Através das Artes Divinatórias, o ser humano comum pode ter acesso a um universo simbólico totalmente distinto da realidade diária. Na História da Humanidade, temos inúmeros relatos e exemplos de como essas práticas influenciaram o destino dos povos e mudaram a vida de homens ilustres. Profecias estão presentes nos livros sagrados de todas as partes do mundo. Interpretações do universo simbólico contidos em sonhos e em oráculos são apresentados com uma riqueza de detalhes que não admitem contestação. Não há como negar a existência desse mundo paralelo ao qual têm acesso aqueles que se dedicam a praticar e estudar as diversas formas de fazer isso. Isso porque a linguagem simbólica, assim como a linguagem mitológica, é cheia de metáforas e alegorias.

Há exemplos incontáveis de pessoas que tiveram sonhos que se realizaram. Alguém sonhou com alguma coisa, fez uma aposta num jogo e ganhou muito dinheiro. Hoje, como ontem, apesar da tentativa do cristianismo de extinguir tudo que não pudesse ser explicado à luz da fé religiosa, as pessoas continuam tendo visões, interpretando, descobrindo,

abrindo-se para esse universo de imagens ricas e simbólicas. E, o que é mais importante, essa faculdade está ao alcance de qualquer um que queira exercitá-la e desenvolvê-la. Como qualquer outra faculdade humana, precisa de treinamento e de contínua prática para se aprimorar.

Há Artes Divinatórias que utilizam os mais diferentes elementos para sua prática, muitos dos quais ao alcance de qualquer mortal comum. Este foi o objetivo deste manual: trazer até você formas práticas e acessíveis de ser seu próprio oráculo e traçar o rumo de sua vida conforme sua própria intuição, exercitando, acima de tudo, o seu livre arbítrio, faculdade divina e ilimitada de todo ser humano.

BÚZIOS MÍSTICOS

GUIA PRÁTICO PARA O SEU DIA-A-DIA

Os Búzios Místicos são um meio prático de adivinhações, previsões ou aconselhamento, facílimos de serem manuseados e interpretados, fornecendo-lhe respostas rápidas para questões simples de seu cotidiano.

PROCESSO DIVINATÓRIO

Para a utilização dos Búzios Místicos, junte 10 conchinhas numa praia, todas do mesmo tipo e do mesmo tamanho aproximado. Deixe-os de um dia para o outro numa vasilha de vidro, louça ou cerâmica (jamais de metal ou de plástico), cobertos com água, à qual você deverá acrescentar um punhado de sal grosso. No dia seguinte, pela manhã, lave as conchas com sabão de coco e enxágüe em água corrente. Deixe secar ao sol, de forma que tome o sol do meio-dia. Retire-os antes das 15:00 horas. Se o tempo estiver nublado ou se chover durante esse período, espere a chuva passar para refazer todo o processo.

Depois de secos, prepare seus búzios para a leitura da seguinte forma: usando uma tinta indelével, desenhe no verso de um deles uma estrela de cinco pontas, conforme modelo abaixo. Nas outras, escreva os números de 1 a 9.

Para a leitura, use uma peneira de junco, madeira ou taquara trançada. Jamais use uma peneira de metal ou de plástico. Forre essa peneira com um lenço de cor violeta. Use seda, algodão, linho ou qualquer outro tecido natural. Não use tecido sintético. Nesse lenço não pode haver desenhos, bordados ou qualquer estampa. Forre a mesa com uma toalha branca e coloque a peneira de forma que toda a sua circunferência fique sobre a mesa. No centro da peneira deverá ser colocada a concha com a estrela desenhada no verso. Essa concha representa você, a pessoa que faz a consulta, ou para quem a consulta é realizada. Uma vez preparados os seus búzios, jamais deixe que outra pessoa os toque ou manuseie. Se isso acontecer, lave-os novamente conforme explicado inicialmente. Quando não estiverem em uso, guarde-os num saquinho de tecido natural ou numa caixa de madeira.

Para consultar os Búzios Místicos, você ou a pessoa que deseja obter uma resposta para uma questão ou situação do seu cotidiano recolherá os outros nove búzios em suas mãos, fechando-as em concha. Enquanto se concentra na questão para a qual busca resposta, a pessoa deverá agitar os búzios nas mãos, à altura do peito por alguns instantes, depois estender as mãos e deixar cair as conchas no centro da peneira. O búzio que se colocar mais próximo da concha com a estrela dará a resposta.

