HORÓSCOPO CHINÊS O CÃO

O Horóscopo Chinês difere do Horóscopo Zodiacal, pois este é baseado no ciclo solar, enquanto que o outro é todo baseado no calendário lunar chinês, cujas primeiras referências remontam há quase 2.700 anos a.C., correspondendo a um período aproximado de 5.000 anos. É hoje um conjunto de conhecimentos compilado ao longo de 50 séculos, incorporado ao patrimônio cultural do Oriente e respeitado por todos os estudiosos que já o analisaram, percebendo sua lógica e sua imensa sabedoria.

Naquele período, estabeleceu o Imperador Huang Ti os ciclos lunares, no total de cinco, com um período de duração de doze anos cada. Isso significa que os ciclos se repetem a cada sessenta anos. Esses ciclos recebem o nome do seu elemento correspondente, que são: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

A ORIGEM DOS SIGNOS

Conta a lenda que Buda, quando peregrinava pela China, pediu ajuda aos animais para reorganizar o mundo. Tão logo fez seu pedido, apareceu o Rato, disposto a ajudar. Em seguida, vieram o Boi, o Tigre, o Gato, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco. Agradecido pela imediata ajuda, Buda homenageou cada um dos animais, designando-o para governar cada ano, num período de doze anos. O Coelho, como tinha aparecido por último, quando as nomeações já haviam sido feitas, ficou de fora. Ocorreu que, enquanto Buda meditava, o Rato, o mais prestativo deles, já que fora o primeiro a aparecer, levava-lhe alimento. Enciumado, o Gato o atacou e o comeu. Para puní-lo por isso, Buda retirou-lhe o ano, dando-o ao Coelho.

Ficaram, então, os doze signos, que se revezam anualmente, conforme o ciclo lunar, cuja duração não é a mesma do horóscopo solar, pois o enquadramento de cada nativo é feito pelo ano de nascimento e não pelo mês.

Além disso, a cada período de doze anos, as características gerais são alteradas, em função do elemento que rege aquele signo. Para completar, cada período de duas horas é governado por um dos signos, o que acrescenta mais algumas características específicas.

Assim, para se entender o Horóscopo Chinês, é preciso estar atento aos seguintes detalhes:

a)-Quais são as características gerais do signo, conforme a data de nascimento;

b)-Quais são as características dadas pelo Elemento que rege o signo: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra;

c)-Quais são as características adicionais do signo que rege a hora do nascimento.

OS SIGNOS E AS HORAS

Cada período de duas horas, correspondente à regência de um dos signos. Para saber quais são as características que você pode herdar do signo da hora, basta procurar o signo regente na tabela a seguir.

OS ELEMENTOS

Segundo os chineses, tudo que existe na natureza é constituído por Metal, Água, Madeira, Fogo ou Terra, que se encontram presentes também no seu Horóscopo, acrescentando características próprias às do signo que governavam.

Repetindo-se a cada período de dez anos, esses elementos, passando pelos doze signos, completam o período de sessenta anos, correspondente ao ciclo lunar. Assim, as características de um nativo só serão de novo repetidas sessenta anos depois.

As principais características que os Elementos acrescentam aos signos são:

METAL: se você nasceu regido por este Elemento, é uma pessoa decidida e forte, disposta a enfrentar qualquer tipo de batalha para atingir seus objetivos. É sujeita a paixões e emoções fortes. Sua vitalidade é a principal aliada de sua saúde, mas evite comprometê-la com irritação e nervosismo por causa de problemas domésticos e financeiros. Para superar sua timidez, dedique-se de corpo e alma a sua atividade. Ela será a porta que abrirá sua comunicação com as outras pessoas. Viagens e mudanças imprevistas nunca serão problemas para você. Não deixe, porém, que isso o faça desapegar-se de suas origens.

