HORÓSCOPO CHINÊS
PARA O ANO DO TIGRE

INTRODUÇÃO

Entramos no ano do Tigre do Horóscopo Chinês que é baseado no calendário lunar chinês, cujas primeiras referências remontam há quase 2.700 anos a.C., o que corresponderia a um período próximo de 5.000 anos.

O ano do Tigre é marcado por características próprias, aumentando o sentido de independência das pessoas, ao mesmo tempo em que favorece o humanismo e o amor ao próximo e à coletividade. Prenuncia a união em busca de resultados ou de mudanças, com garras, força e energia para lutar e obter o que desejar.

Por outro lado, em seus aspectos negativos, o ano pode trazer consigo um aumento da influência dos vícios em geral, levando as pessoas à inércia física e mental, totalmente afastadas da realidade.

Os signos mais expansivos e abertos estarão mais à vontade durante este ano, enquanto que os mais reservados terão muito trabalho e despenderão muita energia para manter as posições conquistadas. É o ano do arrojo e do avanço e aquele que souber dar

o bote, com energia e oportunidade, terá, possivelmente, um dos melhores anos de sua vida.

Se no ano anterior foram redefinidas e implementadas estratégias voltadas à realidade e às coisas concretas, tudo o que foi feito se fortalecerá neste ano do Tigre, inclusive com oportunidades inesperadas de aumento de patrimônio ou de relacionamentos, para aqueles que souberem o momento de agir.

Se sociedades, relacionamentos ou amizades foram iniciados no ano do Boi, com certeza estarão se consolidando neste ano. Se foram abaladas ou de alguma forma foram relegadas a um segundo plano, com certeza essas relações estarão rumando irremediavelmente para a dissolução no ano do Tigre, cujas garras e cujos dentes podem estraçalhar tudo aquilo que for frágil ou sensível.

Será o ano da oportunidade e do avanço, da energia criadora e da agressividade oportunista, juntamente com o brilho e as luzes do sucesso para aqueles que, nos anos anteriores, souberam poupar-se para o bote no momento certo.

Esta é a lição do ano do Tigre, que evidenciará nas pessoas o que elas mesmas cultivaram nos últimos tempos. Aqueles que investiram no crescimento pessoal, em todos os aspectos, seja material ou espiritual, estarão aptos a aproveitar ao máximo o que o ano lhes oferecerá. Aqueles que não se pouparam nem se prepararam, restará o consolo de se conscientizarem dos erros passados e se prepararem para o ano vindouro, do Coelho, onde a rapidez e a esperteza serão as armas mais usadas.

Uma das virtudes, quase nunca percebidas, do Horóscopo Chinês é que ele se baseia em ciclos que se repetem. Assim, se entramos agora no ano do Tigre, temos o conhecimento de que o ano seguinte será o ano do Coelho, com características próprias que são importantes ressaltar, pois cada ano complementa o anterior e cada um deles é uma preparação para o próximo.

Assim, o próximo ano, ano do Coelho, promete tranqüilidade e prosperidade para aqueles que se prepararem espiritual e materialmente para isso, sem ostentação e sem esbanjamento. As pessoas com formação e educação esmeradas terão o seu merecido reconhecimento. Problemas de justiça, de um modo geral, encontrarão no ano do Coelho o seu melhor período para uma solução favorável. Comece a se preparar para isso.

A ORIGEM DOS SIGNOS

Conta a lenda que Buda, quando peregrinava pela China, resolveu pedir ajuda aos animais para reorganizar o mundo. Tão logo fez seu pedido, apareceu o Rato, disposto a ajudar. Em seguida, vieram o Boi, o Tigre, o Gato, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco.

Agradecido pela imediata ajuda, Buda homenageou cada um dos animais, designando-

o para governar cada ano, num período de doze anos. O Coelho, como tinha aparecido por último, quando as nomeações já haviam sido feitas, ficou de fora.

Ocorre que, enquanto Buda meditava, o Rato, o mais prestativo deles, já que fora o primeiro a aparecer, levava-lhe alimento. Enciumado, o Gato o atacou e o comeu. Para puní-lo por isso, Buda retirou-lhe o ano, dando-o ao Coelho.

Ficaram, então, os doze signos, que se revezam anualmente, conforme o ciclo lunar, cuja duração não é a mesma do horóscopo solar, pois o enquadramento de cada nativo é feito pelo ano de nascimento e não pelo mês.

Além disso, a cada período de doze anos, as características gerais são alteradas, em função do elemento que rege aquele signo. Para completar, cada período de duas horas é governado por um dos signos, o que acrescenta mais algumas características específicas.

Assim, para se entender o Horóscopo Chinês, é preciso estar atento aos seguintes detalhes:

a)-Quais são as características gerais do signo, conforme a data de nascimento;

b)-Quais são as características acrescentadas pelo Elemento que rege o signo, numtotal de cinco: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra;

c)-Quais são as características adicionais do signo que rege a hora do nascimento, num total de doze períodos diários de duas horas cada um.

OS SIGNOS E AS HORAS

Cada período de duas horas, correspondente à regência de um dos signos. Assim, para saber quais são as características que você pode herdar do signo da hora, basta procurar

o signo regente na tabela a seguir.

HORAS REGENTE

23:00 à 1:00 hora Rato

1:00 às 3:00 horas Boi (Búfalo)

3:00 às 5:00 horas Tigre

5:00 às 7:00 horas Coelho (Gato)

7:00 às 9:00 horas Dragão

9:00 às 11:00 horas Serpente (Cobra)

11:00 às 13:00 horas Cavalo

13:00 às 15:00 horas Carneiro (Cabra)

15:00 às 17:00 horas Galo

19:00 às 21:00 horas Cão

21:00 às 23:00 horas Porco (Javali)

APLICANDO OS CONHECIMENTOS

Após descobrir a que signo do Horóscopo Chinês você pertence, é importante observar que diversas informações serão fornecidas, na apresentação de cada signo, como, por exemplo, a hora, a direção, mês principal, polaridade, metais, pedras, ervas, cores, perfume, flor, número de sorte e dia propício.

Não são meras informações, mas indicativos que deverão ser seguidos para você maximizar as virtudes do seu signo, harmonizar-se astralmente e aumentar seu poder de influência sobre as outras pessoas, tirando de si o máximo de energia.

Uma informação como as cores do signo, por exemplo, lhe darão uma idéia de como elaborar seu guarda-roupa. O perfume lhe dirá a melhor maneira de cativar pessoas pelo aroma. A direção é importante, no momento de uma prece.

Se você usar sua criatividade e explorar esse conhecimento milenar, com certeza vai se sentir muito melhor, enfrentando com energia todos os aspectos eventualmente negativos de seu signo e espalhando ao seu redor uma aura de paz, espiritualidade e harmonia com

o universo e com todos os seus semelhantes.

OS SIGNOS DO HORÓSCOPO CHINÊS

Um detalhe sempre chama a atenção no que se refere ao Horóscopo Chinês, que é a questão das oposições. Se um signo é extrovertido, o seguinte é introvertido. Se um é econômico, o outro é esbanjador, tudo colocado numa seqüência, para que os dois comportamentos divergentes seja evidenciados. Isso porque os chineses sempre entenderam que duas forças governam o mundo: a positiva e a negativa e é preciso que ambas coexistam, para que haja harmonia e a energia criadora possa fluir como numa espécie de circuito.

A isso eles dão o nome de Yang, que é o princípio masculino ou positivo, e Yin, que é o princípio feminino ou negativo. E preciso que se entenda que a palavra negativo não tem aqui uma conotação de coisa ruim ou má, mas apenas da oposição que complementa. Como o masculino sem o feminino nada gera, assim também o escuro não existe sem o claro, para evidenciá-lo.

Num ano marcado pela energia e pela inteligência, como o do Tigre, a união entre as pessoas será muito mais positiva e trará mais resultados do que qualquer atividade mística ou religiosa. Os pés do Tigre precisam estar muito bem plantados na terra para arriscar seus botes e, mesmo assim, sempre muito seguros e certeiros. De outra forma, a energia se dissipará e os aspectos negativos, como o desânimo e a inércia, tomarão conta.

SIGNO DO RATO

Nome do Signo em Chinês: SHU.

Nome do Signo em Japonês: NEZUMI.

Horas governadas pelo signo: 23:00 à 1:00 hora.

Direção do seu signo: norte.

Mês favorável: junho (inverno)

Signo zodiacal correspondente: Sagitário.

Elemento: Água.

Polaridade: Yang.

Planeta regente: Mercúrio.

Metais: zinco e estanho.

Pedras: safira e turquesa

Erva: camomila.

Perfume: jasmim.

Cores: púrpura e violeta.

Flor: orquídea.

Planta: absinto.

Número de sorte: 3 (três).

Dia de sorte: quinta-feira.

Saúde: predisposição para doenças na cabeça e faces, inflamações e febres em geral.

Yang: Entusiasmo, otimismo, sociabilidade, franqueza, alegria, disposição para viagens, esportista, boas intenções e independência.

Yin: Inconstância, superficialidade, atração pelas coisas incertas, como jogos e negócios escusos. São difíceis de serem entendidas em alguns momentos.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

A franqueza é sua maior virtude mais acentuada, e o que o move é a busca de novas experiências e novas emoções. Pode ser visto como volúvel, mas trata-se de um extremado liberal, que preza, acima de tudo, a sua liberdade. Nas mulheres de Rato, isso é tão forte que se torna difícil encontrar um parceiro à altura de acompanhar seu ritmo e sua sede de novas experiências.

A honestidade é a base de seu conceito e de sua popularidade, aliada à extroversão e uma natural inquietação, que fazem dele uma companhia interessante e agradável. Sua curiosidade é muito forte e está sempre à procura de novos desafios, já que a rotina é destrutiva para ele. Apesar de racional em suas decisões, é bondoso e não se precipita. É dotado de um grande entusiasmo e de uma alegria contagiante de viver.

O Rato não escolhe trabalho. Em tudo que faz mostra sua natureza elevada. Afasta de si tudo que é medíocre, sentindo-se atraído pelos desafios, que são sua maior motivação.

O sucesso e o reconhecimento, demoraram um pouco a surgir, vindo apenas na maturidade, quando atinge todo o seu potencial. O reconhecimento torna-o exemplo para os mais novos.

E bom jardineiro, agricultor, tratador de animais ou guia turístico, podendo também se sentir à vontade como piloto de avião, astronauta, esportista, explorador, fazendeiro, diplomata, padre, professor e inventor. Destaca-se na literatura, na história e na análise.

AS FASES DA VIDA

A despreocupação marca a infância e a juventude do Rato, mas a segunda parte de sua vida é sempre muito agitada, envolvendo complicações de ordem sentimental, financeira ou familiar. Pode ganhar e perder fortuna nessa fase.

Na terceira fase de sua ida o rato encontra conforto e tranqüilidade, que se estendem até a sua velhice.

As variações em sua vida dependem da estação do ano em que nasceu. Se nasceu no verão, terá muita sorte com as finanças e com o patrimônio em geral, dificilmente passando dificuldades.

Se nasceu no inverno, no entanto, deve se preparar para batalhar pela sobrevivência com muito afinco e dedicação, pois enfrentará algumas armadilhas.

Superando os obstáculos, porém, vai assegurar tranqüilidade e solidez patrimonial para a sua velhice.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

O Rato, nascido nas suas respectivas horas, torna-se um tanto vaidoso, mas semexagero ou afetação, realçando seu charme. É caseiro e tem habilidade para a literatura.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

Nas horas do Boi, o Rato assume um caráter cauteloso, deixando de se arriscar e agindo de forma mais prudente e constante.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

Os nascidos neste período precisam se acautelar, senão aprenderão suas lições sempre da maneira mais dolorosa. A presunção e o autoritarismo ofusca-lhe a popularidade.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

A habilidade e a esperteza caracterizam os nativos destas horas. Sob sua influência, o Rato se torna perigoso, mescla de encantador com calculista.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

É o típico Rato de sucesso, que consegue levar a bom termo todos os seus projetos, talvez devido as energias positivas que atrai, por causa de sua bondade exagerada.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

Este é o Rato que mesmo não querendo, terá sempre muitos

admiradores devotados. Sua natureza desconfiada e observadora sabe como lidar com a hipocrisia.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

Os nativos deste período devem estar atentos o tempo todo para poupar, pois sua vida será sempre uma alternância entre bons e maus momentos. Inconstante no amor, mas arrojado e sedutor.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Os Ratos nativos das hora do Carneiro são os mais elegantes e refinados de todos eles, com uma visão surpreendente das oportunidades. Podem se tornar piegas pelo sentimentalismo excessivo.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

Este é o mais bem humorado de todos os Ratos, mas tudo isso para esconder sua inteligência e esperteza.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

Os nativos destas horas sabem como aproveitar a vida. Usam o dinheiro que ganham como instrumento para satisfazer suas vontades. Sendo dos mais inteligentes, tende a ser presunçoso.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

De todos os Ratos, este é o que sabe realmente lidar com o dinheiro, pois aproveita a facilidade que o signo tem de ganhar dinheiro para amealhar sólidas fortunas.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

Apesar da influência do Porco os tornar escrupulosos demais, poderão enriquecer se forem astutos e diplomáticos nos negócios.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO: Esta é uma união possível, mas improvável, já que os dois têm o mesmo temperamento e os mesmos defeitos. Sexualmente serão um par perfeito, mas a necessidade de vivenciar noas experiências pode levá-los a direções opostas.

BOI: O Boi não sabe expressar sentimentos e é conservador por natureza, incapaz de compreender a inquietação do Rato e de satisfazê-lo sexualmente, apesar de sua dedicação. A infelicidade pode ser a tônica dessa relação.

TIGRE: O relacionamento possível entre eles é mais baseado no antagonismo e no distanciamento do que na paixão. As emoções nunca serão sinceras nem profundas. Apenas com muita maturidade e cautela dos dois ela pode se tornar possível.

COELHO: Relação marcada mais pela ardente atração sexual do que por sentimento, pois a incompatibilidade dos dois será visível e sentida em todos os demais aspectos da vida comum. O sexo por sexo em breve se esgotará por si mesmo.

DRAGÃO: Esta é uma relação que tem tudo para dar certo, se o Dragão conseguir reprimir seu egoísmo. O Rato lhe será o companheiro ideal e a compatibilidade sexual de ambos, com os meios anseios, tornará a vida sexual rica e movimentada.

SERPENTE: A Serpente tentará dominar o Rato, hipnotizando-o

com seu olhar. Como nada mais tem a oferecer a ele, mas se empenhará em tolher de forma magnética sua liberdade. Ele fugirá disso rapidamente, já que no aspecto sexual o tédio será a marca registrada, para desespero do Rato.

CAVALO: Um relacionamento totalmente compatível, tanto no

aspecto intelectual quanto sexual. O tédio será evitado, já que ambos preservarão sua liberdade, apimentando o relacionamento com novas experiências, fruto da curiosidade do Rato.

CARNEIRO: A incompatibilidade será natural, pois o Rato é inconstante, infiel e inquieto, enquanto que Carneiro é passivo, caseiro, emotivo e romântico. Os conflitos serão inevitáveis quando Carneiro tentar prender o Rato.

MACACO: Uma das mais perfeitas uniões, se Macaco controlar seu orgulho e oferecer liberdade ao Rato, não lhe dando a sensação de estar preso. Como sexualmente a compatibilidade é total, o Rato dificilmente será tentado pela infidelidade, usando toda a sua criatividade na cama.

GALO: A introspecção e o retraimento do Galo pode torná-lo intolerante em relação aos anseios do Rato, que vibra por agitação e movimento ao seu redor. Tentar controlar o Rato é a pior maneira de conservá-lo. Sexualmente pobre.

CÃO: Esta será a relação perfeita para os dois, pois o Cão entende como ninguém as aspirações do Rato, pois compartilha delas. Sexualmente, o relacionamento é ardente, picante e inusitado, sendo sempre inesperadamente novo.

PORCO: A possessividade do Porco jamais o deixará abrir mão do controle sobre o Rato que, por detestar esse tipo de situação, em pouco tempo se afastará. Sexualmente pode dar certo, mas esporadicamente apenas. Nada que dê ao Rato a noção de compromisso.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Rato de Madeira: Excelente memória, tem como característica principal a capacidade de improvisar e se sair bem em qualquer situação. Se influenciado negativamente, pode ser falador e egoísta.

Rato de Fogo: Tem a vida marcada por grandes paixões, fruto de um charme inquieto e audacioso, que encanta e cativa as pessoas. Sua franqueza pode chocar. É inimigo da rotina.

Rato de Terra: Disciplinado, autoritário, competente e exigente, este é o Rato de Terra, que não espera outra coisa das pessoas senão completa lealdade e submissão. Pode se tornar intolerante, mas jamais será imprudente em tudo que fizer.

Rato de Metal: Este é o Rato perigoso, tenso e nervoso, capaz de guardar ressentimento e planejar com determinação e frieza uma vingança. Tem mais inimigos do que amigos, embora ninguém possa contestar sua capacidade.

Rato de Água: A sensibilidade artística e a cultura eclética são a tônica dos Ratos de Água. A intuição e a capacidade de persuasão os tornam irresistíveis, apesar de um gosto particular pela solidão.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O RATO

Tigre vai exigir que o Rato comece o ano preparado para enfrentar e vencer batalhas importantes, que lhe exigirão muita energia e força de vontade. Qualquer vacilo poderá ser um complicador num ano que não perdoará o desperdício.

O ano favorecerá os relacionamentos, pondo o Rato como centro de atenção, quer socialmente, quer familiarmente. De os primeiros meses trouxerem algumas complicações ou problemas, prepare-se para o mês de junho, quando as soluções, pois a partir daí inicia-se uma fase de crescimento e progresso, com importantes decisões sendo tomadas e as trevas dos meses iniciais sendo substituída por muita luz. Para quem estiver à procura, o período favorecerá a escolha de uma profissão ou o sucesso num novo emprego.

O amor estará favorecido, tanto para o homem quanto para a mulher. Esta, realizando-se amorosa e afetivamente, tornar-se-á ainda mais objetiva e decidida em seus propósitos. O Rato terminará o ano fortalecido e com o espirito preparado para o ano seguinte.

AS CRIANÇAS

As crianças de Rato são delicadas e sensíveis, fugindo às repreensões e magoando-se com uma palavra mais ríspida ou um olhar mais severo. Estudam muito e trabalham quando necessário, desde que devidamente recompensadas. Para isso, um afago, um carinho ou um elogio são suficientes.

Quando se esforçam e não recebem a devida atenção, tornam-se rebeldes e intratáveis, exigindo dos pais constante atenção para alimentar essa necessidade delas.

Precisam de atividades constantes para não se tornarem irrequietas, já que são muito ativas. Se isso não lhes for proporcionado, acabam procurando por elas mesmas, metendo-se facilmente em confusões por causa disso.

