ASTROLOGIA

HORÓSCOPO E PREVISÕES

A ASTROLOGIA É CONFIÁVEL?

Numa experiência, cientistas acompanharam a vida de bebês nascidos num mesmo dia. Ao longo dos anos, as observações permitiram a conclusão de que a astrologia não influenciou em nada os destinos dessas pessoas, que tomaram rumos totalmente diferentes. Seria estranho se fosse de outra forma. Tais conclusões e tais estudos nada acrescentam ao nosso conhecimento e não desmistificam a astrologia. Poderíamos, em oposição, apresentar uma outra argumentação.

Vamos imaginar o destino de cinco carros, de um lote de veículos fabricados no mesmo dia, independente de sua marca. O que o destinou reservou a cada um desses cinco poderia ter sido determinado pela astrologia? Vejamos o que ocorreu. Um deles foi vendido ao governo do país, recebeu acessórios de luxo e é usado hoje para transportar visitas importantes. Outro recebeu uma blindagem de aço e transporta a família de um alto executivo. Um terceiro foi adquirido, através de um consórcio, por uma família da classe média, usado pelo filho, que faz faculdade. Outro, ainda, foi adquirido por um traficante, que o empresta a seus amigos para realizarem assaltos, seqüestros e crimes. Um outro, finalmente, foi comprado por um casal de aposentados, que o usa esporadicamente para visitar os filhos.

O carro do governo continua rodando, com a manutenção em dia, cuidados especiais e aparência de zero quilômetro. O do executivo, apesar de muito rodado, continua rodando normalmente, pois recebe constantes revisões e cuidados. O que foi adquirido pela família de classe média, um pouco pelo desleixo do rapaz, um pouco pelo seu jeito esportivo de rodar, está detonado. Roda, mas vive dando problemas de oficina. Estão pensando em trocá-lo. O do traficante, após um assalto, bateu num poste e deu perda total. O do casal de aposentados ainda continua cheirando a novo e o velho está pensando em dá-lo de presente ao filho mais velho, que está desempregado e precisa de um veículo para se candidatar a uma vaga de trabalho.

Os astros nada influenciaram no destino dos carros, muito embora tivessem sido fabricados no mesmo dia, da mesma forma que os astros em nada influenciam no destino das pessoas nascidas no mesmo dia. O que a astrologia ensina é que as pessoas nascidas no mesmo dia têm um mesmo potencial e características gerais semelhantes. A família, o meio, as oportunidades que cada uma conseguir na vida, e aproveitar, é que vão estabelecer o que cada um será no futuro. Muitos, mesmo desempregados, não conseguem realizar trabalhos simples como vender e reconhecem que são incapazes de fazer isso. Outros, no entanto, vendem geladeiras a esquimós. Uns são fechados, outros são expansivos. Uns gostam de roupas coloridas, outros de roupas sóbrias. Há pessoas que se dão bem nos esportes e outras que se dão melhor nos estudos. Essas diferenças podem ser estabelecidas a partir da astrologia. E a grande lição da astrologia é aproveitar seu conhecimento para um desenvolvimento pessoal mais efetivo. Se a astrologia ensina quais são as minhas virtudes, devo trabalhar para desenvolvê-las cada vez mais. Se me ensina as minhas deficiências, preciso procurar superá-las para ser uma pessoa mais completa.

Assim, não espere lições milagrosas nem previsões fatalistas através da astrologia, porque esse não é seu objetivo. Ela aponta tendências, possibilidades, eventualidades que podem ocorrer e... que podem também ser evitadas. Se o ariano pode ser agressivo, deve estar sempre atento para evitar criar atritos com idéias intransigentes. Deve aprender a ouvir, quando lidar com as pessoas. O leonino gosta de brilhar, de ocupar lugar de destaque e luta por isso. Deve, no entanto, evitar pisar ou devorar pessoas para atingir seus objetivos.

Conheça a verdadeira astrologia e o que ela pode ensinar para que sua vida, e a dos que o cercam, seja melhor.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A astrologia é uma prática antiga, desenvolvida de forma independente entre diferentes civilizações de todas as partes do mundo, ao longo de toda a história da Humanidade. Os caldeus, na Babilônia, hoje Iraque, já haviam codificado uma das formas originais da astrologia há mais de 3.000 anos a. C. Há registros de que os chineses já praticavam a astrologia em 2000 a.C. Variações de estudos astrológicos também foram registradas naÍndia antiga e entre os maias, na América. As bases desse conhecimento foram, com certeza, as observações feitas dos astros e sua ação sobre a natureza. Perceberam que o sol determinava as mudanças de estações e que o sucesso ou não das colheitas dependia da ocorrência de determinados fatores.

A partir dessas observações, um sistema mais abrangente foi sendo desenvolvido, baseado na observação de que os movimentos dos planetas influenciavam outros aspectos da vida. Os caldeus foram mais além nessas conclusões. Vênus, o astro mais luminoso e claro do firmamento, foi associado à fecundidade. A Marte, com seu aro resplandecente vermelho, foi atribuída a responsabilidade pela ocorrência de mudanças violentas e guerras. É preciso esclarecer que essas ligações não foram atribuídas aleatoriamente, mas foram deduzidas da observação de que, quando a presença desses astros era mais ativa no firmamento, determinados fatos ocorriam na natureza ou às pessoas. Essas observações envolveram dados coletados ao longo de milhares de anos e os estudos foram se tornando cada vez mais detalhados e precisos, abordando o movimento dos sete corpos celestes mais conhecidos desde então: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O Zodíaco foi dividido em doze partes iguais, cada uma com trinta graus, que receberam nomes de constelações.

Os primeiros horóscopos, compilados pelos sacerdotes caldeus, tratavam do rei e do futuro do estado, que ele representava. Isso porque esses sábios eram mantidos nas cortes dos grandes governantes e trabalhavam para ele. Em 410 a. C., foi registrado o primeiro horóscopo pessoal, feito para o filho do rei Shuma Usur. A partir do século V a. C., a astrologia chegou à Grécia, onde filósofos como Pitágoras e Platão a incorporaram a seus estudos sobre religião e astronomia. Durante a Idade Média foi amplamente praticada na Europa, onde sofreu as primeiras perseguições, pelo arcebispo de Canterbury, em 600

d. C.

Até o século XVI, os sábios e estudiosos consideravam a astrologia e a astronomia como ciências complementares. Na Itália e na Alemanha era estudada nas universidades, com a astronomia. Importantes descobertas realizadas por Nicolau Copérnico e Galileu mudaram esse pensamento, mas a relação entre filósofos, astrônomos e matemáticos persistiu. Kepler sustentava que os astros emitiam um tipo de radiação extrafísica que influencia diretamente os seres humanos. Outros autores deram destaque a astrologia em suas obras, destacando-se, entre eles, Tomaso Campanella, cuja obra "A Cidade do Sol", em que propunha a aplicação da astrologia a vários setores da vida, como no governo, na educação dos jovens e orientação profissional, tendência essa hoje observada nas grandes empresas, que mandam realizar acurados estudos do mapa astral dos candidatos a postos importantes, antes de conceder-lhes a nomeação. Em muitos casos, a astrologia é usada na seleção de pessoal, quando se busca pessoas com determinadas aptidões, específicas deste ou daquele signo.

A partir do século XVII, a astrologia foi sendo relegada a um segundo plano pelo rigor científico e racional. Relegada a elementos da cultura popular, acabou sendo tratada como mera superstição, sem bases científicas. Isso, ao invés de anulá-la, mais a aproximou do público, mantendo-a sempre em evidência e objeto de novos estudos e conclusões. Até daqueles que a combatem, a despeito de sua origem milenar.

OS PLANETAS

Nosso sistema solar é formado pelo Sol, nove planetas que giram ao seu redor (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) e a Lua, satélite da Terra. Além desses astros, o sistema solar ainda inclui outros corpos celestes: cometas, meteoritos, satélites dos grandes planetas, asteróides, e já se discute a hipótese da existência de outros dois planetas distantes, além de Plutão, mas ainda não descobertos. Astrologicamente, são denominados planetas o Sol, a Lua, Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

A velocidade com que cada planeta percorre o Zodíaco em seu movimento anual determina suas diferentes posições nos signos. O Sol, no decorrer das estações, muda de signo a cada trinta dias, já que a Terra demora um ano para girar ao seu redor. Esse movimento faz com que um novo signo surja em torno dos dias 21 ou 23 de cada mês. A Lua tarda 28 dias para dar a volta na Terra e muda de signo a cada dois ou três dias. Mercúrio demora 88 dias e muda de signo a cada mês. Vênus leva 243 dias e passa por um novo signo mais ou menos a cada 25 dias. Marte leva 685 dias. Júpiter leva 12 anos para completar seu ciclo. Saturno demora entre 28 e 30 anos para completar un ciclo. Urano leva 84 anos, Netuno, 165 anos, e Plutão demora 250 anos para completar sua volta ao redor do Sol, entre 12 a 18 anos por signo.

O mecanismo das influências exercido pelos astros pode ser facilmente compreendido, quando imaginamos que os planetas simbolizam energias que, quando passam por uma constelação específica do Zodíaco, desencadeiam simultaneamente essa energia e a do signo. Para melhor entender esse complexo de energias desencadeadas é importante conhecer a natureza de cada planeta e como atua na psicologia do ser humano. Para tanto, é preciso familiarizar-se com os seguintes termos: domicílio, detrimento, exaltação e queda.

Domicílio - quando um planeta está no signo que rege, diz-se que está domiciliado. Se um planeta está domiciliado, portanto, significa que suas energias estão concentradas com as do signo que rege, dando ao seu portador controle total sobre seus atos e sobre as circunstâncias que influenciam sua vida.

Detrimento -quando um planeta está no signo oposto àquele que rege, está em detrimento. Seus poderes estão enfraquecidos e as más características do signo e do planeta são evidenciadas. Regras e normas devem ser respeitadas nesse período, para evitar dissabores presentes e futuros.

Exaltação - cada planeta tem um signo especial, além daquele que rege, onde se convive harmoniosamente. Sua passagem por ele é chamada de exaltação. Sua força complementar aumenta e as virtudes são ampliadas.

Queda - se um planeta se encontra num signo oposto ao de sua exaltação, então está em sua queda, período em que tem dificuldade de expressar sua verdadeira natureza.

Acompanhar um horóscopo honesto de um jornal conceituado pode dar essas informações importantes, para que cada um saiba que aspectos de sua vida devem ser enfatizados, onde deve tomar mais cuidado e onde deve investir seus esforços.

Influências dos Planetas sobre os Signos

Saiba, agora, que aspectos ficam evidenciados, quando o planeta que rege seu signo se encontra numa das situações destacadas.

SOL

Domicílio e Exaltação: autoconfiança, poder, criatividade, autoridade, generosidade, alegria de viver, individualidade, ambição, força de vontade, vitalidade, organização, comando e comunicação.

Detrimento e Queda: arrogância, autoritarismo, extravagância, presunção e convencimento.

LUA

Domicílio e Exaltação: emotividade, paciência, receptividade, instinto, humor, sensibilidade, imaginação, memória, apego à família, instinto maternal.

Detrimento e Queda: credulidade, indecisão, misticismo, timidez, fantasia, inconseqüência, irracionalidade, impaciência e mau humor.

MERCÚRIO

Domicílio e Exaltação: comunicação em todos os níveis, versatilidade, diplomacia, intelectualidade, privilegiada e inteligência.

Detrimento e Queda: senso exageradamente crítico, descontrole emocional, cinismo, volubilidade.

VÊNUS

Domicílio e Exaltação: amorosidade, atração, beleza, senso artístico e estético

desenvolvido, encanto, equilíbrio entre o desejo físico e a atração espiritual, harmonia.

Detrimento e Queda: preguiça, imoralidade, desvios sexuais, perversão, falta de tato.

MARTE

Domicílio e Exaltação: energia, ímpeto, coragem, combatividade, liderança, potência e

ardor sexual, lealdade, espírito de equipe, iniciativa e força.

Detrimento e Queda: agressividade, cólera, brutalidade, egoísmo, imprudência, vingança.

JÚPITER Domicílio e Exaltação: oportunismo, otimismo, senso de justiça, respeito,

religiosidade, generosidade, visão, entusiasmo e ambição.

Detrimento e Queda: arrogância, megalomania, gula, criminalidade, vícios e hipocrisia.

SATURNO

Domicílio e Exaltação: responsabilidade, dever, praticidade, cautela, prudência, paciência, ambição, solidez, resistência e disciplina.

Detrimento e Queda: egoísmo, irresponsabilidade, mesquinhez, imprudência, crueldade, indolência, impaciência, rigidez e avareza.

URANO

Domicílio e Exaltação: adaptabilidade, inventividade, originalidade, mente revolucionária e progressista, humanidade, gentileza, versatilidade, criatividade, independência e liberdade.

Detrimento e Queda: irritabilidade, isolamento, excentricidade, perversidade, marginalidade e solidão.

NETUNO

Domicílio e Exaltação: refinamento, inspiração, idealismo, imaginação, sensibilidade, sutileza, criatividade artística, senso estético apurado e espiritualidade.

Detrimento e Queda: misticismo, alienação, anarquia, caos mental, negligência, fraudulência, angústia e vícios.

PLUTÃO

Domicílio e Exaltação: transformação, habilidade, espiritualidade, senso crítico, regeneração, renascimento e força mental.

Detrimento e Queda: inconsciência, comportamento doentio, criminalidade, sadismo, crueldade, bestialidade e insensibilidade.

CASAS SOLARES

Um outro conhecimento importante, dentro da Astrologia, é de que o Sol, ao percorrer o Zodíaco, passa por 12 Casas Solares, que determinam importantes influências sobre as pessoas. Há diversas formas de se calcular as Casas Solares de um signo e nisso os astrólogos ainda não chegaram ainda a uma conclusão. A mais antiga e prática maneira de se efetuar esse cálculo é partir de uma data de nascimento. Para calcular suas Casas Solares, simplesmente conte do dia do seu nascimento até o dia anterior a ele do mês seguinte e assim por diante, para todos os meses do ano.

Exemplo:

Data de nascimento: 10 de dezembro.

Primeira Casa Astral: 10/12 a 09/01.

Segunda Casa Astral: 10/01 a 09/02.

Terceira Casa Astral: 10/02 a 09/03 e assim por diante.

Cada uma dessas casas astral destaca um aspecto da vida, privilegiando-o positiva ou negativamente. Nesses períodos em particular deve-se utilizar as forças e influências do signo para acentuar o que é positivo e explorá-lo ao máximo, ao mesmo tempo em que se procura anular tudo que for negativo.

Nesses períodos são feitos preparativos para as mudanças específicas em cada área, os acontecimentos, os problemas, a vitória ou a derrota.

Primeira Casa -Casa da Vida (aniversário): empreendimentos pessoais, temperamento, qualidades, defeitos e projetos para o futuro. Realização de sonhos e aspirações pessoais;

Segunda Casa - Casa dos Bens: bens materiais, fortuna, lucros, promoções, emprego, compras e vendas importantes. Período apropriado para negócios importantes, trocas, compras e vendas.

Terceira Casa - Casa do Sangue: família e parentes, tanto nas alegrias quanto nas tristezas. Se o relacionamento é bom, o período é muito positivo.

Quarta Casa - Casa da Solidez: realização de sonhos, consolidação de negócios, sociedades, contratos, terra, propriedades e viagens importantes.

Quinta Casa - Casa dos Filhos: fertilidade, fecundidade, gestação, nascimento, educação, alegrias e tristezas, tudo envolvendo filhos.

Sexta Casa - Casa da Saúde: esta é a casa do sucesso em todos os sentidos, bem como da saúde física e mental. Curas e distúrbios podem acontecer nesse período. Período do Paraíso Astral, também propício a toda e qualquer iniciativa, projeto ou empreendimento.

Sétima Casa - Casa do Casamento: tudo que se relacionar a sua relação amorosa, quer seja ou não formalizada, tanto no sentido de realização quanto no de finalização.

Oitava Casa - Casa da Morte: lutas, obstáculos, problemas, acidentes, operações cirúrgicas, bem como término abrupto de relacionamentos, sociedades, com prejuízos ou não.

Nona Casa - Casa Divina: período da religiosidade, da dedicação às coisas do espírito, da busca e do encontro por respostas. Delicado para pessoas místicas ou fanáticas em excesso.

Décima Casa - Casa da Posição Social: sucesso, ascensão, glórias, reconhecimento, prêmios, evidência e elevação. Casamento por interesse.

Décima Primeira Casa - Casa dos Amigos: início ou fim de relacionamentos com amigos. Indicado para pedir auxílio e proteção nos assuntos complicados.

Décima Segunda Casa - Casa dos Inimigos: perseguições, desavenças, brigas, escândalos e tudo de ruim que possa ocorrer no período do seu Inferno Astral.

ÁRIES

Este signo é representado pelo Carneiro, de natureza marcada pela energia, pela fogosidade, pela inquietação e pela aridez. Em tudo que faz sabe temperar muito bem sua aridez com o calor. É considerado um signo diurno e positivo ou masculino, acomodado na casa de Marte, com exaltação do Sol, queda de Saturno e detrimento de Vênus. Somente essa configuração já é o bastante para se entender o temperamento dos nativos desse signo.

