas mesquinhas e perversas virão de inimigos declarados. 

     Observação: se o Ás de Espadas for a carta virada, coloque-a no centro de um rosário aberto em círculo. Deixe na cabeceira de sua cama por três dias seguidos, depois queime a carta.

     PARA AS AMIZADES

Quando uma simpatia aponta problemas em relação a suas amizades, previna-se fazendo uma outra para saber o que esperar de seus amigos. A resposta pode lhe dar as indicações de que precisa para superar a situação que se aproxima. 

     Para isso, sem olhar, embaralhe as cartas e deixe as quatro dentro de um prato, cobrindo com arroz em casca ou trigo em casca. Movimente-o de um lado para outro, até que uma das cartas aflore. Veja o que ela representa:

Ás de Copas: todo o apoio necessário ou as soluções virão das amizades mais próximas, principalmente daquelas com quem você mantém alguma relação comercial. 

Ás de Paus: procure dar atenção imediata aos seus amigos, pois poderá precisar da ajuda deles.

Ás de Ouros: ciúmes e discussões devem ser evitadas, sob qualquer pretexto. Releve pontos de vista divergentes dos seus.

Ás de Espadas: talvez você esteja se apegando demais a amizades passageiras etriviais. É hora de fazer uma seleção e de conseguir novos amigos. 

     PARA PRESENTES INESPERADOS

     Isso é muito interessante, pois cria uma expectativa agradável. Saber de onde virão os próximos presentes não vai tirar a graça da surpresa, mas deixá-lo(a) ainda mais ansioso (a). Para saber isso, coloque as cartas num bolso do lado esquerdo de seu corpo, embaralhe-as com apenas uma das mãos, pensando nos presentes que gostaria de ganhar. Tire uma carta e interprete-a:

Ás de Copas: presentes e coisas inesperadas em sua vida para próximo, excedendo tudo que você possa sonhar. 

Ás de Paus: um amigo vai se lembrar de você e fazer com que um outro também se lembre.

Ás de Ouros: não espere muita coisa, pois terá que lutar muito para obter o que lhe é de direito. Presentes serão ainda mais difíceis.

 Ás de Espadas: você corre o risco de nada ganhar e de ainda acabar perdendo alguma coisa que tem. Cuidado! Fique atento(a) às pessoas que o(a) estão rodeando muito.


 

ALCOVA

As Simpatias de Alcova reúnem toda a magia e toda sedução da os ciganos, indo além das simpatias comuns de amor e de sexo, resumindo toda a preocupação e toda a atuação do casal, seja entre os lençóis, seja em qualquer outra situação onde a condição de amantes e apaixonados, precisem de uma solução. 

     Todas elas, indistintamente, espelham os dilemas, os problemas, os erros e os acertos que unem homens e mulheres de todo o mundo, nos laços desse sentimento maior. 

     Dentro desse conceito, elas buscam atender todos os anseios, dando as primeiras indicações para a jovem que se inicia num namoro ou para a mulher que vai ao seu primeiro encontro com o amante. Reflete a preocupação da esposa com o desinteresse do marido ou o desejo dele de vê-la mais ardente. 

     Quando um relacionamento não dá certo, são elas que vão promover a separação e o esquecimento. Quando há brigas, elas fazem a reconciliação. Quando é preciso seduzir, elas têm a receita do melhor filtro, do melhor talismã, do melhor sortilégio. 

     Fantásticas e fascinantes, essas simpatias revelam os segredos que vão tornar possível que aquela paixão com que você sempre sonho, se torne realidade. Basta ter fé, acreditar e praticar. A sua resposta pode estar numa dessas. 

     PARA DESCARTAR UM NAMORADO

     Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe. De repente, aquele namoro que parecia ser definitivo, perdeu todo o encanto e você sentiu que as coisas esfriaram demais e que não dá mais para continuar.

O que fazer? Principalmente quando a outra pessoa não entendeu isso e insiste em continuar um namoro que, para você, não vai mais levar a nada. Continuar seria desempenhar uma farsa e com isso você não pode concordar.

     Para resolver a situação de modo amigável e sem traumas, faça a seguinte simpatia. 

     Pegue uma foto dessa pessoa, de corpo inteiro, coloque num vidro de boca larga com vinagre e detergente. Deixe num local escuro por sete dias, depois jogue em água corrente. Depois procure essa pessoa e diga com sinceridade porque o namoro tem que acabar.

     PARA CONQUISTAR UMA MULHER

Quando um homem se encanta com uma mulher, significa que está prisioneiro dela, mas não quer dizer que ela está prisioneira dele. Ele terá que conquistá-la e, para isso, empenhar todos os seus esforços e toda a sua criatividade. 

     Como nem sempre a boa vontade é suficiente, possivelmente você terá que se valer de uma simpatia para aplainar o terreno e preparar o caminho para sua chegada nela. 

     Para isso, faça o seguinte:

     Numa sexta-feira, mande entregar para ela um buquê de três rosas vermelhas, com um bilhete contendo trecho de um poema de amor, mas sem anotar seu nome. Na quarta-feira seguinte, mande entregar seis flores, com um bilhete, mais um trecho do poema e a inicial do seu primeiro nome. Na sexta-feira seguinte, mande uma dúzia de rosas, com o bilhete, outro trecho do poema e seu primeiro nome completo. 

Quando ela tiver recebido esse último ramalhete, telefone para ela e diga o poema inteiro. 

     PARA BRIGAS DE AMOR

A arte de amar pressupõe algumas concessões e isso pode ser percebido muito bem nas brigas que normalmente existem entre um casal. Querer que tudo seja um mar de rosas pode ser a melhor maneira de fazer o relacionamento se tornar muito açucarado. É preciso que ele seja imprevisto, apresentando novas facetas periodicamente, para não se tornar monótono. 

     Estamos falando aqui de brigas sem maiores conseqüências que podem até ser provocadas deliberadamente, como parte do jogo. Para a reconciliação, faça a seguinte simpatia:

     Pegue sua aliança ou um anel seu, coloque-o numa xícara de café ou chá quente, conforme a preferência dele, deixe por instantes, depois retire e vá serví-lo. 

     PARA ELE DEMORAR MAIS 

Na cama, se o casal não tratar de se preocupar logo com isso, haverá um descompasso entre o prazer do homem e da mulher, pois esta é muito mais demorada, tanto no aquecimento, quando no prazer, que dura mais do que o do homem. 

Se o homem foi muito rápido, vai acabar antes dela, deixando-a frustrada. Se compensá-la de alguma outra forma, tudo estará bem. Caso contrário, em pouco tempo esse relacionamento começará a enfrentar problemas difíceis de serem contornados. 

Além de conversar bastante a respeito do assunto, faça a seguinte simpatia para se prevenir.

Corte uma vela em três partes. Deixe-as num vidro com mel até a altura do pavio. Na próxima vez em que forem fazer amor, acenda um pedaço dessa vela num pires. O homem só deverá partir para os finalmentes quando a vela se apagar. A menos que você a assopre antes.

     PARA OBSTÁCULOS NO AMOR

Nossos sonhos de amor às vezes esbarram com a realidade. Hoje em dia, entre os ciganos, existe mais liberdade e mais tolerância do que havia antigamente, quando os casamentos eram acertados pelas famílias e os sentimentos pessoais não tinham muita importância diante disso. 

Desse tempo ficaram algumas simpatias muito fortes, excelentes para aqueles queenfrentam algum tipo de obstáculo para a realização de seus sonhos. É assim:

     Numa segunda-feira pela manhã, ao nascer do sol, pôr no parapeito de uma janela uma foto do casal, de frente para o lado em que nasce o sol. Assim que o sol surgir, cubra a foto com um lenço vermelho e guarde numa caixa de madeira. 