Uma leitura mais abrangente poderá ser feita observando-se a posição dos demais búzios, sempre tendo em mente que sua proximidade com a concha da estrela indica maior intensidade ou força nos acontecimentos.

Para interpretar a resposta, basta consultar a tabela de previsões e significados do número der cada búzio, observando sempre sua correta leitura quando à posição em que se encontra, se normal ou invertida.

Considere como normal a posição da concha em que o número fica visível. A posição invertida é considerada quando a parte nacarada da concha, sem o número, fica exposta.

SIGNIFICADO DOS BÚZIOS MÍSTICOS

Búzio 1

Normal: Aja por si mesmo(a) e obterá o que deseja.

Invertido: Cuidado! Não deixe que o(a) convençam a fazer o que não deseja.

Búzio 2

Normal: Decida-se! Uma excelente oportunidade o(a) aguarda.

Invertido: Cuidado! As pessoas podem não entender sua boa intenção.

Búzio 3 Normal: Procure ser melhor no que faz. Você pode tomar um caminho não recomendável. Invertido: Guarde suas idéias para si mesmo(a). Os outros podem usá-las contra você.

Búzio 4

Normal: Termine primeiro o que começou. Não troque o certo pelo duvidoso.

Invertido: Seja prático(a). Evite idéias mirabolantes.

Búzio 5

Normal: Concentre-se na realidade. Evite sonhar em demasia.

Invertido: Evite riscos de todo tipo. Alguém poderá prejudicá-lo(a).

Búzio 6

Normal: Aproveite a vida com tranqüilidade. Pense um pouco na felicidade sua e alheia.

Invertido: Não se deixe dominar ou acabará sobrecarregado(a). Lute por seus direitos.

Búzio 7

Normal: Siga sua intuição. Não force uma situação.

Invertido: Mantenha sua alegria. Ela atrairá ajuda e pessoas em quem poderá confiar.

Búzio 8

Normal: Analise melhor seus projetos. Torne-os realidade, antes de pensar em dinheiro.

Invertido: Economize. Um bom negócio irá surgir. Confie na sua sorte.

Búzio 9

Normal: Use seus argumentos, se estiver com a razão. Não manipule a verdade.

Invertido: Encare de frente todos os seus problemas, sem se deixar perturbar.

COMBINAÇÕES

Leituras mais complexas podem ser feitas, quando ocorrem combinações de duas conchas próximas da concha da estrela. Nesses casos, as interpretações são as seguintes e se sobrepõem ou complementam àquelas obtidas com apenas uma concha.

Conforme a posição

Duas conchas em posição normal: Sucesso em todos os sentidos. Siga em frente com seriedade e honestidade.

Uma concha normal e outra invertida (a normal está mais próxima da concha daestrela): Há chances de sucesso, mas não depende só do seu trabalho. Terá de pedir ajuda a amigos ou pessoas influentes.

Uma concha normal e outra invertida (a invertida está mais próxima da concha daestrela): Haverá obstáculos, principalmente se houver parentes envolvidos ou dinheiro de terceiros.

Duas conchas invertidas: Como as chances são de fracasso, não adianta buscar alternativas nem justificativas. Revise todos os planos. Acenda uma vela e deixe-a queimar totalmente, antes de fazer nova consulta sobre o mesmo assunto.

Conforme a Numeração Duas conchas pares: Satisfação acima do esperado. Uma concha par e uma ímpar (a concha par está mais próxima da concha da

estrela): Se familiares e amigos estiverem do seu lado, nada a temer a respeito.

Uma concha par e uma ímpar (a concha ímpar está mais próxima da concha daestrela): Disputas mesquinhas, demonstrando falta de união e respeito mútuo, poderão ofuscar o brilho do sucesso e até prejudicá-lo.

Duas conchas ímpares: Prepare-se para enfrentar fraudes e desonestidade que, com certeza, vão lhe dar dores de cabeça ao invés do resultado positivo esperado.

Conforme a Quantidade

A maioria das conchas na peneira é par: Suas esperanças, quando realizadas, superarão suas expectativas.