Evite a volubilidade e empregue sua energia e habilidade no que faz e terá tudo que ambicionar. Seu apego à família lhe proporcionará felicidade, desde que se livre dos apelos da sensualidade. Alguns aborrecimentos poderão surgir em sua vida: problemas com o sexo oposto, angústia, privação de bens materiais. Enfrente-os com seu idealismo e aproveite a simpatia e a compreensão que inspira nas pessoas para ajudar-se.

Seu talento será sempre sua arma mais poderosa. Se souber aproveitá-lo e compartilhá-lo, prosperará e fará com que os outros a sua volta também o façam. Evite desperdiçar talento e energia. Cuidado com o que tem, para não perdê-lo. Tentando ser original demais, você pode se tornar sistemático, desorganizado e sovina, afastando as pessoas e desperdiçando o que tem em futilidades.

ÁGUA: se nasceu no ano governado por esse elemento, é conduzido pela emoção, revelando muita sensibilidade e percepção. Para utilizar todo o seu potencial de comandar pessoas você deve fazer prevalecer sua ponderação e sua honestidade. Nunca seja extremista em suas decisões e terá a capacidade de resolver todos os problemas que surgirem em sua vida. Como a falta ponderação é um de seus pontos fracos, jamais faça nada impensadamente para não amargar desconfortáveis arrependimentos.

O ócio é seu inimigo. Você só se realiza quando está trabalhando. Por isso, para seu lazer, escolha atividades artísticas, onde poderá demonstrar seu talento e conter sua inquietação. Procure não ser generoso em excesso nem teimoso em demasia. Isso só lhe trará aborrecimentos.

Não vá a extremos pelo seu desejo de liberdade. Lembre-se de que a teimosia jamais será uma boa conselheira para você. Seu talento e imaginação serão reconhecidos, se empenhar-se neles verdadeiramente. Dê asas a sua fantasia e não tema o sobrenatural. São suas coisas que alimentam seu espírito e desafiam seu senso artístico, amainando um pouco seu senso prático em excesso.

Não seja impulsivo, mas não tenha medo de mudanças. Em sua vida elas sempre trarão melhorias. Às vezes pode se deixar dominar pelo tédio. Nesses momentos, procure novos desafios e trabalhe no sentido de torná-los realidade. É sua maneira de encarar a vida.

MADEIRA: se nasceu neste ano, é privilegiado mentalmente, pertencendo à categoria dos intelectuais, filósofos e pensadores, preocupados com a moral e com a ética em seus relacionamentos. Você tem uma maneira prática de ver e tratar as pessoas que é elogiável, mas deve procurar se policiar para não se deixar envolver por pessoas enfadonhas que freqüentemente o levarão a discussões inúteis. Sua capacidade de raciocinar é prejudicada pela sua má vontade. Em compensação, seu senso prático supre essa deficiência confortavelmente.

Tende a dar pouca importância a situações e problemas insignificantes, porque sua inteligência o força a buscar sempre assuntos mais complexos e posições superiores. Em função disse, domine seus impulsos, mesmo que seu senso prático lhe garanta que está no caminho certo. A análise e a reflexão são conselheiros que você deve buscar incessantemente. Se adotar esse tipo de atitude, inclusive buscando complemento na meditação, verá que seu talento aflorará com mais força e entusiasmo.

Apesar de dominar com facilidade os segredos e até ser atraído pelo sobrenatural, evite se envolver com ele, pois sua realização está em outra parte. O forte apelo sexual que seu número-chave emana e faz vibrar ao seu redor deve ser sabiamente administrado, sob pena de lhe trazer aborrecimentos freqüentes. Seu caminho para a felicidade total e para o sucesso absoluto passam por um aperfeiçoamento que exige que ciúme e ódio sejam sentimentos desconhecidos ao seu coração.

A humildade e a modéstia lhe serão exigidas para a manutenção do seu sucesso. A vulgaridade e a falta de respeito para com os outros poderá levá-lo ao fracasso. A família e

o lar serão sempre seus mais poderosos arrimos e objetivos. Não descuide deles, pois na maioria das vezes ela girará em torno de você, que lhe manterá a unidade. A vaidade, a intolerância e o fanatismo poderão perseguí-lo e destruí-lo, se não buscar ajuda na devoção e na honestidade.