A casa de Marte representa a energia, a agressividade, característica do guerreiro ou da pessoa sempre em movimento, avessa a tudo que for rotineiro ou não representar um desafio, mais físico do que intelectual. A exaltação do Sol revela o gosto pela evidência e pelo brilho, necessitando estar sempre no centro das atenções e brilhar mais do que todos,

o que o torna individualista, mas cheio de entusiasmo, o que é reforçado pela queda de Saturno. As influências de Vênus atingem-no no aspecto físico, já que todo e qualquer envolvimento emocional ou manifestações de carinho e sentimento não são o forte dos nativos de Áries. Com sua energia sempre constante, preferem se dedicar à satisfação dos sentidos aos prazeres da sedução e da conquista.

PLANO AMOROSO

A energia que o ariano traz em si, em função das influências astrológicas, também se reflete em sua vida amorosa e sexual, tornando-o um ser sempre em busca de satisfação e um tanto preso a suas necessidades sexuais, o que pode torná-lo infiel e difícil de ser controlado. Pessoas ciumentas jamais se darão bem com o nativo deste signo, em função disso. Se o homem é impetuoso, arrojado e conquistador, demonstrando ardor e paixão, submetendo suas parceiras pelo impulso sexual, a mulher é autoritária em excesso e isso pode prejudicar suas relações, a menos que encontre alguém de um signo submisso, capaz de aceitar seu temperamento dominador, seus berros e suas ordens.

No casamento está sempre disputando o mando na relação e dificilmente aceitam dividir posições ou tarefas. Tudo terá que ser da forma como deseja e isso gera conflitos com parceiros que tenham uma preferência sexual mais particular ou refinada.

O ariano pode ser presa fácil de alguém que compreenda suas vaidades e saiba explorar essa necessidade que ele tem de ser adulado ou constantemente elogiado. Quando isso ocorre, ele colocará todo o seu romantismo e sua atenção aos pés da pessoa amada, brindando-a com momentos inesquecíveis de prazer e carinho.

Outro aspecto importante para quem convive com um ariano é não se incomodar muito com sua forma de narrar aventuras amorosas ou de contar vantagem. Isso é parte do temperamento dele e ir contra isso é provocar a fera. Por outro lado, da mesma forma como aceita como natural a infidelidade, o ariano tende a tolerar a infidelidade da pessoa amada.

PLANO PROFISSIONAL

A característica mais acentuada da personalidade de Carneiro é sua energia que, canalizada para o trabalho, resulta num verdadeiro lutador. Seu caráter individualista o exige profissões onde esse individualismo seja preservado, sem prejuízo de sua energia e de seu dinamismo. Recomendam-se pra ele as seguintes atividades: empregos ligados ao cultivo da terra e aos cuidados com animais, como lavrador, jardineiro, tosador de carneiros e curtidor de pele, além de soldador, operário, mecânico, esportista, militar e piloto de automóveis. Profissões mais indicadas são as atividades isoladas são as mais recomendadas, como as da área médica (médico, dentista, oftalmologista, etc.), agropecuarista, comerciante de animais e de produtos derivados da agropecuária. Também nas artes o ariano pode empregar sua grande energia, principalmente em carreiras como a de ator, escultor, diretor, pintor, pianista, publicitário e instrumentista em geral.

PLANO FÍSICO

Carneiro rege em particular a cabeça e seus órgãos, que são os pontos fracos desse signo. Sendo um signo de temperamento colérico, o ariano está também sujeito a problemas no sistema nervoso, que se agravam em decorrência de não saber administrar seu excesso de energia. Se adoecem, no entanto, essa energia lhes é benéfica, pois dificilmente permanecem muito tempo na cama, recuperando-se com uma rapidez espantosa. São facilmente reconhecidos por sua elegância e por sua maneira distinta de se vestir. Isso acontece principalmente porque o signo privilegia o físico e o bom gosto, dando-lhes rostos com traços bem definidos e linhas harmoniosas. Os cabelos normalmente são castanhos, como os olhos.

As mulheres, para manter a beleza, devem realçar sempre suas sobrancelhas, onde se nota claramente a influência do signo, além de manter sempre sob cuidados sua pele.

Produtos naturais devem ser preferidos, ao invés de químicos e outros produtos mais severos.

Os homens realçam sua aparência e sua distinção com o uso de ternos e blazers, enquanto que as mulheres devem preferir os conjuntos saia-e-blusa, sempre com complementos em metal.

Jóias e bijuterias devem ser usadas com discrição, muito embora a tendência do signo seja exibir tudo que demonstre energia e brilho, característica de um signo baseado na emoção e no temperamento forte, capaz de despertar paixões e marcar sua passagem com uma presença sempre forte, inteligente e bela.

TOURO

O símbolo deste signo é o touro, o que dá logo a idéia de robustez, força, capacidade de trabalho e fertilidade, além do impulso sexual.

É um signo noturno e negativo ou feminino, da casa de Vênus, com exaltação em Lua e detrimento de Marte, o que lhe tira todo o caráter belicoso e agressivo, dando-lhe a natureza amorosa e gentil, característica dos protegidos de Vênus. Seus nativos não são dados a fantasia, tendo os pés sempre muito presos à Terra e à realidade, fazendo com que sejam sempre pessoas confiáveis.

O signo influencia também no sentido material, tornando-o apegado ao desejo de riqueza e conforto, bem como aos investimentos sólidos, em detrimento daqueles mais compensadores, mas arriscados.

Pacientes e virtuosos, apreciam a beleza e dão valor às coisas artísticas, mas são conservadores em seus gostos. A calma, que faz dele um signo afável, esconde a agressividade capaz de explodir e se manifestar inesperadamente, quando provocado ou quando tirado do sério.

As coisas da terra e da natureza exercem um fascínio muito grande e normalmente não resistem ao desejo de ter seu pedaço de chão, dedicar-se à lavoura ou à pecuária ou à piscicultura.

PLANO AMOROSO

Ciumento e possessivo, o taurino tem uma natureza sexual muito acentuada, dando uma ênfase toda especial ao amor físico, onde se esmera para agradar e ser agradado em retribuição. Apesar disso, é um signo fiel, apegando-se à pessoa amada, sem necessidade de vivenciar experiências diferentes ou arriscar-se em aventuras.

Para o homem, uma tendência sempre presente é fixar-se na figura da mãe e projetar isso em seus relacionamentos, procurando mulheres mais velhas para amar. As mulheres têm uma graça e um encanto todo especial para amar e agradar à pessoa amada, num relacionamento sempre muito excitante, mas sem tensões ou traumas.

Homem e mulher tendem a ser teimosos e dificilmente serão empurrados para uma situação que os desagrade, pois resistem a qualquer intenção de serem levados a fazer o que não gostam ou não queiram. Para que uma união com uma pessoa de Touros dê resultado, é importante que não enfrentem problemas financeiros. Isso desestabiliza o taurino, tirando-lhe todo o equilíbrio e pondo-o em desarmonia com a pessoa amada.

Quem conhecer muito bem a natureza ciumenta e possessiva das pessoas de Touros, além da tendência à estabilidade e ao conforto, saberá, com certeza, como prendê-las ao lar e aos assuntos domésticos. A tolerância e a capacidade de perdoar são muito fortes no taurino, mas ele detesta abuso de confiança e traições, principalmente quando o pegam de surpresa. Para isso ele jamais abre mão do rompimento ou do afastamento.

PLANO PROFISSIONAL

A perseverança e o materialismo de Touros fazem com que leve muito a sério seu trabalho, onde encontra um motivo para sua realização pessoal. Não encontra obstáculo nenhum para trabalhar em grupo, administrando muito bem seu caráter possessivo. Para se motivar, precisa ter seu trabalho reconhecido, inclusive no aspecto financeiro. Sua preocupação com o sucesso pode ser bem aproveitadas no trato com a terra, como agricultor, caseiro e retireiro, além de artesão em atividades ligadas à essas profissões, como fabricante de vassouras, por exemplo. As profissões mais indicadas são aquelas em que o contato com o cliente seja bem próximo, como alfaiate, banqueiro, barbeiro, cabeleireiro, cozinheiro, esteticista, além das profissões médicas em geral. Profissões liberais como arquitetura, engenharia, economia e jornalismo também podem ser exercidas com sucesso. O taurino também pode tentar com sucesso a carreira artísticas, principalmente como cantor, músico ou pintor, mas nessa área precisa perseverar para se sentir realizado.

PLANO FÍSICO

Os pontos mais sensíveis da saúde do taurino, que requerem dele um cuidado todo especial, são a garganta e todo o sistema respiratório, além de possíveis problemas com a visão. Um de seus cuidados freqüentes envolve a alimentação, para um perfeito funcionamento do intestino. Devem controlar principalmente a ingestão de gorduras e condimentos fortes.

Se um dia alguém se apaixonar pela voz de uma pessoa, com certeza estará se apaixonando pela de alguém de Touro, signo que brinda seus nativos com uma voz agradável, sempre no tom e na modulação corretas. Essa característica reforça a simpatia desses nativos, sempre muito populares.

Os homens costumam se vestir de modo tradicional, o que realça sua beleza natural. Alguns preferem a camisa ligeiramente aberta nos primeiros botões, para exibir o tórax sempre muito bem constituído.

Nas mulheres, o ponto mais atraente e bonito são os seios, razão da preferência particular que as nativas do signo têm pelas roupas um pouco mais decotadas, mas não ousadas.

O que chama a atenção em seus rostos é a expressão, influência de Vênus, que lhes dá um charme todo especial e uma sensualidade espontânea, que se impõe logo à primeira vista.

Devem aprender desde cedo a moderar seu apetite, procurando dar preferência à comida saudável e natural, inclusive para preservar a beleza de sua pele e fugir da tendência à obesidade.

GÊMEOS

O símbolo deste signo é dois meninos abraçados, revelando a natureza fraternal e amistosa dos seus nativos. Trata-se de um signo diurno e positivo ou masculino, apresentando-se na casa de Mercúrio, com detrimento de Júpiter. Isso faz daqueles que nascem sob sua regência pessoas de grande adaptabilidade e muita inteligência. A grande característica do signo, no entanto, é sua dualidade, representada por seu símbolo e seus desejos sempre extremados e apressados.

O geminiano procura o conhecimento e a elevação espiritual, mas detesta esperar por isso. Quer tudo rápido e sem muita preparação, próprio dos imaturos ou das crianças curiosas, semelhantes àquelas que simbolizam o signo. Jamais está contente com apenas uma coisa sob sua responsabilidade. Quer tudo ao mesmo tempo e isso pode embaralhálo, iniciando coisas que não conseguirá terminar ou, surpreendendo a todos, terminá-las com um brilhantismo inesperado e próprio de sua natureza, quando resolve encarar os desafios.

Seu grande trunfo é o poder de comunicação, capaz de cativar e envolver todos aqueles que se aproximam dele, predispondo-os a serem comunicadores, escritores ou políticos com o carisma dos grandes oradores.

PLANO AMOROSO

A duplicidade do geminiano está presente também nas coisas do amor e do sexo. Ele pode ser fiel ou infiel ao longo de sua vida, dependendo das circunstâncias e afirmar que conquistou um deles em definitivo é arriscar muito, pois a qualquer momento ele pode mudar de opinião. Um dos aspectos mais interessantes desse signo é sua intensa atividade mental, pois é capaz de elaborar um plano para conquistar outra pessoa, dar andamento e, à medida que for queimando etapas e vendo que seu plano funciona, acaba perdendo o entusiasmo.

Por outro lado, provocar ciúmes num geminiano é tarefa difícil e de resultados imprevisíveis. Ele poderá reagir com um encontro cheio de encantos e mistérios, deslumbrando quem o provocou, simplesmente para, em seguida, abandoná-la. Poderá, também, reagir simplesmente ignorando e partindo para outra conquista, já que, normalmente, sempre tem mais do que um alvo em mira, nesses assuntos de amor e sexo. Enganá-lo ou tentar chantageá-lo emocionalmente é outro plano furado, pois a capacidade mental do geminiano é muito grande. Quando todos estão indo, ele já voltou há muito tempo e sabe das coisas muito mais do que a própria pessoa que tenta enganá-lo. Não é um signo ardente sexualmente, justamente porque não é contínuo, embora seja capaz de, quando desafiado ou estimulado, proporcionar prazer como poucos outros signos conseguem. Como amante ocasional, o geminiano é excelente e cumpre seu papel a contento, inclusive com gostos e preferências um tanto incomuns para as demais pessoas.

PLANO PROFISSIONAL

O geminiano precisa estar em constante atividade para se sentir bem. Uma das maneiras que ele encontra de fazer isso é através do trabalho, onde, apesar de não revelar muita ambição, dedica-se com afinco e alcança o sucesso com facilidade, dado ao seu poder de concentração e perseverança. Suas melhores chances estão na área de comunicação. Empregos simples não incomodam o geminiano, em virtude de sua pouca ambição, mas se saem muito bem como carteiros e como guias turísticos. Boas chances como esportista, tendo em vista sua disciplina para se concentrar no que faz, independentemente dos sacrifícios exigidos. Entre os esportes, destacam-se pugilismo, remo, ciclismo, tênis e esqui. Profissões liberais como a veterinária, o jornalismo, a diplomacia e a radiotelegrafia também são recomendados. Ator de cinema, rádio, teatro, televisão, além de locutor e artista plástico são atividades que atraem os geminianos e onde podem se sair bem.

PLANO FÍSICO

Os problemas respiratórios são os mais freqüentes na vida dos geminianos, que têm uma tendência muito grande para contraírem bronquite, asma e enfisema. Outro aspecto delicado é tiróide, com reflexos no sistema nervoso, que precisa sempre de um especial cuidado, principalmente fugindo do estresse na hora certa e se refugiando num recanto onde se sinta bem e onde possa recuperar a energia.

Roupas alegres e descontraídas são a preferência natural dos nativos desse signo, que sabem combinar como ninguém jóias e bijuterias para conseguir um efeito harmonioso, graças ao seu caráter criativo e inteligente. Os geminianos são privilegiados pela natureza e pelas forças dos astros, pois não possuem tendência a engordar, tendo seu peso abaixo do padrão normal.

Este é o signo das modelos que freqüentam as passarelas, as capas de revistas ou são fotografadas, pintadas ou esculpidas pelos grandes artistas, que apreciam traços finos e delicados num corpo facilmente modelável. As mulheres devem realçar seus olhos, pois toda a força de sedução de sua beleza se encontra concentrada neles. O rímel adequado, bem como alguns toques juvenis nos cabelos, complementam sua imagem.

Tanto os homens quanto as mulheres devem procurar superar sua instabilidade natural no signo e não perder muito tempo diante do espelho, escolhendo a roupa certa para se vestir, quando se sabe que qualquer uma que vestirem lhes ficará muito bem, pois a escolha já foi bem feita na hora da compra.

CÂNCER

O símbolo deste signo é um marisco, mistura de caranguejo com lagosta, indicando sua natureza aquática, fria e fechada, temperamento representado pela casca com que se protege. É um signo noturno e negativo ou feminino, sendo casa noturna e diurna da Lua, exaltação de Júpiter, detrimento de Saturno e queda de Marte, que lhe realça o gosto pelas coisas do passado.

Quem imagina que o signo, por ser representado por um animal que vive oculto na areia ou nos cantos rochosos, é tímido e inseguro, deve tomar cuidado com suas garras, pois são poderosas e podem machucar. Essa constituição reforça o aspecto maternal do signo, que pode se anular em função dos filhos ou da pessoa amada, mas saberá defendê-los aguerrida e mortalmente, se necessário.

Buscam, antes de tudo, proteção e segurança, escondendo suas emoções e somente as liberando quando se sentem a salvo. Quando não conseguem obter isso pelos meios naturais, não hesitam em lançar mão da chantagem emocional, já que só sabe chegar às coisas por meios indiretos, sendo-lhe muito difícil dizer as coisas diretamente. Superando suas deficiências, é um empreendedor por natureza, movido por bons propósitos e por uma sensibilidade que, a princípio, confunde quem não está habituado a isso.

PLANO AMOROSO

Para o nativo de Câncer, o amor e o sexo precisam ser, antes de qualquer coisa, coisas românticas, emocionais, bem criativas, com um acento maternal e um toque de passado para temperar. Apegado ao lar e à família, é extremamente protetor e se preocupa até em demasia com as pessoas, esquecendo-se um pouco de si mesmo.

Aliás, essa preocupação do canceriano com os outros disfarça, na verdade, um pouco da sua inabilidade para conviver com o presente e com a relação física em si, oferecendo-lhe a oportunidade de satisfazer suas necessidades de proteger e acarinhar outras pessoas, sem se envolver fisicamente com elas. Sacrifica-se pelos outros e pelo que defende e espera, por isso, elogios e adulação. Críticas e acusações não encontram boa receptividade junto a esse signo, que persegue uma perfeição que existe apenas dentro de sua cabeça, nos seus sonhos de perfeição um tanto românticos e ultrapassados, uma vez que o culto às recordações a ao que passou é freqüente nos nativos desse signo.