A maioria das conchas na peneira é ímpar: Sozinho você não conseguirá nada. Busque ajuda.

A maioria das conchas na peneira está em posição normal: Não pense pequeno nem se esforce por pouca coisa. Comece a se valorizar mais.

A maioria das conchas na peneira está em posição invertida: Esqueça e procure não sofrer por isso, mas é o que o destino lhe reserva.

Você poderá usar as Búzios Místicos diariamente, para obter conselhos para questões imediatas. Mantenha um controle de suas previsões, analise-as e compare-as com a realidade. Isso desenvolverá sua sensibilidade e sua ligação com as conchas. Siga todos os passos corretamente e verá como isso se tornará um divertimento saudável, divertido e extremamente útil em sua vida.

TREVO DA SORTE

Estas práticas já foram muito populares antigamente e hoje em dia se encontram no esquecimento, muito embora sejam facílimas de serem usadas e suas indicações são realmente surpreendentes.

A adivinhação usando folhas de trevo pode ser feita de quatro maneiras básicas: jogando apenas uma folha, três folhas, cinco folhas e, finalmente, sete folhas, observando-se, em seguida, a configuração formada. Para isso, basta que você analise a dúvida que tem e verifique qual das práticas deve ser tentada, já que vão das resposta mais simples às mais complicadas.

Colha folhas frescas, sempre que quiser fazer suas adivinhações. Após cada sessão, atire essas folhas em água corrente. Não guarde nem reutilize. Se eventualmente for difícil encontrar folhas de trevo, use as folhas de uma roseira.

INTERPRETAÇÕES

Uma Folha

Em posição normal: significa "sim",

Em posição invertida: significa "não".

Três Folhas

Três folhas em posição normal: significam "sim".

Duas folhas em posição normal: significam "pense bem antes da decisão".

Uma folha em posição normal: significa "o risco é muito grande".

Nenhuma normal: significa "não".

Cinco Folhas
Cinco folhas em posição normal:
significam "sim".
Quatro folhas em posição normal: significam "pode haver alternativa melhor".
Três folhas em posição normal: significam "busque maiores informações antes da

decisão".

Duas folhas em posição normal: significam "pense antes da decisão".

Uma folha em posição normal: significa "o risco é muito grande".

Nenhuma folhas em posição normal: significa "não".

Sete Folhas Sete folhas em posição normal: significam "sim". Seis folhas em posição normal: significam "há alguns detalhes incertos, mas o

resultado é promissor".

Cinco folhas em posição normal: significam "tem tudo para dar certo".

Quatro folhas em posição normal: significam "pode haver melhor caminho".

Três folhas em posição normal: significam "há detalhes mal explicados".

Duas folhas em posição normal: significam "pense um pouco mais".

Uma folha em posição normal: significa "é muito arriscado".

Nenhuma folhas em posição normal: significa "não".

SITUAÇÕES ESPECIAIS

Este método de adivinhação e aconselhamento presta-se também a apresentar alternativas e soluções para problemas especiais, em situações especiais. Nesses casos, são usadas três folhas e os resultados podem ser interpretados conforme segue. Seguir ou não seguir as orientações do oráculo é uma decisão pessoal, mas aconselha-se muita prudência em todos os casos.

O método é simples. Segure as folhas em sua mão direita, acima do tampo de uma mesa, mentalize a questão que deseja esclarecer, depois solte as folhas e conte as folhas em posição normal e invertidas.

Negócio ou compromisso financeiro

Três folhas em posição normal: ganhos inesperados, compensando os riscos do investimento. Seguir o palpite.

Duas folhas em posição normal: se houver pessoas sem escrúpulos e desonestas envolvidas, é perda de tempo.

Uma folha em posição normal: prováveis prejuízos. Procure receber o que tem para receber, antes de investir de novo.

Três folhas em posição invertida: evite.

Desejos

Três folhas em posição normal: seu desejo pode ser realizado mais depressa do que imagine. Dedique-se a ele.

Duas folhas em posição normal: pare de querer o que não pode ter e passe a desejar aquilo que pode ter. Verá como há prazer nisso.

Uma folha em posição normal: você ainda não está pronto(a) para isso. Continue sonhando.

Três folhas em posição invertida: suas chances são iguais a zero.