FOGO: este elemento governa você, que demonstra muita segurança e muita decisão, mas é emocionalmente instável, podendo explodir com relativa facilidade, revelando um temperamento colérico e inflamado. O sucesso não será um mistério para você, desde que saiba conservar sua brilhante capacidade de ponderar e utilizar seus critérios sabiamente. Por outro lado, seus modos descontrolados e até certo ponto violentos podem pôr tudo a perder. Uma das causas pode ser um complexo de inferioridade inexplicável, que lhe tira uma de suas principais armas, a paciência para esperar pelo melhor momento.

Por isso motivo, tende a pôr o conforto material e as riquezas em primeiro plano, abusando da comida e da bebida como forma de compensar esse complexo e canalizar sua impaciência. A paz de espírito que tanto lhe faz falta poderá ser encontrada na religião, onde combaterá também sua natureza mórbida, concentrando-se em aspectos positivos da vida. Seu gosto pelo risco poderá pôr tudo a perder, prejudicando a estabilidade que persegue com tanto afinco. A paciência e o controle nos gastos o ajudarão a erigir pouco a pouco sua fortuna, de maneira sólida e definitiva.

As idéias e valores que defende nem sempre encontram eco nas outras pessoas, o que poderá lhe despertar uma aversão pelas atividades sociais, que deverá ser combatida com todo empenho. Negócios com terras e propriedades são os mais indicados para você.

Uma das maneiras mais indicadas para você combater sua natureza violenta é cultivar

o gosto pela poesia e pela música, onde seu espírito encontrará consolo e inspiração. As coisas ocultas e supersticiosas poderão exercer um poderoso fascínio em sua mente, mas fuja dela, pois seu envolvimento nesse setor acabará sempre em prejuízos para sua unidade familiar. Evite-as a todo custo e terá uma vida feliz.

TERRA: elemento que governa a pessoa voltadas para as questões práticas e funcionais da vida, um tanto passiva em relação ao mundo a sua volta, sofrendo influências e pouco influenciando, mas marcando sua passagem pelo esforço e pelo trabalho.

Não se preocupe em relação a sua timidez. Ela é quase que uma marca registrada sua. Com a maturidade você saberá como lidar com ela. Você corre um grande risco de perder boas amizades e até sua própria família, obcecado pelo seu próprio egoísmo e pela sua dissimulação. A sede de fama e fortuna será sempre sua mola-mestra, mas você somente as obterá se souber usar a inteligência e a diplomacia, dominando sua ambição.

Nada haverá que não possa fazer. Sua versatilidade é uma de suas melhores armas, mas cuidado para não se tornar descuidado por causa disso. Deverá dosar sua imaginação, aplicando-a de forma prática e racional, pois daí virá o seu sucesso. Se tiver coragem, tente descobrir o que as pessoas realmente pensam a seu respeito. Isso lhe será de grande ajuda. A timidez poderá levá-lo à indecisão e à vacilação. Superar isso será sempre uma de suas grandes metas. Dominar o medo é o desafio que deve se impor, para poder fazer aflorar seus talentos, mas não permita que a impulsividade ponha tudo a perder.

Tem uma estranha tendência a criar problemas imaginários e se debater ao redor deles, procurando soluções para o que não existe. É uma forma prejudicial de esconder sua timidez e canalizar suas energias para algo totalmente improdutivo. Se deseja realmente o sucesso e o dinheiro, comece a trabalhar imediatamente em coisas objetivas. Sua mente privilegiada pode lhe dar boas indicações.

Uma das formas mais eficazes de lutar contra a sua timidez e expô-la. Tente trabalhar em teatro, ainda que amadoristicamente. Sua habilidade para os negócios somente vai se evidenciar a partir do momento em que superar seus temores. Procure explorar sua capacidade investigativa em estudos científicos e sua natureza compassiva no auxílio ao próximo.