O natural espírito de independência precisa de orientação e moderação, pois podem se tornar muito geniosas, reagindo com tapas e socos quando contrariadas.

São amigas de seus amiguinhos e têm um carinho muito grande pelos animais. Têm muita boa fé, confiam nas pessoas, mas não são iludidas facilmente. Quando perdem a confiança em alguém, é difícil recuperar.

Para que tenham sucesso profissional no futuro, devem ser estimuladas a fazer opções, sem serem forçadas a nada.

PESSOAS FAMOSAS

Charlotte Bronte, Doris Day, Eder Jofre, Humberto de Alencar Castelo Branco, Jimmy Carter, Jorge Amado, Júlio Verne, Leon Tolstói, Luiz Buñel, Marlon Brando, Maurice Chevalier, Mozart, Papa João Paulo I, Príncipe Charles, Sidney Poitier, Shakespeare, Ives St. Laurent, Karin Aga Khan.

SIGNO DO BOI

Nome do Signo em Chinês: NIÚ.

Nome do Signo em Japonês: UCHI.

Horas governadas pelo signo: 1:00 às 3:00 horas.

Direção do seu signo: norte-nordeste.

Mês favorável: julho (inverno).

Signo zodiacal correspondente: Capricórnio.

Elemento: Água.

Polaridade: Yin.

Planeta regente: Mercúrio.

Metal: chumbo.

Pedras: ônix e quartzo.

Erva: malva.

Perfume: cítrico.

Cores: preto, cinza e verde-escuro.

Flor: violeta.

Planta: alecrim.

Número de sorte: 8.

Dia de sorte: sábado.

Saúde: possíveis problemas com garganta, dentes e cordas vocais, além de furúnculos e abcessos.

Yang: O alto senso de responsabilidade faz do Boi um signo à parte no Horóscopo Chinês, pela perseverança, pelo trabalho.

Yin: Pode ser mesquinho e avarento, além de irritadiço. Se for provocado, pode premeditar o mal e se vingar. A ironia e o sarcasmo são armas poderosas.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

O Boi esconde suas emoções atrás de sua natureza reservada e de sua introspecção, aparentando cautela e ponderação, mas ocultando, no fundo, a necessidade de auto-afirmação e a carência afetiva, que insiste em negar.

Está constantemente procurando provar seu valor e sua capacidade, pois é extremamente críticos consigo mesmo, procurando sempre se superar, desconhecendo os próprios limites. Quer a todo custo a tranqüilidade material que lhe permita se preocupar com as coisas do coração e do espírito, por isso é julgados ambicioso, o que nem sempre corresponde à verdade desse signo.

No amor, é capaz de verdadeiros rituais de adoração e a paciência. Com um toque de sutileza demonstra toda a sua capacidade de dar prazer, mas, para isso, precisa ser seduzido e estimulado a mostrar esse lado erótico que esconde atrás da tremenda capacidade de trabalho.

A organização é a base para o sucesso do trabalho constante e determinado do Boi, que precisa saber onde estão suas ferramentas e o material de que precisa para trabalhar. Seu local de trabalho é especial para ele e ali apenas admite um tipo de organização: a dele.

O Boi prefere trabalhar sozinho, pois é muito exigente quanto à capacidade de seus dirigentes e precisa sentir firmeza para aceitar qualquer tipo de comando. Sai-se muito bem em trabalhos simples, desde que em locais tranqüilos e em contato com a natureza, como pastoreio, pesca, agricultura e jardinagem, mas também se sai bem nas profissões que exijam mais a paciência e a determinação que o vigor físico.

Nas artes, pode ser um ator ou um escritor de sucesso, imprimindo, a marca da emoção fria que lhe é natural, o que lhe permite ser crítico ao extremo e cruel com a fraqueza humana.

AS FASES DA VIDA

Sua infância e sua juventude transcorrem sem grandes acontecimentos. Na segunda fase, normalmente enfrenta dificuldades no seu casamento, se não escolher o parceiro correto, que entenda sua maneira de ser, muitas vezes confundida com indiferença, ou que saia despertar nele o romantismo que se oculta por trás dessa aparência.

Se o parceiro optar por procurar fora do casamento o romantismo que o Boi não lhe proporciona, seguramente não merecerá nenhuma indulgência .

Na terceira fase de sua vida, até que tenha cumprido a obrigação assumida com relação aos filhos, trabalhará arduamente, o que, em contrapartida, vai lhe assegurar uma velhice tranqüila.

Se nasceu no verão, terá um pouco mais de sorte que o Boi nascido no verão, cujo trabalho será sempre constante.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

O Rato poderá acrescentar um charme todo especial à introspecção do Boi, tornando-o mais sociável, porém não menos vingativo. As ofensas não serão esquecidas facilmente.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

Dentro de suas horas específicas, esse Boi será extremamente dedicado aos seus princípios e objetivos, já que não poderá contar com criatividade.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

Tigre dá ao Boi características inesperadas e ousadia, dotando-o de energia e de uma personalidade férrea, porém não muito escrupulosa. O fim justifica os meios para ele.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

A discrição e o trabalho intelectual caracterizam o Boi nesse período. Com alto senso artístico, demonstra gosto pelas atividades artísticas em geral.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

Para este Boi não haverá limites para a sua ambição, porque é dotado de uma determinação férrea, quase obstinada. Nada poderá se opor a sua força e ao seu poder.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

Aliando a lucidez e a capacidade de trabalho à astúcia, o Boi deste período jamais será visto pedindo ajuda ou conselhos, mas dando-os. Confiante, não admite intromissões em sua vida.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

O Boi nascido neste período perde muito de suas características introvertidas para se ser mais alegre e brincalhão, apreciador dos prazeres da vida mas, inconstante em suas manifestações.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

De todos eles, é o mais apto para ganhar dinheiro, aliando a isso um caráter surpreendentemente terno e indulgente. Sua receptividade esconderá sempre um interesse pessoal.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

O Macaco influencia negativamente, tornando o Boi um tanto frívolo e superficial, porém astuto e matreiro.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

Preocupado com a imagem e com a repercussão de tudo que faz, este Boi está sempre procurando, na realidade, oportunidades de argumentar e convencer os outros.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

O mais severo de todos os Bois, porém o mais justo, pois jamais dará razão a uma parte, sem ouvir a outra.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

A boa comida e a boa bebida são as armas para conquistar este Boi que, apesar do conservadorismo característico do signo, é um dos mais dóceis e sociáveis.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; Não é uma relação que se possa chamar nem ao menos de razoável, pois a preocupação excessiva do Boi com o futuro vai de encontro com o desejo do Rato de experimentar tudo que for possível no presente. O desencontro de opiniões será constante. Sexualmente será uma relação sem paixão.

BOI: União pouco provável, pois os dois têm uma necessidade muito grande de auto-afirmação, carecendo de pessoas fortes para conduzí-los e satisfazê-los sexualmente. Une-os apenas a preocupação com o futuro, mas isso é muito pouco. A dedicação ao trabalho os manterá afastados e em desequilíbrio.

TIGRE: Os nascidos em Tigre são inovadores e agressivos por excelência, muito mais preocupados com o presente do que com o futuro. Os conflitos serão constantes, mas poderá ser uma relação interessante, se baseada na maturidade dos dois.

COELHO: Com essa companhia, o Boi tende a ser inseguro, o que não encontra amparo na indecisão do Coelho. Este não compartilha das mesmas preocupações com o futuro, só vendo a compreender sua importância tarde demais.

DRAGÃO: A afinidade entre esses dois signos é estritamente no campo sexual, já que as ambições de ambos são completamente diferentes. Podem ser amantes ocasionais ou passageiros, jamais casados, vivendo a rotina diária juntos.

SERPENTE: É com os nativos de Serpente que os de Boi encontra a completa realização, que estes se entendem maravilhosamente bem, inclusive no aspecto sexual.

CAVALO: Esta é uma relação possível, desde que toda ela seja totalmente baseada na maturidade dos dois, cada um sabendo ceder um pouco para a felicidade de ambos, inclusive aprendendo a se doar mais e também a exigir mais na cama.

CARNEIRO: O relacionamento é possível muito mais porque Carneiro necessita da segurança que o Boi lhe proporciona. Sendo compreensivo, poderá determinar as bases do relacionamento, inclusive quanto ao aspecto sexual, com possibilidades enormes de êxito e realização.

MACACO: O Macaco é orgulhoso demais para se preocupar com a necessidade de auto-afirmação e para a obstinada preocupação do Boi com o futuro. Os obstáculos são intransponíveis inclusive no sexo.

GALO: O Galo interpreta muito bem a necessidade do Boi de auto-afirmação, dando-lhe o amparo e a compreensão desejados. No sexo a possibilidade de serem compatíveis é total, pois ambos os signos são detalhistas e meticulosos.

CÃO: São dois signos incompatíveis, pois o Cão jamais consegue transmitir a sensação de segurança que o Boi exige e este não consegue jamais sensibilizar o outro para se voltar, ainda que parcialmente, para as coisas do futuro. No sexo, o Boi age com uma paciência que não agrada o Cão.

PORCO: O que poderia ser um ponto de união entre os dois, a ambição, transforma-se numa característica negativa porque estimula a competitividade e provoca o ciúme. O Boi não sabe lidar com a falta de confiança. No sexo, a relação é normalmente tediosa e sem emoções ou paixão.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Boi de Madeira: A criatividade é a marca registrada desse Boi, que se empenha a fundo para atingir seus objetivos, demonstrando toda a sensibilidade e a criatividade do signo para enfrentar o trabalho.

Boi de Fogo: Este é um nativo para ser respeitado, pois deixa de lado a precaução característica do signo para ser agressivo e orgulhoso, capaz de maldades se provocado, sem que isso prejudique sua dedicação e responsabilidade para com suas tarefas e metas.

Boi de Terra: É o mais paciente e compenetrado de todos eles, acessível e carinhoso, mas um tanto possessivo e ciumento de suas coisas. Não aceita palpites nem conselhos alheios.

Boi de Metal: Este é o mais conservador de todos eles, inclusive quanto aos gostos e preferências. A obstinação é sua marca registrada, mas isso não afeta o respeito que inspira pela sua sobriedade.

Boi de Água: Aparentemente distante, mas sensível e intuitivo de todos eles, o Boi de Água marca sua passagem pela sua popularidade e pelo seu carisma espontâneo. Seu gosto pela solidão se justifica pelo desejo de refletir e soltar a imaginação, onde fervilham idéias.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O BOI

Para o Boi, acostumado ao trabalho e aos revezes, este ano não chegará a surpreender, principalmente se ele vem se preparando ao longo dos últimos anos, ciente de seu destino. Os imprudentes e sonhadores, no entanto, pagarão um alto preço, amealhando inimizadas e insucessos em todos os sentidos.

Tendo em vista que social e familiarmente o ano será de baixa, convém que o Boi se acautele em todas as suas decisões, permanecendo atento a tudo aquilo que possa lhe trazer aborrecimentos ou problemas. A mulher de Boi estará particularmente irritadiça, devendo pesar bem suas decisões. Para o signo em geral, um ano de espera e de preparação para o futuro, coisa que o Boi sabe fazer muito bem e com toda paciência.

AS CRIANÇAS

As crianças de Boi precisam ser direcionadas e orientadas desde pequenas, pois possuem uma habilidade inata de governar, mas não o sabem fazer adequadamente, valendo-se da prepotência e da arrogância para lidar com as pessoas. Postas no devido caminho, tornam-se prestativas e eficientes, precisando, nos seus primeiros anos, de acompanhamento e direcionamento, com tarefas bem definidas, evitando que se lancem em projetos próprios.

Têm uma ambição latente que precisa ser estimulada e despertada, para que consigam tirar partido de sua capacidade de realização. São hábeis com as mãos e capazes de trabalhos delicados e precisos. Devem receber uma orientação o mais prática possível, voltada para o comércio e para atividades de liderança.

Ridicularizar ou tratar com sarcasmo as crianças de Boi é provocar desânimo nelas. Para motivá-las, é preciso descobrir quais são seus interesses e incentivá-los da melhor maneira possível. Quando recebem uma tarefa, são responsáveis e provam seu potencial. Pacientes e perseverantes, não descansam até que tenham feito o que se espera delas. E muito bem feito, por sinal.

Desenvolver seu senso de responsabilidade é importante, tanto quanto ensiná-las a se soltarem e a se divertirem.

PESSOAS IMPORTANTES

Adolf Hitler, Boris Spassky, Charles Chaplin, Dustin Hoffman, Francisco Cuoco, George Ford, Gore Vidal, Imperador Hiroito, Napoleão Bonaparte, Nehru, Richard Burton, Richard Nixon, Robert Redford, Sammy Davis Jr., Walt Disney, Van Gogh, Vinícius de Morais e Vital Brasil.

SIGNO DO TIGRE

Nome do Signo em Chinês: HU.

Nome do Signo em Japonês: TORA.

Horas governadas pelo signo: 3:00 às 5:00 horas.

Direção do seu signo: leste-nordeste.

Mês favorável: agosto (inverno).

Signo zodiacal correspondente: Aquário.

Elemento: Madeira.

Polaridade: Yang.

Planeta regente: Júpiter.

Metal: alumínio.

Pedras: água-marinha.

Erva: sabugueiro.

Perfume: canela.

Cores: laranja e marrom-claro.

Flor: papoula.

Planta: salgueiro.

Número de sorte: 3.

Dia de sorte: sábado.

Saúde: sensível nos pulmões, brônquios e aparelho respiratório, tendência ao nervosismo e a acidentes nos membros. Yang: Preocupação com o interesse coletivo, humanitarismo, política, independência em relação a sua vida e a suas metas, inteligência e agilidade superioras. Yin: Incapacidade para terminar o que começou, preguiça, vícios e inconstância quanto a suas aspirações e desejos na vida.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

A mediocridade deprime os nativos desse signo, que buscam a perfeição e cultivam a popularidade, desde que sejam o centro das atenções. Seu espírito inquieto está sempre analisando novas formas de se fazer as coisas convencionais. Mesmo para realizar a mais humilde tarefa, ele encontrará uma nova forma, mais sutil, mais cheia de charme e, com certeza, melhor.

Desconhecem limites e ninguém pode ser mais exigente com eles do que eles próprios. O padrão de desempenho que usam como medida para seus objetivos é pesado demais para as pessoas comuns, por isso é difícil acompanhar seu ritmo no trabalho. Está sempre à caça de novidades, promovendo mudanças e agitação.

Essas características tão peculiares também são levada para os outros campos da vida. O sexo, por exemplo, para eles é um complemento, jamais uma prioridade. Ao impor suas idéias, o Tigre complica seus relacionamentos, não cedendo quando necessário.

Para eles, trabalho tem que ter criatividade e liberdade para serem desafiadores. Se isso ocorrer, sua capacidade é ilimitada e suas qualidades evidenciam.

São ágeis e, muitas vezes, rápidos demais, por isso precisam ser bem gerenciados ou desenvolver a paciência e a reflexão, para não irem além de seus próprios limites.

Podem ser encontrados como pescadores, criadores de animais, ceramistas, florista e jardineiros, mas com certeza seu sucesso e sua realização pessoal virão de trabalhos mais desafiadores, como atividades esportivas, leis, viagens e invenções.

Nas artes põem se sair muito bem em qualquer tipo de atividade, graças a sua ilimitada criatividade. Podem ser atores ou diretores de sucesso, escritores, poetas ou ligados a temas polêmicos, como ufologia, arqueologia e outras.

AS FASES DA VIDA

A primeira fase da vida do Tigre é tranqüila, quase como uma preparação para a segunda fase, cheia de paixão e, às vezes, violência, quando sua energia é testada em toda sorte de problemas. Nesse período, as provações deverão desenvolver sua tranqüilidade e sua calma, para que possa encontrar, na velhice, a paz esperada.

As particularidades desse signo se acentuam em relação ao momento do seu nascimento, se foi à noite ou durante o dia. Se nasceu à noite, terá sorte e não precisará enfrentar tantos problemas como aquele que nasceu durante o dia, principalmente os que vieram ao mundo próximo do meio-dia.

Gosta do risco e é de sua natureza, o que lhes proporciona uma vida sempre movimentada e livre do tédio.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

Este nativo de Tigre gosta de um bom debate e estimular o ambiente, mostrando sua inteligência. Não hesita em admitir um erro.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

Estas são as horas de um Tigre acomodado, com domínio de si mesmo e de suas emoções, espalhando paz e tranqüilidade.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

O Tigre nascido nas horas do Tigre é o perfeito anfitrião, que sabe como receber e pôr seus convidados à vontade. Tem uma personalidade intrigante e muita firmeza de opinião e de caráter.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

Este é um nativo de Tigre que dificilmente fará qualquer coisa errada, pois tudo que faz é muito bem pensado. As encrencas e os problemas passam ao largo dele.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

A influência de Dragão dá ao Tigre tenacidade para lutar por seu espaço e esse tigre deseja o máximo para si mesmo. Como líder, terá sucesso em todas as suas empreitadas.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

A Serpente, mesmo com o máximo de sua influência, não consegue amenizar o Tigre, nem torná-lo romântico ou sonhador. Evita

publicidade e fala pouco, sem chamar a atenção.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

O Cavalo influencia enormemente o ego do Tigre, fazendo-o um caçador de moinhos de vento. Sua vaidade é extrema e ele adora ser o centro das atrações, sendo muito possessivo.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Obstinado e possessivo com suas coisas, tem gênio forte e não deve ser provocado. Bom como amigo, péssimo como inimigo.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

O nativo destas horas combina duas qualidades, a inteligência e a vitalidade, capazes de superar qualquer obstáculo, desde que não realize atos impensados, a que está sujeito com freqüência.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

Este pode ser o mais confuso dos nativos de Tigre. Sua inteligência privilegiada, que faz dele uma pessoa fascinante, pode metê-lo em enrascadas, quando se deixa levar pela fantasia.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

Uma das grandes virtudes do nativo destas horas é seu senso de justiça sempre muito ponderado e sua rapidez de raciocínio, que o torna imbatível na oratória e na argumentação.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

A impaciência é sua marca registrada. Jamais ouvirá uma história por inteiro, porque quer ir logo para o final e tirar as conclusões. Não perde tempo com detalhes. Pode ser um inimigo perigoso.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; O Tigre exige uma exclusividade que o Rato será incapaz de dar, por sua natural tendência à liberdade e às experiências. O distanciamento acontecerá em pouco tempo, começando pelo sexo, que será morno e tedioso, levando o Rato e procurar sua satisfação em outros lençóis.

BOI: O Tigre é um eterno insatisfeito, procurando mudar tudo e todos ao seu alcance. Sua relação com o Boi, tradicional e conservador, será um choque constante de opiniões, sem que cheguem jamais a uma conclusão ou a um ponto de vista comum, inclusive quanto aos assuntos do sexo.