Para agradar um canceriano, é preciso um pouco de paciência e disposição para ouvi-lo e elogiá-lo constantemente. Caso contrário, terá pela frente muita reclamação, rabugice, mau humor e até lágrimas. As relações instáveis e não duradouras não atraem o nativo desse signo, desejoso de constituir uma família e ter uma base sólida para se situar, antes de tentar vôos mais altos. Tende a ser possessivo no amor, exigindo mais do que dando, pondo à prova a paciência da pessoa amada, que não poderá se descuidar do romantismo, nem do caráter didático da relação, ensinando e reforçando a insegurança do signo.

PLANO PROFISSIONAL

O instinto maternal é a característica mais marcante desse signo, razão pela qual se dá bem em qualquer atividade que implique em ajudar seus semelhantes. Muita gente pode imaginar que a motivação desse signo tenha qualquer conotação política ou social, mas isso é um engano freqüente, Para aceitar seu trabalho, é preciso que ele sinta a presença de uma estrutura sólida e permanente como respaldo. Pode se sair bem nas seguintes atividades que permitam o contato com a natureza, como nadador, pescador, marinheiro, mergulhador, esquiador, navegador e tratador de animais. Também se dá bem naquelas em que possa prestar auxílio a seus semelhantes, como padre, médico, enfermeiro, nutricionista, pedagogo e professor, além de outras, que permitam um contato estreito com o público, como vendas em geral, hoteleiro e cozinheiro. A sensibilidade que caracteriza o signo pode se evidenciar na pintura, na música, na poesia e na prosa, principalmente nos textos teatrais e no romance.

PLANO FÍSICO

Este signo rege particularmente o ventre e o tórax, evidenciando os pontos fracos que são os seios, o estômago e o ventre, com reflexos no sistema digestivo. A prisão de ventre pode ser uma constante companhia dos nativos desse signo, que precisam aprender a se alimentar adequadamente, para evitarem esse mal. As mulheres podem ter problemas com a formação de nódulos benignos no útero e nas trompas.

Meiga é o adjetivo que melhor qualifica a beleza das pessoas de Câncer, sempre muito à vontade em roupas jovens e alegres, embora a elegância natural fique bem tanto numa roupa mais formal quanto num conjunto de jeans e camiseta. Na verdade, o que sempre vai chamar a atenção nesses nativos será o encanto do olhar e do modo de se dirigir às pessoas, que superam qualquer outro atributo físico.

Devem procurar se livrar da influência soturna da Lua, preservando sua alegria a qualquer custo, pois sua tristeza ou amargura são logo notadas por aqueles que os conhecem. Possuem uma natural tendência a engordar, mas quando controlam a alimentação mantêm um corpo sempre esbelto e saudável. As mulheres não devem abusar da maquilagem, pois isso tiraria de seu rosto o encanto natural que é sua melhor arma. Os homens, às vezes preocupados com os cabelos que tendem a encaracolar, devem valorizá-los, pois são sua melhor característica e apenas reforçam o seu encanto e sua aparência de "anjinho-da-guarda" tão cobiçado pelas mulheres.

LEÃO

Não é preciso dizer muito sobre o símbolo desse signo, já que a realeza e a majestade do leão são por demais conhecidas e por si só já dão uma visão geral de quais são as características dos leoninos. Tratam-se de pessoas fogosas, pois o signo é diurno, positivo ou masculino, sendo a casa diurna e noturna do Sol, o que lhes reforça os aspectos exuberantes. Os aspectos reais de uma personalidade, como a benevolência, a justiça, a generosidade, a sabedoria e a criatividade, principalmente, contribuem para colocar os nativos desse signo sempre em evidência e eles não toleram que seja de outra forma.

Seu caráter vaidoso se manifesta e querem ser sempre o centro das atenções, coisa que conseguem com extrema facilidade. Se reforçados os aspectos negativos do signo, seus nativos podem ser arrogantes e com ares de superioridade, ignorando seus subordinados e espezinhando-os, se for o caso. Dotado de força, determinação e muita energia, o leonino precisa controlar sua tendência a ser convencido e, com isso, perder a sua popularidade, fato que lhe é sempre desagradável. Mesmo não demonstrando simpatia, no entanto, o leonino será sempre senhor e protetor de seu lar e de sua família, principalmente dos filhos.

PLANO AMOROSO

O leonino é considerado o amante perfeito, tanto pela sua energia quanto pela sua criatividade. Dá na mesma medida em que adora receber e sendo elogiado ou reconhecido, trata de se esmerar para se superar e maravilhar a pessoa amada com sua maneira completa de amar. Sua tendência em se dedicar demais à pessoa amada, pondo-a num pedestal, pode lhe valer algumas decepções e desilusões amorosas, mas isso é considerado, por ele, parte do aprendizado. Seu apego aos filhos é a forma mais usual de ser mantido preso a um casamento, já que as uniões instáveis incomoda o leonino, que procura legalizá-la de qualquer maneira. Sexualmente é dominador, adotando um papel protetor e não raro autoritário, comandando a relação. Quem seguir suas ordens na cama, no entanto, não se arrependerá de forma alguma, pois nesse campo ele sabe exatamente

o que faz e cada passo é dado com o objetivo de surpreender e de dar prazer.

Apesar de ser extremamente agradável e atraente, o leonino, quando devidamente cativado, é fiel e constante, sendo incapaz de qualquer traição ou deslealdade pra com a pessoa amada. A mulher é normalmente o centro das atrações, sabe agradar, mas corre o risco de, às vezes, acabar sozinha, pois seu encanto intimida os nativos dos signos mais inseguros ou as pessoas imaturas.

Quando não preso a um compromisso, o nativo do signo procura vivenciar inúmeras experiências, algumas ao mesmo tempo, com o objetivo de fazer sua escolha. Esta, uma vez realizada, será definitiva, pois uma vez confirmado o acerto da decisão, dificilmente um leonino chega à separação.

PLANO PROFISSIONAL

As pessoas do signo de Leão nasceram para comandar. Essa é a atividade onde elas se saem melhor, graças ao seu carisma, seu espírito organizado e sua capacidade de trabalho. Saem-se muito bem como autônomos, uma vez que detestam servir pessoas inferiores em potencial. O trabalho para elas tem que ser desafiador e dar prestígio, senão não vale a pena. Dificilmente um leonino aceita um trabalho inferior. O máximo que podem fazer é aceitar trabalhar com vendas, relações públicas ou demonstrações, onde podem exercitar seu carisma e seu potencial. Fora disso, somente se sentem bem em atividades que se constituam numa carreira. Não apenas se realizar no trabalho, mas fazer dele uma fonte de prazer, prestígio e renda, é o que interessa ao leonino. Por isso ele se sai bem como esportista em geral, pára-quedista, piloto, tenista, empresário, joalheiro, advogado, político, cardiologista, professor universitário e antiquário. Aceita bem o trabalho de diretores de arte, desenhista e dramaturgo.

PLANO FÍSICO

O coração e a coluna vertebral são os problemas mais acentuados dos leoninos, embora a saúde física seja um dos aspectos mais positivos desse signo, que dificilmente adoece. A prática de esportes constante é a maneira mais adequada para se manterem saudáveis, principalmente a natação.

O leonino será sempre um padrão de beleza, podendo demonstrar elegância tanto vestido de rei como de mendigo. Na realidade, esses nativos não precisam se preocupam com as roupas, pois tudo que vestem lhes cai bem, já que o seu encanto e seu charme é total, manifestando-se principalmente no sorriso que recebe as melhores influências do Sol. O porte elegante deverá ser mantido com a ajuda providencial da ginástica diária, pois esses nativos possuem tendência a engordar, sem que isso, porém, tire-lhes o charme. O leonino gordo será chamado de "fofinho", mas jamais de "gordo".

Sua vaidade, no entanto, não lhes permite que percam a elegância e o charme, armas mortais com que submetem as pessoas do sexo oposto. As mulheres devem evitar o abuso de maquilagem, inclusive nos momentos e oportunidades mais impróprios, acreditando mais nos encantos característicos do seu signo. Os homens, pelas suas características de liderança, devem procurar se vestir sempre de acordo com o momento, sem abusar do formal, mas sem ser esportivo demais, principalmente quando estiver ocupando um posto de relevância ou numa função pública de destaque.

VIRGEM

O símbolo deste signo é uma jovem, sendo que sua virgindade, e conseqüente infecundidade, caracteriza a esterilidade da Terra nesse período, marcando o período do estio. É um signo negativo ou feminino, noturno e melancólico, com a exaltação de Mercúrio e queda de Vênus, dando-lhes uma natureza adaptável e prática, com grande valorização do trabalho, em detrimento dos aspectos emocionais, amorosos e sexuais. Apesar de excelentes profissionais e trabalhadores eficientes e responsáveis, os nativos desse signo não buscam fama nem glória, comprazendo-se na satisfação do trabalho feito corretamente. A modéstia e a timidez não lhes tira o brilhantismo dos seus resultados, sempre muito elogiados. O espírito prático, crítico e inteligente predispõe os nativos para a pesquisa em geral, adequado ao seu caráter conformista e pouco contestador.

Sua atitude crítica diante da vida e dos outros pode torná-los contundentes demais, vendo erros em toda parte, o que os deixa agoniados e obcecados, pois se sentem na obrigação de buscar a perfeição como forma de compensar isso. Essa perfeição jamais é encontrada, para seu desespero, situação que se repete nos assuntos sexuais, onde se sentem na obrigação de achar sempre motivo ou justificativa para tudo.

PLANO AMOROSO

No fundo, o virginiano é um romântico sentimental, embora oculte tudo isso por traz de seu racionalismo excessivo e de sua mania quase obsessiva de analisar a tudo e a todos,

o que fatalmente o leva a travar discussões com pessoas menos preparadas para entender seu verdadeiro caráter. Para esse nativo, o sexo tem um sentido que transcende ao desejo meramente físico e precisa estar embasado num sentimento mais sólido para ser considerado válido. Embora não seja um amante fogoso, como o leonino, o virginiano jamais decepcionará, quando amar realmente uma pessoa.

Para conquistá-lo é preciso, antes de qualquer coisa, entendê-lo, pois artimanhas como provocar-lhe ciúmes ou despeito apenas o afastará ainda mais, fazendo-o se fechar defensivamente e tornando muito mais difícil qualquer tentativa de consertar ou amenizar a situação criada. É fiel e sua timidez, que o impede de demonstrar arroubos apaixonados, não deve ser interpretada como frieza. Antes de tudo, o virginiano é recatado em suas manifestações. Isso fica muito bem caracterizado na maneira como se vestem, sempre com apuro, e na maneira como mantêm suas coisas organizadas.

O que torna o nativo desse signo particularmente interessantes é sua disposição e sua determinação de fazer bem feito tudo que se dispuser a fazer. Isso vale tanto no campo profissional, quanto no campo amoroso. Uma vez determinado a agradar uma pessoa, o virginiano porá toda a sua inteligência e sua racionalidade a serviço dessa incumbência. Por isso, não raro provoca paixões arrebatadoras com sua maneira de ser aparentemente fria.

PLANO PROFISSIONAL

O caráter meticuloso do nascido sob o signo de Virgem pode se tornar um empecilho para o seu sucesso, se exagerado. Quando devidamente controlado, é uma de suas armas mais poderosas para demonstrar suas qualidades. O trabalho de pesquisa e de minúcias é

o seu forte, além de uma natural curiosidade a respeito do funcionamento das coisas. As atividades onde melhor consegue o sucesso são: todo emprego onde a preocupação com os detalhes é de suma importância para o sucesso, tais como bibliotecário, arquivista, relojoeiro, mecânico de precisão, policial e gerente de loja de miudezas. CO OOoO Nos esportes vai se dar bem no ciclismo, no tênis, nas artes marciais, na ginástica. Como profissão, pode optar por ser bibliotecário, enfermeiro, advogado, pediatra, nutricionista, botânico, professor ou instrutor. Toda a sua arte vai se evidenciar nos trabalhos de artesanato, no desenho e na pintura.

PLANO FÍSICO

Os pontos mais sensíveis dos nascidos nesse signo são os intestinos e seus órgãos auxiliares, como o fígado e o baço. O controle da alimentação é a melhor maneira de enfrentar suas deficiências, embora esse nativo tenha uma tendência a abusar de medicamentos, praticando a automedicação. Deve buscar na medicina natural a harmonia e o equilíbrio que mantenham seu organismo em pleno funcionamento, principalmente essas partes mais sensíveis do signo.

Para os virginianos, a roupa é um complemento de seu estado de espírito. O mais importante é se sentir bem, independente da moda. Por isso não costumam abrir mão dos cortes mais tradicionais e clássicos, sempre em evidência, juntamente com tecidos que assegurem a elegância e o caimento da roupa. A beleza do seu físico é uma preocupação constante dos nativos do signo, que procuram adotar disciplina e hábitos saudáveis para preservar sua imagem e sua silhueta. Com freqüência aparecem nas reportagens ou colunas sociais como modelo clássico de beleza. Aliás, essa tendência ao clássico se sobressai claramente nas linhas de seus rostos, onde os olhos ganham uma aparência tranqüila e serena e os cabelos é próprio para o corte com franja na frente e comprido atrás.

Tanto o homem como a mulher devem procurar realçar seu olhar, pois o que dá a eles uma aparência um tanto afastada e fria é justamente a falta de brilho e de calor neles. Como possuem uma autocrítica muito forte, estão constantemente encontrando defeitos em si mesmos, razão da constante busca pela perfeição física e pela aparência.

LIBRA

O símbolo do signo é a igualdade representada pela balança de pratos idênticos. Essa simbologia, inclusive tem a ver com a duração dos dias e das noites desse período, que são semelhantes. É um signo diurno, positivo ou masculino, casa diurna de Vênus, queda do Sol, exaltação de Saturno e detrimento de Marte, tornando seus nativos empreendedores e intelectuais e carentes de um complemento para manter o equilíbrio. O interessante disso tudo nesse signo é que seu símbolo é a única figura inanimada do Zodíaco.

Para o nativo de Libra, "beleza é fundamental". Como anfitriões são sempre muito atenciosos e agradáveis, fazendo tudo com arte e tranqüilidade, muitas vezes dando até a impressão de uma certa indolência ou languidez. Cativa-os especialmente o jogo das alternâncias que ocorre nos debates e nas negociações, mas encontram certa dificuldade para se decidir, procurando escudar-se na neutralidade para não ter de fazer uma opção.

Quem precisa de um conselho franco, direto e objetivo deve evitar procurar uma pessoa desse signo, pois embora sociável e acessível, diplomaticamente ele evitará se intrometer em seu problema ou terá dificuldade para lhe dar a melhor resposta ou a indicação mais correta.

PLANO AMOROSO

Enquanto um libriano não fizer sua escolha definitiva, não se poderá exigir dele fidelidade. Embora possa dar a impressão de ser aventureiro em suas relações, na verdade está experimentando, antes de fazer sua escolha, nem sempre a melhor. Embora considerado amoroso pela natureza de seu signo, o libriano é um idealista, difícil de ser satisfeito, por isso procura com tanto cuidado e com tanta freqüência a pessoa certa a quem demonstrar toda a sua simpatia, seu amor e sua compreensão.

Seu fraco é ser bajulado ou adulado, porque naturalmente procuram despertar admiração. Isso não significa que possam ser enganados facilmente. O nativo desse signo tem uma capacidade natural de escapar de todo tipo de trapaça ou armadilhas, antecipando-se a quem deseja enganá-lo. Pode haver um pouco de interesse por trás de tudo o que ele faz, por isso se costuma dizer que o libriano não é amoroso, mas tem maneiras amorosas, usando isso como arma para se proteger e, ao mesmo tempo para ocultar seu egoísmo.

Todo o seu charme e seu encanto, que tão bem fazem às outras pessoas, são muito valorizados pelo libriano, que sempre deixa uma brecha nessa admiração que desperta para se beneficiar futuramente. Sua filosofia de vida poderia ser definida como "é dando que se recebe!" O libriano poderá se tornar um tanto frívolo algumas vezes, cercando-se de admiradores, mas jogando um contra o outro. Isso ocorre porque não tem pressa alguma em se casar, adorando estar cercado de atenção. Se outros aspectos de seu horóscopo não o privilegiar, o casamento do nativo de Libra nem sempre será feliz.

PLANO PROFISSIONAL

Para um libriano se sentir à vontade em seu trabalho, é preciso que ele seja desafiador e sempre cheio de novidades. O trabalho mecânico e repetitivo é uma tortura para os nativos desse signo, que prefere ambientes refinados, mas consegue se adaptar bem em qualquer outro. Faz amigos com facilidade e precisa se sentir querido e reconhecido por seus colegas de trabalho, para demonstrar todo o seu potencial. Sua preferência por ambientes selecionados pode levá-lo a ser florista, cavaleiro em equitação, jóquei, cabeleireiro, esteticista, manequim e alfaiate. Pode se sobressair como acrobata, árbitro, tenista, golfista, piloto de avião, funcionário público, publicitário, relações públicas, militar, político, juiz, advogado, médico e diplomata. Nas artes pode se tornar popular como bailarino, desenhista, produtor, pintor e escritor.