OS SIGNOS LUNARES

Para saber qual é seu signo no Horóscopo Chinês, basta encontrar, na tabela a seguir, sua data de nascimento e ver qual é o seu signo e o elemento que o rege.

1966 Jan 21 1967 Fev 08 Fogo Cavalo

APLICANDO OS CONHECIMENTOS

Após descobrir seu signo, seu elemento e o signo que rege sua hora de nascimento, analise as informações fornecidas no capítulo correspondente. Tenha em mente que não são meras informações, mas indicativos para você cultivar suas virtudes, harmonizar-se astralmente e aumentar seu poder de influência sobre as outras pessoas, captando para si

o máximo de energia.

Uma informação como as cores do signo, por exemplo, lhe darão uma idéia de como elaborar seu guarda-roupa. O perfume lhe dirá a melhor maneira de cativar pessoas pelo aroma. A direção é importante, no momento de uma prece.

Se você usar sua criatividade e explorar esse conhecimento milenar, com certeza vai se sentir muito melhor, enfrentando com energia todos os aspectos eventualmente negativos de seu signo e espalhando ao seu redor uma aura de paz, espiritualidade e harmonia com

o universo e com todos os seus semelhantes. Eis o sentido e o objetivo do milenar Horóscopo Chinês.

CÃO

Nome do Signo em Chinês: GOU. Nome do Signo em Japonês: INU. Direção do seu signo: oeste-noroeste. Mês favorável: abril (outono). Metais: bronze. Pedras: diamante rosa. Erva: jasmim. Perfume: alfazema. Cores: rosa e azul. Flor: hortênsia.

Planta: macieira.

Número de sorte: 7.

Dia de sorte: sexta-feira.

Saúde: sistema nervoso e as extremidades dos membros inferiores.

Virtudes senso e habilidade artísticas altamente desenvolvidos, apreço pela justiça, além de um espírito pacífico e ordeiro, respeitador das leis.

Defeitos: são freqüentes as crises de pessimismo e de nervos, pela própria natureza do signo, além de depressão e impotência diante das próprias ambições.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SIGNO

Dotado de uma criatividade artística sem limites, o nativo do Cão se realiza e realiza seus sonhos através da arte, atingindo cedo ou tarde a fama e o reconhecimento. Possui uma facilidade enorme de conquistar as pessoas e seduzir o sexo oposto, estando sempre à procura de uma grande paixão.

Quando a encontra, dedica-se totalmente à pessoa amada, dando e exigindo na mesma medida. Valoriza muito o sexo e nada é mais estimulante para ele que encarar uma nova conquista, quanto mais difícil, melhor.

Espalha bondade e otimismo ao seu redor, mantendo sempre em evidência sua popularidade. O romantismo e a força dos desejos são poderosos elementos motores que movem suas ações, principalmente porque buscam o belo e a harmonia nas pessoas, em decorrência da sua natureza sensível e apreciadora da estética perfeita.

Hospitaleiro e cordial, sabe receber como ninguém, preocupando-se com o bem estar de todos os seus convidados e sendo o mais agradável possível com eles, coisa que lhe é muito fácil. Sua segurança o torna o amigo preferido para a busca de um conselho e uma orientação. Sabe pesar muito bem os prós e os contras, antes de chegar a uma conclusão ou tomar um partido.

No amor é fiel e dedicado, embora um tanto pessimista e desconfiado. Quando se apega demasiado a uma pessoa acaba criando uma dependência quase mórbida, que o torna ciumento e possessivo, incapaz de ver os aspectos positivos da relação. O medo de ser desprezado ou abandonado o aterroriza.

CARACTERÍSTICAS POSITIVAS DESSE SIGNO

O nativo de Cão é equilibrado, amante da paz e da harmonia entre as pessoas e os povos. É cortês, amável e tem grande respeito pelos mais velhos. Faz grandes rodeios para evitar discussões com as pessoas, preferindo usar a diplomacia antes da força bruta em um confronto cara a cara. Justo, veraz, leal, apoia com sua atitude os menos afortunados. Gosta da companhia de muita gente e tem bons amigos, pois é muito fácil entender-se com ele. Tem um caráter equilibrado, é perspicaz em apreciar a beleza e tem um ponto de vista imparcial.