     Repita de segunda a sexta-feira, depois guarde essa foto, embrulhada no lenço, onde ninguém mexa.

     PARA CIÚMES 

     Entendem alguns que o ciúme é o tempero do amor, mas todo mundo concorda que tempero demais estraga qualquer comida. O ciúme pode ser uma visível manifestação do mais puro egoísmo, onde uma pessoa quer monopolizar a outra, tirando-lhe toda a liberdade e sufocando-a com sua possessividade. 

Isso nunca foi amor e cedo ou tarde acabará por afastar a pessoa amada, num processo que poderá ser doloroso para os dois. Para que isso não aconteça, faça a seguinte simpatia:

     Começando numa segunda-feira, ao passar o café ou preparar um chá para a pessoa amada, coloque no coador ou no filtro uma pena do peito de uma pomba branca. Você pode utilizar a mesma pena todas as vezes. Repetir até o domingo, depois colocar essa pena, lavada e seca, dentro do travesseiro da pessoa. 

     PARA CUMPRIR PROMESSAS 

No amor, pode ser que uma das pessoas envolvidas numa relação tenha o hábito de fazer promessas e mais promessas, sem se preocupar em cumprir nenhuma delas. O problema pode não ser grave, se isso não afetar as duas pessoas, mas há situações em que isso não é admissível. 

     Promete que vai trabalhar e não vai. Promete que não vai mais farrear com os amigos e vai. Promete não chegar em casa tarde e só aparece de madrugada. Promete não pular a cerca e volta com batom no colarinho da camisa. 

     Antes que o mal cresça, faça uma simpatia para resolver o problema logo no começo. 

Faça uma promessa para o santo padroeiro da pessoa, oferecendo para acender doze velas em sua intenção, se ela cumprir pelo menos uma das promessas feitas. A cada vez em que uma promessa não for cumprida, diminua as velas oferecidas. Vá abaixando a quantidade, até que as promessas sejam cumpridas. 

     Observação: essa simpatia exige um pequeno ritual. Coloque a estátua ou a imagem do santo no altar familiar e, ao redor, o total de velas oferecidas na promessa. Quando for

o caso, vá retirando as velas uma a uma. Eventualmente a outra pessoa pode lhe perguntar sobre a natureza da simpatia. Nesse caso, pode contar. É bom que ela saiba que estará em falta com seu santo padroeiro.

     PARA REALIZAR UMA FANTASIA 

     No terreno do relacionamento entre as pessoas, tudo o que for feito no segredo de suas alcovas não interessa a mais ninguém e só diz respeito a eles. Muitas mulheres e muitos homens têm, dentro de si, desejos e fantasias que acabam guardando para si e frustrando-se por não vê-las realizadas. 

Antes de mais nada, porém, é preciso sondar a pessoa amada e ver até que ponto ela é receptiva. Providência que seria interessante tomar antes de se casarem, é claro, pois o casamento exige um completo entendimento entre as pessoas. 

     Caso você tenha algum desejo ou alguma fantasia e gostaria de realizá-la com a pessoa amada, faça a seguinte simpatia: 

     Durante seis noites seguidas, iniciando num domingo, assim que a pessoa amada dormir, murmure ao ouvido dela qual é a sua fantasia. Faça isso da forma mais resumida possível. 

     Na sétima noite, faça isso antes que ela durma. 

     PARA ENCERRAR UMA RELAÇÃO

     É importante observar aqui que o objetivo desta simpatia não é encerrar um namoro, mas uma relação, que envolveu convivência e que, por isso, deixou impressões, recordações e marcas que não são fáceis de serem tiradas. 

Como o encerramento dessa relação pode ocorrer tanto espontaneamente como tragicamente, com a perda da pessoa amada, por exemplo, é bom ter alguma coisa assim, de reserva, para quando uma tragédia assim acontecer. 

     Se você perdeu a pessoa amada por qualquer motivo e precisa aprender a conviver com isso, coloque todas as fotografias dela, que estiverem emolduradas, viradas para a parede. Deixe assim por trinta dias, depois coloque-as, com a face para baixo, dentro de uma só gaveta. 

Nesses trinta dias, não ceda ao desejo de desvirar e olhar nenhuma dessas fotos. Se isso acontecer, reinicie a simpatia.

     Observação: nos casos em que a perda da pessoa amada for resultante de uma tragédia, evite, durante esses trinta dias, de acender qualquer vela próxima de uma das fotos.

     PARA NÃO DIVIDIR

     Dividir o que você tem com outras pessoas fica muito bem quando se trata de assuntos materiais, comida, agasalho e coisas assim. Quando se trata de amor, dividir é diminuir. 

O problema é que, muitas vezes, as pessoas estão dividindo sem o saber e não vêem diferença alguma. Quando isso acontece, a situação pode se perdurar por muito tempo e, quando descoberta, a decepção e a humilhação são terríveis. 

     Para se proteger desse tipo de situação, faça a seguinte simpatia:

     Quando a pessoa amada for dormir, coloque uma pitada de sal de cozinha em seus sapatos. Depois observe se ela reclama de dor nos pés. Se isso acontecer, converse direitinho com ela.


 

CRIANÇAS

     Existem algumas diferenças fundamentais, na relação dos adultos com as crianças, entre os gadjos e os ciganos. Isto porque uma criança, antes de ser filha de seu pai e de sua mãe, é membro de uma tribo que zelará por ela, complementando o trabalho dos pais, para que sua formação, quanto ao caráter e ao apego às tradições seja privilegiada. Mais do que uma esperança, a criança é vista por nós como uma realidade, que precisa ser trabalhada desde o seu início para que tenhamos um adulto digno de nossos costumes e orgulhoso de sua origem.

     Possivelmente neste século tenham ocorrido mais mudanças nos hábitos, costumes e comportamento dos ciganos do que em toda a sua existência. Em todo o mundo os mais tradicionalistas perceberam isso e chegaram à conclusão que não existe outra maneira de manter a integridade das nossas tradições, se não for iniciado um trabalho imediato com todas as crianças ciganas. 

     Se isso não for feito e considerando a velocidade das mudanças, em pouco tempo os ciganos, como um povo autônomo, ainda que inserido na sociedade, estará extinto ou tão disperso que suas lendas, suas tradições e seus costumes estarão irremediavelmente perdidos. Inclusive suas simpatias.

Por isso hoje, mais do que nunca, nós ciganos damos um valor muito grande a nossas crianças.

     PARA DEFESAS ESPIRITUAIS

Acreditamos que, durante o sono, as pessoas ficam fragilizados. É o momento em que os Anjos da Guarda têm mais trabalho, pois a vigília e as defesas diminui, exigindo deles toda atenção.

As crianças são seres visados pelo mal, de um modo geral, que busca retirar delas a inocência que as torna tão puras e tão dignas da atenção e do carinho dos seus Anjos. Durante o sono, o mal procura distrair a atenção dos protetores e dos guias das crianças, para poder se instalar.

Se você quer fortalecer as defesas espirituais de seus filhos ou das crianças sob sua guarda, faça a seguinte simpatia:

     Quando elas adormecerem, coloque um punhal de prata sob o colchão, no lado da cabeceira, com a ponta voltada para os pés da cama. Só o retire dali quando a criança acordar.

     Caso a criança acorde no meio da noite, assustada e chorando, inverta a posição da lâmina do punhal.

     PARA TER SORTE

     Além de saúde, educação, carinho, cuidados, alimentação, roupas e tantas outras coisas mais, toda criança precisa ser agraciada com a sorte. Sem isso, seu futuro todo fica comprometido, pois repousa no que ela fizer ou receber no presente. 