PLANO FÍSICO

O ponto mais sensível dos nativos desse signo são os rins e região, bem como as glândulas supra-renais e o apêndice, onde se localizam os problemas de saúde mais freqüentes, como cálculos, lumbago e cistite, esta afetando sua bexiga. A obesidade pode ser um problema para esses nativos, que deve estar sempre atento a sua alimentação, evitando principalmente o açúcar refinado, pouco recomendável para eles. Os órgãos sexuais podem apresentar ligeiros problemas decorrentes da sexualidade exuberante que caracteriza o signo.

Os nativos desse signo não perdem tempo diante do espelho porque sempre sabem exatamente qual o efeito desejado com uma roupa e qual a melhor maneira de obtê-lo. Simplesmente passam pelo guarda-roupa, "jogam uma roupa sobre o corpo" e logo surgem bonitos e bem vestidos. Sua aparência pessoal ajuda muito nisso, pois são dotados de um físico privilegiado, que encanta e prende a atenção. Os homens são bem proporcionados e as mulheres são esbeltas e elásticas, com uma balanço todo especial do corpo, emprestado pela força de seu signo, que sabe como pender de um lado para outro com perfeição.

Atrapalha-os uma tendência à obesidade que conseguem manter distante com um pouco de malhação e uma dieta equilibrada, necessária, inclusive, para manter a saúde interna e a harmonia entre o físico e a mente. As mulheres desse signo não carecem de maquilagem, pois seus rostos têm harmonia e beleza na medida certa, graças à influência de Vênus. Para esses nativos, o tempo parece não passar e as rugas somente surgem em idade avançada.

ESCORPIÃO

O símbolo desse signo é o escorpião, cuja imagem já dá bem a dimensão do perigo e do poder que fazem parte da personalidade dos seus nativos. Trata-se de um signo noturno, negativo ou feminino, com influência muito forte de Marte, queda da Lua e detrimento de Vênus, que esconde todo interior desse nativo na mesma casca em que se protege seu símbolo, só que qualquer tentativa de tentar penetrar nesses segredos poderá sair muito caro.

O ferrão do escorpião é rápido e sua resposta é imediata. Sendo um signo do elemento Água, a melhor comparação já criada para definir o caráter desse nativo é o iceberg, que é a água congelada, mostrando sua natureza fria, onde o que está na superfície é o mínimo comparado ao que se esconde sob a água. De sentimentos e emoções fortes, porém, os nativos do signo são extremamente protetores com seus filhos, fato que fica evidente quando se lembra que o escorpião costuma levar seus filhotes nas costas.

É o signo dos extremos, podendo transitar entre a santidade e o pecado com uma facilidade enorme. Se estão no alto, podem cair, da mesma forma como, na lama, conseguem se limpar e se erguer, sobressaindo-se novamente. Isso o torna ótimo para ter como amigo e péssimo como inimigo.

PLANO AMOROSO

A grande inteligência do nativo de Escorpião e sua maneira especial de encarar o amor físico o torna extremamente fascinante, cercado de uma aura de mistério difícil de ser interpretada ou penetrada. Trata-se de um signo forte, capaz de chegar a extremos, tanto amando alguém com veneração, como podendo chegar a odiá-la com o mais mortal e o mais perigoso dos ódios. Na cama o escorpiano é capaz de excessos que, para os demais nativos dos outros signos, são impossíveis. Sua constituição e a influência dos astros fazem dele o amante capaz de levar a pessoa amada à exaustão.

Para agradar, dispõe de toda a vitalidade possível e se puder unir o útil ao agradável, com certeza o fará, buscando obter algum benefício ou vantagem de suas virtudes. O casamento dificilmente supre essa necessidade e essa vitalidade sexual tão intensa, mas esse nativo sabe separar muito bem as coisas, jamais deixando que isso interfira em seu lar e em sua família, embora busque lá fora formas de satisfazer essa sua natureza em permanente insatisfação.

As mulheres desse signo também amam com a mesma facilidade com que podem odiar. Se temperamento forte, é orgulhosa e autoritária, assumindo o controle dos relacionamentos e subjugando a pessoa amada, se houver espaço. Essa tendência a extremos está presente em todas as ligações do nativo de Escorpião. No casamento ou nas suas aventuras, ele tanto pode ser totalmente feliz quanto absolutamente infeliz, mas jamais satisfeito e saciado. Estará sempre em busca de algo mais, em algum lugar ainda indefinido.

PLANO PROFISSIONAL

Nos períodos de guerra é que os nativos desse signo se sobressaem, pela sua capacidade estratégica elevada, bem como sua dedicação à pesquisa e à análise detalhada dos assuntos, antes de chegar a uma decisão ou conclusão. Caracterizam sua passagem por grandes empresas pela sua atuação inovadora, inclusive na área científica e espiritual. Podem se dar bem em empregos tão diversos como açougueiro, operário, antiquário ou agente funerário, desempenhando satisfatoriamente cada um deles. É nas profissões ditas estratégicas que se saem melhor, como pugilista, nadador, jogador de futebol, tenista, piloto de corridas, químico, farmacêutico, engenheiro, médico, arqueólogo, juiz, astrólogo, sexólogo, cirurgião e outras. Sua percepção do mundo e das pessoas levam-nos a serem excelentes dramaturgos e críticos.

PLANO FÍSICO

Os pontos considerados sensíveis desse signo são todos aqueles relacionados com o aparelho reprodutor, principalmente os órgãos sexuais, sujeitos a doenças venéreas, caso não sejam tomados os devidos cuidados. Nos homens são freqüentes os problemas de próstata, e nas mulheres, os problemas ginecológicos. Hemorróidas são freqüentes nos dois. Fora disso, o descanso, evitando o estresse, é o suficiente para manter saudáveis os escorpianos.

Os nativos desse signo sabem o que usar em qualquer ocasião e dificilmente se sentem deslocados. Em seu modo de vestir, sempre haverá um toque de mistério, presente em algum detalhe que tanto pode ser o contraste entre uma cor e outra, até o uso de uma peça completamente inesperada e surpreendente.

Sua beleza física pode se conservar pela vida toda, se conseguir evitar o relaxamento natural do signo, quando atinge a maturidade. É como se interiormente os nativos do signo não vissem mais utilidade na beleza física, deixando-se engordar.

Uma das tendências negativas do signo é ter espinhas e erupções na pele, o que lhes tira toda a beleza e compromete o charme que faz dos nativos do signo pessoas sempre magnéticas, com um forte apelo sensual. Com a alimentação correta e os cuidados rotineiros, evitando excessos e agressões a sua pele, principalmente a do rosto, conseguem manter aquele magnetismo animal e encantador que os caracteriza e faz deles sempre um desafio e uma surpresa para as pessoas que os cercam.

SAGITÁRIO

O símbolo desse signo é um centauro, disparando flechas, representando os efeitos do sol no tempo, marcando o período das chuvas de verão que vêm para propiciar o crescimento das sementes, plantadas na primavera. É um signo diurno, positivo ou masculino, da casa de Júpiter, em detrimento de Mercúrio, dando aos seus nativos uma natureza adaptável, onde o entusiasmo é a sua melhor característica, pois é o que move e

o que leva em busca dos seus objetivos, por mais distantes que possam estar.

A agitação é uma marca registrada dos nativos de Sagitário, que sonham com viagens que reforcem seu espírito nômade e independente. O aqui e o agora não têm muito sentido para eles, pois o grande desafio sempre está à espera deles em algum lugar no futuro ou afastado dali. Essa maneira de olhar o futuro e as coisas distantes tira-lhes a estabilidade para enfrentar o presente, podendo puni-los com quedas inesperadas.

Extremamente francos e sinceros, podem às vezes magoar pela falta de tato, mas nem sempre isso ocorre, pois seu otimismo e seu entusiasmo contagiam e tornam impossível a qualquer um guardar rancor contra eles.

PLANO AMOROSO

A melhor definição do sagitariano no amor e no sexo é o próprio símbolo de seu signo, meio homem, meio animal, significando uma natureza dividida entre o amor físico e o amor espiritual. O motivo dessa divisão é sempre o desejo desesperado de liberdade, que o faz fugir de qualquer tipo de dominação ou limitação. Apesar da sua disposição para o sexo, o nativo do signo é um tanto convencional em suas ligações, prendendo-se aos costumes mais conservadores e não se deixando deslumbrar por relações mais abertas ou liberadas. Gosta de ser admirado e de receber elogios, por isso procura se manter em evidência. Isso equivale a manter flertes e romances sem muita importância, que jamais irão interferir em seu casamento.

Aliás, o sagitariano evita se meter em grandes encrencas, principalmente no plano amoroso, pois é um péssimo mentiroso, incapaz de sustentar por muito tempo uma inverdade. Por outro lado, é ótimo para captar as coisas no ar. Com esse sexto sentido, está sempre alerta e se antecipando às pessoas que, por um motivo ou outro, tentem enganá-lo. Pessoas de idéias limitadas dificilmente despertarão qualquer atração num nativo do signo, mais interessado em idealismo e entusiasmo do que em outros atributos. Quando encontra a pessoa ideal, determina o fim do período de procura.

Isso não o livra, no entanto, de se enganar na sua escolha, o que é muito raro e pode levá-lo a um casamento ou uma ligação infeliz. Suas características fortes, no entanto, o ajudam muito no momento de conciliar as situações e ele consegue administrar uma relação aparentemente falida com grandes méritos.

PLANO PROFISSIONAL

Os nativos desse signo são aptos tanto a realizar trabalhos de natureza elevada e espiritual, quanto trabalhos simples, ligados à natureza, graças à duplicidade contida em seu símbolo. Detesta a mediocridade e quer trabalhos desafiadores, para se sentir estimulado. Seu otimismo é sua melhor arma, mas só atinge todo o seu potencial quando chega à maturidade, conseguindo anular as influências negativas de sua personalidade. Pode se sair bem em empregos simples, em contato com animais e natureza, como jardineiro, jóquei, agricultor, tratador de animais e guia turístico. Vai se sair bem como piloto de avião, astronauta, corredor, esquiador, pára-quedista, jogador de futebol, explorador, fazendeiro, filósofo, psicólogo, pesquisador, teólogo, diplomata, padre, professor e inventor. A literatura exerce um fascínio todo especial nos nativos desse signo, habilitando-os a serem escritores, historiadores, analistas, críticos, além de fotógrafos e pintores.

PLANO FÍSICO

Quando você encontra um nativo de Sagitário na cama é sinal que o problema foi mesmo muito grave, pois são normalmente muito saudáveis, embora sujeitos a algumas manifestações na coluna vertebral e no sistema circulatório. A gota ataca os homens, enquanto que a flebite e a ciática são mais freqüentes nas mulheres. Qualquer um deles, no entanto, recupera-se com rapidez, desde que se mantenham no peso, para evitar complicações com a hipertensão.

A elegância é um atributo natural para o sagitariano e uma de suas armas mais poderosas. A maneira como se alimenta contribui decisivamente para um físico proporcional e saudável, pois tudo que é natural, como frutas, grãos integrais e fibras cai no agrado deles.

Para se sentir bem vestido precisa estar sempre na moda, podendo, muitas vezes, desenhar ele mesmo suas próprias roupas, pois acaba acrescentando em tudo que compra feito um detalhe muito pessoal, que o torna inconfundível.

A beleza do rosto, onde olhar e sorriso se harmonizam de forma encantadora, somente necessita de maquilagem em ocasiões especiais, quando realçá-los é absolutamente importante.

Normalmente não perde tempo quando sai às compras, pois sabe exatamente o que deseja comprar e a melhor cor para combinar com as outras peças.

Por ser exigente, inteligente e ousado ao mesmo tempo, muitas vezes pode ser considerado excêntrico ao sair na frente com uma nova moda e até mesmo lançando ele mesmo a moda.

CAPRICÓRNIO

O símbolo mais comum deste signo é uma cabra, animal capaz de escalar os caminhos mais inóspitos e chegar aos pontos mais altos dos rochedos, mostrando algumas das características dos nativos desse signo, que são a determinação, a disposição para enfrentar obstáculos e atingir seu objetivo. Um outro símbolo representa o signo: o de uma cabra ou bode com cauda de um animal marinho. É um signo de natureza noturna, negativo ou feminino e as influências de Saturno e Marte, principalmente, dão aos seus nativos o pragmatismo e a prudência, sem prejudicar sua iniciativa e sua capacidade empreendedora.

Para o capricorniano, o tempo não é um inimigo, mas um aliado, já que a paciência é uma de suas virtudes mais fortes, pondo-o no controle das situações, já que a Terra e seu elemento, mas sua ligação com a Água é muito forte. Isso fica caracterizado no fato de ser esse o único signo a ter dois glifos ou símbolos. O mundo material tem uma importância especial para os nativos do signo, pois é onde imprimem sua marca e mostram sua presença.

Como a cabra que galga montanhas sem limite de altura, esses nativos também sabem conviver harmoniosamente com os dois mundos, o material e o espiritual.

PLANO AMOROSO

Apesar de não ser considerado um signo sexualmente forte, Capricórnio pode apresentar, em contrapartida, um elevado grau de luxúria, que, convenientemente despertado, pode provocar surpresas e admiração mesmo nas pessoas mais exigentes, pois quando um nativo desse signo se dispõe a fazer algo, ou o faz bem feito, ou não o faz.

Sua melhor arma é o instinto protetor, que agrada as pessoas indefesas, que buscam nele apoio. A capricorniana muitas vezes usa seu instinto protetor como arma, fingindo-se de desamparada para apanhar sua presa. Determinada e fiel, não raro direciona toda a carreira do marido que, sendo político, deverá muito de sua popularidade a ela. Não se pode esperar do capricorniano grandes demonstrações de afeto ou carinho. Sua natureza um tanto fechada restringe sua forma de amar a gestos mais sutis. Quando devidamente estimulados, no entanto, correspondem com surpresas que agradam, pois o capricorniano conhece como ninguém o sentido desse verbo, sabendo como encantar, quando isso lhe é conveniente.

Da mesma forma como é fiel, exige fidelidade. Não admite traição e nem dá uma segunda chance. Nesse aspecto, o conceito de justiça incorporado pelo nativo desse signo é aquela do Velho Testamento: olho por olho, dente por dente.

É um ser desconfiado por natureza, mas o jogo do amor exerce um certo fascínio sobre ele, que busca formas de preencher sua tendência à solidão, encontrando objetivos ou motivos para enfrentar desafios. Quando ama de verdade, sabe realmente se empenhar em satisfazer a pessoa amada.

PLANO PROFISSIONAL

Para produzir e se realizar no trabalho, o capricorniano tem que ter o ambiente sob controle. Isso quer dizer que os ambientes muito conturbados limitam sua criatividade e sua dedicação, levando-o ao fracasso. Além disso, precisa sentir a presença de um gerenciamento efetivo para se empenhar de verdade. Se isso não ocorre, seu pessimismo e sua desconfiança afloram, prejudicando seu desempenho. Tem boa visão para se antecipar ao fracasso e reformular sua atuação, revertendo-a. Podem se sair bem se trabalhar em locais agradáveis e tranqüilos, por isso podem ser bons pastores de ovelhas, pescadores, peixeiros, lavradores ou jardineiros. O máximo de seu potencial será explorado como alpinista, nadador, esquiador, mergulhador, marinheiro, comerciante, industrial, açougueiro, geólogo, filósofo, inventor, ortopedista, dentista, político, estadista. A determinação do capricorniano pode levá-lo a qualquer gênero artístico, pois imprime método e persistência em tudo que faz.

PLANO FÍSICO

Se existe uma preocupação que não produz rugas no rosto do capricorniano é com a saúde, pois esse signo é considerado o mais resistente de todos, atingindo normalmente idade avançada. A pele e os ossos são seus pontos fracos, principalmente dentes e joelhos, além de problemas com pequenas inflamações, tumores e furúnculos.

A tendência às roupas conservadoras e escuras tira do capricorniano a beleza que ele teima em não revelar, ocultando-a sob cores neutras e tradicionais, quando deveria fazer o oposto, expondo-se com a moda mais atualizada possível. Não é exigente em matéria de moda, no entanto, coisa comum em sua juventude. Com o passar do tempo e na maturidade, principalmente, essa preocupação vai se acentuando e o capricorniano passa a explorar melhor sua elegância e um porte privilegiado pela natureza, já que não tem tanta necessidade de regimes e de dietas para se manter esbelto.

A tendência ao comodismo, no entanto, leva-o facilmente a uma vida sedentária, o que não lhe faz bem, devendo dosar sua dedicação ao trabalho com passeios a pé, caminhadas em contato com a natureza ou exercícios leves. As mulheres de Capricórnio possuem um charme todo especial em sua beleza aparentemente triste, devendo sempre realçar os olhos com a maquilagem adequada e com um corte de cabelo que o emoldure, sem roubar-lhe o destaque.