TIGRE: Tudo pode dar certo nessa relação, desde que um não faça sombra à necessidade de evidência e popularidade do outro ou, então, que trabalhem no sentido de evidenciar um de cada vez. A política é a atividade capaz de uní-los e estimulá-los.

COELHO: Prudente, ambíguo e reservado, o Coelho jamais será o contraponto ideal para a necessidade de evidência do Tigre. O conflito será constante entre a prudência de um e as atitudes inovadores do outro.

DRAGÃO: Tigre quer exclusividade e Dragão quer liberdade. Não há como conciliar os interesses desses dois, a não ser que a relação seja embasada na maturidade de ambos. Se isso acontecer, o único ponto onde não haverá compatibilidade será no sexo.

SERPENTE: Tigre jamais vai conseguir lidar com a teimosia da Serpente, que tenta impor sua maneira altiva de ser e ao mesmo tempo transmitir um pouco de sonho e de romance na relação, o que a torna piegas e tediosa demais para o espírito do Tigre. Há, no entanto, possibilidades enormes de uma paixão puramente sexual entre esses dois.

CAVALO: A intelectualidade do Cavalo atrai o Tigre, que encontra nele um bom parceiro, até no sexo, excelente para fazer o contraponto que ele necessita para se sobressair, além de desafiá-lo a se manter constantemente em busca de novos conhecimentos.

CARNEIRO: As mudanças e as reformas que são a tônica da personalidade do Tigre não encontram eco na natureza tímida e frágil do Carneiro. Carneiro, por seu turno, não vê em Tigre o modelo ideal de companhia, embora sexualmente sejam compatíveis.

MACACO: As parcerias do Tigre estão mais no aspecto sexual do que emocional ou de complemento total. Com o Macaco é a mesma coisa, pois exige uma exclusividade que o Tigre não lhe dará, ao mesmo tempo em que abomina suas idéias reformistas.

GALO: Para não se desgastar rapidamente, é preciso que ambos entrem nessa relação com maturidade, pois possuem algumas afinidades, inclusive sexual. Em função delas os dois podem superar as divergências de personalidade existentes.

CÃO: Esses dois signos fazem uma das uniões mais instigantes de todo o Horóscopo Chinês, pois jogam toda a sua intelectualidade na relação, levando esse comportamento para a questão sexual, onde se realizam plenamente.

PORCO: Porco é ciumento em excesso para aceitar repartir o Tigre, que precisa estar em evidência, testando sua popularidade, para se sentir feliz. Sobra apenas o lado sexual, onde ou podem se dar maravilhosamente bem, ou podem ser sofríveis.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Tigre de Madeira: Um vulcão prestes a explodir, tão logo surja a chance, seja no aspecto positivo, demonstrando toda a sua criatividade e sua argumentação, seja exibindo seu lado colérico e agressivo. No geral é sociável e político ao extremo.

Tigre de Fogo: Quem precisar de um hábil conselheiro ou de um padrinho para protegê-lo, deve procurar esse Tigre, capaz de se sacrificar pelos que ama ou assume o compromisso de proteger.

Tigre de Terra: Este é o Tigre influenciado pela solidez e preocupado com estabelecer alicerces em sua vida, para depois se dedicar aos aspectos sociais. Justamente por sua força de vontade e ponderação, acaba involuntariamente se tornando muito popular.

Tigre de Metal: Não tolera falsidades nem traições e se entrega à paixão, preservando, porém, a sua liberdade. Como não admite conselhos nem intromissões, é melhor não provocá-lo.

Tigre de Água: Sua vida é uma constante busca não apenas pelo conhecimento, mas pela sabedoria. Isso pode levá-lo ao misticismo e às seitas esotéricas, onde não se deixará influenciar, mas aprenderá.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O TIGRE

É no seu próprio ano que o Tigre brilha totalmente, aguçando sua inteligência e dando-lhe reconhecimento. Na família o período será excelente, com o estreitamento dos laços familiares, num clima de amor e entendimento. No trabalho, deverá comandar com brilhantismo, obtendo sucesso em todas as suas empreitadas.

O ano privilegia principalmente os novos projetos, pois as forças positivas estarão concentradas nesses aspectos, onde a criatividade e a oportunidade caminharão juntas. Socialmente será o centro das atrações e, por seu brilho exterior muito intenso, poderá se ver envolvido em casos extraconjugais, onde as emoções serão muitas e intensas, bem ao seu gosto. Com certeza partirá corações e deixará boas lembranças em muita gente.

Para as mulheres de Tigre, o ano promete ser favorável em todos os sentidos, realizando-as. Mais do que em outros anos, estarão irradiando beleza e sensualidade, cativando o sexo oposto. Um conselho extra, para possam brilhar com toda a intensidade, devem renovar seu guarda-roupa, optando por roupas nas cores amarelo-ouro, azul-celeste e verde-claro, que realçarão ainda mais sua beleza.

AS CRIANÇAS

As crianças de Tigre são irrequietas, nervosas e sensíveis, com um desejo muito grande de serem o centro das atenções e cativarem as pessoas. Nesses momentos, não hesitarão em fantasiar para conseguir isso. Devem ser educadas no sentido de desenvolverem a auto-confiança, pois sem isso correm o risco de serem facilmente manipuláveis, agindo até contra as próprias convicções.

São leais a suas amizades, mas não o são a seus compromissos, devendo ser orientadas desde cedo para isso, de forma que aprendam a se disciplinar. Para isso, carinho e conversa são o meio mais fácil de vencer sua resistência, pois ofensas e agressões de nada adiantam com elas.

São perguntadoras e têm excelente memória, pondo, muitas vezes, os adultos em dificuldades por isso. Apesar desse brilhantismo, tendem a ser retraídas e modestas, devendo ser estimuladas a exercitar mais seus potenciais, que são muitos.

PESSOAS IMPORTANTES

Alec Guinness, Bethoven, Charles de Gaulle, Dwight Eisenhouwer, Giscard d’Estaing, Ho Chi Min, Hugh Hefner, Juca Chaves, Joaquim José da Silva Xavier, Marx, Marilyn Monroe, Marco Polo, Rainha Elizabeth II, Rudolf Nureiev, Steve Wonder, Simon Boliovar, São Francisco Xavier, Will Geer.

SIGNO DO COELHO

Nome do Signo em Chinês: TÚ.

Nome do Signo em Japonês: USSAGUI.

Horas governadas pelo signo: 5:00 às 7:00 horas.

Direção do seu signo: leste.

Mês favorável: setembro.

Signo zodiacal correspondente: Peixes.

Elemento: Madeira.

Polaridade: Yin.

Planeta regente: Júpiter.

Metal: platina.

Pedras: ametista.

Erva: açafrão.

Perfume: glicínia.

Cores: violeta e azul.

Flor: ninféia.

Planta: figueira.

Número de sorte: 9.

Dia de sorte: quinta-feira.

Saúde: deficiências do sistema digestivo e respiratório, podendo apresentar problemas nos seios e no estômago.

Yang: religioso e espiritual, tendendo ao misticismo e à mediunidade. Capaz de renúncia e de sacrifícios, bondade, fé, e piedade.

Yin: tendência a se entregar ou a se anular pela passividade e pelo acanhamento. Timidez extrema. A infidelidade como manifestação de revolta.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

Coelho é um ser espiritual, totalmente deslocado no mundo material. Isso explica sua natureza arredia e sua mania de se entocare fugir das demais pessoas, aparentando timidez. Inseguro, indeciso e às vezes perdido, cercado em sua maioria por criaturas enormes e mais fortes do que ele, espera por uma companhia que o force a um posicionamento mais decidido. Quando recebe o devido apoio, faz desabrochar seu interior riquíssimo, de uma espiritualidade e uma sensibilidade tocantes e envolventes.

Adoram viajar e se ao trabalho com responsabilidade e dedicação, nunca deixando uma tarefa inacabada e recriminando os que assim procedem. As mulheres, no entanto, são muito mais hábeis que os homens para enfrentar e superar os problemas comuns da vida. O nativo de Coelho é impulsivo, embora sem muita energia.

Uma de suas caraterísticas mais acentuadas é uma atração muito grande por tudo que envolva religião e misticismo, revelando toda a sua espiritualidade que precisa ser canalizada positivamente para não ser desperdiçada ou mal utilizada.

Seu trabalho tem tudo a ver com o seu Elemento, a Água, pois é dessa forma que manifestam seu elevado gosto artístico, seu sendo estético, os sentimentos e as emoções que fazem deles profissionais sensíveis e interessados nos problemas alheios.

Um caráter tímido e uma natureza retraída afasta-os de tudo que envolva competitividade, aproximando-os da religiosidade, da espiritualidade e do misticismo. Podem ser pescadores, mergulhadores, peixeiros e ligados, de um modo geral, a todas as atividades dessa área.

Suas melhores chances estão no mundo artístico, como bailarinos instrutores, cenógrafos, e ligados a assuntos mais transcendentais, como a psicologia, psicanálise, astrologia, ciências esotéricas e místicas, astronomia e outras.

Nas artes demonstram toda a sua sensibilidade como atores, músicos e artistas plásticos, onde conseguem imprimir um toque espiritual inconfundível. Também se sobressaem como estudiosos e pesquisadores de assuntos místicos, especializando-se em palestras sobre o assunto.

AS FASES DA VIDA

O Coelho tem uma vida tranqüila nas três fases, desde que nada de inesperado surja para quebrar a harmonia de sua existência. Nesses casos, podem ficar terrivelmente confuso e sem ação. Para confundí-lo, basta quebrar sua rotina ou fazê-lo sair da monotonia onde ele é o senhor e controla todas as ações. Tirar-lhe a liberdade ou o poder de ação é o mesmo que atormentá-lo.

O Coelho precisa de uma base, ou de uma toca, para onde voltar e encontrar a segurança. Assim, nas fases iniciais de sua vida, ainda que se arrisque em aventuras um pouco mais distantes, acaba sempre voltando à proteção de seu lar.

Na fase adulta, terá o lar como seu castelo, onde preservará seus valores mais autênticos contra tudo e contra todos, mas isso não o impedirá de se manter livre, indo e vindo como bem quiser.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

O nativo de Coelho, nas horas do Rato, ganha astúcia e alegria, além da preocupação de absorver informações e conhecimentos.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

O planejamento e a paciência do Boi dão ao Coelho todas as chances de se tornar bem sucedido em seus empreendimentos, pelo uso da autoridade e pelo controle pessoal.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

O Coelho nascido nas horas do Tigre é uma pessoa difícil de se apaixonar ou de ser seduzido pelas tentações. Está mais preocupado em chamar a atenção e reforçar a sua popularidade.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

Capaz de raciocinar com clareza e de filosofar sobre qualquer assunto, este nativo é privilegiado pela astúcia e pela inteligência, embora um tanto vaidoso e egoísta.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

A ambição torna o Coelho nascido nas horas do Dragão um elemento astuto e maquinador, pondo sempre alguém para resolver para ele os seus negócios escusos.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

Este é o Coelho instável, cujo humor muda ao longo do dia, pois se guia pelas próprias emoções e é um tanto indeciso para avaliar as situações. A aparência conta muito para ele.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

Deste nativo jamais espere a rendição nem afirme que ele está derrotado, pois sua astúcia e seu otimismo o tornam capaz de superar os piores reveses.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Ambição e risco desnecessário são características deste Coelho, que impõe sua personalidade através da simpatia e do charme.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

Não se pode dizer deste Coelho que ele perdeu uma chance, porque é matreiro o bastante para aproveitar todas elas, em seu benefício. A diplomacia e a malícia são suas melhores armas.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

O Coelho das horas do Galo não gosta de surpresas e está sempre na defensiva. Sua reação é sempre inesperada e nem sempre e compreensivo com as coisas.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

O orgulho é o maior patrimônio desse Coelho, que se orgulha de si mesmo. Só se realiza quando está à frente de alguma instituição, clube ou entidade de prestígio.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

O Coelho dessas horas não desperdiça talento e energia onde não terá resultados. Impõe-se pela inteligência e pela astúcia, mas se precisar ser duro, dará ordens impopulares sem dilema algum.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO: Enquanto o Coelho busca a segurança e a tranqüilidade para poder ficar a sós consigo mesmo, o Rato tem muita vitalidade e muita energia que só consegue extravasar através de seu caráter totalmente extrovertido. No aspecto social têm algumas afinidades, mas não o bastante para sustentar uma relação por muito tempo.

BOI: A ambição extremada do Boi jamais será entendida pelo Coelho, carente de compreensão para sua maneira de ser e suas preferências sexuais. As características comuns da introspecção não são suficientes para mantê-los unidos e felizes.

TIGRE: O Tigre está constantemente em busca de novas experiências e de reformas em todos os aspectos de sua vida, além de exigir exclusividade. O Coelho jamais abrirá mão de estar consigo mesmo, omitindo-se em relação ao Tigre. Péssima sexualmente.

COELHO: Para dar certo, os dois devem exercitar sua capacidade de entendimento, pois são iguais e se compreendem como poucos, inclusive sexualmente. Um dos dois terá de assumir a parte forte para dar personalidade à relação.

DRAGÃO: Nesta relação o ritmo será sempre o maior empecilho, porque o Coelho jamais acompanhará o Dragão, que estará mais empenhado em evoluir do que em repartir-se. A introspecção do Coelho o faz parecer distante e desinteressado, evitando que consigam um entendimento completo. Alguma possibilidade no aspecto sexual, mas é só.

SERPENTE: A maturidade dos dois será importante para o sucesso da relação, pois ambos são reservados e até a natural teimosia da Serpente ser entendida pelo Coelho. Sexualmente ambos encontrarão uma boa identidade.

CAVALO: A inteligência e a intelectualidade do Cavalo não encontram receptividade no caráter reservado do Coelho, que não consegue traduzir seu desejo de reclusão. Sexual e esporadicamente ambos podem se dar muito bem. A convivência será difícil.

CARNEIRO: Uma das melhores parcerias para o Coelho, pois a identidade é quase perfeita. O Carneiro aceita o recolhimento natural do Coelho e este lhe proporciona a segurança e a família que ele necessita para se sentir bem. No sexo encontram formas de se realizar satisfatoriamente.

MACACO: O Macaco jamais conseguirá conviver com as maneiras reservadas e a moderação do Coelho, coisas que são tediosas e insuportáveis para ele. O desejo sexual exacerbado que o Macaco demonstra não será correspondido pelo Coelho.

GALO: O Galo tem uma visão muito crítica do mundo para se sujeitar a um relacionamento com alguém tão enclausurado em si mesmo, como o Coelho. Esta relação tende sempre a ser de curta duração. Acaba quando o Coelho se cansa das críticas e da insatisfação sexual.

CÃO: O Coelho jamais se sentirá seguro na companhia do Cão, que não suporta o tédio imposto à relação pelo jeito de ser do Coelho. Podem ser felizes sexualmente.

PORCO: A melhor união para os nativos de Coelho, pois o Porco é extremamente compreensivo quanto à natureza do Coelho, que tende a ser submisso e, com isso, não evidenciar o caráter possessivo do Porco. Perfeita sexualmente também.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Coelho de Madeira: O grande defeito do Coelho de Madeira é não ter espírito prático nem crítico, acreditando em tudo que lhe apresentam. Sua emotividade e sua boa fé o tornam muito amado.

Coelho de Fogo: Extremamente sociável, espalha seu charme e seu encanto com graça, circulando à vontade pelos ambientes mais agitados. Emoção e intuição tornam-no amoroso e profissional.

Coelho de Terra: Com os pés no chão, sabe encarar o presente, mas não se descuida do futuro. A ponderação e o equilíbrio emocional o fazem agradável e amigo. Precisa se recolher ocasionalmente.

Coelho de Metal: Confiante e decidido, este Coelho sabe o que quer e luta para conseguí-lo, usando seus méritos e sua virtude, sem jamais prejudicar quem quer que seja.

Coelho de Água: Este Coelho, por ser suscetível demais, precisará de alguém forte e honrado ao seu lado para guiá-lo. Alcança o sucesso pelo seus próprios méritos.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O COELHO

O ano do Tigre é sempre muito positivo para o Coelho, com o sucesso e a sorte privilegiando-o ao longo de todo o período. Sexualmente terá muitas aventuras, como é do seu gosto, não se descartando a possibilidade de ter ou fazer um ou mais filhos.

Os bens materiais estarão ao seu alcance mais do que em qualquer outro período, sendo favorável para a contra de imóveis, troca de carro ou compra de bens de consumo de um modo geral. Lucros e ganhos extras poderão vir ao seu encontro neste período.

O mês de setembro será particularmente favorável e o ano terminará com um salto altamente positivo em todos os sentidos. Para as mulheres casadas, será um ano de grandes alegrias no lar. Para as solteiras, será o ano decisivo para suas pretensões, bastando acreditar na sinceridade de uma pessoa que está a sua espera ou com a qual convive ou conhece atualmente.

AS CRIANÇAS

São crianças sensíveis, que não gostam de ser repreendidas nem apanhadas em flagrante numa traquinagem. Devem ser educadas para a verdade e a sinceridade para que não sejam mentirosas nem acanhadas.

Estudiosas, precisam de certa disciplina para que não se deixem levar pela natureza intranqüila e instável do signo. São questionadoras e impulsivas. Amigas de seus amigos, sabem dar valor ao dinheiro, mas devem ser orientadas para que não se tornem avarentas. Quando entendidas, são dóceis e amorosas e precisam de incentivos para se realizarem futuramente no trabalho, que parece ser a vocação de suas vidas.

PESSOAS IMPORTANTES

Agatha Christie, Albert Einstein, Cândido Portinari, David Rockefeller, Henry Miller, Fidel Castro, Joseph Stalin, Ingrid Bergman, Maria Ester Bueno, George C. Scott, Frank Sinatra, Orson Welles, Peter Falkl, Tom Jobim, Toscanini, Trotsky.

SIGNO DO DRAGÃO

Nome do Signo em Chinês: LONG.

Nome do Signo em Japonês: RIYÚ

Horas governadas pelo signo: 7:00 às 9:00 horas.

Direção do seu signo: leste-sudeste.

Mês favorável: outubro (primavera).

Signo zodiacal correspondente: Áries.

Elemento: Madeira.

Polaridade: Yang.

Planeta regente: Júpiter.

Metal: ferro.

Pedras: jaspe verde.

Erva: alecrim.

Perfume: lavanda.

Cores: vermelho.

Flor: lótus.

Planta: espinhosas.

Número de sorte: 8.

Dia de sorte: terça-feira.

Saúde: a parte mais sensível deste nativo são as costas, incluindo a coluna vertebral, onde ocorrem seus maiores problemas.

Yang: orgulho próprio acentuado, alto senso de responsabilidade e gosto por aventura. Inquietação natural dos pioneiros e desbravadores, aliado a um espírito dinâmico e ativo.