Negócios pendentes, acordos e contratos Três folhas em posição normal: os lucros e o sucesso estão assegurados, mas não deixe tudo por conta dos outros. Interesse-se pelo andamento ou pelo desenrolar. Duas folhas em posição normal: tenha paciência e mantenha as negociações num clima amigável e aberto, para evitar qualquer problema. Uma folha em posição normal: não tome partido de pessoas ou de posições antagônicas. Fique na sua e procure ver as oportunidades de lucro. Três folhas em posição invertida: aceite o que está sendo oferecido e deixe para discutir outra hora. Podem ter armado alguma para você. Fuja daí.

Problemas inesperados e contratempos

Três folhas em posição normal: não confie hoje numa promessa feita por alguém de quem está dependendo muito. Procure mais alguns aliados para solidificar sua posição.

Duas folhas em posição normal: aquele amigo com quem você contava não vai poder ajudá-lo, mesmo que demonstre muito boa vontade.

Uma folha em posição normal: proteja seus investimentos no dia de hoje. Há gente interessada em lhe dar prejuízo.

Três folhas em posição invertida: se não tiver uma boa reserva e previsto todas as possibilidades de erro, não se meta em negócios novos hoje.

Alegrias, prazeres e satisfações

Três folhas em posição normal: o que poderá lhe dar as alegrias que sonha ou deseja se encontra muito mais perto do que imagina. Olhe ao seu redor com atenção.

Duas folhas em posição normal: suas alegrias virão das suas amizades e do seu trabalho. Cultive-os e dedique-se a eles.

Uma folha em posição normal: enquanto você não superar seus conflitos pessoas, não conseguirá aproveitar suas alegrias. Faça isso primeiro.

Três folhas em posição invertida: cuidado ao ajudar os outros e confiar na gratidão alheia. Desapontamentos à vista.

Ingratidão

Três folhas em posição normal: a ingratidão poderá vir da pessoa amada, de parentes ou de amigos. Vai magoar, mas não vai abalar.

Duas folhas em posição normal: sério conflito com amigo íntimo. Procure contornar os problemas que surgirem da parte dele e tudo se resolverá.

Uma folha em posição normal: você pode exagerar nas coisas e não entender a intenção dos outros. Reflita para não provocar um mal-entendido.

Três folhas em posição invertida: intrigas mesquinhas e perversas virão de inimigos declarados.

Amizades

Três folhas em posição normal: todo o apoio necessário ou as soluções virão das amizades mais próximas, principalmente daquelas com quem você mantém alguma relação comercial.

Duas folhas em posição normal: procure dar atenção imediata aos seus amigos, pois poderá precisar da ajuda deles.

Uma folha em posição normal: ciúmes e discussões devem ser evitadas, sob qualquer pretexto. Releve pontos de vista divergentes dos seus.

Três folhas em posição invertida: talvez você esteja se apegando demais a amizades passageiras e triviais. É hora de fazer uma seleção e de conseguir novos amigos.

O Inesperado

Três folhas em posição normal: presentes e coisas inesperadas em sua vida para breve, excedendo tudo que você possa sonhar.

Duas folhas em posição normal: um amigo vai se lembrar de você e fazer com que um outro também se lembre.

Uma folha em posição normal: não espere muita coisa, pois terá que lutar muito para obter o que lhe é de direito. Presentes serão ainda mais difíceis.

Três folhas em posição invertida: você corre o risco de nada ganhar e de ainda acabar perdendo alguma coisa que tem. Cuidado! Fique atento(a) às pessoas que o(a) estão rodeando muito.

Viagem

Três folhas em posição normal: Viagem tranqüila, dentro das suas expectativas

Duas folhas em posição normal: Não viaje sozinho(a).

Uma folha em posição normal: Pequenos obstáculos. Mantenha-se atento(a).

Três folhas em posição invertida: Se puder, adie ou transfira a viagem. Se for, faça-o com toda a cautela.

Jogos e sorte em geral

Três folhas em posição normal: A sorte está do seu lado, mas arrisque suas chances com moderação.

Duas folhas em posição normal: Possível golpe de sorte, a menos que o jogo que pretenda fazer seja conduzido por pessoas desonestas.

Uma folha em posição normal: Há mais chances de perder do que de ganhar.

Três folhas em posição invertida: Não há chances de ganhar.