     Os ciganos tomam providências nesse sentido logo após o nascimento de seus filhos, valendo-se de algumas simpatias tão antigas quanto a nossa própria origem. Essa é uma das mais usadas e é feita assim que a criança começa a andar.

     Quando for preparar qualquer coisa que exija ovos, não jogue as cascas fora. Lave-as e coloque-as ao sol, até juntar uma dúzia delas. Quando isso acontecer, alinhe-as no chão, com as partes arredondadas para cima, formando um caminho. 

     Fazer a criança caminhar, pisando essas cascas. 

     PARA A CORAGEM

Nosso povo sobreviveu ao longo de tantos séculos, enfrentando toda sorte de adversidades, principalmente por causa da coragem de seus filhos. Temos muito orgulho disso e procuramos desenvolver essa coragem em nossas crianças.

     Não a coragem impulsiva, mas aquela que se preocupa com a defesa dos verdadeiros valores. O discernimento é parte do aprendizado da coragem, pois é preciso saber quando lutar.

     Procuramos incutir isso através das lições, dos exemplos e das simpatias:

     A partir dos sete anos, toda criança cigana recebe, no dia do seu aniversário, uma moeda com a data do seu nascimento, para ser usada como pingente num colar.

     Essa moeda foi adquirida e usada pelo pai dela até a data em que é repassada à criança. Algumas vezes, é a mãe que utiliza essa moeda, presa normalmente ao lenço que leva na cabeça.

     PARA TER TRANQÜILIDADE

     Afirmam alguns que os ciganos são um povo muito folgado, que não se preocupa muito com a vida, que está mais preocupado em fazer amor, comer, beber, tocar e dançar. O ângulo de visão é correto, mas a interpretação deixa a desejar. 

     Não somos folgados: somos tranqüilos. Se durante o dia trabalhamos, concedemo-nos

o direito de repousar e divertir à noite. Alguns preferem se sentar diante de um televisor. Outros preferem ouvir música e dançar. Quem é o mais folgado?

Para que as nossas crianças também aprendam essa nossa filosofia de vida, costumamos fazer a seguinte simpatia:

Logo após o nascimento, o pai grava no tronco de sete árvores jovens o nome da criança.

     PARA SE APEGAR ÀS TRADIÇÕES

     Um povo sem passado é um bando sem história, sem tradições, sem ligação alguma com nada. Para o povo cigano, essa foi sempre a grande dificuldade: conviver com os outros povos, fazer parte de suas histórias, sem perder a própria identidade. 

Isso tem sido conseguido pelo tipo de educação dada às crianças. As mudanças vertiginosas verificadas neste século tem causa preocupações em nosso meio. 

     Por esse motivo, mais do que nunca, as antigas simpatias têm sido usadas para manter esse apego às tradições, como forma de conservar a identidade e a história de nossa ente. Esta é uma delas:

     Logo após o nascimento, pegue uma fita vermelha, escreva o nome da criança nela, depois pendure na parte mais alta do lado de fora de sua casa, onde fique ao sabor do vento.

     Observação: ciganos que estão deixando a tradição de peregrinos e se fixando, costumam usar uma variação recente dessa simpatia. A fita fica dependurada no ponto mais alto da casa, até que o umbigo da criança caia. Quando isso acontece, é embrulhado num lenço branco, amarrado com essa fita e enterrado sob uma das janelas da casa. 

     PARA SER FORTE

Desenvolver a força numa criança não significa apenas torná-la forte fisicamente, mas preparar seu caráter e sua coragem para enfrentar as batalhas da vida. O mundo hoje é tão ou mais competitivo do que era antigamente. Quem não estiver devidamente orientado para ele, poderá sucumbir diante dos percalços.

     Para fortalecer uma criança, tanto física, quanto mental e espiritualmente, usa-se uma simpatia simples entre os ciganos. 

Toda alimentação dada à criança deve ser preparada em vasilhas de cobre. Assim que ele deixa a amamentação natural, passa a comer papinhas feitas com a comida dos adultos. Nessa fase, evitamos dar às crianças qualquer alimento preparado com patas de animais.

     PARA SER INTELIGENTE

Ser inteligente, entre os ciganos, não tem nada a ver com saber enganar os gadjos, conforme muita gente acredita. Ser inteligente é saber utilizar suas qualidades em benefício próprio e de sua gente, sem, com isso, enganar ou lesar os outros. 

     Para quem não sabe, os ciganos são muito éticos e honestos em seus negócios, simplesmente porque os negócios são o seu meio de vida. Se realmente agissem da forma como é apregoada, ou estariam todos presos ou todo mundo teria parado de negociar com eles há séculos.

Uma simpatia muito simples pode garantir isso para as crianças: dar a ela um nome bíblico e lhe contar sempre a passagem de onde o nome foi retirado. 

     PARA TER BENS

     O cigano se prepara desde pequeno para garantir seu futuro, pois não deseja que os filhos se preocupem com isso na sua velhice. Não o fazem por orgulho, mas porque desejam preservar a liberdade dos filhos, que não devem ficar presos a qualquer tipo de compromisso dessa natureza, devendo aproveitar sua liberdade. 

Para isso, fazem a seguinte simpatia, na véspera dos sete primeiros aniversários da criança. Nesse dia, quando a criança for dormir, os pais deverão pôr, sob seu travesseiro, uma moeda ou uma peça de ouro no primeiro aniversário, dois no segundo, três no terceiro e assim por diante. 

     Esse pequeno tesouro, ao fim dos sete anos, ficará sob a guarda do pai, que constantemente mostrará para o filho, aconselhando-o e desafiando-o a aumentar a quantidade ali existente. 

     Observação: quando realizam pequenos serviços na tribo ou fora dela, recebendo algum pagamento por isso, as crianças são instruídas desde cedo a gastar o mínimo possível desse dinheiro, guardando-o na sua arca de tesouro.

     PARA SER GENTIL COM AS MULHERES

Os ciganos têm fama de serem muito galantes com as mulheres e isso é resultado da educação cuidadosa que recebem, nesse sentido. Ser gentil com as mulheres começa a ser ensinado nos lares, com o respeito à mãe e às irmãs, depois na tribo, com o tratamento cordial a todas as mulheres. 

     O machismo ou a grosseria são desestimulados com simpatias normalmente feitas pela mãe, a quem cabe, na educação das crianças, esse tipo de ensinamento.

Para tanto, ela usa só um tipo de perfume o tempo todo e o mesmo acontece com as irmãs das crianças. Os travesseiros dos berços e caminhas são enxaguados com algumas gotas de perfume, postas na última água.

     PARA MANTER OS NEGÓCIOS DO PAI

A tradição familiar e um assunto muito importante para os ciganos. Mantê-la é, via de regra, tarefa a ser realizada pelo filho mais velho, que é preparado desde criança para essa tarefa.

     Isso não é uma regra fixa, pois se um dos filhos mais novos manifestar maior inclinação que o filho mais velho e este abrir mão de seu direito, a tarefa é passada de um para outro.

     Para que o filho mais velho se interesse, porém, é feita uma simpatia, logo após o nascimento. Durante sete dias, à noite, na cabeceira de seu berço ou de sua cama ficara dependurada uma peça de roupa que o pai tenha usado no trabalho naquele dia. 

     PARA NÃO SER TOLO 

     Os ciganos detestam serem passados para trás num negócio, serem usados, serem enganados ou enfrentar qualquer tipo de decepção nos negócios que realizam. Por isso procuram ser honestos e éticos, para não causar aos outros o que não desejam para si. 