Yin: insatisfação permanente com tudo e com todos, natureza violenta e temperamental, capaz de atos impensados e temerários.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

O nativo de Dragão é um eterno inquieto e está sempre em movimento. A rotina o sufoca e ele precisa de agitação e emoção. O futuro exerce um fascínio muito grande sobre ele, em razão de sua natureza inquieta, escorada num temperamento aventureiro e corajoso. Para ele não existem obstáculos, mas desafios a serem vencidos.

Nasceu para ser um vencedor, em todos os setores da atividade humana. No amor, destaca-se por ser ativo e incansável, mas dominador. Nesse aspecto, quem se relacionar com uma mulher desse signo precisa ter pulso firme e personalidade poderosa. Caso contrário, será fatalmente dominado por ela.

Figura popular, esse nativo é preocupado com os seus entes queridos e goza de uma enorme popularidade em seu meio. Ao seu redor, sempre há um círculo de admiradores.

Sua energia no trabalho faz dele um vencedor, mas precisa preservar sua individualidade para render o máximo em qualquer atividade. De um modo geral, vai se sair bem dedicando-se a:

Tarefas ligadas ao cultivo da terra, ao cuidados com animais, englobando aí o trabalho como lavrador, jardineiro, curtidor de pele, além de soldador, operário, mecânico, esportista, militar e piloto de automóveis.

Para preservar sua individualidade e render o máximo de si, as carreiras mais recomendadas são as da área médica, agropecuarista, comerciante de animais e de produtos derivados da agropecuária ou específicos para ela, como insumos, sementes e adubo.

Podem ter seu espaço nas artes, onde sua energia se sobressai como ator, escultor, diretor, pintor, pianista, publicitário e instrumentista em geral.

As eventuais deficiências de talento são supridas naturalmente pela popularidade e pela determinação.

AS FASES DA VIDA

Por ser muito exigente, o Dragão enfrenta pequenas dificuldades na primeira fase de sua vida, mas nada que não consiga superar. Sua tendência e ser severo demais com os pais não lhe tira o caráter carinhoso e amoroso. Suas vitórias serão inúmeras e apenas se dará conta de tudo que conseguiu realizar na velhice, quando se dará ao trabalho de fazer reflexões sobre suas conquistas. Nas fases iniciais da vida, estará mais interessado e ocupado em realizá-las.

Em toda a sua vida, brilhará com tranqüilidade e demonstrará sua personalidade forte e calma. Se por ventura tiver algum percalço na vida, dará a volta por cima e retornará fortalecido.

INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

Não é uma pessoa exigente, contentando-se com pouco. Muito generoso, deixa-se governar pelas idéias práticas e materialistas.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

O Dragão nascido nas horas do Boi sabe exatamente para onde está indo e não perdetempo com conversa fiada. É muito sincero e nem um pouco romântico.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

Esse nativo de Dragão é um especialista na arte de amar e faz disso uma arma para seduzir as pessoas. Convive com a solidão com a mesma facilidade com que encanta em boa companhia.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

Este é um Dragão de forte personalidade, que age sutilmente para se impor no que faz. Aprecia mais o reconhecimento que o dinheiro.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

Consegue conviver em harmonia com tudo e com todos, mantendo-se afastado dos escândalos e dos problemas.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

A influência da serpente torna este nativo de Dragão extremamente ambicioso e meticuloso no que faz, jamais se afastando de seus planos e metas.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

O risco não intimida o Dragão das horas do Cavalo, pois a emoção do jogo e do inesperado é que o excita e faz vibrar seus sentidos. Quando se decide, é tudo ou nada.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Se precisar de alguém para guardar um segredo, confie no Dragão nascido nas horas do Carneiro.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

O Dragão das horas do Macaco precisa estar em evidência, senão nada consegue controlar sua inquietação. Adora enfrentar e superar desafios com sua astúcia e sua força.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

Onde está o Dragão das horas do Galo não há tédio. Ele sabe como ninguém animar um ambiente. Sua coragem e seu destemor chegam a ser temerários.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

Este Dragão será sempre um fiel continuador do trabalho iniciado por seus pais ou antepassados, pois uma vez definido seu caminho, jamais se afastará dele, até chegar ao sucesso total.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

Apesar de todo o seu bom senso, o Dragão destas horas é um tanto sensível à bajulação. A juventude tem um fascínio todo especial sobre ele, que teme as incertezas da velhice.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; O melhor relacionamento possível para os nativos de Dragão pode vir com pessoas de Rato. A identidade entre ambos é muito grande, pois ambos são avessos à rotina. Sexualmente, o Rato saberá interpretar como nenhum outro os anseios do Dragão.

BOI: Numa convivência com o Dragão, o Boi vai se empenhar a fundo para demonstrar seu valor e sua capacidade a si mesmo, esquecendo-se da outra parte. O Dragão, com sua inquietação constante, não se submeterá ao temperamento conservador do Boi.

TIGRE: O Tigre vai exigir uma exclusividade de atenções que o Dragão não está habituado a dar, pois está constantemente à procura de exceder seus próprios limites. No sexo, o egoísmo do Tigre vai aborrecer o Dragão.

COELHO: Existe uma grande chance de sucesso nesta relação, pois Coelho está sempre fechado em si mesmo, mas pode oferecer compreensão e liberdade ao Dragão. No sexo, o Dragão terá de se esforçar para não ser dominador e sufocar a pessoa amada.

DRAGÃO: Ambos são do mesmo signo, muito orgulhosos, com o mesmo tipo de temperamento forte e egoísta. A menos que ambos cedam um pouco em benefício da relação, o resultado será uma seqüência de conflitos entre os dois.

SERPENTE: A possibilidade de realização no aspecto sexual não oferece muito para consolidar esta relação. A eterna teimosia da Serpente não agrada a natural curiosidade do Dragão, que jamais lhe dará a liberdade de que necessita.

CAVALO: Cavalo é muito exigente sexualmente, além de ter preferências um tanto extravagantes e de não primar pela fidelidade. A presença forte do Dragão poderia pôr ordem na vida do Cavalo, mas em pouco tempo a relação se tornaria cansativa/

CARNEIRO: Há uma possibilidade enorme de sucesso nesta relação, já que o Dragão dá a Carneiro a liberdade que este necessita, retribuindo com segurança e compreensão. Com Carneiro, o Dragão saciará toda a sua inquietação na cama.

MACACO: Leão dá um valor exagerado ao sexo, além de possuir um orgulho próprio muito acentuado e desejar estar sempre em evidência, batendo de frente com o Dragão. A menos que ambos cedam, as chances de sucesso são remotas.

GALO: Relação de difícil sucesso, pois ambos têm naturezas distintas. O Galo é retraído e sem sofisticação, enquanto o Dragão é o oposto, com uma personalidade muito forte e dominadora. No aspecto sexual, o Dragão precisa de alguém forte para controlar seus impulsos, o que não é possível com o Galo.

CÃO: A carência amorosa e afetiva do Cão exigirá com freqüência momentos de atenção total, inclusive no campo sexual, coisa que não se enquadra na personalidade do Dragão. Se este, porém, souber valorizar a liberdade oferecida pelo Cão, há uma chance para os dois.

PORCO: O porco é ciumento ao extremo, com uma natureza possessiva que às vezes foge ao controle, sendo o oposto do Dragão, amante da liberdade. Sem a devida confiança, o Dragão não vê motivos para manter o relacionamento. Esta deve ser, inclusive, uma das piores combinações do Horóscopo Chinês.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Dragão de Madeira: O que move o Dragão de Madeira é o gosto pela novidade e pelas novas descobertas. O instinto pioneiro é aguçado e o gosto pelo desafio é um dos mais fortes de todos os nativos. Sua persistência é sua melhor arma e a rotina não entra no seu vocabulário.

Dragão de Fogo: Charmoso e encantador, seduz por interesse e chega a usar as pessoas que o amam. Está sempre à procura de um novo desafio e nada pode abatê-lo.

Dragão de Terra: O realismo é a característica principal deste Dragão, que prima pelo bom senso diante das situações imprevistas e é dotado de um alto senso de responsabilidade. Detesta críticas.

Dragão de Metal: Resoluto, abomina a indecisão e a fraqueza de espírito. Cerca-se de pessoas fortes e reúne todas as qualidades de um autêntico guerreiro.

Dragão de Água: Nada o deterá diante de seus objetivos, que ele perseguirá e atingirá com persistência. De espírito comedido e bom senso, freqüentemente é visto como um amigo e conselheiro. As qualidades do Dragão são abrandadas pela Água, mas não apagadas.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O DRAGÃO

Este será um ano especial para o Dragão, no que se refere a suas amizades e relacionamentos de um modo geral. As forças astrais do ano do Tigre privilegiam sua personalidade magnética, atraindo, mais do que de costume, a atenção dos demais signos, que buscam nele uma inspiração, um conselho ou uma ajuda.

Planos mais ambiciosos deverão ser iniciados a partir de setembro, de preferência numa terça-feira, dia propício para o Dragão. No trabalho, terá realizações e reconhecimento, podendo publicar ou divulgar um importante trabalho em sua área até o final do período, com o apoio de amigos sinceros ou pessoas de bem.

As mulheres estarão irradiando um magnetismo todo próprio, fazendo com que os amigos e as pessoas que a rodeiam a procurem com freqüência para trocar confidências ou simplesmente para conversar e se atualizar.

Apesar de ser um ano extremamente favorável, o Dragão deverá tomar muito cuidado com as coisas ilusórias ou com pessoas falsas que fatalmente acabarão se aproximando dele, em função do brilho que irradia.

Essas pessoas não hesitarão em se disfarçar com as melhores máscaras para iludí-la e prejudicá-la de alguma forma. É importante usar sua inteligência para discernir esse tipo de pessoa.

AS CRIANÇAS

Enganam-se pais e professores que queiram das crianças de Dragão uma obediência cega e imediata, pois precisam de muito tato para lidar com elas e conseguir delas alguma coisa. Se forçadas ou contrariadas, rapidamente demonstram uma obstinação que apenas aumentará com a violência ou com o uso de métodos inadequados.

Argumentar com elas exige muita segurança da parte de quem ousar enfrentá-las, pois possuem um raciocínio rápido e um poder de argumentação sempre surpreendente.

Nos seus acessos de fúria, o melhor a fazer é ignorá-las e esperar até que se acalmem para que se inicie com elas um diálogo franco e sincero.

Sua educação primar, principalmente, pelo aprendizado da humildade, virtude extremamente necessária para quem é inteligente, estudioso e ambicioso. Com freqüência assumem mais tarefas do que seria o normal, por isso necessitam repor as energias, dormindo mais do que as demais crianças.

PESSOAS IMPORTANTES

Anthony Quinn, Bruce Lee, Che Guevara, Edson A. Do Nascimento (Pelé), Jimmy Connors, John Lennon, Kirk Douglas, Padre Cícero, Ringo Starr, Salvador Dali, Shirley Temple e Joana D’Arc.

SIGNO DA SERPENTE

Nome do Signo em Chinês: SHÉ.

Nome do Signo em Japonês: REBÍ. Horas governadas pelo signo: 9:00 às 11:00 horas. Direção do seu signo: sul-sudeste. Mês favorável: novembro (primavera). Signo zodiacal correspondente: Touro. Elemento: Fogo. Polaridade: Yin. Planeta regente: Marte. Metal: cobre. Pedras: safira azul e esmeralda. Erva: capim-cidreira. Perfume: rosa. Cores: verde-claro e rosa. Flor: cardo. Planta: samambaia. Número de sorte: 6. Dia de sorte: sexta-feira. Saúde: este signo rege toda a área do ventre, inclusive intestinos, predispondo seus

nativos a prisão de ventre e febres.

Yang: afetuosidade, ponderação e prudência. Perseverantes e reflexivos, podem ser tolerantes ao extremo, inspirando confiança mas, às vezes, uma certa ingenuidade.

Yin: teimosia exagerada, egoísmo, impulsividade, tratando de modo bruscos pessoas que lhe desagradam. Carece de disciplina.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

Os nativos de Serpente são sensuais e têm um modo carinhoso e envolvente de tratar as pessoas. Não se sentem bem tolhidos, por isso precisam de liberdade e espaço para suas manifestações. Fazem da sinceridade um meio de julgamento do valor das pessoas, sendo dotados de uma poderosa intuição, que os torna muito observadores. Primam pela capacidade e pela qualidade de seu trabalho, pois sabem mover céus e terra para realizar sua tarefa. A teimosia, para eles, é muito positiva, quando não utilizada emocionalmente.

Dobrar ou convencer um nativo de Serpente só mesmo com argumentos sólidos, porque dificilmente ele se deixa enganar. No amor e no sexo é exigente, com um certo toque de egoísmo mal compreendido. Dá importância ao lar, mas não a considera uma prioridade em sua vida, mais voltada para os desafios e as vitórias.

A Serpente encara seu trabalho com muita seriedade, perseverando em sua capacidade de trabalho com determinação incansável, pois é nele que encontra sua motivação e a realização pessoal.

Trabalha em grupo, sem problemas para lidar com seu caráter possessivo, só que leva muito a sério seu trabalho, para não vê-lo reconhecido e elogiado. Vai se sentir tremendamente desmotivado se isso não acontecer.

Vai se sair bem em tarefas que envolvam seu Elemento, a Terra, podendo se dar muito bem como agricultor, caseiro e retireiro, além de artesão em atividades ligadas à agropecuária.

A fabricação de utensílios domésticos feitos de madeira, trabalhos com bambu e outros acabam se tornando sua especialidade, quando se dedicam a isso.

Realiza-se nas seguintes profissões, onde o seu contato com os clientes é mais físico do que espiritual, como alfaiate, banqueiro, cabeleireiro, cozinheiro, esteticista, além das profissões médicas em geral. Profissões liberais como arquitetura, engenharia, economia e jornalismo também podem ser exercidas com sucesso.

Se resolver liberar seus dotes artísticos, possivelmente vai conseguir sucesso e reconhecimento como cantor, músico ou pintor, mas nessa área precisa perseverar para se sentir realizado, pois apenas após um período de amadurecimento conseguirá se posicionar com segurança nesse meio instável, mas adequado a ele.

AS FASES DA VIDA

A calma e a tranqüilidade são marcas registradas das duas primeiras fases da vida da Serpente. Na última fase, no entanto, pode se deixar levar pelo sentimentalismo e pela paixão que, somados a sua natural inquietação, poderão lhe atrair problemas de toda sorte.

Seu apego à família, característica das duas primeiras fases, tende a se desfazer com a aproximação da terceira fase, quando a sede de aventuras poderá levá-la a atos impensados ou torná-la exigente em relação aos seus. Se não conseguir se tornar o centro das atenções, com certeza irá procurar palcos mais apropriados, onde possa brilhar sozinha.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

Esta é a serpente teimosa até para enfrentar as provações e superá-las com sua personalidade forte. Apesar disso, sabe ser generosa e gentil.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

Normalmente tem grandes ambições e consegue realizá-las pela força de vontade e pela honestidade.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

A prudência marca a Serpente nascida nas horas do Tigre. Ela domina sua impulsividade e primeiro examina suas chances, antes de se atirar numa empreitada.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

Grande capacidade e confiança em si mesmo, embora não consiga contagiar as pessoas ao seu redor, podendo atrair hostilidades.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

A Serpente do Dragão sabe a hora do bote e se guia pela paciência e pelo caráter realista de suas ações.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

A Serpente nascida no seu próprio horário tende a ser extremamente desconfiada de tudo e de todos. Fecha-se em si mesma, quando se sente ferida, mas sabe o momento de dar o troco.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

A Serpente das horas do Cavalo pode ser muito influenciável, podendo ser manobrada para cometer atos escusos ou desonestos, a menos que não se deixe impressionar facilmente.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Sentimentos e atitudes menos nobre, como a vingança e a maldade, não encontram abrigo no coração desta Serpente, que se mostra digna de confiança e perseverante nos seus objetivos.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

Está sempre cercada de amigos, que recebe com cordialidade e uma atenção toda especial. Sua generosidade encanta.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

A serpente dessas horas é uma das mais perceptivas, com um espírito agudo e perspicaz que lhe permite perceber a intenção por detrás dos atos das pessoas mal-intencionadas.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

O senso de responsabilidade de Serpente atinge seu mais alto grau nas horas do Cão, que lhe acentua também seu caráter humanitário e desinteressado.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

Os nativos de Serpente que pertencem às horas do Porco possuem o espírito excessivamente crítico, o que pode torná-los intolerantes e de difícil convívio.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; A teimosia da Serpente vai bater de frente com o desejo irreprimível de liberdade do Rato, que anseia por aventuras, enquanto a Serpente quer fidelidade. Trata-se de uma relação improvável, embora possam encontrar uma forte identidade no aspecto sexual.

BOI: O Boi está sempre em busca de auto-afirmação e isso é visto com bons olhos pela Serpente, que entende essa natureza e dá a ele a segurança que ele precisa para realizar suas ambições. A relação pode evoluir se a serpente não quiser impor sua teimosia sobre

o Boi, um obstinado nato.

TIGRE: O lado ciumento da Serpente fica muito em evidência, pois o Tigre não conseguirá compartilhar com ela sua necessidade de reformas e de novidades. Os conflitos podem ser memoráveis, inclusive na cama.

COELHO: Quando a Serpente abre mão do seu desejo de ser dominada por alguém forte, pode encontrar no Coelho sua grande companhia, pois ele se esforçará ao máximo para satisfazê-la em todos os sentidos, principalmente no sexual.

DRAGÃO: Esta é uma relação sempre muito imprevisível, entre um signo teimoso e um signo que vive sobre o lema da liberdade. A afinidade sexual é tanta, porém, que se houver entre eles um tipo de acordo de vontades, poderá dar certo.

SERPENTE: A teimosia juntando-se com a teimosia, ambos desejando a todo momento se sentir amados, mas incapazes de ceder a ponto de confessar. Reconhecer erros será sempre difícil, apesar da identidade sexual. Pode ser possível, desde que com um elevado grau de amadurecimento dos dois.

CAVALO: O desastre é a melhor definição para essa relação, pois o Cavalo desejará impor sua intelectualidade, enquanto que a Serpente será tentada a exibir todo o seu caráter sensual. Ela jamais será uma ouvinte interessante. Ele jamais será o amante ideal. Muito complicado.

CARNEIRO: Quando a Serpente deixa um pouco de lado sua teimosia e sua exigência, certamente encontra no Carneiro a parceria ideal e duradoura para sua vida. Mesmo diante do caráter sensual da Serpente, o Carneiro vai procurar satisfazê-la, se obter em troca o ambiente familiar tranqüilo e seguro que ele aprecia.

MACACO: O Macaco, com seu irresistível apelo sexual e seu caráter forte e orgulhoso, seguramente encantará a Serpente e despertará nela uma paixão intensa. A atração física será a tônica desse relacionamento, que vai ser bom enquanto ela durar.

GALO: O equilíbrio e a harmonia marcam o relacionamento entre esses dois signos, que se completam maravilhosamente. A Serpente saberá como extrair do Galo o prazer que ela necessita para tornar sua vida agradável.