AQUÁRIO

O símbolo desse signo é um homem com um vaso nas mãos, derramando água, indicando as chuvas que marcam essa época do ano. É um signo considerado diurno e positivo ou masculino, com Saturno à noite e Sol durante o dia, dando aos seus nativos uma inteligência privilegiada e uma inventividade que os coloca sempre além do seu tempo. É o signo dos grandes inventores, dos cientistas e dos pensadores, que reformularam a humanidade com suas idéias progressistas.

Essa intelectualidade excessiva pode, com freqüência, manter as pessoas afastadas, pois elas podem interpretar as maneiras do aquariano como uma certa frieza, já que com ele evita se envolver nas questões pessoais alheias, procurando ser sempre imparcial nas suas posições. Isso também pode ser interpretado como indecisão, mas a eles pouco importam as opiniões alheias, a partir do momento que se conscientizam de que estão mesmo um passo além das mentalidades comuns. As emoções jamais escravizam o nativo de Aquário, pois quando qualquer relacionamento começa a incomodar ou a causar problemas, ele não hesita em encerrá-lo definitivamente.

PLANO AMOROSO

A sexualidade e o amor possessivo encontram no aquariano um novo conceito, pois eles vivenciam todo esses sentimentos com mais intensidade quando respaldados numa grande amizade. Não raro o nativo desse signo encontra entre suas relações de amizade as pessoas com quem se relacionar afetivamente.

É muito zeloso em relação a sua liberdade, que não gosta de ver ameaçada. Por extensão, a liberdade alheia também é respeitada por ele, que dificilmente impõe barreiras ou limites à pessoa amada, simplesmente porque o ciúme é um componente que ele procura desconhecer. Isso não significa que o aquariano seja liberal em seus relacionamentos, permitindo que a pessoa amada tenha esse tipo de liberdade. O que o leva a isso é a confiança e o idealismo, uma vez que, nas questões da moral, é conservador e até antiquado.

Não se pode taxá-lo de infiel, pois em sua ótica uma relação se justifica enquanto proporciona felicidade. A partir do momento em que isso deixar de acontecer, ele se sente liberado para procurar um novo amor ou a felicidade em outra pessoa. Se acontecer isso, com certeza seu temperamento antiquado não permitirá que viva uma situação dupla e ilegal. Vai desejar desfazer a relação anterior para legitimar a atual. Novidades e surpresas sempre o agradaram e constantemente precisa testar a pessoa amada, tentando saber tudo de tudo. Em parte é por causa de sua insegurança, em parte por causa de sua curiosidade permanente.

No sexo, gosta de experimentar. Isso pode levá-lo a práticas pouco convencionais para os nativos dos outros signos. Estimular seu intelecto é a maneira mais eficiente de excitálo.

PLANO PROFISSIONAL

Criatividade e liberdade para utilizá-la é tudo que o aquariano precisa para mostrar todo

o seu potencial. Praticamente não existe limite para sua atuação, mostrando qualidades em todos os setores da atividade econômica. Para não extrapolar seus próprios limites, precisa ser bem gerenciado e jamais se envolver em atividades ligadas ao campo financeiro, já que a prudência e a reflexão não fazem parte de suas características mais marcantes. Saem-se bem nas atividades de pescador, criador de animais, ceramista, florista, jardineiro e telegrafista. Conseguem facilmente sucesso como esportistas, principalmente naquelas modalidades que requerem o uso dos membros inferiores, como esquiador, ciclista, nadador, corredor, tenista. Além disso, pode ser também pára-quedista, piloto de avião, astronauta, inventor e juiz. Pode se dedicar a atividades diferentes, como escritor, pintor, crítico literário e pesquisador de assuntos como a ufologia, a arqueologia e afins.

PLANO FÍSICO

O aspecto mais delicado da saúde dos nativos desse signo são as complicações cardiovasculares em geral, hemorróidas e varizes principalmente. Cuidados especiais devem ser tomados com a tireóide e com a prática de esportes. Com freqüência os membros inferiores são atacados por cãibras, além de estarem sujeitos a fraturas, sendo que o seu ponto mais sensível, nesse aspecto, é o tornozelo.

Se você tiver alguma dúvida a respeito de moda ou de como deveria se vestir, consulte alguém desse signo e terá desse nativo respostas geniais e observações absolutamente perfeitas. Os aquarianos tem pela beleza e pela moda um dom natural, fruto de seu porte sempre elegante e preocupado com os padrões estéticos vigentes.

O que é moderno exerce um fascínio muito grande sobre eles e precisam apenas dominar sua ansiedade e sua individualidade, procurando relaxar mais e fugir do estresse, que se reflete muito fortemente em sua aparência, uma vez que a emotividade é uma característica acentuada neles. As roupas com um toque futurista ficam bem em sua aparência moderna e sempre avançada, que se completa com o corte de cabelo e a maquilagem combinando sempre.

O contato com a natureza faz um bem muito grande a sua pele e a sua expressão, razão pela qual devem buscar recuperar suas energias nas montanhas ou à beira-mar, principalmente no período do inverno, evitando umidade, porém.

PEIXES

O símbolo deste signo são dois peixes invertidos, representando sua característicainconstante, reforçada pelo elemento a que ele pertence, que é a Água. Trata-se de um signo noturno, negativo ou feminino, da casa de Júpiter, com exaltação de Vênus e detrimento em Mercúrio, que tornam os seus nativos seres essencialmente místicos e sentimentais. A característica principal do signo, que é a inconstância, pode ser considerada positiva, quando utilizada no sentido de adaptação, revelando a imensa capacidade dos seus nativos de se adaptarem às situações.

Essa natureza, somada à sensibilidade, torna-os extremamente apegados ao meio que os cerca, a ponto de se fundirem com ele, absorvendo todos os seus detalhes e nuances com implacável idealismo.

Outro aspecto que se ressalta nos nativos de Peixes é o seu caráter místico-religioso, a começar pelo seu símbolo, que, nos primórdios do cristianismo, era o símbolo de seu fundador, Jesus Cristo. Nesse particular, sua natureza lhes permite experiências que jamais serão igualadas pelos nativos dos outros signos. As artes são a sua melhor forma de canalizar suas energias e as influências desse signo emotivo e sentimental.

PLANO AMOROSO

O que falta ao nativo do signo de Peixes um pouco de senso prático em suas relações. Se souber dosar isso, com certeza poderá usar sua simpatia, sua compreensão e sua imaginação em benefício de uma relação. Firmeza e decisão são necessárias para quem deseja se relacionar com esse nativo, que, caótico por natureza, pode deixar todo o comando por conta da pessoa amada, de quem esperam uma boa dose de fantasia e de originalidade para cativá-lo.

Eternamente insatisfeito, dificilmente pode ser chamado de fiel, pois buscam uma satisfação dos sentidos que a presença de Vênus em seu signo torna muito forte, quase imperiosa. Tanto que, apesar disso, é quase tão ciumento quanto o nativo de Escorpião.

É incapaz de resistir a uma tentação, podendo ser facilmente conduzido, pois dificilmente oferece resistência nesse tipo de coisa, uma vez que o desejo e a excitação sexual exercem um poderoso apelo em seu espírito.

A mulher de Peixes tem nas lágrimas sua maior arma, usando-a sem constrangimento para submeter a seus caprichos aqueles que não a conhecem profundamente. Sua mania de falar demais, porém, não a torna muito popular entre os demais nativos do Zodíaco. Com essas características, é muito difícil esperar fidelidade de um nativo de Peixes, tanto do homem quanto da mulher. A única maneira de controlar essa tendência é se o parceiro demonstrar independência, ameaçando pagar na mesma moeda os casos de infidelidade que detectar.

Sua capacidade de se sacrificar e seu apego ao lar podem ser, também, o melhor apelo contra a sua infidelidade.

PLANO PROFISSIONAL

Os nativos de Peixes se dão bem em todas as atividades que envolvam seu elemento, a Água, ou que exijam manifestação de senso artístico e estético. Tudo que se relacione a sentimentos e sensações também terá nesse nativo um profissional interessado em dar o melhor de si. A falta de persistência e a retração provocada pela competitividade do meio artístico são empecilhos entre eles e o sucesso.

Podem se sair bem em empregos ligados à água, como pescador, mergulhador, vendedor de peixe ou de artigos de pesca ou em atividades ligadas ao mundo da arte, como bailarino, instrutor de ginástica, cenógrafo, além de marinheiro, oficial de embarcação, piscicultor, agricultor, floricultor, armador, industrial do ramo da pesca, psicólogo, psicanalista, astrólogo e astrônomo. Nas artes eles se saem bem como atores, músicos, artistas plásticos e diretores de arte e criação.

PLANO FÍSICO

As partes mais sensíveis desse signo são os pés e a pele, além de estarem sujeitos a reumatismo e problemas de intoxicação alimentar, em razão do funcionamento irregular dos intestinos, o que justifica também seus problemas com a pele. A alimentação natural e saudável é sua principal arma de defesa, pois são propensos à anemia, que afeta o funcionamento de seus rins, gerando complicações adicionais. Se não mantiver sua saúde em equilíbrio, o pisciano acaba provocando um efeito cascata em sua saúde, com uma doença chamando outra.

O detalhe que sempre chama a atenção nos nativos de Peixes é seu rosto de uma beleza indefinida, que se pode olhar por horas e a cada momento se enxergar um detalhe diferente, mas sempre perturbador e insinuante. Por esse motivo, as piscianas não devem abusar da maquilagem, preferindo sempre as tonalidades claras e suaves para deixar que a beleza do rosto faça o resto por si só.

Para melhor realçar as qualidades de seu signo, devem procurar se vestir na moda, sem muitos adereços. Se isso não for possível, roupas com um toque antigo dão o toque mágico ao mistério do seu rosto e do seu olhar. São normalmente esbelto, de formas definidas e provocantes na juventude, mas tendem a perder essa linha, quando chegam à maturidade, fruto, principalmente, da gula, contra a qual devem travar um combate constante, fugindo de uma tendência à obesidade. Caminhadas e exercícios leves, principalmente no início do dia ou no final do dia, reforçam os aspectos misteriosos e encantadores de sua beleza.

O ASCENDENTE

Um elemento muito importante de todos os horóscopos e muito pouco utilizado para entendimento geral de uma personalidade é o signo ascendente, isto é, o signo que ascendia no céu, no momento do nascimento. Esse signo acrescenta virtudes e defeitos que podem ser decisivos nas características específicas de um mapa astral.

De forma simplificada, pode-se ter uma idéia dessa influência.

ÁRIES

ÁRIES com ascendente em ÁRIES: ascendente do mesmo signo acentua qualidades e defeitos, aumentando a ambição e a energia do ariano, que tudo move na busca de seus objetivos.

ÁRIES com ascendente em TOURO: aumenta a força de vontade, acentuando a preocupação com a família e com as coisas materiais. Dosa a energia típica do ariano, amenizando-a.

ÁRIES com ascendente em GÊMEOS: energia e inteligência se harmonizam, mas a vida afetiva fica prejudicada.

ÁRIES com ascendente em CÂNCER: a melancolia típica de Câncer dá um toque desensibilidade e de astúcia à personalidade energética de ÁRIES, abrandando-a, e tornando-a mais sutil.

ÁRIES com ascendente em LEÃO: resulta numa mistura muito poderosa e forte, onde ambição e força de vontade moverão montanhas, jamais se detendo diante dos obstáculos.

ÁRIES com ascendente em VIRGEM: essa ascendência dará a ÁRIES equilíbrio e racionalidade para triunfar, sem agressividade.

ÁRIES com ascendente em LIBRA: a moderação se torna um componente novo na vida do ariano, controlando seus impulsos.

ÁRIES com ascendente em ESCORPIÃO: essa é uma mistura também muito forte, gerando um temperamento difícil e forte.

ÁRIES com ascendente em SAGITÁRIO: com esse ascendente, ÁRIES se transforma em energia e emoção puras.

ÁRIES com ascendente em CAPRICÓRNIO: racionalismo e senso prático amenizam o ariano, dando-lhe um caráter menos impulsivo.

ÁRIES com ascendente em AQUÁRIO: o desejo de liberdade em todos os sentidos exige muito da energia do ariano.

ÁRIES com ascendente em PEIXES: os conflitos interiores são a marca registrada da mistura desses dois signos tão antagônicos.

TOURO

TOURO com ascendente em ÁRIES: união sempre positiva para o taurino, porque lhe acrescenta uma certa dose da energia que move o ariano, tornando-o inovador e determinado.

TOURO com ascendente em TOURO: com as características reforçadas, Touro buscará, acima de tudo, estabilidade e conforto.

TOURO com ascendente em GÊMEOS: Gêmeos brinda o taurino com uma personalidade mais intelectualizada, com reflexos também positivos em sua aparência física.

TOURO com ascendente em CÂNCER: o apego à família, principalmente à figura materna, fica acentuado com esse ascendente. A família ocupará um espaço importante na vida dos nativos desse signo.

TOURO com ascendente em LEÃO: energia e ambição se mesclam adequadamente, produzindo pessoas lutadoras.

TOURO com ascendente em VIRGEM: o senso prático fica muito bem acentuado no taurino, assim como o desejo de segurança e estabilidade.

TOURO com ascendente em LIBRA: essa mescla de dois signos amorosos dá origem a indivíduos sensíveis e sociáveis.

TOURO com ascendente em ESCORPIÃO: a busca pelo sucesso e pela estabilidade pode se tornar obsessiva, num temperamento difícil, mas excepcional para aqueles que conseguirem entendê-lo.

TOURO com ascendente em SAGITÁRIO: um pouco de fantasia e de inquietação resulta da influência desse ascendente sobre o taurino.

TOURO com ascendente em CAPRICÓRNIO: a capacidade de trabalho e de dedicação aos objetivos ficam evidenciadas nessa combinação.

TOURO com ascendente em AQUÁRIO: a marca registrada dessa mistura será o individualismo e a independência.

TOURO com ascendente em PEIXES: um pouco de misticismo torna o taurino menos apegado à sua obsessiva busca pela estabilidade.

GÊMEOS

GÊMEOS com ascendente em ÁRIES: energia e versatilidade resultam dessa combinação, fazendo o nativo atingir posições importantes.

GÊMEOS com ascendente em TOURO: o senso artístico fica evidenciado com esse ascendente, que reforça a sensibilidade de Gêmeos.

GÊMEOS com ascendente em GÊMEOS: qualidades e defeitos em evidência fazem esse nativo se dedicar a manifestações artísticas e culturais.

GÊMEOS com ascendente em CÂNCER: o desejo de liberdade ficará tolhido diante do apego à família e ao lar, gerando conflitos interiores.

GÊMEOS com ascendente em LEÃO: surgem grandes líderes desta combinação, tanto pelo carisma, como pela competência e pelo poder de argumentação.

GÊMEOS com ascendente em VIRGEM: o geminiano ganha em intelectualidade e em profundidade com esse ascendente.

GÊMEOS com ascendente em LIBRA: um curioso conflito pode se estabelecer nessa mistura, entre o egocentrismo de um e a generosidade do outro.

GÊMEOS com ascendente em ESCORPIÃO: a maturidade dará aos nativos de Gêmeos com esse ascendente uma personalidade interessante e sempre intrigante.

GÊMEOS com ascendente em SAGITÁRIO: estabelece-se um equilíbrio entre os dois elementos, Ar e Fogo, surgindo, como resultado, uma atração maior pelo misticismo e pelas coisas da religião.

GÊMEOS com ascendente em CAPRICÓRNIO: uma disposição para o trabalho baseada na perseverança será o principal ganho do geminiano.

GÊMEOS com ascendente em AQUÁRIO: o resultado é uma pessoa de mente aberta e inovadora.

GÊMEOS com ascendente em PEIXES: a maturidade, normalmente após os 30, apura no geminiano seu senso artístico e sua inteligência.

CÂNCER

CÂNCER com ascendente em ÁRIES: o principal beneficiado nesse aspecto é o campo profissional do canceriano, que ganha energia e força de vontade para perseguir e atingir suas metas.

CÂNCER com ascendente em TOURO: com esse ascendente, o canceriano finca o pé na terra e se torna mais racional e menos sonhador.

CÂNCER com ascendente em GÊMEOS: o resultado nunca é um ser fácil de se entender, pois a contradição se torna sua marca registrada.

CÂNCER com ascendente em CÂNCER: o reforço do próprio signo acentua o caráter melancólico do canceriano, predispondo-o à introversão.

CÂNCER com ascendente em LEÃO: se o canceriano souber explorar a preocupação com a segurança e a ambição leoninas, o resultado será uma pessoa de grande poder de realização.

CÂNCER com ascendente em VIRGEM: o senso prático é a principal contribuição de Virgem para o canceriano.

CÂNCER com ascendente em LIBRA: a determinação e a persistência ficam prejudicadas nessa combinação.

CÂNCER com ascendente em ESCORPIÃO: a inteligência e a sensibilidade ficam evidenciadas no canceriano, com esse ascendente, que, negativamente, poderá torná-lo um tanto fechado.