Toda criança, quando começa a se interessar pelos negócios do pai ou por uma atividade qualquer é incentivada. Ao mesmo tempo, seus pais tratam de lhe fazer uma simpatia que impeça que seja enganado, decepcionando-se. 

     É simples e você pode fazer também para suas crianças. Quando elas começarem a se interessar pelos negócios, compre um abacaxi maduro, corte-o em partes mais ou menos iguais e mande-o distribuir para os amigos, dando um pedaço para cada um. Faça isso num período de Lua Crescente ou Cheia.


 

SORTE

     As chamadas Artes Mágicas e as Ciências Ocultas têm sido praticadas, desenvolvidas e disseminadas pelos ciganos desde a peregrinação inicial, que deixou a Índia, rumo à Pérsia e ao Egito, importantes centros daquela época. 

     Vindos de um país essencialmente místico, como é a Índia até hoje, cheia de mistérios onde a fé está acima de toda e qualquer condição material, os ciganos foram encontrar entre os egípcios e os persas o restante dos conhecimentos que lhes faltavam para englobar todo o conhecimento da época. 

     De lá para cá, não tem sido diferente. Deslocando-se para todos os centros de conhecimentos mais importantes de cada época, ao longo desses dois mil e tantos anos, nosso povo foi reunindo um vasto conhecimento que não encontra semelhança em nenhum outro da atualidade. 

     Muitos desses segredos ainda são transmitidos de pais para filhos. Outros, apenas para os iniciados nas Artes e Ciências Ocultas. Outro tanto, de conhecimento reservado, encontra-se em poder de sábios, distribuídos em pontos estratégicos do mundo, inclusive um, aqui no Brasil.

     Quando se fala em destino, sorte e futuro, fala-se em ciganos e seus conhecimentos. 

     PARA NÃO SER ABANDONADO(A) PELA SORTE

     Não existe situação pior do que a de ser abandonado pela sorte, sujeito a todos os tipos de azares e malefícios. Numa condição assim, você pode ser arrasado em poucos dias, graças à influência nefasta de Beng, o demônio, o maligno capaz de se aproveitar de sua fraqueza e azará-lo violentamente.

Contra esse tipo de coisa é preciso que se esteja atento(a). Para os ciganos, Beng é ardiloso ao extremo e pode se disfarçar no que desejar, para enganar as pessoas, entrar em suas casas e tomar-lhes a sorte. 

     Há poucas simpatias capazes de identificá-lo. Uma delas é a seguinte. Pegue um pedaço de uma velha cruz, num cemitério, e queime num prato de barro, reduzindo a cinzas. Para ajudar a queimar, jogue raminhos secos de arruda e alecrim. 

     Guarde essas cinzas num pote com tampa. Quando for receber uma visita em sua casa, espalhe um pouco dessas cinzas no batente da porta. Se a pessoa ao entrar tropeçar, peça para ela sair. Sendo absolutamente necessário, conversem fora da sua casa.

     PARA PREVENIR CONTRA PESSOAS AZARADAS

     É possível que você conheça esse tipo de pessoa que só leva azar e que tem um mau-olhado capaz de secar no mesmo dia um vaso de flores ou uma planta qualquer. Quando entram numa casa, os gatinhos e os cachorrinhos simplesmente somem. 

     Se não conhece gente assim, saiba que existem e que podem levar um azar terrível para dentro de sua casa, se você não tomar as devidas precauções.

     Uma simpatia recomendada e utilizada entre os ciganos manda queimar alecrim e reunir as cinzas num saquinho de tecido vermelho. Quando uma pessoa assim for visitá-lo (a), coloque-o num lugar mais alto que suas cabeças. Assim que ela sair, jogue o saquinho em água fervente.

     Depois que esfriar, pode usá-lo de novo. A água onde ele foi atirado deve ser usada para lavar os batentes da porta e degraus, se houver, na porta de entrada. 

     PARA SORTE NOS NEGÓCIOS

     O objetivo de qualquer negócio é obter lucro. Trabalhar para perder ou empatar não tem nenhum sentido e condena quem o pratica à miséria em pouco tempo. Os ciganos sempre se vangloriaram, com justa razão, de sua sorte nos negócios. 

     Parte dessa sorte vem da sua habilidade para negociar. Parte vem de simpatias como esta:

     Aprenda a guardar seu dinheiro arrumado no bolso, mas evite usar carteira de couro ou de plástico. A melhor maneira de se guardar dinheiro ainda é o célebre saquinho de lona ou tecido resistente, que é preso a um cordão e levado ao pescoço. 

     Observação: essa forma de portar e guardar dinheiro era muito prática, nas feiras antigas, para evitar a ação muito freqüente dos batedores de carteira. Os saquinhos podiam ser presos a qualquer parte do corpo, para desestimular a ação dos marginais.

Quando levavam moedas, tinham em seu interior arroz ou trigo em casca, para evitar que tilintassem e denunciassem a localização.

     PARA SURGIREM OPORTUNIDADES

     A sorte está em ter oportunidades e saber aproveitá-las. Muita gente deixa escapar uma chance de fazer alguma coisa, porque preferem esperar uma outra que possa ser melhor. No fim, acabam esperando pela vida toda, sem sucesso. 

É importante, pois, garantir um máximo de oportunidades para que possa escolher a melhor ou, então, o que é muito mais esperto, aproveitar todas elas. 

     Toda segunda-feira pela manhã, corte uma vela ao meio e acenda as duas metades, pondo-as lado a lado num pires. Cerce com açúcar e arroz ou trigo em casca. 

     PARA EXORCIZAR O AZAR

     Esta é uma simpatia muito forte e eficaz que deve ser feita apenas uma vez na sua vida, quando as coisas estiverem realmente fora de controle em termos de azar e sua vida tiver virado de pernas para cima com a maior maré já vista. 

A chance que ela concede lembra que, para o futuro, você deve manter suas defesas espirituais, pois se isso não for feito e você tiver uma recaída, nada no mundo o(a) salvará da derrocada total.

Se o azar está insuportável para você, compre uma cruz de madeira de no máximo dez centímetros e por sete dias use-a junto ao peito, pendurada por um cordão de algodão.

     Não a tire nem para o banho. Após os sete dias, retire a cruz e o cordão e queime-os num prato de barro, até reduzi-los a cinzas. Espere esfriar e espelhe essas cinzas no alto de sua cabeça, nos ombros, nas mãos e nas solas dos pés. 

     Espere meia hora, depois tome um banho completo e vista uma peça de roupa vermelha. Assista uma missa ou participe de um grupo de orações nesse dia.

     PARA ONDA DE AZAR

Para os ciganos, uma onda de azar acontece quando as coisas dão errado num determinado setor da vida, como o amoroso, o comercial ou o familiar. Já a maré de azar significa que nada mais dá certo em todos os setores. 

Uma onda de azar sempre prenuncia a maré. Antes que essa se abata , tome uma providência, fazendo a seguinte simpatia. Vá imediatamente comprar um crucifixo de metal, sem a figura do Cristo. 

     Lave depois com salmoura e seque ao sol. Passe por uma igreja e banhe com água benta, antes de pôr no pescoço, preso numa corrente de ouro, prata ou num cordão de tecido natural.

     Use sete dias seguidos, depois retire, lave com salmoura e guarde numa caixa de madeira. Só volte a usar em caso de nova onda de azar. 

     PARA ESPELHO QUEBRADO

Os ciganos têm uma particular aversão por espelhos quebrados, pois sabem o que isso representa em termos de azar. Na antigüidade e mesmo até hoje, magos, bruxos e feiticeiros ainda preferem usar superfícies polidas de metal a usar espelhos comuns, de vidro, por sua fragilidade. 