CARACTERÍSTICAS NEGATIVAS DESSE SIGNO

Cão mostra uma lentidão que as vezes o torna descuidado e desalinhado. Devido a seu empenho em manter a todo custo uma posição intermediária, com freqüência dá a impressão de ser superficial e pouco sincero, criando muitos inimigos. As vaidades são outros principais de seus defeitos. É propenso a ser loquaz , ostensivo e está sempre se exibindo. Raras vezes faz algo por si mesmo e quando o faz, necessita sempre de apoio moral. É extremamente sensível e seu estado de ânimo muda rapidamente da alegria para

o abatimento extremo, chegando as vezes a ser inclusive belicoso. Tem um excesso de sentimentalismo. A vezes é indeciso e covarde e raras vezes logra algum progresso.

Cão no amor

Esse nativo não perde muito tempo nas coisas do amor, pois dificilmente se pode vê-lo chorando pelos campos por causa de um relacionamento rompido. A maior a probabilidade, caso não esteja amando e curtindo cada momento do seu relacionamento, é estar no rastro de um novo amor. Em qualquer uma das situações ele se sente muito bem e perfeitamente à vontade.

Não perde tempo com pessoas ingratas no amor, pois tem muito a oferecer a uma parceira, indo em busca de pessoas que apreciem o afeto verdadeiro, o calor e a emoção que ele prodigamente espalha ao seu redor, tornando fácil para a parceira retribuir o afeto, pois sua forma de amar muito contagioso e sua atenção constante e encantadora pela pessoa amada produz seus próprios frutos. Fala-se que o nativo de Cão apaixona-se com enorme facilidade, sem medo de se machucar. Isso o torna um tanto vulnerável, principalmente na juventude, quando corre o risco de ficar meio enfeitiçados com o primeiro caso de amor. Nesse período deve aprender a avaliar os seus sentimentos com objetividade, pois sua necessidade de um relacionamento permanente, característica extremamente forte no nativo de Cão, pode fazê-lo casar-se ou passar a viver junto com alguém antes do tempo.

Cão é ardente, meio lânguido, mas sabe aproveitar plenamente o sexo, criando um ambiente confortável e descontraído, onde disporá de todo o tempo do mundo. Para isso, procura ajustar o seu ritmo no amor ao de sua parceira, obtendo, em troca, momentos inesquecíveis.

Cão no casamento

O nativo de Cão melhora, no casamento, com o passar do tempo, aperfeiçoando-se e amadurecendo concomitantemente. Um relacionamento permanente dá-lhe certa tranqüilidade e permite que se desenvolveu psicologicamente, tornando-o uma pessoa muito mais completa. Seu signo lhe dá uma forte necessidade de ter um par, mas aqui é recomendável um cuidado especial de sua parte, cuidando para não se anular ou fazer desaparecer a sua personalidade em função da companheira.

Nesse aspecto, é importante lembrar-se que é uma pessoa por direito próprio e precisa conservar sua personalidade e individualidade, além de uma certa independência, pois é justamente esse conjunto que o torna encantador. Sua tendência de pensar em tudo em função de sua parceira é interessante, mas pode ser limitante, levando-o a fazer sacrifícios demais pela pessoa amada, anulando suas opiniões, seus sentimentos e abrindo mão de seus gostos e preferências pessoais em benefício do relacionamento.

A SAÚDE

Cão não tem, por regra geral, uma compleição forte. As partes do corpo controladas por este signo são os rins, as espáduas, a região lombar, a superfície dos pés, os uréteres e a membrana celular do sangue. As enfermidades que o afligem são as que afetam os rins, como as nefrites agudas, lumbago, eczema e outras erupções cutâneas, problemas de vias urinárias e propensão à diabetes. Em geral não tem um organismo forte, necessitando, desde cedo, de uma vida saudável, com exercícios físicos freqüentes, alimentação controlada e cuidados adequados.