CÂNCER com ascendente em SAGITÁRIO: o desejo de independência vai gerar um conflito com o desejo de liberdade e só a experiência e a maturidade conseguirão administrar isso.

CÂNCER com ascendente em CAPRICÓRNIO: a persistência e a capacidade de trabalho de Capricórnio impulsionam positivamente o canceriano.

CÂNCER com ascendente em AQUÁRIO: tradição e inovação se juntam nessa personalidade conflitante, mas positiva.

CÂNCER com ascendente em PEIXES: o trabalho comum não atrairá esse nativo, mais à vontade atuando no meio artístico.

LEÃO

LEÃO com ascendente em ÁRIES: Carneiro dá ao leonino a energia e a ambição necessárias para vencer na vida, mantendo-se apegado à família, principalmente aos filhos.

LEÃO com ascendente em TOURO: o senso prático torna a ambição do leonino mais direcionada ao sucesso e às inovações.

LEÃO com ascendente em GÊMEOS: originalidade e determinação é o resultado desta combinação fadada ao sucesso.

LEÃO com ascendente em CÂNCER: Câncer enfatiza a relação familiar, prejudicando um pouco a realização profissional do leonino, que às vezes tem que optar entre uma coisa ou outra.

LEÃO com ascendente em LEÃO: nada pode deter esta combinação, excesso seus próprios defeitos, entre eles a arrogância.

LEÃO com ascendente em VIRGEM: o equilíbrio entre os dois signos torna o nativo expansivo e racional, na medida certa para subir na vida.

LEÃO com ascendente em LIBRA: Libra dá ao leonino a paz interior que ele precisa para se dedicar a seus projetos e a administrar o seu futuro e o seu sucesso.

LEÃO com ascendente em ESCORPIÃO: dominador, agressivo e extremamente sensual, este é o retrato do leonino com esse ascendente.

LEÃO com ascendente em SAGITÁRIO: evidenciar-se socialmente é uma tônica na vida desse leonino, que não se detém diante dos obstáculos.

LEÃO com ascendente em CAPRICÓRNIO: com esse ascendente o leonino ganha a disciplina necessária para desenvolver seus projetos mais arrojados, com pleno sucesso.

LEÃO com ascendente em AQUÁRIO: a inteligência e o caráter inovador de Aquário acrescenta um novo perfil à figura ambiciosa do leonino.

LEÃO com ascendente em PEIXES: o que normalmente o leonino perde em racionalismo com esse ascendente, ganha em sensibilidade.

VIRGEM

VIRGEM com ascendente em ÁRIES: a energia de Carneiro se alia à constância de Virgem, resultando num indivíduo combativo, mesclando perfeitamente impulsividade com reflexão.

VIRGEM com ascendente em TOURO: a influência do ascendente torna o virginiano obstinado em perseguir sua afirmação a nível social.

VIRGEM com ascendente em GÊMEOS: a grande contribuição de Gêmeos é o caráter mais liberal e menos rígido que empresta ao virginiano.

VIRGEM com ascendente em CÂNCER: sendo ambos introvertidos, ganham muito na capacidade de análise, de observação e na sensibilidade que se torna extremada.

VIRGEM com ascendente em LEÃO: uma inteligência brilhante é o que caracteriza esse virginiano.

VIRGEM com ascendente em VIRGEM: o oportunismo se torna exacerbado no virginiano, tornando necessário que ele invista no controle de suas emoções, se quiser triunfar na vida.

VIRGEM com ascendente em LIBRA: o virginiano se torna menos formal com esse ascendente, desenvolvendo seu senso artístico.

VIRGEM com ascendente em ESCORPIÃO: o ciúme de Escorpião pode tornar o virginiano um indivíduo dedicado a seus projetos e inteligente.

VIRGEM com ascendente em SAGITÁRIO: o grande desafio do virginiano será equilibrar otimismo e pessimismo.

VIRGEM com ascendente em CAPRICÓRNIO: dois signos muito parecidos, resultando numa combinação muito fechada e conservadora, mas persistente e apegada à terra e a tudo que representa solidez.

VIRGEM com ascendente em AQUÁRIO: esse ascendente contribui decisivamente com a sociabilização do fechado e formal virginiano.

VIRGEM com ascendente em PEIXES: uma combinação perfeita no campo artístico, carecendo de disciplina e energia para atingir os objetivos.

LIBRA

LIBRA com ascendente em ÁRIES: os grandes nomes ligados à moda e à beleza surgem nesse combinação de signos.

LIBRA com ascendente em TOURO: a sensualidade é a tônica na personalidade do libriano que tem Touro como ascendente, ressaltando seu caráter sensível e refinado.

LIBRA com ascendente em GÊMEOS: se conseguir ser menos convencido, o libriano com certeza poderá superar o caráter superficial dessa combinação entre dois signos do ar.

LIBRA com ascendente em CÂNCER: timidez e indecisão se constituem a insípida mistura que vai desafiar constantemente o brilhantismo profissional desse libriano.

LIBRA com ascendente em LEÃO: o libriano atinge todo o seu potencial de criação, atração e realização com essa combinação.

LIBRA com ascendente em VIRGEM: Virgem oferece ao libriano o desenvolvimento de seu senso crítico, tornando-o racional e organizado.

LIBRA com ascendente em LIBRA: idealismo e capacidade de trabalho são as virtudes dos librianos com o mesmo signo no ascendente.

LIBRA com ascendente em ESCORPIÃO: os opostos aqui entram em conflito constantemente. O libriano terá de investir na sua cultura e na sua inteligência para triunfar.

LIBRA com ascendente em SAGITÁRIO: essa combinação dá ao libriano a percepção das coisas ligadas ao misticismo e às artes.

LIBRA com ascendente em CAPRICÓRNIO: a força de vontade e a tenacidade para perseguir seus objetivos metodicamente é o resultado.

LIBRA com ascendente em AQUÁRIO: os dois signos do ar, juntando-se, exigem do libriano autodisciplina e senso prático para a vida.

LIBRA com ascendente em PEIXES: os aspectos místicos da personalidade libriana ganham novas cores e motivação com esse ascendente.

ESCORPIÃO

ESCORPIÃO com ascendente em ÁRIES: o escorpiano com esse ascendente nasceu para mandar e se realizar em posições de influência e poder, primando pela inteligência.

ESCORPIÃO com ascendente em TOURO: a calma Touro influencia positivamente a grande energia e a inteligência do escorpiano.

ESCORPIÃO com ascendente em GÊMEOS: a grande virtude desse ascendente é atenuar os defeitos naturais do nativo de Escorpião, tornando-o mais acessível e popular.

ESCORPIÃO com ascendente em CÂNCER: o apego à mãe é muito forte nessa combinação, favorável a assuntos místicos e mediunidade.

ESCORPIÃO com ascendente em LEÃO: essa configuração exige que o nativo invista em si mesmo, a vida toda, para atingir o sucesso.

ESCORPIÃO com ascendente em VIRGEM: o resultado dessa mistura é uma pessoa sempre procurada pelo equilíbrio e pela disponibilidade.

ESCORPIÃO com ascendente em LIBRA: com certeza essa combinação produz um ser invulgar, refinado e diplomata.

ESCORPIÃO com ascendente em ESCORPIÃO: a honestidade e a capacidade de organização se juntam a um temperamento enérgico, mas justo.

ESCORPIÃO com ascendente em SAGITÁRIO: o grande desafio é conseguir externar seus sentimentos, para não ser sufocado por eles.

ESCORPIÃO com ascendente em CAPRICÓRNIO: a capacidade de trabalho e de sucesso do nativo e reforçada com energia e racionalidade.

ESCORPIÃO com ascendente em AQUÁRIO: apesar de um tanto rebelde, o nativo de Escorpião terá a sociabilidade de Aquário tornando-o popular e simpático entre as pessoas que o cercam.

ESCORPIÃO com ascendente em PEIXES: para se encontrar e definir seus limites, o nativo terá de superar as influências negativas do elemento Água, buscando seu equilíbrio nas manifestações artísticas.

SAGITÁRIO

SAGITÁRIO com ascendente em ÁRIES: com essa combinação, dificilmente o sagitariano deixará de realizar seus projetos mais ambiciosos no campo profissional.

SAGITÁRIO com ascendente em TOURO: o apego à família e ao lar contribuem para amenizar o temperamento inquieto e ardente do sagitariano.

SAGITÁRIO com ascendente em GÊMEOS: quando as influências de Gêmeos são positivas, o sagitariano ganha charme e versatilidade.

SAGITÁRIO com ascendente em CÂNCER: o aspecto profissional está sempre em conflito com o apelo do lar e das coisas da família.

SAGITÁRIO com ascendente em LEÃO: ambição sem limite, com a disposição e as qualidades para realizar os mais arrojados sonhos.

SAGITÁRIO com ascendente em VIRGEM: Virgem torna o sagitariano voltado para o casamento e para as coisas práticas da vida.

SAGITÁRIO com ascendente em LIBRA: a grande contribuição de Libra é a sensibilidade e o sendo de justiça, que equilibram as qualidades desse signo normalmente agitado.

SAGITÁRIO com ascendente em ESCORPIÃO: esse sagitariano jamais se deixa prender e é sempre um desafio para as outras pessoas.

SAGITÁRIO com ascendente em SAGITÁRIO: o grande desafio desse nativo é superar a introversão para conseguir demonstrar seu valor.

SAGITÁRIO com ascendente em CAPRICÓRNIO: quando prevalece a jovialidade sagitariana, o nativo ganha em senso prático e em racionalidade, sem se podar ou se reprimir.

SAGITÁRIO com ascendente em AQUÁRIO: se esse nativo tiver de sacrificar suas emoções pela carreira, ele o fará sem pestanejar.

SAGITÁRIO com ascendente em PEIXES: o sagitariano tem que impor o senso prático sobre a indecisão de Peixes para não se ver confuso diante aspectos espirituais, gerando conflitos interiores.

CAPRICÓRNIO

CAPRICÓRNIO com ascendente em ÁRIES: o caráter idealista de Carneiro dá energia e decisão para mover o grande poder de realização.

CAPRICÓRNIO com ascendente em TOURO: o grande problema dessa combinação é

o aspecto emocional, que não consegue se sobressair.

CAPRICÓRNIO com ascendente em GÊMEOS: a criatividade e a fantasia de Gêmeos empresta dinamismo que falta nos relacionamentos.

CAPRICÓRNIO com ascendente em CÂNCER: o aspecto mais positivo dessa combinação é o reforço na capacidade de perseverar na busca de seus ideais e realizar seus sonhos mais íntimos.

CAPRICÓRNIO com ascendente em LEÃO: o capricorniano ganha de Leão disposição e ambição para inovar e buscar o sucesso.

CAPRICÓRNIO com ascendente em VIRGEM: essa combinação é perfeita em termos de trabalho e de realização profissional, mas carente de emoção e sentimentos.

CAPRICÓRNIO com ascendente em LIBRA: o caráter volúvel de Libra gera constantes conflitos para o capricorniano, que encontra na literatura e nas artes a sua válvula de escape para sua realização.

CAPRICÓRNIO com ascendente em ESCORPIÃO: a desconfiança é a marca registrada dessa combinação.

CAPRICÓRNIO com ascendente em SAGITÁRIO: ser bom e honesto demais normalmente sacrificam o capricorniano com esse ascendente.

CAPRICÓRNIO com ascendente em CAPRICÓRNIO: o resultado é um temperamento forme, mas desconfiado, fechado demais em si mesmo.

CAPRICÓRNIO com ascendente em AQUÁRIO: influências positivas de Aquário dão vitalidade e dinamismo para arriscar e empreender.

CAPRICÓRNIO com ascendente em PEIXES: o excesso de prudência escondem a grande insegurança desse nativo, que deve se esforçar para se afirmar socialmente.

AQUÁRIO

AQUÁRIO com ascendente em ÁRIES: a mentalidade inovadora e reformista, característica dos dois signos, fica evidenciada nesse nativo, capaz de surpreender com suas ações.

AQUÁRIO com ascendente em TOURO: o ascendente acrescente um caráter passional e pragmático à mentalidade inovadora do aquariano, resultando num indivíduo positivo e realizador.

AQUÁRIO com ascendente em GÊMEOS: intelectualmente positiva, essa combinação dá criatividade e originalidade aos nativos de Aquário.

AQUÁRIO com ascendente em CÂNCER: o apego à família e até a uma relação normal e estável são as contribuições desse ascendente.

AQUÁRIO com ascendente em LEÃO: dominadores e de temperamento forte, dificilmente controláveis, mas criativos e realizadores.

AQUÁRIO com ascendente em VIRGEM: a capacidade de raciocinar e de analisar sob um aspecto mais crítico é a contribuição do ascendente.

AQUÁRIO com ascendente em LIBRA: Libra fornece principalmente senso prático e equilíbrio nas decisões e no comportamento.

AQUÁRIO com ascendente em ESCORPIÃO: a agressividade e a originalidade de Escorpião facilitam ao aquariano atingir sucesso em objetivos considerados impossíveis pelas demais.

AQUÁRIO com ascendente em SAGITÁRIO: o ascendente torna o aquariano menos inquieto e mais sociável e otimista.

AQUÁRIO com ascendente em CAPRICÓRNIO: energia para o trabalho e ideais elevados resultam dessa combinação sempre positiva.

AQUÁRIO com ascendente em AQUÁRIO: uma das grandes virtudes dessa combinação é permitir e facilitar tudo que se refira a conhecimento.

AQUÁRIO com ascendente em PEIXES: o senso prático pode ser o empecilho que barre o desenvolvimento intelectual e místico desses nativos, influenciados pela indecisão de Peixes.

PEIXES

PEIXES com ascendente em ÁRIES: a energia e a força de vontade de Áries garantem

o sucesso de Peixes, superando sua indecisão.

PEIXES com ascendente em TOURO: o ascendente faz a ligação do aéreo pisciano com a Terra, pondo-o em contato com a realidade.

PEIXES com ascendente em GÊMEOS: o caráter volúvel esconde a preocupação com

o aspecto profissional, em detrimento do amoroso.

PEIXES com ascendente em CÂNCER: o apego à família e às coisas do lar podem se tornar muito fortes nesse nativo, em detrimento de seu aspecto profissional e de realização pessoal.

PEIXES com ascendente em LEÃO: reforçando a autoconfiança do pisciano, Leão seguramente o levará a atingir seus objetivos.

PEIXES com ascendente em VIRGEM: o racionalismo virginiano acrescenta disciplina à emoção e ao misticismo pisciano.

PEIXES com ascendente em LIBRA: o caráter místico fica evidenciado, aprofundando o conhecimento sob o ponto de vista intelectual.

PEIXES com ascendente em ESCORPIÃO: sensualidade e ciúme exagerado é a explosiva combinação desses dois signos, um passional, outro sonhador e confuso.

PEIXES com ascendente em SAGITÁRIO: a indecisão natural do pisciano entre em choque com o desejo de liberdade sagitariano, gerando conflitos interiores.

PEIXES com ascendente em CAPRICÓRNIO: o autocontrole, a ambição e a persistência influenciarão positivamente o caráter indeciso.

PEIXES com ascendente em AQUÁRIO: a extroversão, o idealismo e o gosto pela aventura de Aquário dão novo sentido aos sonhos piscianos.

PEIXES com ascendente em PEIXES: essa combinação já deu ao mundo mais artistas que todas as outras juntas, em todas as áreas e manifestações.

PREVISÕES PARA O ANO

O regente do ano continua privilegiando as comunicações de um modo geral. Será o ano do entendimento ou do desentendimento, conforme a importância que cada um der a seus relacionamentos. Desavenças poderão ser solucionadas com a diplomacia e a argumentação, tanto quanto conflitos poderão surgir por falhas no processo de comunicação entre as partes.

Durante o ano, Humanidade deve aproveitar as boas influências, em benefício da coletividade. A inteligência estará evidenciada, assim como o tino comercial e o interesse pelas ciências. É o momento de cada um mostrar o que sabe fazer e vender seu produto, seja um simples artesão, seja uma grande corporação. Quem não souber de relacionar, seguramente ficará para trás.

Com certeza veremos surgir e crescer a popularidade de homens ligados ao setor, além de sábios, inventores e financistas. A habilidade e a facilidade de comunicação tornará oradores e comunicadores pessoas de expressão e de importância.

Em seu aspecto negativo, o ano acena com grandes fraudes promovidas por pessoas de elevado poder de comunicação. Estelionatários estarão em evidência. Novos golpes contra a economia popular serão criados e dados. A malícia e a falsidade poderão imperar, se não houver discernimento, precaução e, principalmente, orientação e divulgação. É possível que pessoas ilustres caiam em desgraça com a revelação de segredos importantes, tanto quanto, através de manobras e de falsa argumentação, conseguirão se livrar ou continuar impunes.

É um período para se ater a duas máximas famosas:

-Nem tudo que brilha é ouro, nem tudo que reluz é prata.

-Quem não se comunica, se trumbica.