     A prática ensina que nunca se escapa sem um pouco de azar, quando quebramos um espelho. O que pode ser feito é minimizar esse azar, até um ponto onde ele não possa fazer mal. Para isso, usamos a seguinte simpatia. 

Se você quebrou um espelho, recolha todos os pedaços, abra um buraco de um palmo, coloque dentro os pedaços de espelho, com a superfície polida voltada para baixo, espalhe sal grosso por cima, depois cubra de terra. 

     Se tiver água benta em casa, espalhe um pouco por cima da terra, após socar bem.

     PARA NÃO LEVAR AZAR COM AMIGOS

Todos nós temos que estar preparados para decepções que podem vir da parte de pessoas que se dizem nossos amigos, mas apenas o fazem por interesse. Quando isso ocorre, desacreditamos de todos, o que é errado. 

     Ao invés de generalizar, trate de se defender, fazendo uma simpatia para prevenir esse tipo de coisas com você. Faça o seguinte. 

Na terceira noite da Lua Cheia, após às 22:00 horas, ao ar livre, coloque uma romã madura no meio de um lenço vermelho, juntamente com uma peça de ferro pesado e um papel com o nome de todos os amigos cujos nomes você se lembrar. 

     Amarre as pontas do lenço e atire num rio ou no mar nessa mesma noite. 

     Observação: fique atento(a) aos seus amigos, para ver se percebe alguma mudança na forma dele tratar você. Aqueles mais nervosos e confusos podem ser os mais perigosos. Investigue.

     PARA LEVAR A SORTE PARA ALGUÉM

A vida numa tribo, com as pessoas se convivendo muito próximas umas das outras, ficam fácil você perceber se uma se encontra em dificuldades ou não. Quando uma onda de azar se abate sobre alguém ficamos logo sabendo. 

     Quando isso ocorre, ninguém pede nada a ninguém nem avisa que vai fazer uma simpatia para levar sorte a quem precisa. Simplesmente fazem e, muitas vezes, a pessoa que precisa nem fica sabendo.

Se um amigo ou alguém de sua família está precisando de sorte, enfrentando uma onda ou uma maré de azar, faça para ela a seguinte simpatia:

Pegue uma fita de um metro, escreva sete vezes o nome da pessoa que precisa de ajuda, depois amarre essa fita na cintura de uma imagem do santo que é seu padroeiro. 

Acenda ao lado uma vela branca por dia, até completar sete dias. A cada vela que acender, peça ao seu padroeiro ajuda para o amigo ou parente necessitado. Quando terminar, retire a fita, queime-a e jogue as cinzas na casa dela. 

     Observação: mesmo que você perceba que a sorte dessa pessoa mudou, continue com a simpatia até o fim. Não pare antes.

     PARA UMA SORTE ESPECIAL

     Sua vida pode estar correndo tranqüilamente, mas surgiu algo inesperado que pode ajudá-lo a melhor, mas, para isso, vai precisar de um pouquinho de sorte. 

     Uma das regras dos ciganos é sempre se mostrar satisfeito com o que tem, mas não esconder sua ambição nem deixar de trabalhar para progredir sempre mais. 

     Assim, se essa sorte especial é importante para você, faça uma simpatia para canalizá­la.

Para tanto, pegue um pedaço de fita vermelha, passe-a por três elos de corrente unidos, deixando isso dentro do pé direito de seus sapatos, quando for dormir, por sete noites seguidas. Quando calçar os sapatos, pôr os elos e a fita num bolso do lado direito. 

     Após os sete dias, jogue num rio ou no mar. Mesmo que consiga o que pretendia antes do prazo, continue com a simpatia até o último dia. 

     PARA IRRADIAR SORTE

     Da mesma forma como existem pessoas azaradas, que onde chegam sempre deixam um pouco de suas energias negativas, também existem as pessoas positivas, que conseguem levar a sorte para as outras.

Você pode sentir se está nessa situação analisando sua vida. Se ultimamente tudo tem dado certo para você e não tem tido problemas de espécie alguma, então você pode beneficiar outras pessoas, passando-lhes um pouco de sua sorte. 

     Numa noite de Lua Cheia, quando ela estiver no céu, coloque um espelho no chão e olhe-se por algum tempo. Enquanto faz isso, vá passando saliva em toda a superfície dele. Deixe-o ao relento toda a noite, até o dia seguinte, após o sol nascer e a superfície dele estiver seca.

Esfregue com um pano vermelho e pendure-o em sua casa, num local onde outras pessoas possam se olhar nele, absorvendo um pouco de sua sorte. 

     Observação: existe uma variação dessa simpatia, para você tirar o azar de si e mandá­lo para outras pessoas. Para isso, prepare o espelho conforme indicado, só que, ao invés de molhá-lo com saliva, molhe-o com urina. No dia seguinte, faça com que sete pessoas se olhem nesse espelho, passando a cada uma delas um pouco de seu azar e ficando sem nenhum.

ORAÇÕES

Entre os ciganos há todos os tipos de orações, das mais diversas origens, para os mais diversos fins, feitas das mais diversas maneiras, recolhidas pelo mundo, ao longo de centenas de anos. Algumas delas se encontram hoje totalmente desvirtuadas, pois suas fórmulas foram sendo passadas de geração a geração oralmente, sem registros escritos que mantivessem a forma original intacta. 

Outras, porém, as que permanecem até hoje fieis à versão original, com pequenas variações, decorrente das diversas traduções e atualizações, são as orações retiradas da Bíblia.

     Dessas, destacam-se aquelas retiradas do Salmo 119, que são identificadas pelas letras do alfabeto hebraico. São orações de louvor à glória de Deus e, ao mesmo tempo, de caráter pessoal, pois cada um tem uma ou mais aplicação na vida dos fiéis ou daqueles que são tementes a Deus.

Ao rezá-las, é importante pedir e visualizar o pedido já atendido, pondo toda a sua fé e a sua confiança nessa possibilidade. De outra forma, a oração não tem sentido. Se há dúvidas no coração quanto ao atendimento, o melhor será procurar um outro tipo de simpatia. A descrença não é um bom canalizador de energias. 

     Conheça, portanto, um pouco mais sobre essas orações e suas aplicações na sua vida diária.

PARA ANGÚSTIAS

O final desse século de materialismo puro está proporcionando muitas reflexões e fazendo com que as pessoas percebam que se encontram em falta com seu espírito, angustiando-se.

Para nós, ciganos, isso não é novidade, pois não é a primeira vez que percebemos isso. Ao longo do tempo, temos encontrado conforto nesse período místico de mudança de século, com a seguinte simpatia:

Sempre que se sentir angustiado(a) e em dúvidas consigo mesmo(a), recolha-se a um local tranqüilo, acenda uma vela azul-claro, depois leia e medite sobre a seguinte oração:

ORAÇÃO LÂMEDE

 "Para sempre, Senhor, a tua palavra permanece no céu. A tua fidelidade estende-se de geração a geração. Tu firmaste a terra e firme permanece. Conforme o que ordenaste, tudo se mantém até hoje, porque todas as coisas te obedecem.

     Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que teria perecido na minha angústia. Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado. Sou teu, salva-me, pois tenho buscado os teus preceitos.

Os ímpios me esperam para me destruírem, mas eu atentarei para os teus testemunhos. A toda a perfeição vi limite, mas o teu mandamento é amplíssimo. Amém!"