CÃO: A Serpente tem um lado ciumento que dificilmente se evidencia, exceto quando se relaciona com alguns dos outros signos, como é o caso do Cão. O encanto sedutor desse signo ameaça a fidelidade exigida pela Serpente.

PORCO: Ambos são muito semelhantes no caráter possessivo e ciumento, quando evidenciados. Os conflitos são fatais entre eles, embora a paixão seja sempre muito profunda e tumultuada.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Serpente de Madeira: Esta é uma serpente sorrateira e persistente, que conseguirá tudo que quer trabalhando da maneira mais simpática e profissional possível. Diferencia-se dos demais do seu signo pela elegância e pelo bom gosto no vestir.

Serpente de Fogo: Nasceu para comandar e vai se empenhar a fundo para atingir cargos importantes em seu setor profissional. Coloca muita emoção em todo o que faz e é capaz de surpreender pela ambição exagerada.

Serpente de Terra: São privilegiados com a inteligência. Se não têm a elegância dos nativos de Madeira, pelo menos contam com um charme todo especial, capaz de cativar e seduzir com facilidade.

Serpente de Metal: Isola-se com freqüência, sendo muito minucioso e muito detalhista em tudo que faz. Busca uma perfeição nas pessoas que não consegue encontrar. Sabe muito bem onde põe os pés.

Serpente de Água: Estes nativos vivem muito preso ao passado, buscando preservar coisas que já não são mais possíveis ou encontrando nele desculpas ou explicações para justificar suas falhas.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA A SERPENTE

O Tigre realça na Serpente o apego à família e às coisas do lar, trazendo felicidade, paz e um apego todo especial às raízes ou aos ancestrais. No trabalho, haverá prosperidade e ganhos, com realizações que, nos outros anos, pareceriam impossíveis. Tudo isso, é claro, não virá de graça, mas será fruto do trabalho desenvolvido nos anos anteriores.

O ano favorecerá os projetos mais arrojados, que poderão ser levados adiante, com todas as chances de sucesso. Tais projetos podem ser em qualquer área de atividade ou da vida da Serpente. Com a sensibilidade em evidência, não há como não conseguir realizar tudo aquilo que desejar.

A mulher de Serpente terá satisfações inesperadas no ano do Tigre, graças a seu caráter prático e a sua obstinação. No amor, conhecerá o prazer e a harmonia, encontrando um companheiro adequado.

AS CRIANÇAS

São crianças prestativas, de excelente memória, que devem ser educadas para a reflexão, a fim de não viverem, no futuro, apenas de recordações, sem fazer delas algo prático e útil em suas vidas. Amáveis e bondosas, com gostos e desejos definidos, devem ser treinadas para controlar o gênio forte, capaz de vinganças e violência.

A vontade e a teimosia são marcas registradas de seu caráter que, aliadas à memória, transformam-se em armas de chantagem emocional, se não receberem a devida orientação.

Desenvolver o autocontrole é uma das tarefas mais ingratas para essas crianças, mas isso é muito importante para sua via futura, pois a intransigência pode levá-las a decisões erradas e trazer-lhes aborrecimentos.

PESSOAS IMPORTANTES

Ann Margareth, Abrahn Lincoln, Brahms, Charles Darwin, Edgar Allan Poe, Greta Garbo, Érico Veríssimo, Gandhi, Grace Kelly, Howard Hughes, Henry Ford, Jacqueline Onassis, J. Paul Getty, Jânio Quadros, John F. Kennedy, Mao Tsé Tung, Picasso, Schubert, Matisse, Sartre.

SIGNO DO CAVALO

Nome do Signo em Chinês: MA.

Nome do Signo em Japonês: UMA.

Horas governadas pelo signo: 11:00 às 13:00 horas.

Direção do seu signo: sul.

Mês favorável: dezembro (verão).

Signo zodiacal correspondente: Gêmeos.

Elemento: Fogo.

Polaridade: Yang.

Planeta regente: Marte.

Metal: mercúrio.

Pedras: topázio e magnetita.

Erva: erva-doce.

Perfume: floral.

Cores: amarelo e ocre.

Flor: margarida.

Planta: acácia.

Número de sorte: 5.

Dia de sorte: quarta-feira.

Saúde: o signo rege os órgãos do baixo ventre, inclusive rins, bexiga e aparelho reprodutor.

Yang: a característica marcante é a inteligência viva e aguçada, aliada à capacidade de comunicação e de adaptação dos nascidos sob este signo, pela sua versatilidade.

Yin: o caráter volúvel os torna superficiais e inconstantes. É difícil prever suas reações.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

Os nativos de Cavalo são seletivos quanto a suas amizades, pois sua capacidade intelectual é muito acentuada e detestam o tédio e tudo que for rotineiro e repetitivo. Estão sempre à procura de novos estímulos e novos desafios. Sua natureza é independente, por isso abominam qualquer tentativa de censura ou de dominação. Aparentam inconstância em seus relacionamentos, mas isso dá bem uma mostra de seu temperamento, pois preferem romper uma relação a aceitar se subordinarem a regras e determinações.

No sexo, esse nativo busca a sutileza da sedução muito mais do que a satisfação dos sentidos. Para ele, tudo tem que ter um desafio e oferecer algo mais para o seu intelecto, senão a experiência não terá valido a pena.

A ação faz parte da natureza desses nativos, que encontram no trabalho uma forma de extravasar toda a sua inquietação. É nele que encontram meios de realizar sua ambição, por isso se dedicam com tenacidade, procurando alcançar o sucesso, coisa que não lhes oferece dificuldades.

Suas melhores oportunidades serão sempre encontradas no setor de comunicações, em qualquer nível, graças à força de seu planeta regente, que lhe dá habilidades específicas para isso.

Os nativos de Cavalo se saem bem em qualquer tipo de emprego, dos mais simples aos mais complicados, desde que estejam relacionados à comunicação. Com freqüência você encontrará recepcionistas, carteiros e guias turísticos desse signo.

Na área esportiva também fazem sucesso, já que sua natural disciplina os auxilia a enfrentar treinamentos e outros sacrifícios necessários. Nas profissões liberais, se destacam principalmente no jornalismo, mas podem ser encontrados fazendo sucesso também como veterinários e diplomatas.

Enfrentam sem problemas a carreira artística, destacando-se, pela dedicação e pelo talento no cinema, rádio, teatro, televisão, como atores ou como locutores.

AS FASES DA VIDA

O Cavalo é um ser inquieto, movido por suas paixões. Por isso, as duas primeiras fases de sua vida serão agitadas e a tranqüilidade virá apenas na terceira.

Na realidade, este signo, se souber dosar suas emoções e controlar sua vida sentimental, terá sempre uma existência tranqüila, exceto nos períodos do Cavalo de Fogo, que se repetem a cada cinqüenta anos, sendo que o último aconteceu apenas em 2006. Nesse período, todas as características positivas do signo são obscurecidas pelas negativas, liberadas de forma quase que incontrolável. Quem nasce nesse período tem todas as suas características exacerbadas. Se for de boa índole, será extremamente bom; se for mau, será terrivelmente mau.

Quem nasceu em 1966, por exemplo, é um típico caso de Cavalo de Fogo. Se conhecer alguém nascido nesse ano entenderá o que isso significa.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

Cavalo nascido nas horas do Rato gosta de tudo que é convencional e de viver em sociedade. Sua maior virtude é a lealdade.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

Este Cavalo preocupa-se tanto com a família e com os amigos que consegue manter sob controle sua sensualidade sempre à flor da pele. Determinado e laborioso, atinge seus objetivos facilmente.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

A tenacidade é a virtude maior deste Cavalo, que não desiste diante dos obstáculos. Com a mente aberta e muita astúcia, abre caminho na vida e chega ao sucesso.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

A maturidade privilegia o Cavalo, que a alia a sua independência e a sua franqueza. Tolerante e acessível, tem sempre um ponto de vista seguro e definitivo sobre os assuntos submetidos a ele.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

O reconhecimento virá com certeza para o Cavalo nascido nas horas do Dragão, principalmente porque preserva sua integridade e mantém um padrão de conduta elogiável em todos os sentidos.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

O Cavalo nascido nesse período é esportista e tem um enorme coração, incapaz de guardar rancor, mesmo nas piores derrotas.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

O Cavalo em suas horas é um ser dividido entre a alegria e a vaidade, a felicidade e o convencimento, a extroversão e o capricho. Ama a vida e a natureza como ninguém.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

O Cavalo nascido nas horas de Carneiro é franco demais e não se preocupa muito com os sentimentos alheios, quando leva demais a sério sua franqueza.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

A capacidade de trabalho com determinação é a virtude desse nativo, marcado pela ambição e pelo realismo de suas posições.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

Basta dar autonomia ao Cavalo das horas do Galo para que ele assuma suas obrigações com competência e muita garra para atingir seus objetivos.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

Quem precisar de um amigo para todas as horas deve procurar o Cavalo nascido nas horas do Porco, pois ajudar os outros é um de seus principais objetivos ba vida.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

O materialismo e a ambição excessivas podem fazê-lo não se preocupar muito com os outros.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; Os dois signos têm muita coisa em comum, inclusive uma forte atração sexual, além da paixão pela liberdade e a valorização de tudo que for ligado ao intelecto. Talvez por isso, justamente, é que essa ligação exija tanto esforço e maturidade de ambos para dar certo. Se isso ocorrer, será sempre muito desafiadora.

BOI: Para dar certo, é preciso que haja uma afinidade muito grande entre eles, de forma que um complemente o outro, já que são tão distintos. Como ambos têm uma capacidade muito grande de ceder, principalmente no aspecto sexual, o relacionamento pode ser bastante promissor.

TIGRE: O Cavalo consegue encantar o Tigre com sua inteligência, sua mania de perfeição, além de saber ser um bom ouvinte. Se o Tigre souber deixar que o Cavalo manifeste livremente suas opiniões, sem querer tolhê-lo, há uma grande chance de sucesso, uma vez que no campo sexual existe uma afinidade muito grande.

COELHO: A necessidade de uma pessoa forte que os dois signos manifestam pode ser um trunfo no aspecto sexual, onde se completariam. O jeito de ser introspectivo e conservador do Coelho, muitas vezes aparentando até indiferença, é insuportável para o Cavalo.

DRAGÃO: É preciso muita maturidade e discernimento desses dois signos para que haja uma união satisfatória, pois inicialmente eles se surpreenderão profundamente apaixonados. À medida que conviverem, o Cavalo perceberá que o Dragão não o acompanha intelectualmente, inclusive nas relações sexuais, onde ele exige um pouco mais do que o aspecto físico.

SERPENTE: A Serpente valoriza o aspecto doméstico, coisa que não se enquadra no modo de ser do Cavalo. A teimosia natural dela vai se chocar com a importância que ele dá ao sexo intelectualizado, podendo ofendê-la com suas posições ou ponderações.

CAVALO: Os nativos desse mesmo signo têm tudo para se completarem um ao outro, em todos os aspectos, intelectual e sexual. Não há como falhar.

CARNEIRO: Não é uma relação fácil, embora possível, se superados alguns obstáculos. O Cavalo resiste diante dos hábitos domésticos do Carneiro, que não consegue se fazer entender, embora acrescente um pouco de romantismo à relação. Carneiro é muito mais sentimental que o Cavalo, facilitando uma afinidade no aspecto sexual.

MACACO: Precisam encontrar um ponto comum de afinidade para dar certo, já que os dois adoram desafios. Sem esse fator de união, a relação é sempre muito complicada e conflituosa.

GALO: Esta é uma ligação que tende a ser forte, mas passageira na maioria das vezes, pois o Galo não consegue acompanhar intelectualmente o parceiro e este é muito crítico em suas posições.

CÃO: É, com certeza, a melhor ligação para os nativos do Cavalo. Une-os uma agradável mescla de sentimentalismo e intelectualidade, que torna tudo satisfatório, principalmente no sexo.

PORCO: O Porco é possessivo e ciumento, indo de encontro à natureza do Cavalo, que não prima pela fidelidade. O Cavalo anseia por intelectualidade e detesta rotina e dominação. Os conflitos serão sempre constantes.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Cavalo de Terra: A cautela é o seu lema principal e sabe onde quer chegar. A honestidade é seu principal guia e sabe equilibrar muito bem suas emoções, não as demonstrando. Prefere tudo que seja prático.

Cavalo de Metal: Apesar de um enorme senso de responsabilidade, é muito difícil conseguir manter alguém desse signo muito preso a convenções e limitações. A liberdade exerce uma atração muito grande nele e por ela será capaz de travar batalhas memoráveis.

Cavalo de Madeira: Aprecia a liberdade, mas sabe dosar as coisas e manter uma vida social agitada e prazerosa. E é um anfitrião perfeito. É eloqüente e capaz de convencer as pessoas.

Cavalo de Fogo: Oscila entre extremos, mostrando carisma por um lado e egoísmo, por outro. Quando deseja alguma coisa, nada pode a ficar em seu caminho. Fatalmente ele conseguirá o que deseja.

Cavalo de Água: O caráter descompromissado torna-o muito agradável, pois preferesacrificar tudo em troca de sossego e companhia. É muito correto em seus compromissos,

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O CAVALO

O ano do Tigre normalmente é um ano de realizações para os nativos de Cavalo que trabalharem com comunicação, principalmente na área de jornalismo. Outras atividades também estarão privilegiadas, mas nem tanto quanto aquelas ligadas à comunicação.

Não é difícil conviver com um nativo de Cavalo. No ano do Tigre, tornam-se ainda mais familiares e amigáveis, consolidando seus relacionamentos com facilidade e atraindo novos. Com um astral altamente positivo, o Cavalo precisará apenas administrar sua tranqüilidade e sua felicidade neste ano.

A mulher, mais do que nos outros anos, será polarizadora de atenções na família e no trabalho e saberá transmitir a todos um pouco de sua luz interior, na forma de carinho e atenção. Maridos e filhos viverão um excelente período com uma esposa e mãe de Cavalo.

AS CRIANÇAS

As crianças de Cavalo têm um a natureza um tanto complicada, para quem não se dedicar a entendê-las. Ansiosas, sedentas de liberdade, dificilmente se sujeitam a regras indiscriminadas, sendo levadas mais pelo diálogo e pela bondade do que por qualquer meio de intimidação.

Para fazê-las felizes é preciso mantê-las ocupadas, com tarefas variadas e desafiadoras, disciplinando-as, no entanto, para que sempre levem até o fim cada trabalho iniciado.

Permanentemente em movimento, têm intensa atividade mental, muitas vezes incomodando professoras que não entendem sua rapidez de raciocínio. Enquanto muitos se debruçam sobre um problema, a criança de Cavalo já os resolveu e precisa de um novo desafio para se manter quieta em seu lugar.

Devem ser observadas e corrigidas, caso se deixem levar pela imaginação fantasiosa, mentindo ou faltando com a verdade.

PESSOAS IMPORTANTES

Barbara Streisand, Billy Graham, Duque de Windsor, Franklin D. Roosevelt, João Goulart, Louis Pasteur, Leonard Bernstein, Leonid Brezhnev, Marco Túlio Cícero, Neil Armstrong, Nikita Khrushchev, Paul McCartney, Raquel Welch, Walmor Chagas, Isaac Newton, Manuel Bandeira.

SIGNO DO CARNEIRO

Nome do Signo em Chinês: YANG.

Nome do Signo em Japonês: RHITUJI.

Horas governadas pelo signo: 13:00 às 15:00 horas.

Direção do seu signo: sul-sudoeste.

Mês favorável: janeiro (verão).

Signo zodiacal correspondente: Câncer.

Elemento: Fogo.

Polaridade: Yin.

Planeta regente: Marte.

Metal: prata.

Pedras: esmeralda.

Erva: rosa-branca.

Perfume: rosa.

Cores: branco e prateado.

Flor: Lírio.

Planta: abismo.

Número de sorte: 2.

Dia de sorte: segunda-feira.

Saúde: o signo governa os extremos do tronco, inclusive aparelho genital, intestino grosso e reto.

Yang: a bondade, a disponibilidade para ouvir e atender com a mais completa atenção. Sensibilidade para ouvir e muita imaginação.

Yin: capta com muita facilidade as influências negativas das pessoas, absorvendo problemas alheios. Pode ser muito caprichoso e improdutivo.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

A bondade é o lema desses nativos, pois abominam o sofrimento alheio, procurando fazer de tudo para auxiliar e minorar a dor dos que sofrem. Isso os torna normalmente simpáticos e populares, atraindo a gratidão e o reconhecimento muito mais do que a inveja daqueles que não conseguem imitar seu desprendimento.

Têm uma tendência a se apegar às coisas do passado, principalmente em função de uma memória privilegiada e detalhista. Esses nativos não contam fatos, eles historiam fatos. Sensíveis e sentimentais, eles exigem carinho e atenção das pessoas que amam e no sexo podem ser muito criativas, desde que se sintam à vontade. A resistência às asperezas do caminho é uma característica deles, que enfrentam toda sorte de obstáculos, para alcançar seus objetivos.

O instinto protetor dos nativos desse signo lhes dá um dom especial para lidar com pessoas, saindo-se muito bem em todo tipo de trabalho que tenha contato direito com o público.

Os desafios que possam desmotivar os demais, soam para o Carneiro como motivação. Para encará-los e vencê-los, no entanto, precisam contar com uma retaguarda estruturada e permanente, onde se apoiar.

Atividades ligadas à água fascinam esses nativos, podendo ser nadadores, pescadores, marinheiros e mergulhadores. Outras, ligadas ao atendimento direto aos que sofrem também os atraem, como padre, médico, enfermeiro, nutricionista, pedagogo e professor.

É no contato direito com o público, no entanto, onde se descobrem e onde revelam seus talentos, trabalhando com excelentes resultados em vendas, promoções de festas, hotelaria e cozinha.

Quando se aventuram numa carreira artística, a sensibilidade explode e extravasa em suas obras, tanto na pintura, como na música, na poesia e na prosa, onde conseguem retratar com maestria e ternura as cenas mais comuns do cotidiano.

AS FASES DA VIDA

Carneiro tem uma vida sentimental agitada, já a partir do final da primeira de sua vida. Vive, por isso, metendo-se em encrencas, mas têm uma sorte incrível, pois consegue sair ileso de todas elas.

Muito cedo quer a sua independência e não hesita em sair da casa de seus pais para seguir seu próprio destino. Muitas vezes faz isso em função de envolvimentos amorosos, sempre em evidência em sua vida.