ÁRIES

Neste ano, antes de agir impulsivamente na escolha de um novo amor, tente refrear seus impulsos e escolher a pessoa com quem vai ficar realmente, procurando construir com ela uma relação sólida. Para isso terá que abrir seu coração e pedir conselhos.

Se você já tem um compromisso, comece a pensar no motivo de tantas desavenças ou desencontros ocorridos ultimamente. Se é o tédio que a aborrece, não se esqueça que você tem uma parte de culpa em deixar as coisas caírem na rotina, pois você é quem tem

o poder de movimentar essa relação e fazê-la ferver novamente.

Na família tente não ser tão crítica e passe a colaborar mais, ouvindo antes de reagir impulsivamente, como é sua característica. Tenha em mente que este ano vai desempenhar um papel muito importante na vida de todos, principalmente aqueles que procuram o equilíbrio e a harmonia entre a razão e o coração através do diálogo. Aproveite, então, para fazer mais amigos e, o que é mais importante neste ano, cultivá-los e conservá-los. Através deles você pode aparar algumas arestas que a incomodam e descobrir como é tudo fica mais fácil quando se compartilham as experiências.

Se anda sentindo algumas dores de cabeça ultimamente, faça um exame para verificar como andam seus olhos, seus ouvidos e sua garganta, principalmente, que são os órgãos governados por Áries. Aquele tratamento médico que você vem protelando talvez tenha que ser feito. Durante este ano, principalmente no período do seu Inferno Astral (20/02 a 20/03), evite particularmente se envolver em discussões acirradas ou excessos de toda sorte.

Para manter a forma, pratique esportes, que aumentam a sua resistência, mas evite ser muito competitiva, pois isso poderá lhe ser prejudicial. Para realçar a sua beleza, nada como uma boa noite de sono. Se você exercer uma função de comando em sua profissão,

o ano será excelente para incrementar os ganhos financeiros e até subir alguns degraus a mais, já que sua competitividade no trabalho é uma de suas maiores virtudes. Cuidado, porém, com a inveja e as armadilhas de colegas invejosos. Seu dinamismo e sua coragem incomodam.

Para quem está se definindo por uma profissão, saiba que Áries governa todas as profissões onde a iniciativa pessoal é necessária, como os esportes, profissões liberais e trabalho ligado à terra. Se tiver interesse pela carreira artística, pode fazer sucesso com relativa facilidade, se não se deixar levar pelas bajulações e pela frivolidade, empenhando-se a fundo. Como atriz, repórter ou publicitária terá sempre mais chances, mas sua emotividade poderá ser muito valiosa para demonstrar todo o seu talento como instrumentista.

TOURO

Se você está livre e sempre sonhou em viver um grande amor, fique preparado porque este ano lhe reserva gratas surpresas. Se você já tem um compromisso, talvez o ano lhe reserve a chance de crescer espiritualmente, exercitando o perdão, que, no seu caso, é um sinal de evolução, já que seu temperamento não é muito aberto a isso.

Não exija demais da família nem se distancie dela neste ano, pois poderá precisar de algum tipo de ajuda. Além disso, certas coisas só se consegue ter no meio daqueles que nos amam. Crianças terão um destaque todo especial em sua vida, neste ano. Quanto às amizades, procure não ser tão desconfiada nem tão exigente. Ninguém é perfeito e julgamentos apressados nunca são recomendados. Se você quiser manter-se saudável e bela neste ano, deve começar moderando seu apetite e sua tendência a comidas bem temperadas e gordurosas. Nos meses de junho e julho tome um cuidado especial com sua garganta, aparelho respiratório e cordas vocais, que podem ser afetados por excessos.

Nativos deste signo em geral têm forte tendência à obesidade, por isso todo o cuidado, principalmente quando mais jovem, quanto aos hábitos alimentares, nada mais é que um investimento na saúde futura. Problemas de metabolismo poderão se manifestar nos meses finais do ano, mas serão facilmente evitados com um exame preventivo no período do seu paraíso astral, seguido de uma dieta sob orientação médica. Se o emprego ou a profissão que exerce atualmente não a satisfaz, procure relevar sua tendência a se acomodar ou a não mostrar seu potencial, pois neste ano você poderá dar a grande reviravolta de sua vida.

Dinheiro pode continuar um tanto escasso no primeiro semestre, mas de setembro em diante tudo promete mudar. Saiba controlar sua ansiedade no trabalho e os resultados virão na forma de um aumento, de uma promoção ou de um convite para mudar de emprego e fazer, quem sabe, aquilo que você sempre sonho em sua vida, ganhando muito mais do que possa imaginar.

Atividades manuais em geral serão privilegiadas neste ano, bem como aquelas ligadas a serviços e à área médica. Profissões ligadas às ciências exatas começarão a se valorizar novamente e, talvez, compense investir um pouco mais e esperar pelas melhoras que virão a partir do segundo semestre.

Este será o ano da comunicação, área onde o taurino se sente muito à vontade e onde pode expandir toda a sua alma apaixonada. As dificuldades nesse campo serão mais um desafio do que um desestímulo, principalmente se encontra uma pessoa de Virgem ou de Capricórnio, ligada à área, para dar-lhe apoio.

Dinheiro e prestígio serão o resultado final deste ano especial para você, taurina, desde que aposte nisso toda a sua energia. Os astros lhe serão favoráveis.

GÊMEOS

Como o geminiano faz a sua própria sorte no amor, o ano reserva ótimas experiências, mas recomenda não brincar com os sentimentos alheios, pois poderá ter algum problema quanto a isso, principalmente ao se relacionar com uma pessoa de Escorpião ou de Capricórnio. Da mesma maneira, tomar um cuidado todo especial nos meses de Maio e Junho, com pessoas nascidas sob os signos de Aquário ou Leão, pois os papéis podem se inverter e ao invés de caçadora, você se transformará em caça.

Se já tem um relacionamento, faça o possível e o impossível para combater o tédio e a rotina, que poderão se manifestar de maneira muito forte no período do seu inferno astral, principalmente se você tiver um companheiro de Peixes. É possível que surjam divergências em função do seu caráter espirituoso e brincalhão, avesso a tudo que signifique estagnação. Como este é um ano e normalmente você acaba dominando o relacionamento, releve e espere pelo que lhe reserva o futuro. As experiências sempre são motivo de aprendizado.

O seu apego à família poderá ser posto à prova nos meses mais frios do ano, inclusive enfrentando intrigas de parentes que não a conhecem de verdade e têm algum interesse em prejudicá-la. Sua coragem e sua decisão irão se impor, no final, e a verdade se restabelecerá antes do mês de novembro. Procure se dedicar mais aos seus amigos. O que está em jogo não é o quanto você precisa deles, mas o quanto eles precisam de você. Abra-se e deixe que eles venham a sua procura, pois sua segurança lhes serve de conforto e modelo. Aproveite o verão para isso, já que muita atividade no trabalho ou nos estudos a esperam no decorrer do ano.

Seu pior inimigo neste ano será o estresse, que virá acompanhado de muita ansiedade e de possibilidade de emagrecimento, só que isso poderá não acontecer de uma forma muito saudável, provocada por distúrbios de ordem intestinal. Sabedora disso, dedique seu verão a refazer as energias, em contato com amigos, sol, mar e ar livre, evitando excessos. Se você observar, quando se encontra estressada é que se manifestam alguns problemas respiratórios, principalmente nos meses mais frios e chuvosos do ano. Combata

o tédio e repouse. No mês de Outubro pode sentir problemas de dor de cabeça. Consulte um oftalmologista, principalmente se estiver se dedicando muito à leitura. Possíveis problemas estomacais em decorrência de hábitos alimentares inadequados.

Neste ano em especial, há duas recomendações que você precisará seguir, se quiser ter sucesso e obter reconhecimento: a primeira é aproximar-se um pouco mais de seus chefes ou superiores; a segunda é demonstrar claramente o quanto o seu trabalho representa para você. Se conciliar estas duas coisas neste ano, seguramente chegará ao final do ano com um saldo positivo. Quanto ao dinheiro, use a sua diplomacia e sua paciência nos momentos certos, principalmente se seus chefes ou superiores forem do signo de Virgem. Nos meses de Março a Julho, o dinheiro estará escasso. A partir de Setembro, ele surgirá, principalmente se você usar sua astúcia para obtê-lo. Espere uma proposta irrecusável entre Setembro e Outubro.

CÂNCER

Se você ainda não tem compromisso, deixe passar essa fase do ano, pois a partir de Maio alguma novidade poderá surgir no campo amoroso. Para isso, você precisará se desapegar de algumas recordações do passado e encarar o futuro de frente. Caso você já tenha compromisso, chegou o momento de reavaliar essa relação e ver até que ponto ela lhe dá a segurança que você precisa para se sentir realizada. Seja como for, não tome nenhuma decisão no início do ano. Use esse período para refletir sobre o assunto. De qualquer maneira, não deixe que o passado a prenda a uma pessoa com a qual você pode já não ter mais nenhuma afinidade.

Procure dar um pouco mais de atenção a seus familiares, deixando de se concentrar demais em você. Lembre-se que eles podem lhe dar a ajuda decisiva para as grandes reviravoltas que se preparam para acontecer em sua vida, no segundo semestre do ano. Este promete ser o ano do começo de suas transformações e a família é a base que precisa ser mantida em todo esse processo. Tome muito cuidado com os velhos amigos, pois as pessoas mudam e você pode não ter percebido isso. Pessoas de Aquário podem abusar de sua confiança, enchendo-a de intrigas e falsidades, principalmente no período do seu inferno astral. Nessa época, busque a companhia de pessoas de Áries, para se fortalecer.

O aparelho digestivo pode lhe trazer algum problema nos meses mais quentes do ano e isso se refletirá em sua pele e em sua beleza em geral. Nada que uma alimentação equilibrada, com muitas frutas e verduras, não possa resolver, mas, para isso, você precisará se disciplinar. Um nutricionista poderá ajudá-la a superar isso. Sendo a Lua o seu planeta regente, é através dos cabelos que você recebe toda a sua influência. Por isso, a partir do seu aniversário, analise a possibilidade de mudar de penteado, adotando um corte de cabelo menos convencional e mais moderno, ideal para este ano. Roupas escuras não lhe ficam bem nem no inverno. Procure explorar o máximo das influências benéficas de seu signo, combinando roupas claras e alegres.

Este ano exercerá em você uma poderosa influência, que se fará sentir já nos primeiros meses do ano, quando deverá se dedicar de corpo e alma ao seu trabalho, interessando-se mais pelas pessoas do que pelos resultados. Esse ganho pessoal e espiritual se refletirá já a partir do segundo semestre, quando as suas perspectivas se abrirão totalmente e você colherá os frutos do que plantou. Analise a necessidade de aproveitar o verão e fazer alguns cursos específicos de sua área.

Dinheiro de sobra virá a partir de Agosto, quando poderá inclusive realizar alguns projetos engavetados e investir um pouco mais em cultura e realizar viagens. Neste ano, todas as profissões ligadas ao contato com o público, ao aconselhamento e aos cuidados com crianças estarão privilegiadas, mas não se esqueça de investir em você mesma, aprimorando-se cada vez mais. É o momento de colher o que semeou, por isso analise duas vezes as propostas de mudança de emprego. Se for para ficar no mesmo nível em que se encontra, não haverá ganho algum. Espere uma chance melhor.

LEÃO

Neste ano, você terá a oportunidade de escolher entre os seus pretendentes aquele que melhor se adequar ao seu temperamento, mas evite casos com pessoas de Escorpião ou de Peixes, principalmente nos três primeiros meses do ano. Se você ainda não está comprometida, não precisa se precipitar, pois terá tempo e opções de escolha se esperar o mês de julho, antes de se decidir por alguém.

Se já é comprometido, terá um ano para se preocupar com a pessoa amada e com os filhos, se já tiver. Caso não tenha, há boas chances de se engravidar, principalmente a partir de Abril. Procure, porém, dedicar-se um pouco a você mesma, principalmente quanto à aparência pessoal, aumentando o seu condicionamento físico, pois neste ano você precisará de toda a sua vitalidade e de todo o seu magnetismo.

Converse mais com seus familiares neste ano, trocando experiências e pedindo conselhos, muito embora essa seja uma atitude nova para você. Não se esqueça que estamos num ano para a mudança de milênio e tudo que fizer agora vai se refletir no momento mais importante da transição. Poderá perder alguns amigos já no início do ano, caso se deixe levar pela sua tendência a esnobá-los. Todos reconhecem a sua superioridade, mas você não precisa ficar lembrando-os disso a todo momento, principalmente a amigos de Áries, Escorpião e Peixes.

A saúde dos nativos deste signo está intimamente ligada a suas atividades e o ano lhe oferecerá a oportunidade de não parar ou deixar-se acomodar. A partir do início do ano já estará envolvido com atividades ligadas à arte, política ou ensino, que lhe tomarão o tempo, mas podem deixá-lo um tanto ansioso. Se controlar essa ansiedade, a partir de Março estará com a situação dominada e tudo estará bem.

Possível problema de hipertensão, fígado ou diabetes, nos meses de Junho e Julho, durante o período do seu inferno astral. Para evitar isso, faça um exame completo em fins de Março ou começo de Abril. O Sol, seu regente, sempre lhe fará bem, por isso dê um jeito de conciliar suas atividades do início do ano com o lazer, principalmente à beira de praia, rio ou lago. Para o final do ano, dê uma reforma no seu guarda-roupa e promova algumas mudanças no seu visual.

Se você já trabalha, espere mudanças importantes no início do ano, possivelmente com uma promoção ou um convite para gerenciar ou comandar uma filial ou até mesmo um concorrente. Caso não esteja trabalhando, prepare-se para fazer sua escolha entre Janeiro e Fevereiro, quando o seu valor estará em evidência. Se a oferta não for interessante financeiramente, mas significar promoção, aceite-a, pois nos próximos anos você colherá o que plantar agora. Domine sua agressividade, principalmente ao lidar com pessoas Escorpião e Peixes. Evite confronto com colegas de trabalho e superiores. Dialogue mais.

Quanto a dinheiro, você terá um ano de excelentes ganhos, mas pessoas mal intencionadas podem se aproveitar disso. Se lidar com política, procure ser mais astuto ou procure a opinião e os conselhos de outras pessoas, principalmente de quem está no ramo há algum.

VIRGEM

Somente pessoas abertas, comunicativas e em paz consigo mesmas estarão bem neste ano. Você tem tudo para mudar. Pessoas surgirão em sua vida, todas movidas por um sentimento honesto, atraídas pelo seu intenso magnetismo, permitindo-lhe escolher entre as do signo de Peixes, que complementará favoravelmente a natureza terrestre e organizada de Virgem neste ano. Sendo compromissado, prepare-se para enfrentar alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas não use isso como pretexto para declarar uma guerra de sexo. Converse abertamente. Aproveite as boas vibrações que virão nos meses frios do ano, explorando com mais descontração seu erotismo, não o deixando se recolher, coisa que poderá se repetir algumas vezes ao longo do ano. Lembre-se que o sexo é um poderoso complemento às emoções e ao amor e uma forma sublime de comunicação completa entre duas pessoas. Não lhe ficaria mal demonstrar um pouco de ciúmes, mesmo que isso seja um jogo, pois com certeza irá encantar e surpreender a pessoa amada.

Prepare-se para enfrentar uma mudança em relação a seus familiares a partir do mês de agosto. Antes de se preocupar com isso e querer interferir na vida alheia, lembre-se que experiências precisam ser vividas para serem compreendidas e que cada um tem o seu caminho a seguir. Trocar experiências será válido neste ano, mas impor opinião será uma tarefa sem sucesso. Procure fazer mais amigos, embora essa seja uma atividade um tanto difícil para você. Se deixar de lado esse espírito crítico que só busca os defeitos nas pessoas, com certeza verá como há muita gente ansiosa para se aproximar de você no final do ano. Aprenda a se comunicar e a abrir-se mais.

A preocupação do virginiano com a beleza e com a saúde passam obrigatoriamente por um rigoroso cuidado com o funcionamento de seu intestino. A prisão de ventre não afeta apenas seu organismo, mas se reflete na beleza de sua pele, no viço de seus cabelos, no brilho de seus olhos e até em suas unhas. Isso, aliado a sua mania de abusar de medicamentos poderá lhe causar sérios problemas nos meses de Fevereiro e Março, repetindo-se no período do seu inferno astral. Cuide-se a partir do primeiro dia do ano. A partir de Setembro, todos os problemas estarão superados, e você poderá gozar um final de ano com muita saúde e esbanjando beleza.

O ano será ideal para você se dedicar a pesquisas e ao aprofundamento de estudos em geral. Para obter isso, porém, desista dessa mania de querer fazer tudo sozinho e peça ajuda. Se trabalha com artesanato, terá um ano particularmente criativo. Aproveite-o para investir em novas técnicas e em novos projetos. O mesmo se dará com os nativos deste signo que se dedicam a profissões liberais. Profissões que exijam contato com o público estarão favorecidas.