     PARA OS ESTUDOS

Há pessoas que, por mais esforçadas que sejam e por mais que estudem, quando chega nos momentos decisivos do ano escolar acabam tendo sérios problemas, pois não conseguem pôr para fora tudo que aprenderem. 

     Outros há, ainda, que simplesmente não conseguem entender um determinado assunto ou uma determinada matéria, ocorrendo o que podemos chamar de um bloqueio mental.

     Qualquer desses podem ser resolvidos com a oração abaixo, feita pela manhã, antes do sol nascer, diante de uma janela aberta para o nascente:

ORAÇÃO MEME

 "Oh, Deus, quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo. Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.

Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos. Desviei os meus pés de todo o caminho mau para observar a tua palavra. Não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste. 

Oh, quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento. Amem!"

     Fazer a simpatia todo primeiro dia de cada mês. 

     PARA SE DEFENDER DE INTRIGAS

A vida nas cortes de antigamente era cheia de intrigas e armadilhas. A vida palaciana dependia da maior ou menor proteção dada pelos nobres e poderosos e da maior ou menor proximidade gozada em relação ao mandatário, que podia ser o rei ou o senhor do castelo, dependendo da situação.

Ninguém estava a salvo de nada. A sobrevivência dependia de se manter acima das intrigas e muita gente recorria aos ciganos para isso, que providenciavam um breve, feito com a oração abaixo, escrita em um pedaço de pele de carneiro e posta dentro de um saquinho de seda, para ser usado ao pescoço. 

     Você pode fazer o mesmo, se por acaso estiver sendo alvo de intrigas. Copie a oração abaixo num pedaço de papel, dobre-a e coloque-a num saquinho de seda branca, passando-o por um cordão de algodão. Use-o enquanto durarem as intrigas, depois queime-o numa fogueira.

ORAÇÃO NUM

 "Senhor, lâmpada para meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho. Jurei e cumprirei que hei de guardar os teus justos juízos. 

     Estou aflitíssimo(a), Senhor. Vivifica-me segundo a tua palavra. Aceita, Senhor, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca: ensina-me os teus juízos. 

A minha alma está de contínuo nas minhas mãos, todavia não me esqueço da tua lei. Os ímpios me armaram laço, contudo não me desviei dos teus preceitos. Os teus testemunhos tenho tomado por herança para sempre, pois são o conforto do meu coração. Amem!"

     PARA ASSALTOS

Hoje em dia os assaltos parece que se tornaram uma instituição nacional, pois dez entre dez brasileiros já foram assaltados, o que inclui até os próprios ladrões nesse rol. 

A proteção deixou de ser procurada nas autoridades, pois já se mostraram impotentes para conter esse mal que se alastra. A solução é buscá-lo onde se poderá encontrá-lo. 

Para isso, copie a oração a seguir numa folha de papel e leve-a consigo, no bolso onde guarda a sua carteira ou dentro de sua bolsa. Proteja-a numa cartela plástica. 

ORAÇÃO SÂMEQUE

     "Aborreço a duplicidade, mas amo a tua lei. Tu és o meu refúgio e o meu e escudo: espero na tua palavra.

     Apartai-vos de mim, malfeitores, para que guarde os mandamentos do meu Deus. Sustenta-me conforme a tua palavra, Senhor, para que viva e não me deixes envergonhado da minha esperança. Sustenta-me e serei salvo e de contínuo me recrearei nos teus estatutos.

Tu desprezas todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade. Tu tiraste da terra, como escórias, a todos os ímpios, pelo que amo os teus testemunhos. O meu corpo se arrepiou com temor de ti e temi os teus juízos. Amem!"

     PARA PROMOÇÃO OU RECONHECIMENTO

Quem vai além da simples obrigação no desempenho de sua atividade ou de uma missão que lhe foi atribuído deve receber o justo reconhecimento pelo seu feito. No trabalho, hoje em dia, esse reconhecimento é esperado sempre na forma de uma promoção, mas um simples elogio muitas vezes vale mais do que isso. 

     SE você se sente merecedor desse reconhecimento e o busca de coração aberto e sinceridade, faça uma novena, rezando a oração a seguir durante nove dias seguidos, sempre pela manhã, antes do sol nascer. Acenda uma vela branca a cada vez.

Mesmo que obtenha o que deseja antes dos nove dias, termine a simpatia religiosamente.

ORAÇÃO AIM

     "Fiz juízo e justiça, Senhor. Não me entregues aos meus opressores. Fica por fiador do teu servo para o bem. Não deixes que os soberbos me oprimam. Os meus olhos desfaleceram, esperando por tua salvação e pela promessa da tua justiça.

     Trata com o teu servo segundo a tua benignidade e ensina-me os teus estatutos. Sou teu servo, dá-me inteligência para eu entender os teus testemunhos.

     Já é tempo de operares, ó Senhor, pois eles têm quebrantado a tua lei. Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro e ainda mais do que o ouro fino. Por isso tenho em tudo como retos todos os teus preceitos e aborreço toda a falsa vereda. Amem!"


 

ASTROLOGIA

Hoje em dia ninguém mais contesta que o conhecimento reunido pelo povo cigano contém elementos de todas as culturas mais importantes desses últimos dois mil anos,.

     Graças a esse conhecimento, cultivaram e desenvolveram como nenhum outro povo as ciências antigas, cujas bases se encontram hoje perdidas na poeira da História, muitas das quais convenientemente sepultadas por interesses diversos.

A natureza eminentemente prática dos ciganos levou-os a buscar, todo o tempo, o aspecto utilitário de todos os conhecimentos, aplicando-os em sua vida diária. Perceberam eles que as ciências divinatórias bem com a astrologia, exerciam um poderoso fascínio na alma humana e se dedicaram a elas com mais afinco, tornando-se especialistas nesses assuntos.

     Isso pode ser visto na seqüência a seguir, de simpatias destinadas especialmente à saúde de cada signo, onde o poder do Santo Padroeiro de cada um é aplicado através de novenas.

Para a solução de todos os tipos de problemas existentes, em todos os tempos as novenas têm se mostrado poderosíssimas. Aliadas aos padroeiros do Zodíaco, tornam-se imbatíveis nesse mister. Veja como isso poderá ajudá-lo(a).

     PARA REALIZAR UMA NOVENA

Esse tipo de novena não oferece dificuldade alguma, pois são dedicadas aos santos padroeiros de cada um dos signos. Para realizá-la, basta levantar-se pela manhã, antes do sol nascer, acender uma vela na cor indicada e fazer uma oração espontânea ao santo, falando da doença e pedindo a sua cura. Quando terminar, apagar a vela e manter o altar como está. 

     Ao meio-dia, repetir o ritual, apagando a vela quando terminar. No final do dia, quando

o sol estiver se pondo, acender novamente a vela e fazer a oração ao santo padroeiro do signo.

Deixar, então a vela queimar até o final. No dia seguinte, repetir tudo de novo. Continuar até completar os nove dias, mesmo que seu pedido seja atendido antes. 

Ao lado da vela, deixar um vaso com a flor do signo, indicada em cada simpatia e trocada todo dia. Deixar também um copo de água, coberto com um lenço ou um pano branco. No final do dia, quando a vela terminar de se queimar, beber metade da água e atirar o restante por uma janela, para o alto. 

Todo esse ritual é baseado no Salmo 55:16-17, que diz: "Mas eu invocarei a Deus e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei e clamarei. Ele ouvirá a minha voz."

     PARA O SIGNO DE ÁRIES

     Características: Temperamento colérico, instintivo e incontrolados. Normalmente são impulsivos e imprudentes, capazes de uma sinceridade chocante e ferina. São guerreiros por natureza. Deverão se dedicar a todo tipo de trabalho que não envolva a necessidade de atuar em grupo.