Durante a segunda fase de sua existência, trabalhará para conseguir a tranqüilidade material de que necessita para se dedicar às coisas que mais gosta de fazer. Se encontrar

o trabalho correto ou a profissão indicada, terá uma velhice sossegada e livre de preocupações financeiras.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

Carneiro nascido nas horas do Rato detesta a rotina e luta com todas as suas armas para fugir dela. Sua natureza brilhante exige movimento e atividade constantes.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

Sua sensibilidade para auxiliar ao próximo é extremada, mas sabe discernir entre os necessitados e os aproveitadores.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

Embora muito atento ao que se passa ao seu redor, pode ser interpretado como ingênuo e crédulo, se não souber se impor.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

O Carneiro das horas do Coelho não consegue ficar de boca fechada, muitas vezes prometendo o que não pode cumprir. Adora a vida com a mesma intensidade com que tem medo da morte.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

A indolência é um dos piores defeitos deste Carneiro, que não tem a necessária visão nem a perseverança dos demais para perseguir seus objetivos, mais sonhando do que realizando.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

É o mais conservador dos Carneiros e o que mais se apega ao passado e às tradições, fugindo de tudo que é moderno. Junta a isso uma boa dose de teimosia e orgulho próprio.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

Um dos nativos de mais personalidade deste signo, pois é fiel, confiante em seu potencial, com magnetismo pessoal e simpatia.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Este nativo de Carneiro precisa ter todas as respostas a suas questões, não aceitando aquelas que são superficiais. Seu modo de ser interrogativo perturba as pessoas.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

Leva a teimosia até as últimas conseqüências quando acredita que está certo ou quando alguma coisa atrapalha seus planos. Pode transformar qualquer relacionamento num inferno por isso.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

Esses nativos precisam de tarefas desafiadoras, ou não se mantém no emprego. Nada do que é fácil demais ou tenha que ser feito de modo mecânico pode satisfazê-los.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

A intuição e a solidariedade desse Carneiro são muito fortes, principalmente quando assume o comando de alguma atividade, pois sabe como tratar com as pessoas, sem magoá-las.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

Pela sua natureza amistosa e popular, este nativo do Carneiro corre o risco de ser alvo de calúnias e traições por parte de pessoas próximas, que se disfarçam de bajuladores.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; Carneiro é totalmente o oposto do Rato, que é apaixonado pelas novidades e pelas experiências, fugindo a todo tipo de rotina. Sexualmente sonhador e sentimental, o Carneiro seguramente se chocará com as posições avançadas do Rato em relação ao sexo. Só maturidade e um ponto em comum para dar certo.

BOI: A dão à questão sexual o mesmo valor e isso traz uma possibilidade de sucesso, mas apenas nesse aspecto. A excessiva preocupação do Carneiro com aspectos domésticos tolhe a liberdade do Boi, apesar da fidelidade e de sua natureza conservadora.

TIGRE: Carneiro não vê com bons olhos a natureza reformista do Tigre, muitas vezes interpretando isso como uma paranóia. Mais conservador, o Carneiro não entende o que há de mal com o culto ao passado e com as coisas tradicionais, negadas pelo Tigre.

COELHO: O Coelho dá ao Carneiro a segurança que necessita para vivenciar a família e o lar. Este, por sua vez, dá ao outro signo a compreensão de que necessita. É no terreno sexual que o relacionamento pode ganhar cores ardentes e impetuosas.

DRAGÃO: Enquanto Carneiro está voltado totalmente para o lar

e o ambiente doméstico, o Dragão está voltado para o ambiente esterno, onde estão as experiências e os acontecimentos que o atraem. Não há como evitar os conflitos, inclusive sexualmente.

SERPENTE: A Serpente adora o lado caseiro e carinhoso do Carneiro, que sabe como ninguém agir com sinceridade e fidelidade, sem tentar modificá-la ou dobrar-lhe a espinha. No sexo ela saberá como agradar o Carneiro, usando sua imaginação para satisfazê-lo.

CAVALO: Carneiro não encontra segurança com Cavalo e este jamais se deixará confinar no ambiente doméstico. A infidelidade, característica da natureza de Cavalo, se encarregará de ferir a sensibilidade e o lado sentimental e romântico do outro signo, provocando rupturas conflituosas e doloridas.

CARNEIRO: O excesso de sentimentalismo, de apego ao passado e de teimosia pode tornar essa relação extremamente desgastante para ambos, apesar de serem os dois afetuosos, românticos e carinhosos. No sexo se entendem maravilhosamente bem.

MACACO: O orgulho próprio sempre presente para o Macaco vai se chocar com a teimosia e com as constantes recordações do passado feitas pelo Carneiro. Inicialmente promissora, a relação poderá descambar para memoráveis discussões, onde orgulho e teimosia se baterão até o fim dos tempos.

GALO: Os dois são apegados à família, aos amigos e aos entes queridos. Como cada um dedica aos seus uma atenção especial, podem ficar em falta um com o outro. Sexualmente são compatíveis, pois não priorizam o sexo em seus relacionamentos.

CÃO: O Cão supre as necessidades do Carneiro, mas este não consegue acompanhálo, principalmente no aspecto sexual. O Cão é dado a práticas pouco convencionais e o Carneiro é conservador.

PORCO: A possessividade e o ciúme do Porco enche o caseiro Carneiro de segurança. A fidelidade e o apego ao ambiente familiar do Carneiro agrada seu parceiro, mas é no sexo onde conseguem uma das mais perfeitas uniões de todo o Horóscopo Chinês.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Carneiro de Fogo: A melhor definição para esse Carneiro é a palavra artista. Como todo artista, pode se dar ao luxo de ser extravagante e cheio de fantasias. As coisas mundanas e prosaicas não fazem o seu gênero. Precisa de público para se sentir feliz.

Carneiro de Terra: Diferencia-se dos demais porque, mesmo tendo um senso estético e artístico muito desenvolvido, também tem habilidades para as coisas práticas da vida, como administrar seus bens e cuidar de sua própria contabilidade.

Carneiro de Metal: É mais objetivo do que os outros, mas não tão popular, porque procura ser muito seletivo na escolha dos seus amigos. Aprecia o belo e o luxo.

Carneiro de Madeira: Pode ser confundido com uma pessoa ingênua com freqüência, por ser muito desprendido e popular. Seu lado místico é um dos mais desenvolvidos. Aprecia o contato com a natureza.

Carneiro de Água: É o mais frágil dos elementos do seu signo e com freqüência se sente ameaçado, talvez por sua docilidade e por sua natural insegurança. Precisa se amigos e pessoas fortes ao seu lado.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O CARNEIRO

Se o ano passado lhe foi particularmente difícil, chegou a hora do Carneiro colher os frutos do que cultivou arduamente nos últimos tempos. A saúde, as finanças, os amores, a família e o trabalho estarão privilegiados e as forças astrais estarão canalizadas sobre ele, proporcionando-lhe o que lhe foi negado nos últimos tempos.

Para aqueles que já desfrutam de um relacionamento, o ano trará união, paz e harmonia. Para quem está brigado com a pessoa amada, o ano promete reconciliações. Para quem está sozinho, o ano trará a companhia certa e há muito esperada.

Segundo os sábios chineses, o ano do Tigre é, com freqüência, o melhor ano de todos para os nativos de Carneiro. O homem terá sucesso e as mulheres serão o centro das atenções, experimentando prazeres e vivendo emoções que nem sonhavam existir. É o ano da redenção do Carneiro.

O importante é estar atento para as facilidades que surgirão, não se deixando deslumbrar, mas aproveitando ao máximo o que o ano lhe traz.

AS CRIANÇAS

As crianças de Carneiro podem ser teimosas e voluntariosas se não forem conduzidas corretamente, em função de seu gênio sensível. Quando entendidas e tratadas com bondade, são respeitadoras e obedientes.

Normalmente não causam dificuldades para pais e professores desenvolverem todo o seu potencial, onde se ressalta a memória prodigiosa e a mente brilhante e o gosto pela leitura. Devem ser orientadas para leituras atuais, sem descuidar do conhecimento da história e dos fatos passados, não permitindo que estes sejam a tônica de sua atenção.

Gostam da vida ao ar livre e devem ser incentivadas às brincadeiras naturais que consumam suas energias. Controlar seus horários e não permitir que atividades estáticas, como televisão e videogames, tornem-nas indolentes e preguiçosas é o grande desafio para as mães dos nativos de Carneiro.

PESSOAS IMPORTANTES

Antônio Conselheiro, Andy Warhol, Bobby Fisher, Billie Jean King, Catherine Deneuve, Dino de Laurentis, Getúlio Vargas, John Denver, Miguel de Cervantes, Mohammad Ali, Michelângelo, Oscar Niemayer, Rodolfo Valentino, Roberto Carlos e Sr. Laurence Olivier.

SIGNO DO MACACO

Nome do Signo em Chinês: HÓU.

Nome do Signo em Japonês: SARU. Horas governadas pelo signo: 15:00 às 17:00 horas. Direção do seu signo: oeste-sudoeste. Mês favorável: fevereiro (verão). Signo zodiacal correspondente: Leão. Elemento: Metal. Polaridade: Yang. Planeta regente: Vênus. Metal: ouro. Pedra: rubi. Erva: cravo. Perfume: sândalo. Cores: amarelo, laranja e dourado. Flor: girassol. Planta: carvalho. Número de sorte: 1. Dia de sorte: domingo. Saúde: este signo rege os músculos e a região do quadril, inclusive a parte superior

das coxa.

Yang: a simpatia constante, a intuição sempre muito desenvolvida. Franqueza, justiça e honradez, além do otimismo. Gosto pelo luxo e pelas facilidade.

Yin: o orgulho pode se tornar exagerado, descambando para o menosprezo. Pode apelar para a violência, quando provocado.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

Generosos e magnânimos, os nativos desse signo sabem se conduzir em qualquer tipo de situação, saindo-se bem de todas elas, a despeito de toda e qualquer adversidade. A honradez e a honestidade marcam seus atos e apreciam isso nas pessoas com quem se relacionam. Expressam sua bondade com todos que os cercam, desde que nenhum deles tente tolher sua liberdade. Se o fizer, vai encontrar, com certeza, um inimigo poderoso e imbatível pela frente.

Se for preciso, podem ser vingativos mas sabem se manter afastados de todo tipo de confrontação e de inimizades. Sua natureza superior desperta respeito e encanto nas pessoas. Eles sabem usar sua personalidade cativante e envolvente para fazer com que portas se abram e pessoas os recebam, ouvindo-os e atendendo-os.

Extremamente ativos sexualmente, dão a isso uma importância muito grande, quase a nível de necessidade, o que os torna os mais sedutores e atraentes de todos os signos.

Realizam-se quando ocupam posições de comando. É nelas que seu poder natural de encantar e seduzir as pessoas se revela, aliado a um senso prático e organizado acima da média.

Exigem a mesma qualidade de desempenho de seus subordinados e jamais permanecem num emprego por muito tempo, se o chefe ou o patrão não forem do mesmo nível ou superior.

Se necessário, toleram um emprego, mas certamente não por muito tempo, caso não encontrem nele desafios nem um meio de se evidenciar e galgar posições mais destacadas.

Trabalhos considerados menores ou inferiores jamais são realizados por eles. Exigem mais de si e necessitam demonstrar seu potencial para se sentirem satisfeitos.

Aceitarão trabalhar com vendas e relações públicas, onde podem exibir seu carisma, desde que possam encontrar desafios e uma carreira a ser consolidada.

O trabalho é fonte de realização para esses nativos, mas são profissionais e sabem se valorizar. Se não houver a perspectiva de uma renda adequada, o desafio não terá sentido para eles.

Com freqüência são encontrados nas seguintes profissões: esportista, pára-quedista, piloto, tenista, empresário, joalheiro, advogado, político, cirurgião, professor universitário e antiquário.

Nas artes, interessam-lhes o aspecto utilitário e rentável do setor. Podem ser atores de fama, mas acabarão, cedo ou tarde, indo para a direção ou a produção, onde se sentem mais à vontade mandando e comandando, do que recebendo ordens.

AS FASES DA VIDA

A primeira parte da vida do Macaco é normalmente muito feliz, com acontecimentos que lhe trazem alegria e despreocupação. Na segunda fase, porém, sua natureza brilhante o fará buscar destacar-se a todo custo, não hesitando em se meter na política ou arriscar-se em operações vultuosas.

Em todas elas demonstrará sua agilidade mental e sua astúcia, mas pode ser envolvido por pessoas inescrupulosas.

A sua ambição e a sua necessidade de atenção e de realização, se não forem bem direcionadas na infância, podem levá-lo a problemas de difícil solução, mesmo para alguém com tanta sagacidade como ele. Em função disso, se não souber controlar suas paixões, poderá ter uma velhice solitária e triste.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

O nativo do Macaco não entra num jogo ou num negócio para perder. Para ter sucesso deve estar atento às oportunidades.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

Pela sua sinceridade e pela sua posição, devem se preocupar com o que assinam, pois podem ser induzidos a fazer o que não querem, participando de atos ilícitos.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

O negócio de compra e venda de veículos não será o forte deste nativo. Bem relacionado comercialmente, não conseguirá o mesmo em relação às amizades sinceras.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

O Coelho empresta uma certa ingenuidade ao Macaco, tornando-o vítima fácil de prejuízos. Precisa ser um pouco mais realista e malicioso no seu modo de ver os outros.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

Sempre prestativo, o Macaco das horas do Dragão não espera mais do que um agradecimento e um sorriso para se dar por feliz.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

O orgulho e a independência se tornam muito fortes nesse nativo, que não confia muito na capacidade alheia e prefere fazer as

coisas a sua maneira.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

A percepção e a inteligência do Macaco das horas do Cavalo são incríveis, pois ele é capaz de assimilar de imediato um assunto novo ou um novo conhecimento. Ágil e sagaz ao extremo.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Aqui está o Macaco capaz de assumir responsabilidades enormes, sem medo se perder, graças a sua capacidade de organização. Não se abate diante dos obstáculos.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

Um certo espírito aventureiro marca o Macaco nativo em suas horas. Viagens longínquas o fascinam. O seu sucesso é lento, mas constante e certo.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

Metódico e disciplinado, submete as pessoas sob suas ordens ao mesmo sistema. Não é de poupar, mas de aproveitar o dinheiro.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

Este é um Macaco ambicioso, dado a paixões violentas e muito severo em suas atitudes. Sua austeridade e ponderação, no entanto, tornam-no hábil administrador em tarefas delicadas.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

O nativo dessas horas jamais cometerá um erro levado pela pressa ou pela preguiça. Não sofistica suas ações nem usa de atalhos. Seu trabalho pode ser lento, mas é seguro e garantido.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; O Rato defende, antes de qualquer coisa, a liberdade, assunto que agrada sobremaneira o Macaco, pondo ambos à vontade dentro de um relacionamento. Sexualmente têm uma afinidade muito grande, inclusive características suficientes para não deixar a monotonia imperar. Relação rica e sempre desafiante para ambos.

BOI: A vaidade do Macaco faz com que exija atenção constante, coisa que não interessa muito ao Boi, mais preocupado com sua auto-afirmação. O Macaco seguramente vai interpretar isso como desinteresse e se afligir, principalmente no aspecto sexual, onde a inadequação será mais evidente ainda.

TIGRE: O Tigre exige exclusividade, coisa que o Macaco não poderá lhe dar, pois preserva sua própria individualidade. No sexo os dois signos podem se completar, mas será muito pouco para garantir a durabilidade de qualquer relação, principalmente quando passar a atração inicial.

COELHO: O jeito de ser do Macaco o deixará a vontade na companhia do Coelho, reservado e retraído, recompensando-o com uma vida sexual intensa e movimentada. Para ambos pode ser ma relação onde se complementem totalmente.

DRAGÃO: Aqui se chocam duas personalidades muito fortes, impulsivas, egoístas e orgulhosas. Os conflitos e as disputas pelo poder ou pelo comando da relação serão constantes, pois nenhum deles aceitara se submeter ao outro. Superando essa delicada questão, a afinidade sexual auxiliará no sucesso dessa união.

SERPENTE: A teimosia e o orgulho próprio da Serpente será o principal obstáculo, nessa relação onde se juntam duas personalidades muito fortes. Viável sexualmente, se a Serpente ceder.

CAVALO: O Cavalo não encontrará no Macaco a companhia estimulante e intelectual que busca, enquanto que este não aceitará de forma alguma a possessividade que este lhe exigirá. No campo sexual, nenhuma afinidade mais profunda para compensar.

CARNEIRO: A preocupação excessiva do Carneiro com o lar o torna incapaz de acompanhar o ritmo alucinante e vibrante do Macaco, que dificilmente se deixará prender ao ambiente doméstico. No sexo não haverá maiores encantos nem atração.

MACACO: Teoricamente, a união de dois elementos desse mesmo signo tem tudo para dar certo, o que só não ocorre quando um deles é orgulhoso em excesso, centralizando o comando e desejando ser o centro das atenções. Os conflitos serão inevitáveis.

GALO: A natureza simples do Galo será duramente testada pelo orgulho excessivo do Macaco, que não lhe dará tréguas, podendo até usar a humilhação como arma para dominar, principalmente no aspecto sexual.

CÃO: São dois signos considerados incompatíveis em todos os sentidos. O Cão é sensível artisticamente falando, tendendo à fantasia. O Macaco não consegue nem tentar ser sonhador e romântico. No sexo, exigirão mais do que o outro pode dar.

PORCO: Orgulho e vaidade do Macaco versus o ciúme possessivo do Porco: o resultado dessa disputa é altamente imprevisível, apesar da compatibilidade sexual, que não será suficiente para manter a união em harmonia.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Macaco de Madeira: Curioso e ambicioso, este Macaco está sempre inquieto, trabalhando e tentando se dar bem na vida e atingir um objetivo que sempre se mostra distante. Seu sucesso pode torná-lo um tanto arrogante e superior.

Macaco de Fogo: É o mais agitado de todos os de seu signo, com uma criatividade fantástica e um poder de realização superior, graças a sua força de vontade. Nada há que possa resistir a sua persistência, mas costuma pensar muito mais em si do que nos outros.

Macaco de Terra: Inteligente e objetivo, esse Macaco não tem a inquietação comum de seus demais irmãos, fazendo da calma uma característica toda sua e toda especial.

Macaco de Metal: Seu magnetismo só é suplantado pela sua extrema habilidade para lidar com dinheiro, administrar bens e fazer sucesso. Não se fia muito na palavra dos outros e é muito confiante.

Macaco de Água: Como todos os nativos do Elemento Água, é extremamente sensível, mas sabe ser sociável, transmitir segurança e convencer pessoas.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O MACACO

Este é um ano importante para o Macaco, pois representa a sua chance de chegar à maturidade, resgatando seus carmas passados e passando para uma etapa mais produtiva e feliz de sua vida. As oposições serão freqüentes, testando uma de suas deficiências: a falta de paciência. Cuide de seu dinheiro com especial atenção.

Essa preparação é importante, pois, fragilizado astralmente, conhecerá cara a cara seus inimigos, que poderão não mais temê-lo. Se isso ocorrer, é o momento de submeter-se, recolher-se e esperar o momento certo para retomar o que lhe pertence. Se algo assim acontecer, a família será o apoio e o consolo para superar a fase.