O TRABALHO

Os nascidos deste signo são aficcionados pelas artes gráficas e profissões afins. Também se sentem atraídos pela diplomacia e por aquelas tarefas de governo que requerem um bom julgamento. Desenvolvem-se bem no campo artístico, em especial na literatura e no teatro, sendo formidáveis bailarinos, devido a sua elegante figura. Gosta da advocacia e profissões afins, finanças, arquitetura, navegação e falar em público.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Hora do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

O Rato dá ao Cão sensibilidade e inteligência para usá-la acertada e sensatamente, sem se deixar levar pela desconfiança e pelo pessimismo.

Hora do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

O Cão das horas do Boi pode ser um tanto retraído e indeciso, incapaz de superar obstáculos, pela tolerância com que encara os próprios defeitos.

Hora do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

Cão nascido na hora do Tigre está sempre preocupado em melhorar o mundo, utilizando sua sensibilidade e sua criatividade para gerar novas idéias e maneiras de fazer as coisas.

Hora do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

Pode desperdiçar o talento que tem para argumentar e convencer pessoas, se não canalizá-lo de forma produtiva. Evitar ser o apaziguador de conflitos pura e simplesmente.

Hora do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

O Dragão das asas à imaginação do Cão, que cria um mundo todo seu, onde se realiza como uma pessoa forte e confiante, coisa que não é na realidade.

Hora da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

O Cão nascido na hora da Serpente terá dificuldades para realizar determinados tipos de trabalho, pois sua instabilidade e sua falta de atenção o tornam incapaz de se concentrar.

Hora do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

O Cão nascido nesse período deve estar atento aos próprios desejos e paixões para não se deixar desviar pela tentação de se entregar a perversões, movido por uma obsessão quanto ao sexo.

Hora do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Este é o Cão sensível, com um senso artístico muito forte e talentos natos para as artes. Gosta de se vestir bem e de morar em ambientes esteticamente belos.

Hora do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

O Cão das horas do Macaco possui senso de humor e se exprime com facilidade. Sua simplicidade e sua honestidade o tornam confiável e amistoso.

Hora do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

É o companheiro preferido para um desabafo ou um conselho, pois é sincero leal e honesto na sua maneira de ser. Coloca ética e escrúpulos acima de tudo em sua vida profissional.

Hora do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

O Cão nascido em suas horas encontra dificuldades para deixar o lar e enfrentar o mundo lá fora. Precisa de impulso e de incentivo.

Hora do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

Este Cão é muito preocupado com as aparências e pouco com o interior das pessoas. Superficial em relação aos fatos e à verdade.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Este é um importante dado a ser acrescentado a todo horóscopo lunar ou chinês, pois cada um dos signos adquire determinadas características, conforme o elemento a que pertence. Para entender esse aspecto, são as seguintes as qualidades e defeitos que podem ser agregados a cada um dos signos, conforme o Elemento a que ele pertença:

Cão de Madeira:

Sociável e equilibrado, este Cão precisa se sentir tranqüilo para poder manifestar todo o seu potencial de profissional e todas as suas emoções, sobre as quais não procure exercer qualquer controle, liberando-as naturalmente.

Cão de Fogo:

O grande defeito desses nativos é seu espírito questionador, sempre em busca de respostas e explicações. Quando deixam de lado isso e sua impulsividade, podem ser excelentes amigos e companheiros.

Cão de Terra:

Confiável, leal e dedicado, costuma fazer seu trabalho sem muita propaganda, superando todas as suas dificuldades, para atingir um objetivo que lhe permita usufruir seu trabalho com tranqüilidade.

Cão de Metal:

Confiável e inabalável em seus princípios, é o tipo de pessoa para se ter como amigo, mas jamais como inimigo, pois pode ser impiedoso quando atacada.

Cão de Água:

A intuição é uma de suas principais armas e sabe como ninguém contornar uma situação delicada, mediando uma desavença ou acalmando as pessoas. Quando se deixa levar pela emoção, pode perder o equilíbrio normal.