     Pontos fracos: Cabeça e sistema nervoso são seus pontos fracos, em relação à

saúde. Campo, montanhas e beira-mar são seus ambientes mais favoráveis para tratá-la.

Santo Padroeiro: São Nicolau de Flue, padroeiro da Suíça.

Vela: vermelha.

     Flor: margarida.

     PARA O SIGNO DE TOUROS

     Características: melancólicos por natureza, calmos, mas obstinados, excelentes amigos, capazes de sentimentos a toda prova. Podem realizar qualquer tipo de trabalho que necessite de paciência e calma.

     Pontos Fracos: O pescoço, a garganta e a voz são seus pontos fracos, mas alguns também convivem com problemas digestivos. Buscam ambientes tranqüilos para convalescer.

Santo Padroeiro: São Jorge, o santo guerreiro.

Vela: amarela.

     Flor: cravo branco.

     PARA O SIGNO DE GÊMEOS

     Características: São de temperamento sangüíneo, curiosos, vivos e comunicativos.

Não se dão muito bem com responsabilidades, preferindo uma vida mais cigana. Abominam o tédio e a rotina. Dão-se bem em atividades que exigem oportunismo. 

     Pontos Francos: Ombros e aparelho respiratório são seus pontos fracos. Curam-se em ambientes que estimulam sua curiosidade.

     Santa Padroeira: Santa Catarina de Gênova, 

Vela: cinza.

     Flor: rosa.

     PARA O SIGNO DE CÂNCER

     Características: são fleumáticos, sensíveis e sonhadores, podendo se tornar introvertidos. Não se dão bem em atividades competitivas e são sensíveis em relação a repreensões injustificadas. Pontos Fracos: Peito e aparelho digestivo são seus pontos fracos. Harmonizam-se em ambientes com a temperatura equilibrada e ligeiramente úmidos.

Santo Padroeiro: São Luiz Gonzaga.

Vela: verde-claro.

     Flor: lírio.

     PARA O SIGNO DE LEÃO

     Características: temperamento colérico, enérgicos e ambiciosos, cheios de iniciativa e

decisão. Apenas se contentam com o sucesso. São ótimos companheiros de trabalho e se dão bem nas atividades de comando em geral. 

     Pontos Fracos: A circulação é seu problema mais freqüente e se sentem recuperados em ambientes ensolarados.

 Santo Padroeiro: São Tiago, o Maior.

Vela: laranja.

     Flor: Acácia ou cravo vermelho,

     PARA O SIGNO DE VIRGEM

     Características: são melancólicos por natureza, de gênio prático e organizado, muito observadores, mas pouco expansivos. Dão-se muito bem com qualquer atividade que exija habilidade e atenção para os detalhes. Gosta de servir. 

Pontos Fracos: Sua saúde pode ser abalada por problemas do sistema neurovegetativo e doenças intestinais. Sentem-se bem no campo, mas não gostam de isolamento.

Santo Padroeiro: São Bartolomeu.

Vela: Violeta.

     Flor: Azaléia.

     PARA O SIGNO DE BALANÇA

     Características: Tipo sangüíneo, afetuosos, cordiais e conciliadores, podendo, porém,

tender para a indecisão e até mesmo para a preguiça. Moda e arte são as atividades que mais apreciam. 

     Pontos Fracos: Os rins e o sistema nervoso são seus pontos delicados. Saram em lugares com temperatura estável, independente de ser numa praia ou numa montanha.

 Santos Padroeiros: São Cosme e São Damião.

Vela: amarela.
     Flor: Dália.
     PARA O SIGNO DE ESCORPIÃO
     Características: fleumáticos, inteligentes, mas arredios, ligeiramente misteriosos e

capazes de emoções e sentimentos fortes, o que pode torná-los ciumentos e obstinados. Não nasceram para receber ordens e são muito competitivos. 

Pontos Francos: Os órgãos genitais são seus pontos fracos. Curam-se mais facilmente à beira-mar.

Santo Padroeiro: Santo Antônio Claret

Vela: vermelha.

     Flor: Crisântemo.

     PARA O SIGNO DE SAGITÁRIO

     Características: otimistas e independentes, cheios de energia, sendo sempre ótimos esportistas. São jogadores natos, adorando arriscar. Saem-se muito bem em qualquer atividade que exija movimentação constante e são muito oportunistas. 

     Pontos Fracos: Problemas de saúde mais freqüentes atingem a circulação, aparelho respiratório, fígado e coluna. Necessitam de espaços abertos para recuperar a saúde.

     Santa Padroeira: Santa Cecília.

     Cor: púrpura.

     Flor: narciso.

     PARA O SIGNO DE CAPRICÓRNIO

     Características: melancólicos, prudentes e introvertidos. Seu principal defeito é relegar os sentimentos para segundo plano. São organizados e necessitam de segurança, razão porque procuram profissões estáveis.

     Pontos Fracos: Seu ponto fraco são os ossos e dentes. Recuperam-se em espaços abertos, áridos, mas luminosos.

Santo Padroeiro: São João, irmão de Tiago.

Vela: azul-claro.

     Flor: cravo roxo.

     PARA O SIGNO DE AQUÁRIO

     Características: Temperamento sangüíneo, audaciosos e humanitários. Vivem em função do futuro, saindo-se bem na política e nas ciências. 

     Pontos Fracos: Os membros inferiores são seu ponto fraco, com tendências a problemas circulatórios. Precisam de espaços abertos e altura para recuperar a saúde.

Santo Padroeiro: São Vicente

Vela: azul-marinho.

     Flor: violeta.

     PARA O SIGNO DE PEIXES

     Características: Fleumáticos, sonhadores e indecisos, com tendência forte à emotividade. Normalmente descambam para o misticismo e as práticas ocultas, fugindo da realidade. Serão sempre bons atores. 

     Pontos Fracos: Os pés e a epiderme merecem cuidados constantes. Saram à beira-mar ou próximo da água.

Santo Padroeiro: São Sérgio, o Mártir da Capadócia. 

Vela: verde-malva.

     Flor: orquídea.


 

SÍMBOLOS MÁGICOS

Muitos dos conhecimentos ocultos dos ciganos estão presentes em seu dia-a-dia, passando despercebidos até para aqueles que desconhecem a tradição. É bem verdade que certas práticas são ocultas e apenas poucos sábios as conhecem em sua totalidade e, mesmo assim, não as divulgam. 

Isso é parte de uma tradição que perdura há dois mil anos ou mais e que tem sido responsável pela preservação de valiosas informações. Quando alguém se inicia nas artes ocultas, não o faz por vontade própria, mas por escolha de um sábio, que se tornará seu mestre e o fará passar por uma iniciação. 

No devido tempo, o aprendiz começará a copiar um manuscrito, onde as principais e mais importantes práticas de todos os tempos estão presentes. Esses manuscritos não são emprestados e jamais saem das vistas de seu dono, sendo conhecido apenas dos iniciados. Neles estão os segredos de símbolos, que, entre os ciganos, são tidos como um adorno, mas que têm uma finalidade específica, utilizados como simpatias nas mais variadas situações, e que tanto podem ser letras, notadamente dos alfabetos grego e hebraico, ou símbolos mágicos enigmáticos.

Nem tudo pode ser revelado, mas algumas coisas são tão comuns no dia-a-dia que podem ser conhecidos pelos gadjos, como é o caso dos exemplos a seguir.

     PARA ENFRENTAR PERIGOS

     Certas situações e determinados momentos exigem que corramos algum risco ou que enfrentemos algum tipo de perigo calculadamente. Não se trata de agir com imprudência, mas de assumir o risco necessário. 