AS CRIANÇAS

São crianças brincalhonas, boas de coração, sensíveis, que necessitam de atenção e carinho para mostrarem suas melhores qualidades. Se tratadas com rispidez, revelam sua natureza desobediente e manhosa, que as torna intratáveis.

Em sua educação não podem faltar atividades e tarefas variadas e ao gosto delas, sob pena de dedicarem toda a sua energia e engenhosidade em artes e traquinagens.

Nos estudos não se destacam, por isso precisam ser conduzidos com paciência e bons exemplos, tanto quanto devem ser preparadas para tomar suas próprias decisões, sem se deixar envolver pelas outras pessoas.

PESSOAS IMPORTANTES

Antônio Carlos Gomes, Amadeo Modigliani, Charles Dickens, Chico Buarque de Holanda, Duquesa de Windsor, Edward Kennedy, Eleonor Roosevel, Frederico Felini, Gauguin, George Byron, John Milton, Leonardo da Vinci, Mick Jagger e Oswaldo Cruz.

SIGNO DO GALO

Nome do Signo em Chinês: JI.

Nome do Signo em Japonês: TORI.

Horas governadas pelo signo: 17:00 às 19:00 horas.

Direção do seu signo: oeste.

Mês favorável: março (outono).

Signo zodiacal correspondente: Virgem.

Elemento: Metal.

Polaridade: Yin.

Planeta regente: Vênus.

Metal: níquel.

Pedras: ágata e turmalina.

Erva: sabugueiro.

Perfume: gardênia.

Cores: azul-marinho e verde.

Flor: verbena.

Planta: laranjeira.

Número de sorte: 5.

Dia de sorte: quarta-feira.

Saúde: o signo influencia os ossos em geral, os joelhos e todas as articulações em particular e o fígado.

Yang: o Galo prima pela boa educação, pelo refinamento e pela polidez, impondo seu espírito ordeiro e pacato. Afável e fiel, tornando-se uma excelente companhia.

Yin: desejo exagerado de perfeição, levando ao pessimismo e à melancolia e à insatisfação consigo mesmo. Falador e egocêntrico.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

O que move esses nativos é a busca pela perfeição, principalmente no plano espiritual, já que os aspectos materiais e os bens em geral não chegam a fasciná-los, pois normalmente alcançam isso com certa facilidade, graças a uma capacidade de ganhar dinheiro espantosa, pois dedica-se de corpo e alma ao que faz.

A inteligência e a disciplina interior, aliadas a um espírito observador e crítico, inclusive quanto aos próprios sentimentos, por um lado encanta e causa admiração, mas a timidez e a retração quanto a suas emoções os torna um tanto problemáticos no amor e no sexo.

A novidade os fascina e a alegria e o entusiasmo são seus motivadores. Nada pior para eles que uma crítica infundada ou uma agressão sem motivo. Nesses momentos, podem se tornar cruéis e vingativos, mas não conseguem manter um ressentimento por muito tempo. Tudo é coisa de momento, por isso é preciso respeitar seus sentimentos. O troco pode ser imediato.

São realistas quanto a suas possibilidades e limitações, por isso não se arriscam demais, preferindo o trabalho lento, metódico, mas constante para alcançar seus objetivos. No amor e no sexo precisam ser convenientemente estimulados. Caso contrário, não são do tipo romântico e sensual espontaneamente.

Os nativos de Galo são detalhistas e meticulosos e nisso reside as suas grandes chances de sucesso. Quando encontram trabalhos que exigem essas qualidades, revelam todo o seu potencial. Por isso são encontrados em áreas que trabalham com pesquisa, onde o conhecimento das minúcias é de suma importância.

Poderão se dar bem trabalhando em bibliotecas, arquivos, relojoaria, mecânica de precisão, polícia e ciências em geral. Seu lado esportivo se revela no ciclismo, tênis, artes marciais e ginástica.

Farão carreira como em enfermaria, pediatria, nutrição, botânica e magistério. Nas artes, farão sucesso em tudo que exigir trabalho minucioso, como artesanato, desenho, pintura e escultura.

AS FASES DA VIDA

As fases da vida do Galo terão tudo, menos monotonia e espera. As coisas acontecem com muito dinamismo para ele, mas isso vem de forma extremada. Uma hora conquista tudo, outra hora nada tem. Isso ocorre em todos os campos de sua vida, tanto no material quanto no espiritual, na vida familiar, sentimental, amorosa e sexual.

O galo é afeito ao desafio. Desde a primeira fase de sua vida dedica-se a algum tipo de atividade que lhe tome o tome e lhe traga satisfações e resultados.

Após as duas primeiras fases cheias de alternâncias, sempre chega à velhice com tranqüilidade e tempo para gozar o que conquistou. A felicidade é certa em suas vidas, podendo vir um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

A impressão que transmite é a de uma pessoa sossegada, mas, no fundo, isso apenas reafirma sua incapacidade de monstra sentimentos, acirrada pela influência do Rato.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

Foge da ostentação e do luxo, não por falta de recursos para isso, mas por sua natureza despojada. Procura estimular sua mente com práticas místicas.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

O Galo nas horas do Tigre desafia as pessoas a fazê-lo expressar seus sentimentos, onde ele tem muita dificuldade. Tem a percepção aguçada, é trabalhador e detesta os indolentes.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

O Galo das horas do Coelho é um tanto inconstante em sua vida social, podendo estar em evidência hoje e no ostracismo amanhã. Não se preocupa com esse tipo de coisa.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

O Galo nascido nesse período é extremamente observador e analítico, possuindo uma memória prodigiosa, o que lhe dá um certo domínio sobre as demais pessoas.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

Esse nativo não se deixará prender por nada, preferindo viagens

longas à monotonia. Com isso pode deixar de lado seus negócios e sofrer decepções e prejuízos.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

Reservado, jamais confia no primeiro momento, preferindo observar e analisar as pessoas, antes de dar-lhes crédito ou se deixar envolver por elas.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

O Galo nascido nas horas do Carneiro não prima pela tenacidade nem pela esperteza, sendo dominado pela sua própria timidez.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

Este nativo é o insaciável aprendiz, estando sempre atento e receptivo para aprender novos conhecimentos. Nada escapa ao seu olhar observador.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

O Galo nascido no seu próprio período tem suas características exacerbadas, pois sua personalidade é tão forte que pode ser perigosa, se confrontada ou contrariada. Beira a genialidade.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

Este Galo não consegue se mostrar cruel nem prejudicial aos outros. O respeito que nutre a todos os seres humanos o fazem um ser sensível e amado pela sua bondade.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

O Galo nascido nas horas do Porco não se prende ao passado, pois o fascina tudo que é avançado e fora dos padrões comuns. Costuma estar sempre um passo à frente de seu tempo.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; A jovialidade do Rato e seu jeito extrovertido vão conseguir despertar no Galo seu lado ciumento, tornando-o inseguro e instável. Em troca, jamais permitirá ao Rato a liberdade que ele tanto preza, tentando controlá-lo. Mesmo que o Galo use todos os seus recursos no campo sexual, dificilmente terá sucesso.

BOI: O Galo entende como ninguém a natureza fechada do Boi, principalmente seu desejo de demonstrar do que é capaz. A preocupação deste com o futuro dá ao Galo a segurança que ele necessita para ser feliz. No aspecto sexual ambos têm uma afinidade muito grande.

TIGRE: Tigre vive à procura de uma pessoa que compartilhe com ele sua sede de inovações. Em pouco tempo, porém, o Galo vai se cansar desse obsessivo desejo de reformar o mundo. Passado a fase do ardor sexual, pouco restará para manter a relação.

COELHO: Embora de natureza simples e despojada, o Galo é muito crítico e essa sua natureza vai se chocar com o retraimento do Coelho e sua necessidade de se interiorizar. Na atividade sexual também serão sensíveis as diferenças entre os dois.

DRAGÃO: O temperamento forte e dominador do Dragão com certeza vai sufocar o Galo, sem considerar que suas personalidades são distintas e incompatíveis. Incompatíveis sexualmente.

SERPENTE: O Galo talvez seja o único a compreender a teimosia da Serpente, tratando-a com tolerância e mantendo-a em equilíbrio com sua sinceridade e sua fidelidade. No sexo, após um certo período de adaptação, encontrarão seu próprio ritmo.

CAVALO: O Cavalo jamais encontrará no Galo a companhia forte e intelectual que ele procura. O Galo exige sinceridade e fidelidade, coisas que não são muito bem trabalhadas pelo Cavalo. Sexualmente, as fantasias do Cavalo jamais serão compartilhadas pelo Galo.

CARNEIRO: Carneiro busca numa relação, antes de mais nada, segurança, coisa que jamais encontrará no Galo, que não terá nele, em contrapartida, a pessoa forte de que necessita para se manter. Sexualmente será uma relação fria e sem inspiração.

MACACO: O orgulho e a vaidade do Macaco necessita de constante adulação. Como o Galo tem uma dificuldade enorme de demonstrar seus sentimentos, não conseguirá atendê-lo e isso também se estende em relação ao sexo, onde a incompatibilidade é total.

GALO: A dificuldade do signo em expressar sentimentos condena essa relação ao fracasso. Sexualmente não encontram base nem suporte para a ligação, o que a desaconselha totalmente, pela presença constante de um certo desinteresse de ambos.

CÃO: A princípio o Cão, que aprecia o desafio das conquistas, verá no Galo um pretendente muito interessante. O tempo, no entanto, se encarregará de mostrar-lhe o quanto se enganou a respeito. Além disso, o Cão jamais garantirá sua fidelidade/

PORCO: Por mais que o Galo tente, o ciúme possessivo do Porco será o empecilho maior à relação. Há clara discordância entre os dois signos, causadora de conflitos de opinião e de interesses, inclusive e principalmente no aspecto sexual.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Galo de Madeira: Uma virtude que todos elogiam neste Galo é sua capacidade de criar um clima descontraído e produtivo em seu local de trabalho. Criativo e humanitário, preocupa-se com os outros e encontra formas de ajudá-los.

Galo de Fogo: Convencer esse Galo de que ele errou é uma tarefa impossível. Primeiro é porque dificilmente ele erra. Segundo, porque jamais admite um erro. Sua capacidade para administrar e motivar pessoas o torna um líder entre os seus.

Galo de Terra: Este é, de todos os seus irmãos de signo, o mais confiável e o de melhor índole, capaz de inspirar confiança, principalmente por causa de sua religiosidade.

Galo de Metal: Tem uma excessiva preocupação com sua imagem, saúde e aparência. Consegue atrair admiradores e se mostra muito preocupado com os problemas que afetam as pessoas em geral.

Galo de Água: O que este Galo perde em sensualidade, ganha em eloqüência. Está sempre cercado de pessoas, a quem cativa com seu modo de falar todo especial, sem se impor nem se mostrar o dono da verdade.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O GALO

Sendo um signo de alternâncias, se o ano passado foi um ano particularmente bom para o Tigre, com certeza este será de baixa, com riscos de perder tudo que conquistou. Isso não assusta o Galo e até faz parte do seu jeito de viver.

Um detalhe interessante que marca a passagem do ano do Tigre para o Galo são um aumento nos sonhos, principalmente sonhos movimentados e pesadelos, onde acidentes, armas, fogo e coisas macabras se repetirão. É a forma de exorcizar seus demônios interiores nesse ano de transição.

É sempre um ano para recolhimento, meditação e oração, esperando por tempos melhores que virão, com toda certeza.

AS CRIANÇAS

As crianças de galo, desde a mais tenra idade, devem ser disciplinadas e realizarem tarefas a sua altura, como forma de se manterem ocupadas. Se isso não ocorrer, procurarão ocupação por conta próprio, só que nem sempre com bons resultados. É comum vê-las desmontando relógios, aparelhos elétricos e outras coisas.

Voluntariosas e dominadoras, devem ser educadas a observar as pessoas atentamente, jamais julgando pelas aparências e muito menos manifestando a opinião que lhes vier à cabeça. Uma criança de Galo, mal educada na infância, tende a ser um adulto desagradável e de poucos amigos.

Desde cedo manifestam qualidades e habilidades para a verbalização, argumentando com segurança e usando um vocabulário superior ao da média das crianças de suas idades. A mesma natureza extremada do signo se reflete em seus sentimentos. Ou amam extremadamente ou odeiam mortalmente.

Uma das formas de domar seu gênio e manter seus extremos sob controle é encaminhá-las para o estudo das artes, onde as tarefas podem ser dosadas e alternadas, apresentando sempre uma nova faceta ou um novo desafio. Nesse particular, o estudo da música, da pintura e da poesia exercem um efeito benéfico nelas.

PESSOAS IMPORTANTES

Alex Haley, Andrei Gromyko, Carmem Miranda, Debora Kerr, Elis Regina, Elton John, Garrincha, Katherine Hepburn, Príncipe Akihito, Peter Ustinov, Papa Paulo VI, Ruy Barbosa, Richard Wagner, Santos Dumont e Yves Montand.

SIGNO DO CÃO

Nome do Signo em Chinês: GOU.

Nome do Signo em Japonês: INU.

Horas governadas pelo signo: 19:00 às 21:00 horas.

Direção do seu signo: oeste-noroeste.

Mês favorável: abril (outono).

Signo zodiacal correspondente: Libra.

Elemento: Metal.

Polaridade: Yang.

Planeta regente: Vênus.

Metais: bronze.

Pedras: diamante rosa.

Erva: jasmim.

Perfume: alfazema.

Cores: rosa e azul.

Flor: hortênsia.

Planta: macieira.

Número de sorte: 7.

Dia de sorte: sexta-feira.

Saúde: o signo rege principalmente o sistema nervoso e as extremidades dos membros inferiores.

Yang: senso e habilidade artísticas altamente desenvolvidos, apreço pela justiça, espírito pacífico e ordeiro, respeitador das leis.

Yin: são freqüentes as crises de pessimismo e de nervos, pela própria natureza do signo, além de depressão e impotência diante das próprias ambições.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

A criatividade e o senso artístico são as marcas registradas desses nativos, que facilmente chegam ao sucesso e à fama, graças a essas virtudes. Conquistam e fascinam com facilidade e isso é decisivo em suas carreiras.

Vivem à procura da pessoa certa e, quando a encontram, dedicam-se totalmente a ela, enquanto esta souber manter plenamente estimuladas as suas emoções, o que não é muito fácil. A sedução em si e a conquista são, possivelmente, seus mais poderosos estimulantes. Para despertar o interesse deles, nada como dificultar isso.

Bondade, otimismo, romantismo e amizade são características muito forte que exibem e que, com certeza, contribuem para manter sempre em evidência sua imagem.

É um ser inquieto e incansável, sempre em alerta, como se esperasse alguma coisa acontecer, mesmo que essa coisa jamais venha a acontecer. São muito inteligentes, apesar de teimosos. Detesta aglomerações e é pouco comunicativo, podendo mesmo chegar a ser totalmente anti-social.

Sua aparência fria e distante esconde, no entanto, esconde a pessoa interessada nos problemas alheios, mas incapaz de manifestar sua preocupação ou oferecer abertamente sua ajuda. Por essas e outras razões, é tido como um cínico pessimista, que afasta as pessoas com medo de seus comentários nem sempre muito agradáveis.

Para motivar as pessoas desse signo, é preciso que o trabalho não seja rotineiro, mas inovador e cheio de novidades. Tudo que é repetitivo é abominado por esses nativos, de espírito inquieto e muita curiosidade, que precisa de elogios e reconhecimento constante de seu trabalho, para revelar todo o seu potencial.

Sujeitam-se a qualquer tipo de trabalho, desde que encontrem algumas compensações.

Uma delas é trabalhar em ambientes luxuosos e selecionados, como florista, cavaleiro, jóquei, cabeleireiro, esteticista, manequim e modista.

Farão sucesso também como acrobata, árbitro, tenista, golfista, piloto de avião, funcionário público, publicitário, relações públicas, militar, político, juiz, advogado, médico e diplomata. Numa carreira artística, tornam-se popular como desenhistas, pintores e escultores.

AS FASES DA VIDA

O que caracteriza toda a vida do Cachorro é sua insatisfação diante do que realizou. É difícil para ele, mesmo na velhice, satisfazer-se com o que tem. Sempre achará que poderia ter feito mais. Essa natureza pode levá-lo a duas direções diferentes: a uma infância infeliz, a uma juventude cheia de questionamentos e descaminhou e uma velhice insatisfeita, caso não consiga se controlar, conhecendo-se e aperfeiçoando-se.

Se agir assim, tomará um caminho diferente, mesmo partindo de uma infância cheia de inquietações e necessidades, chegando à velhice com tranqüilidade, certo de que fez o melhor de si.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

O Rato dá ao Cão sensibilidade e inteligência para usá-la, sem se deixar levar pela desconfiança e pelo pessimismo.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

O Cão das horas do Boi pode ser um tanto retraído e indeciso, incapaz de superar obstáculos, pela tolerância com que encara os próprios defeitos.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

Cão nascido nas horas do Tigre está sempre preocupado em melhorar o mundo, utilizando sua sensibilidade e sua criatividade para gerar novas idéias e maneiras de fazer as coisas.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

Pode desperdiçar o talento que tem para argumentar e convencer pessoas, se não canalizá-lo de forma produtiva. Evitar ser o apaziguador de conflitos pura e simplesmente.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

O Dragão das asas à imaginação do Cão, que cria um mundo todo seu, onde se realiza como uma pessoa forte e confiante, coisa que não é na realidade.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

O Cão nascido nas horas da Serpente terá dificuldades para realizar determinados tipos de trabalho, pois sua instabilidade e sua falta de atenção o tornam incapaz de se concentrar.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

O Cão nascido nesse período deve estar atento aos próprios desejos e paixões para não se deixar desviar pela tentação de se entregar a perversões, movido por uma obsessão quanto ao sexo.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Este é o Cão sensível, com um senso artístico muito forte e talentos natos para as artes. Gosta de se vestir bem e de morar em ambientes esteticamente belos.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

O Cão das horas do Macaco possui senso de humor e se exprime com facilidade. Sua simplicidade e sua honestidade o tornam confiável e amistoso.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

Este Cão é o companheiro preferido para um desabafo ou um conselho, pois é sincero leal e honesto na sua maneira de ser. Coloca ética e escrúpulos acima de tudo em sua vida profissional.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

O Cão nascido em suas horas encontra dificuldades para deixar o lar e enfrentar o mundo lá fora. Precisa de impulso e de incentivo.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

Este Cão é muito preocupado com as aparências e pouco com o interior das pessoas. Superficial em relação aos fatos e à verdade.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; Ambos precisam de liberdade e nesse ponto podem se entender maravilhosamente bem. No aspecto sexual, possuem os mesmos apetites, o que dá a esta relação todas as chances de se tornar perfeita.

BOI: A eterna busca de auto-afirmação por parte do Boi pode ser o obstáculo ao desejo de liberdade do Cão, tornando a relação cansativa. Além disso, no sexo o Boi não consegue acompanhar o ritmo e os desejos do Cão.