LIBRA

A oportunidade de se soltar no amor estará favorecida a partir do mês de Fevereiro e Vênus estará influenciando positivamente todos os seus relacionamentos. Com certeza surgirão pretendentes e você deverá fazer uma escolha para vivenciar uma experiência nova em sua vida: dedicar e receber atenção com exclusividade. Para isso, comunicar-se será importantíssimo. O mês de Maio será crucial nesse processo e algo que pesará em sua decisão será o sentimento de perda para renunciar as múltiplas atenções que sempre foram a sua característica. Vênus, mais do que nunca, estimulará a sexualidade e o deixará pronto para quando chegar a pessoa especial que espera.

Em relação à família, evite intrometer-se nos assuntos particulares. Abra-se para o diálogo, controlando sua curiosidade. Muita gente pode usá-lo, simplesmente deixando-o na dúvida ou envolvendo algum assunto em mistério. Cuidado com cunhados e cunhadas no período do seu inferno astral, principalmente com os de Escorpião. O verão e a primavera serão ótimos para aumentar seu círculo de amizades. Procure pessoas do signo de Aquário, Touro e Leão. Nestes períodos, dê mais atenção a seus amigos, evitando intrometer-se em seus problemas, mas procurando ouvir e aconselhar, sem viver as questões que eles fatalmente levarão a você.

Problemas de origem renal poderão acontecer durante o ano, já nos primeiros meses, se você não controlar o consumo de doces que, entre outras coisas, poderão afetar sua pele. Se sentir dores na região do apêndice, o que poderá ocorrer a partir de Abril, de você não tomar as devidas precauções, procure imediatamente um médico. Mesmo que não doa, faça um exame preventivo. Possivelmente você se sinta tenso nos meses a partir de Outubro. Sessões de massagem devolverão sua energia e não permitirão que você seja afetado pelo estresse.

Se você já vinha desempenhando um trabalho ou investindo em algum empreendimento ou negócio próprio, chegou a hora de começar a colher os lucros, que virão generosamente a partir do mês de Dezembro, embora já em Julho esses resultados se façam sentir concretamente. Como este é um ano para ampliar seus relacionamentos, é importante que você desenvolva seu poder de comunicação, pois o tempo será de muita competitividade e sua natureza passiva pode se ressentir, caso não esteja preparado.

Se de Março em diante surgir uma oportunidade de mudança, não hesite. Demonstre que sabe ser ambicioso e que pode lutar pelo que deseja. No setor do trabalho e na profissão surgirão, durante o ano, diversas outras oportunidades, principalmente nos setores ligados à justiça e ao contato com o público. Em Novembro talvez tenha que tomar uma decisão que afetará sua vida. Vença a insegurança e arrisque-se. Poderá ser a chance de sua vida.

ESCORPIÃO

O ano será positivo em suas relações amorosas, aumentando em muito a intensidade com que você vinha convivendo. Uma nova situação lhe oferecerá a oportunidade de se pôr a prova e demonstrar que poderá evoluir sentimentalmente. Tudo isso se acentuará a partir de Junho, exigindo que você domine seus impulsos ciumentos, sem guardar qualquer mágoa ou desejo de vingança. Se superar essa fase, com certeza vai experimentar momentos de grande felicidade e de prazer no decorrer dos meses seguintes.

Quanto à família, não esconda seus sentimentos, manifestando-os com toda a generosidade que é uma característica sua e que deixa as pessoas ao seu redor encantadas. Procure se descontrair mais junto deles, caso contrário perceberá claros sinais de aborrecimento no mês de Setembro. Não tenha ciúmes de seus amigos, embora essa tendência se manifeste com muita força, a partir do mês de Agosto. Eles não estão se afastando de você e por isso não queira monopolizá-los. Nesse período, Marte e Plutão, seus astros regentes semeiam um pouco de confusão ao seu redor, mas será tudo muito passageiro.

O ano promete ser muito intenso, já a partir dos primeiros dias, com o verão estimulando a sua sexualidade. Neste ano para as transformações, você deve se cercar de todos os cuidados em seus relacionamentos, principalmente pelo risco de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, no mês de Fevereiro. Isso não quer dizer que você deva refrear seus sentimentos e bloquear-se, mas simplesmente que deve tomar todos os cuidados normais nesse tipo de situação, tendo sempre em mente que o seguro morreu de velho.

No meio do ano há possibilidade de algumas complicações, ainda na área genital, que poderá ser eliminada com um exame preventivo feito logo após Fevereiro. Sua beleza estará radiante, desde que você aprenda a repousar e não se exceda a ponto de ter um esgotamento nervoso. Em Outubro evite o uso de remédios considerados perigosos, cuidando de sua saúde com uma boa alimentação e com a medicina alternativa, como a homeopatia, por exemplo, afastando possibilidade de qualquer complicação nesse aspecto.

Neste ano sua criatividade estará em evidência e você se sentirá estimulado a inovar no ambiente de trabalho, destacando-se trabalhos e pesquisas feitas na área estratégica, como marketing, desenvolvimento de um novo produto ou criação de um novo e revolucionário aperfeiçoamento em seu ramo de trabalho. Áreas como a cirurgia ou o manuseio de instrumentos de alta precisão estarão favorecidos e o dinheiro não será problema para você, principalmente a partir do mês de Março, graças à ação ou à ajuda de um colega de trabalho ou sócio do signo de Sagitário.

Se eventualmente tiver algum revés financeiro entre Julho e Agosto, não se deixe abater por isso, porque até o final do ano a situação terá revertido e o balanço final do ano será extremamente positivo. Seus maiores sucessos virão do contato com pessoas, que, uma vez satisfeitas, são sua melhor propaganda.

SAGITÁRIO

Neste ano você poderá exercitar sua natureza sensual e passional, juntamente com a espiritual e a afetiva, numa união perfeita entre instinto e sedução. Julho promete muitas emoções no amor, tanto para os comprometidos como para as que estão à espera. Só não queira se tornar possessivo nem fazer cenas de ciúmes. Será um sinal de fraqueza que poderá ser usado contra você. Para isso, evite se relacionar com pessoas volúveis. Se você é comprometido, fique atento a alguns problemas que poderão surgir em fins de Maio. Evite dar motivos para intrigas ou falatórios, porque nesse período você estará particularmente vulnerável a isso. Na família, trate de se mostrar mais sociável, principalmente nas visitas ou quando receber parentes. Seu ar emburrado e ofendido é facilmente percebido e pode despertar sentimentos negativos contra sua pessoa, principalmente no período do seu inferno astral, quando estará particularmente desprotegida e poderá ser atacada até traiçoeiramente. Pessoas de Touro e Câncer serão as mais melindradas com suas atitudes.

No final do ano seus amigos o procurarão com mais freqüência para fazer confidências e pedir conselhos. Aliás, esse aspecto estará presente durante todo o ano, mas irá se ressaltar em Dezembro. Sua compreensão sem limites faz de você um confidente por natureza. Ajudar os outros somente lhe fará bem, desde que não queira atrair para si os problemas alheios.

Problemas de bexiga e de coluna poderão se manifestar a partir do mês de Abril, causados por excesso de colesterol ou alimentação inadequada. Se você sofre de diabetes ou de obesidade, tome um cuidado especial neste mês, mantendo seus exames em dia e o seu regime sob controle. Dores fora de hora em algumas regiões do corpo podem anunciar a possibilidade de um reumatismo, mas não terá maiores conseqüências se você se cuidar nos quatro primeiros meses do ano. Sol e exercícios moderados, mas constantes, serão seu melhor remédio, pois fortalecerão seu organismo e sua coluna. A partir de Julho tudo se normaliza, mas você deverá cuidar de seus dentes e unhas. Se lhe der vontade, mude o penteado ou troque a armação do óculos, se usa um. Seu rosto pedirá uma mudança, após o inverno. A primavera lhe fará bem e o resto do ano será sem maiores complicações.

Você que vem trabalhando duro para demonstrar seu valor, sobressaindo-se entre os demais, prepare-se para receber as merecidas honrarias e a recompensa de sua dedicação. O ano será excelente sob esse aspecto, se você trabalha numa profissão que envolva contato direto com o público, habilidade, diplomacia e psicologia. Quem vem batalhando para entrar no ramo artístico terá suas melhores oportunidades a partir de Maio. A riqueza e o sucesso virão de maneira tão rápida que surpreenderão. Prepare-se para muita agitação que vai tirar-lhe a possibilidade de passar um ano monótono. Um empresário ou alguém de Libra será quem lhe abrirá as portas para a fama ou para o sucesso numa profissão. Saiba aproveitar a chance e não se deixe enganar. O aspecto esotérico, que o fascina, estará em alta.

CAPRICÓRNIO

Os primeiros meses do ano serão especiais e você deve aproveitar para conciliar duas coisas em sua vida: relaxar e amar, procurando não ser muito seletivo, mas deixando ao sabor das situações. Sua tendência em ou manter as rédeas do relacionamento sob controle ou deixá-las terá que ser mudado e o mês de Setembro será adequado para isso. Poderá ter alguma dificuldade para escolher, mas não se preocupe com isso. Aproveite para aprender. Se você já é comprometido, talvez seja o momento de dar uma chacoalhada em sua relação e agitar as coisas, principalmente se você é comprometido com alguém de Câncer. Procure uma pessoa de Libra ou Sagitário, evitando as do signo de Virgem, pelo menos nos seis primeiros meses do ano.

Pare de se preocupar tanto com a família, pois eles sabem se cuidar e estão mais preocupados com você do que com eles próprios. Quanto aos amigos, é melhor continuar confiando, desconfiando, pois sua generosidade poderá ser posta a prova e isso não lhe fará bem. Se você se preocupar mais em viver a vida do que com doenças, com certeza sua saúde será ainda melhor neste ano. Este ano marca o momento de se libertar de vícios antigos, o que poderá ser feito com facilidade, já que sua força de vontade é surpreendente. O mês de Julho deve ser escolhido para um exame geral, se você já passou dos quarenta. Procure fortalecer o organismo para enfrentar as temperaturas mais baixas dessa época do ano.

Boa alimentação e exercícios devem ser sua preocupação nos primeiros meses do ano, pois isso se refletirá positivamente em sua pele no resto do ano. Excesso de bebida e de comidas gordurosas poderão ser prejudiciais a sua pele, que é um de seus pontos mais fortes e que mais chamam a atenção do sexo oposto. Moderação não lhe fará mal algum. Em Março faça o possível para fugir de qualquer sentimento mórbido, combatendo a melancolia conversando mais com as pessoas ao seu redor.

O ano será especial para os nativos de Capricórnio, pois aqueles que trabalharam para conseguir uma posição certamente vão usufruir do sacrifício feito. De tudo der certo e você trabalhar para isso, o dinheiro pode deixar de ser problema em sua vida definitivamente. Para isso, terá de contar com a ajuda de pessoas do mesmo signo que o seu, de Touro ou de Virgem. De alguma coisa não der certo, com sua costumeira garra saberá contornar os obstáculos e alcançar o que almeja e merece. Assuntos legais se resolverão favoravelmente e dívidas feitas com você no passado serão resgatadas, representando uma entrada inesperada e bem vinda de recursos, úteis inclusive para você tocar aquele projeto que tem acalentado há já algum tempo.

Viagens estão favorecidas a partir de Junho, mas procure estabelecer você mesmo o roteiro.

AQUÁRIO

O período de Agosto em diante será propício para você viver mais à vontade uma relação, já que seu signo estará fortalecido e não haverá muitas chances de tentarem prendê-lo num compromisso mais sério, a não ser que você queira isso. Se já é comprometido aproveite os primeiros meses do ano para relaxar na companhia de seus familiares, que andam um tanto carentes de você. Antes de recusar qualquer convite ou sugestão da parte deles, procure analisar a situação com isenção de ânimo, pois seguramente ninguém tentará lhe impor uma coisa que você não gosta, se o conhecerem.

O sexo representa uma experiência intelectual para você, que sente uma forte atração por tudo que não é convencional. Neste ano, porém, seja particularmente cuidadoso, principalmente com pessoas dos signos de Touro e Virgem. Para se realizar nesse aspecto, alguém de Sagitário será sua companhia mais acertada. Seus amigos estarão um tanto confusos a seu respeito, sem saber como se relacionar, já que Urano sofrerá algumas influências negativas no período de Outubro e meados de Novembro, comprometendo suas amizades. Abra o jogo com eles e seja franco a respeito do que você gosta ou não gosta. O final do ano promete ser muito feliz.

Evite acidentes com as pernas e o tornozelo. Praticar esportes, muito embora seja uma necessidade, terá de ser feito com cautela, para evitar que as cãibras levem a um acidente mais sério. Os meses de Março e Abril são os mais negativos nesse aspecto e você deverá redobrar os cuidados ao dirigir. Para as mulheres, sintomas ou manifestações de varizes devem ser comentados imediatamente com um médico especializado, logo no início, evitando que isso se torne um problema mais sério no futuro. A vida sedentária e a alimentação desordenada poderão lhe trazer problemas no meio do ano. A primavera, porém, trará alívio de todos esses males. Basta você cuidar da alimentação e exercitar-se moderadamente, para esnobar todo o seu charme e sua elegância. Outubro trará uma grata surpresa ligada à beleza ou ao físico, por isso cuide deles com carinho.

A versatilidade dos nativos deste signo estará a todo vapor durante o ano, levando-os a alcançar o sucesso tanto trabalhando em contato direto com a natureza, quando dedicando-se à mais alta tecnologia na área da informática. As coisas mais simples e as mais complexas fascinam igualmente os aquarianos e os meses de Julho e Agosto trarão excelentes oportunidades de provar isso.

Dinheiro não será problema neste ano, pois da mesma maneira como sabe gastar, você sabe como ganhar. A partir de Março e até o final do ano, evite envolver-se com política e movimentos idealistas na aparência, mas dinheiristas no fundo, pois corre o risco de ter grandes prejuízos ou de ser lesado. Qualquer proposta vinda de alguém de Escorpião deverá ser avaliada com cuidado, pois seu dinamismo e sua capacidade de trabalho poderão provocar ciúmes nessa pessoa, que iniciará um processo de perseguição até conseguir destruir sua imagem. Fique alerta nos meses de Outubro e Novembro.

PEIXES

O ano promete ser excitante para os nativos de Peixes, que sempre procuraram por uma pessoa capaz de entender sua confusão interior. Os piscianos querem alguém com senso prático, firme e, até certo ponto, dominador, mas tudo isso com originalidade. O mês de Março marca o início de um período onde os piscianos serão valorizados e procurados, por isso é importante estarem atentos e preparados para isso. Para ser feliz, você terá de deixar de lado a tendência de colecionar companhias, que tanto pode vir de sua inconstância quanto de sua incapacidade de se manter fiel. Ao encontrar essa pessoa especial, corre o risco de estragar tudo com o excesso de ciúmes. Maio e Junho serão cruciais. Se conseguir superar esse período, terá um ano de muita emoção, felicidade e prazer. Se você já é comprometido esforce-se para pôr em prática todos os seus conhecimentos a respeito de sexo, pois será uma importante arma para manter a pessoa amada presa a você, superando com facilidade as dificuldades que possam surgir.

A família continuará recebendo todo o seu apoio e atenção, mas cuidado com intrigas de familiares do signo de Gêmeos, possivelmente primo ou prima, nos meses de Março, Setembro ou Dezembro. Essa pessoa estará despeitada e o melhor é continuar agindo com naturalidade e não dar corda para ela. Ou então ter com ela uma conversa de pé de ouvido, abrindo o jogo e pondo as cartas na mesa. Seus amigos podem reclamar que você não tem ligado mais para eles, o que acontecerá, caso surja essa pessoa especial em sua vida. Saiba conciliar as duas coisas, eles se ressentem, quando você se afasta deles.

O ano trará problemas de pele, se você não se cuidar durante o verão, principalmente em relação a sua alimentação. Dificuldades para digestão e problemas intestinais tendem a se refletir na sua cútis e no seu hálito, o que poderá ser particularmente desastroso, quando se encontrar com aquela pessoa especial. Controle a alimentação e não exagere na bebida nem na ingestão de líquidos, principalmente durante as refeições. Há indícios de distúrbios renais nos meses mais frios do ano, especialmente em Junho. Na primavera experimente caminhar pela manhã para manter a forma e realçar a postura.

Se você já trabalha em alguma profissão ligada às artes, às emoções, sensações e sentimentos, espere um grande sucesso a partir de Abril, quando as influências de seu astro regente estarão beneficiando sua expressão e sua criatividade. Quem ainda não trabalha, mas pretende começar, escolha uma carreira ligada à pesquisa, à diplomacia ou outra que se realizam a longo prazo. O dinheiro começará a aparecer. Sua estabilidade nesse aspecto, no entanto, só virá quando você realmente decidir assumir uma postura mais agressiva e se impor, deixando de lado o temor de se pôr à prova ou de aceitar uma disputa.

O ano é propício para você e não deve deixar passar as oportunidades que irão surgindo. Atividades individuais ligadas à água oferecem um excelente campo de trabalho para você. Ao se decidir, deixe que sua intuição fale mais alto, pois você é capaz de analisar o passado, o presente e deduzir o que será mais interessante no futuro.