     É difícil se preparar para isso, pois a reação vai depender do momento e da situação, que tanto pode ser uma ameaça perigosa a nossas vidas, como um instante de tensão, uma operação delicada ou uma viagem arriscada. 

Para se estar pronto para agir com tranqüilidade e da melhor maneira, sem fugir ao perigo, use um lenço vermelho como talismã, mandando bordar nas pontas, em linha branca, os seguintes símbolos:

Ÿ Ÿ

     Observação: Não existe nenhuma instrução especial em relação ao uso do lenço. Os homens podem levá-lo no bolso, dobrado. As mulheres podem levá-lo ao pescoço ou nos cabelos. Passada a situação, o bordado pode ser desmanchado e o lenço reaproveitado numa outra simpatia. A mesma orientação se aplica às demais simpatias, a não ser que nelas conste uma outra, mais específica.

     PARA SER FELIZ NO CASAMENTO

Percebe-se hoje que o casamento perdeu seu caráter de instituição sólida e irreversível, já que as separações se tornaram um assunto comum e aceito pela sociedade. Em nosso meio, ainda se reluta muito em aceitar esse tipo de situação, embora seja tolerada em alguns casos excepcionais e justificados. 

Para ser feliz no casamento existem inúmeras simpatias ciganas, mas esta é uma das mais antigas e tradicionais, pois usa um lenço laranja na cerimônia cigana, diferente da cerimônia tradicional dos gadjos, embora as noivas que se casam na igreja a façam com seus véus brancos.

Se for uma cerimônia civil ou cigana tradicional, use um lenço laranja com os símbolos abaixo bordados no centro do lenço e visíveis para todas as pessoas. 

Se for na igreja, borde-os no véu da noiva, com linha branca, de forma que fique posicionado no alto da cabeça dela, quando estiver sendo usado. 

     Estes são os símbolos: 


 

     PARA NÃO SER ENGANADO

Muita gente se julga mais esperta que todas as outras pessoas e, crentes nisso, tentam humilhar, enganar ou se prevalecer de uma posição, de um cargo ou até mesmo da amizade que lhes é dedicada. Esse tipo de ingratidão ou de enganação é doloroso.

Se você está percebendo que alguém tenta fazer isso com você, trate de se proteger, utilizando a força dos lenços mágicos, de uma forma direta. Na simpatia original, os símbolos são bordados numa das pontas do lenço, usado de uma forma que eles ficassem visíveis.

Numa forma simplificada e mais prática você pode bordar os símbolos diretamente no lado esquerdo de sua blusa ou camisa, que deve ser azul claro, com o bordado em vermelho. Use essa peça quando for se encontrar com a pessoa e apenas uma vez. Após isso, pode desmanchar o bordado ou não se preocupar mais com o assunto. 

     Os símbolos são os seguintes: 


 

α † ω

     PARA O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO

     Todo investimento gera uma certa insegurança, porque dependem sempre de forças externas que não podem ser previstas nem mensuradas com antecedência. Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer amanhã, pois o futuro se constrói a cada instante e você pode ter uma previsão, mas não uma certeza. 

     Assim, quando preparar seu projeto ou seu empreendimento, para se assegurar de que vai atingir o sucesso com ele, tenha consigo, durante todo o tempo de preparação, um lenço verde, com os símbolos abaixo bordados nas pontas:

ΨΨΨ

     PARA SER AMADO(A)

     Qualquer novela de televisão ou qualquer romance, em sua trama, apresenta uma porção de pessoas cujo maior anseio é serem amadas. Se deixarmos a fantasia e formos verificar a realidade, vamos perceber que essa é uma grande realidade e que todas as pessoas, indistintamente, precisam disso. 

     Para alguns, ser amado é fácil. Para outros, no entanto, isso é um mistério indecifrável que tentam entender, sem conseguir. Se você se sente assim, borde no centro da fronhado seu travesseiro os símbolos abaixo, usando linha vermelha. É importante que a fronha seja branca ou de uma cor clara. 

χχχ

     PARA RELAXAMENTO

Muita gente chega em casa, após um dia de trabalho, tira os sapatos e coloca os pés sobre uma almofada para repousar. Mal sabem que esse gesto aparentemente natural tem uma razão de ser que desconhecem totalmente, mas cujos princípios utilizam.

     Essa prática é extremamente relaxante, principalmente se a almofada for de seda vermelha, com os símbolos abaixo bordados no centro, com linha amarela. 

ΦΦΦ

     PARA ALEGRAR SUA CASA

Uma casa, para ser um reduto de alegria, necessita, antes de mais nada, de luz. Casas sombrias podem abrigar pontos de energia negativa que vão crescendo e se espalhando, até cominar toda a construção e afetar as pessoas no seu interior.

Se a sua casa tem cortinas escuras, troque-as por cortinas leves e claras ou, se não puder fazer isso no momento, simplesmente remova as cortinas. Assim que puder trocá-las, instale de cor clara, com os símbolos abaixo bordados um em cada parte da cortina, de forma que, quando esta se encontrar fechada, os dois símbolos se encontrem. A cor da linha não é importante, mas o bordado deve ser grande, de aproximadamente 20 cm. 

(Lateral esquerda)(Lateral direita)

     PARA CRIANÇA ASSUSTADA

     Crianças são seres sensíveis e sujeitos a influências negativas, muito embora seus Anjos da Guarda trabalhem com afinco para mantê-las livres desse tipo de coisas. 

Quando sai de casa, é alvo de olhares de todo tipo de pessoa. Quando é visitada em casa, a mesma coisa acontece. Pode-se dizer que ela se encontra vulnerável todo o tempo, mas é principalmente à noite que Beng e seus asseclas se aproveitam para atacá­las e influenciá-las.

     Isso pode ser percebido na forma como acordam manhosas e assustadas, sintomas que vão se acentuando dia após dia. Para evitar esse tipo de coisas, borde no centro do lençol dela, em letras amarelas, os seguintes símbolos:

Β∃⊥Ε

     PARA MANTER A ESPERANÇA

     Em qualquer assunto e a qualquer tempo, a esperança é o alento que deve ser mantido vivo mesmo nos momentos mais difíceis, pois representa a possibilidade de reverter mesmo os quadros mais negativos. Enquanto ela existir, haverá espírito de luta e disposição para enfrentar as adversidades. 

Há momentos, porém, em que as pressões são tão fortes, que mesmo os mais resistentes podem acabar cedendo. Para evitar que isso aconteça, nos momento de tensão e desesperança, pegue um lenço azul claro e borde no centro os símbolos abaixo, em laranja.

Pela manhã, no momento em que nasce o sol, fique de frente para ele, colocando esse lenço em sua cabeça, de forma que os símbolos fiquem à altura de sua testa. Mantenha ali até que o disco solar tenha saído totalmente. 

ΩϖΩ

 PARA FAZER AMIGOS

Amigos são sempre importantes na vida das pessoas, pois em muitos casos fazem as vezes de irmãos e de pais, com seus conselhos e sua ajuda. Conquistá-los não é uma tarefa muito fácil, pois todo mundo hoje em dia anda muito arredio e decepcionado com as falsas amizades.

     Se você já percebeu esse problema, encontre uma forma de fazer com que as pessoas abram o coração, quando você demonstrar amizade por elas. Isso estabelecerá um clima sincero entre vocês. Para isso, borde os símbolos abaixo no lado esquerdo de suas camisas e de suas blusas, não importa a cor, desde que o bordado faça um bom contraste com o tecido.

♣♣♣

NÃO ACHOU O QUE PROCURA CLIK AQUI