TIGRE: O Tigre exige exclusividade e atenção extremas. Se isso for relevado pelo Cão, há chances de serem felizes. No aspecto sexual, o egoísmo do Tigre também pode ser superado com um pequeno esforço do Cão, em benefício da felicidade do casal.

COELHO: O Cão, apesar de sua natureza compreensiva, jamais consegue entender totalmente o Coelho, quando ele se volta para o seu mundo interior. A realização acontece apenas no plano sexual, o que faz deles excelentes amantes, mas péssimos como marido e mulher.

DRAGÃO: O temperamento forte do Dragão manterá o Cão sempre em tensão. No sexo, este não conseguirá satisfazer as exigências e o refinamento daquele. A natureza livre do Cão vai se chocar com o desejo de uma companhia submissa e dependente, exigida pelo Dragão.

SERPENTE: A arte pode ser o traço de união entre esses dois signos, que se completarão perfeitamente no aspecto sexual. Tudo isso pode tornar a relação agradável, se a teimosia da Serpente e seu desejo de liberdade não desgastar a relação em pouco tempo.

CAVALO: Esta pode ser a melhor combinação possível para o Cão, pois pode gozar de liberdade, encontrando, ao mesmo tempo, a segurança que a presença forte do Cavalo pode lhe proporcionar. No sexo possuem uma afinidade ardente e criativa que os levará à satisfação, em monotonia ou rotina.

CARNEIRO: O Cão pode ser a companhia desejada pelo Carneiro, mas este não aceita

o desejo de liberdade daquele. Carneiro gosta do sexo mais sensível e romântico, enquanto que o Cão aprecia a excitação mais elaborada e os prazeres menos convencionais.

MACACO: É difícil para o Cão tolerar por muito tempo e excessivo orgulho do Macaco, embora inicialmente os dois signos pareçam compatíveis. Para dar certo, é preciso que ambos entrem na relação com muita maturidade, sabendo ceder no momento certo.

GALO: O Galo é introvertido e retraído, com gostos simples. O Cão tem um ritmo de vida mais ativo e exigirá esforço daquele para acompanhá-lo. Sexualmente, apenas em raros momentos o Galo conseguirá interpretar os desejos do Cão.

CÃO: O traço de união dessa relação é a valorização que ambos dão ao sexo e onde podem se completar muito bem. As características semelhantes dos dois, porém, terminará por tornar a relação um tanto fria e sem atrativos.

PORCO: O Cão jamais aceitará o domínio do Porco, com seu ciúme e sua possessividade. Para dar certo, o Porco terá que se esforçar para descobrir os gostos e preferências sexuais do Cão, esforçando-se para satisfazê-las. A partir daí, a relação evolui.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Cão de Madeira: Sociável e equilibrado, este Cão precisa se sentir tranqüilo para poder manifestar todo o seu potencial de profissional e todas as suas emoções, sobre as quais não procure exercer qualquer controle, liberando-as naturalmente.

Cão de Fogo: O grande defeito desses nativos é seu espírito questionador, sempre em busca de respostas e explicações. Quando deixam de lado isso e sua impulsividade, podem ser excelentes amigos e companheiros.

Cão de Terra: É confiável, leal e dedicado. Costuma fazer seu trabalho sem muita propaganda, superando todas as suas dificuldades, para atingir um objetivo que lhe permita usufruir seus ganhos com tranqüilidade.

Cão de Metal: Confiável e inabalável em seus princípios, é o tipo de pessoa para se ter como amigo, mas jamais como inimigo, pois pode ser impiedoso quando atacada.

Cão de Água: Sabe usar a intuição contornar uma situação delicada, mediando uma desavença ou acalmando as pessoas. Quando se deixa levar pela emoção, pode perder o equilíbrio normal.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O CÃO

O ano do Tigre é sempre um bom ano para o Cão, pois é quando consegue realizar seus planos, obter ganhos materiais, estreitar os laços familiares e ampliar seus relacionamentos. As atividades artísticas trarão satisfação e elevação espiritual, devendo merecer uma atenção toda especial dos nativos deste signo.

Caso venha investindo em sua ascensão social ou política, o ano do Tigre traz consigo as chances de galgar postos importantes, ser reconhecido ou receber o reconhecimento popular.

Este e o momento oportuno para realizar uma grande virada em sua vida, conseguindo

o equilíbrio necessário para demonstrar otimismo e simpatia, conquistando as pessoas e mostrando aquela face que muitos desconhecem. Se fizer isso, com certeza vai encontrar importantes aliados para ajudá-lo a enfrentar o ano do Coelho, que sempre lhe é desfavorável.

AS CRIANÇAS

São crianças de bom coração, amáveis, que devem ser conduzidas e educadas com respeito, mas com uma disciplina sutil, sem imposições ou regras estreitas de mais, pois, quando submetidas a esse tipo de educação, tornam-se impulsivas, voluntariosas e obstinadas, contrariando o senso de justiça que trazem altamente evoluído. Assim, a melhor maneira de se dirigir a elas é apelando para o raciocínio e para a lógica.

Altamente suscetíveis, podem ser manipuladas com facilidade por estranhos. Os pais devem orientar e vigiar a liberdade da criança para que ela não se deixe levar por engodos ou armadilhas.

Os eventuais exageros que cometem, quando contam suas histórias, devem ser creditados a sua fantasia. Uma educação aberta e entusiasmada, com desafios e tarefas ao gosto da criança é o melhor caminho para desenvolvê-la e, ao mesmo tempo, mantê-la longe dos perigos e das armadilhas.

PESSOAS IMPORTANTES

Aleijadinho, Akira Kurosawa, Ava Gardner, Bertold Brecht, Brigite Bardot, Cacilda Becker, Charles Bronson, David Niven, Elvis Presley, Garcia Lorca, Golda Meir, Liza Minelli, Noel Rosa, Pierre Cardin, Procópio Ferreira, Sócrates, Victor Hugo e Winston Churchill.

SIGNO DO PORCO

Nome do Signo em Chinês: ZHU.

Nome do Signo em Japonês: BUTA. Horas governadas pelo signo: 21:00 às 23:00 horas. Direção do seu signo: norte-noroeste. Mês favorável: maio (outono). Signo zodiacal correspondente: Escorpião. Elemento: Água. Polaridade: Yin. Planeta regente: Mercúrio. Metal: aço. Pedras: opala e topázio. Erva: tomilho. Perfume: almíscar. Cores: púrpura e marrom. Flor: azaléia. Planta: videira. Número de sorte: 8. Dia de sorte: terça-feira. Saúde: o signo governa as glândulas, o cérebro e os pulmões, com tendência à diabete

e a problemas respiratórios.

Yang: usar na medida certa a prudência e a coragem. Signo de muita atividade, que busca tenazmente alcançar suas metas com ambição e determinação.

Yin: irritabilidade e inveja. O instinto vingativo é muito forte e a sensualidade pode fugir ao controle, com o predomínio dos instintos.

CARACTERÍSTICAS DO SIGNO:

Esses nativos pertencem a um signo que chama a atenção pela determinação e pela personalidade, sem deixar de lado um toque de mistério que os torna particularmente fascinantes. Sabem ser orgulhosos, embora isso não se ressalte neles como um defeito, mas como próprio de sua natureza. Seu domínio e sua ascendência sobre as pessoas que os cercam é espontâneo e feito com charme.

Dotados de emoções e sentimentos fortes, não os revelam facilmente, a menos que se sintam seguros, pois são reservados em tudo que se refira às emoções mais íntimas.

Tenta não demonstrar sua paixão nem se deixar levar por ela, mas sua natureza possessiva e seu ciúme exagerado acabam transparecendo isso. O prazer físico é sua obsessão na cama.

É nas crises que se percebe todo o potencial desses nativos, que precisam do desafio em seu mais alto grau para demonstrar sua capacidade de estudo e análise detalhada dos problemas, chegando sempre à melhor decisão.

São sempre inovadores, com carreiras marcantes, tornando-se verdadeiras lendas em sua profissão.

Do ponto de vista material, os nativos do Porco jamais enfrentam problemas, pois sempre encontram uma forma de conseguir o que precisam ou o que desejam. Para isso não importa como para eles, desde que consigam.

Trabalho e dinheiro estão sempre a disposição deles, seja por golpes de sorte, seja pela ajuda freqüente de amigos ou pessoas influentes que dele precisam ou a quem ele recorre quando preciso.

Os nativos do Porco não se incomodam com trabalhos humildes, desde que sejam um trampolim para empregos melhores. Poderão ser desde açougueiros até agentes funerários, demonstrando talento e competência em qualquer dessas atividades.

O sucesso total, porém, só surge nas profissões consideradas delicadas, onde o raciocínio e o vigor sejam necessários, como os esportes, áreas médicas em geral, engenharia, arqueologia e magistratura. Sua maneira crítica e sensível, ao mesmo tempo, torna-os excelentes escritores, dramaturgos e críticos literários.

AS FASES DA VIDA

O Porco tem uma juventude e uma adolescência tranqüila, sem grandes sobressaltos. Na segunda fase, porém, normalmente enfrenta problemas de ordem sentimental, sofrendo calado e mantendo sua discrição, fruto de sua timidez natural.

Nesse aspecto reside o seu maior problema, pois retrai-se e não demonstra o sofrendo que o atormenta. Nesses momentos, com certeza encontraria alguém que o consolasse se abrisse seu coração.

Aqueles nascidos próximos das festas de fim de ano devem ter um cuidado redobrado em tudo o que fizer, pois pessoas inescrupulosas estarão constantemente maquinando para prejudicá-lo ou dar-lhe algum tipo de prejuízo.

A INFLUÊNCIA DA HORA DO NASCIMENTO

Nascimento nas horas do Rato: 23:00 à 1:00 hora.

O Porco nativo nas horas do Rato tem no bom humor sua maior virtude, tornando-o uma pessoa extrovertida e agradável, apesar de muito seletivo quanto a suas amizades.

Nascimento nas horas do Boi: 1:00 às 3:00 horas.

O nativo deste período consegue unir as virtudes desses signos, encarando a vida e vencendo os desafios, mas sabendo também apreciar as coisas boas que surgem, principalmente a beleza.

Nascimento nas horas do Tigre: 3:00 às 5:00 horas.

A audácia e a generosidade combinam-se harmoniosamente no Porco nascido nas horas do Tigre, dando-lhe visão empresarial acima da média e fadando-o ao sucesso.

Nascimento nas horas do Coelho: 5:00 às 7:00 horas.

O carisma é sua arma principal e, aliado a sua habilidade para ganhar dinheiro, vai torná-lo rico, desde que meça sempre as vantagens e desvantagens de cada negócio.

Nascimento nas horas do Dragão: 7:00 às 9:00 horas.

O Porco nascido nas horas do Dragão é uma pessoa apegada ao lar, disposta a sacrifícios pelos seus. Sua vida oscilará entre o sucesso e o fracasso.

Nascimento nas horas da Serpente: 9:00 às 11:00 horas.

A determinação obstinada e a teimosia fará com que esse Porco atinja seus objetivos, não importa quais obstáculos tenha que superar.

Nascimento nas horas do Cavalo: 11:00 às 13:00 horas.

A sutileza nas ações desenvolvidas pelo nativo desse período é sua melhor arma para

o sucesso. A ousadia combina trabalho de bastidores, costurando acordos perfeitos.

Nascimento nas horas do Carneiro: 13:00 às 15:00 horas.

Desprendido demais, deixa passar chances de fazer mais por si mesmo, por ser muito bom para com seus amigos.

Nascimento nas horas do Macaco: 15:00 às 17:00 horas.

Este é o nativo de Porco mais esperto e capaz de detectar um trambiqueiro entre aspessoas que o cercam. É o mais sagaz de todos os nativos deste signo.

Nascimento nas horas do Galo: 17:00 às 19:00 horas.

A generosidade chega a ser um defeito nesse nativo do Porco, pois é constantemente levado a defender causas perdidas.

Nascimento nas horas do Cão: 19:00 às 21:00 horas.

O mais criterioso dos nativos e com um senso de justiça muito forte. Se for enganado, saberá a hora e a maneira certa de dar o troco. Não é alguém que se deva ter como inimigo.

Nascimento nas horas do Porco: 21:00 às 23:00 horas.

Este é o menos preocupado com as aparências de todos eles, mas é o mais carinhoso e agradável de todos os nativos do signo.

RELAÇÕES ENTRE OS SIGNOS

RATO; O Rato deseja ardentemente ter liberdade e o Porco jamais lhe concederá isso. A possessividade do Porco tornará insuportável o relacionamento dos dois, pois exigirá exclusividade no plano sexual e não o terá. A maturidade exigida para os dois sustentarem uma relação estará acima de suas capacidades.

BOI: Com um pouco de esforço dos dois, esta relação até que é possível, desde que o Porco entenda a necessidade de auto-afirmação do Boi, até auxiliando-o, e este dedicar-se um pouco mais à outra pessoa. Agindo assim, poderão ter inclusive uma vida sexual ativa e interessante.

TIGRE: O eterno reformador do mundo que é o Tigre vai se sentir tolhido e entediado junto ao Porco, que jamais lhe garantirá exclusividade. No sexo poderão tentar, mas passado o entusiasmo inicial, a rotina dominará seus atos.

COELHO: Ambos vivem em função das emoções, o que torna a relação possível. A compreensão do Coelho pode diminuir o ciúme possessivo do Porco, permitindo-o se concentrar na consolidação do relacionamento.

DRAGÃO: Esta será uma união marcada por alguns momentos de prazer contra inúmeros de frustração, pois ambos são incompatíveis em todos os sentidos. O Dragão jamais abriria mão de sua preciosa liberdade e o Porco apenas o sufocaria com seu ciúme e seu desejo de posse.

SERPENTE: No fundo, esses dois signos têm muito mais características comuns do que contrárias. Isso quer dizer que com um pouco de compreensão, com cada um cedendo no devido momento, o carinho e a paciência poderiam contribuir decisivamente para o sucesso da relação.

CAVALO: O Cavalo é tradicionalmente um infiel, detesta a rotina e foge da dominação. O Porco é possessivo e ciumento, mas não estimula intelectualmente o lado sexual do Cavalo, mais exigindo do que dando. Brigas homéricas permeiam esse relacionamento sem futuro.

CARNEIRO: A única coisa em que os dois podem encontrar dificuldade para se relacionar será quanto ao sexo, que exigirá do Carneiro uma participação mais ativa e uma entrega mais física do que romântica ou sonhadora.

MACACO: Numa coisa os dois combinam maravilhosamente bem: no sexo. No restante, tudo é muito imprevisível. Se o Macaco abrir mão do seu orgulho e o Porco refrear sua mania de ciúme e posse, há grandes chances de um relacionamento feliz.

GALO: O espírito crítico do Galo com certeza magoará o Porco, que não conseguirá refrear seu ciúme. Como no sexo não existe afinidade, resta muito pouca coisa para mantê-los juntos.

CÃO: Apesar do Porco não dar ao Cão a liberdade que ele deseja e ele, às vezes, deixar a desejar quanto a segurança oferecida ao primeiro, há uma compatibilidade muito grande no aspecto sexual. A maturidade será decisiva para o sucesso da relação.

PORCO: Esta é uma ligação entre duas personalidades muito fortes, mas incapazes de expressar seus sentimentos. O que pode salvar é a forte e ardente paixão capaz de unílos.

O SIGNO E SEUS ELEMENTOS

Algumas características importantes são acrescentadas ao seu signo lunar, em função do elemento que o rege. No seu caso, as mais importantes são as seguintes:

Porco de Madeira: Não sabe trabalhar muito bem a sua imagem, por isso acaba se ressentindo com a ingratidão e o esquecimento em que acaba caindo. Quando percebe isso e procura ser mais extrovertido, facilmente impõe sua personalidade e cativa as pessoas.

Porco de Fogo: Para se sentir feliz, este nativo não pode enfrentar qualquer tipo de obstáculo, coisa que normalmente o tira do sério, pois se preocupa demais com os outros e pouco consigo mesmo.

Porco de Metal: Ambicioso e competente ao extremo, chega ao sucesso sem muito esforço. Magoa-se com facilidade e é vingativo, defeitos que precisa trabalhar para não ser evitado pelas pessoas.

Porco de Água: Gosta de viver sua vida com tranqüilidade, sem incomodar nem ser incomodado. Sabe lidar com os problemas, mas prefere que não aconteçam, porque não vê necessidade nenhuma em provar sua capacidade de superá-los.

Porco de Terra: Pouco exigente em relação a bens materiais, aprecia o convívio com os amigos, o trabalho constante e produtivo e a boa comida, devendo controlar o peso em função disso.

COMO SERÁ O ANO DO TIGRE PARA O PORCO

Este promete ser um bom ano para o Porco, que o iniciará em grande estilo, colhendo os frutos do trabalho laboriosamente desenvolvido nos últimos anos. Para aqueles que perseveraram na honestidade e na humildade, será o momento da exaltação.

Com certeza conseguira chegar às definições necessárias em sua vida, tomando as rédeas de seu próprio destino e fazendo as coisas acontecerem da maneira como sempre sonhou ou desejou. O reconhecimento popular pode empurrá-lo para a política e, desde que suas aspirações, ambições e projetos sejam positivas, com certeza encontrará apoio e sucesso.

A mulher de Porco estará em exaltação neste ano. As profissionais de um modo geral conhecerão o resultado de seu trabalho e estarão muito ativas, realizando negócios importantes e lucrativos. É o ano para o início de namoros, para noivados e para casamentos, tanto quanto o é para sociedades ou relacionamentos em geral.

AS CRIANÇAS

São crianças difíceis de serem conduzidas pela sua tenacidade e pelo seu gênio voluntarioso e perseverante. Se iniciam algo, não sossegam enquanto não a concluem, mesmo sob críticas desfavoráveis. Se isso ocorrer, tornam-se obstinadas e capazes de manipular ou chantagem emocionalmente as pessoas mais velhas.

Embora não se recomende a violência nem a rispidez na educação dessas crianças, a firmeza e a disciplina devem fazer parte do seu convívio diário, exercitando nelas principalmente a virtude da humildade, pois são extremamente críticas em relações aos outros.

Dificilmente reconhecem o erro e zangam-se com facilidade se tentam fazê-las verem isso. A base de sua educação deve ser o desenvolvimento do senso de justiça, da lealdade e no auto-conhecimento que as façam ver que não são as criaturas perfeitas que julgam ser. Tudo isso, é claro, com firmeza e muito tato, pois possuem boa memória e são capazes de argumentações sólidas.

PESSOAS IMPORTANTES

Alfred Hitchcock, Al Capone, Ernest Hemingway, Julie Andrews, Maria Callas, Norma Benguel, Henry Kissinger, Heitor Villa-Lobos, Henry Ford, Françoise Sagan, Plínio Marcos, Ravel, Regina Duarte e Sílvio Santos.