Chance de casamento com o(a) namorado(a) atual

Três folhas em posição normal: Se os signos forem compatíveis, as chances são enormes.

Duas folhas em posição normal: Existe possibilidade, mas antes de tudo terão que enfrentar intrigas, principalmente de pessoas que se dizem amigas.

Uma folha em posição normal: Se ambos ou um de vocês for ciumento em excesso, as chances são mínimas.

Três folhas em posição invertida: Não, mesmo que os signos sejam compatíveis.

Preocupações e aborrecimentos Três folhas em posição normal: Procure alguém a quem você ame para se aconselhar a respeito do assunto. Duas folhas em posição normal: Procure um parente ou um amigo para ajudá-lo(a). Uma folha em posição normal: Procure uma pessoa que já tenha passado pelo mesmo problema que você e solucionado. Três folhas em posição invertida: Procure um especialista, um médico, um advogado ou o profissional indicado para o assunto.

Intrigas e oposiçõesTrês folhas em posição normal: Nada com que se preocupar. Eventuais oposições serão facilmente superadas por você. Duas folhas em posição normal: É bom que você se proteja, apoiando-se em amigos ou pessoas influentes. Uma folha em posição normal: Evite todo tipo de intriga e de rivalidade. Seus adversários acabarão se prejudicando sozinhos. Três folhas em posição invertida: As oposições poderão ser as mais baixas possíveis,

o que reduz as suas chances. Parentes e amigos poderosos terão de ter acionados.

Seu futuro

Três folhas em posição normal: Algo maravilhoso está a caminho.

Duas folhas em posição normal: Alguém lhe trará uma grande oportunidade.

Uma folha em posição normal: Pessoas invejosas poderão abalá-lo(a). Previna-se contra elas.

Três folhas em posição invertida: Riscos de perigo em todos os sentidos. Busque a proteção da pessoa amada e dos entes queridos.

Sua saúde Três folhas em posição normal: No máximo uma indisposição, pois sua saúde está muito bem. Duas folhas em posição normal: Cuide-se, pois você corre o risco de contrair uma doença muito em breve. Uma folha em posição normal: Uma doença já conhecida está prestes a iniciar um novo ataque. Três folhas em posição invertida: Marque uma consulta e vá fazer um exame completo, mesmo que esteja se sentindo bem de saúde.

O ORÁCULO DA BORRA DE CAFÉ

O resíduo do pó que sobra numa xícara de café, quando preparada à moda árabe, constitui-se numa uma chave capaz de abrir as portas para predizer o destino de quem nela bebeu. Essa arte foi muito exercitada no passado e seus seguidores alegavam possuir "poderes psíquicos especiais." Nunca, porém, definiu-se com exatidão em que consistiam esses poderes. Hoje sabe-se que qualquer pessoa que exercite sua intuição pode desenvolver seus poderes, consciente ou inconscientemente. Com conhecimento e prática pode-se alcançar níveis de percepção surpreendentes.

É bom que se diga que esta não é, em absoluto, uma ciência exata. Assim, quem nela se aventurar necessitará exercitar sua imaginação e deixar que sua mente vague livremente. O simples aprendizado dos significados não será suficiente. É preciso estudar símbolos, buscar relações e aprofundar-se, aprimorando-se. Com o tempo, a intuição vai se tornar mais aguçada e as previsões mais claras e próximas da realidade.

Por outro lado, esta é uma arte exercitada há séculos. Para uma prática sobreviver tanto tempo, é necessário que ela tenha muito mais do que simples apelo popular ou mistificação bem feita. O julgamento é seu!

MÉTODO

Alguns pontos básicos devem ser considerados. Deve-se usar uma xícara cuja borda seja maior que o fundo, evitando-se aquelas de laterais retas. Para preparar o café, coloque

o pó no fundo da xícara, depois acrescente a água quente. Adoce, se preferir. Espere alguns minutos, até o pó se assentar no fundo da xícara. Beba o café, a fim de criar o vínculo pessoal. Para formar as imagens necessárias a leitura, após beber quase todo o líquido, mova a xícara , agitando-a suavemente em círculos, para que o pó atinja as paredes do recipiente. Espere um pouco até escorrer, depois observe as imagens formadas.

LEITURA DOS SÍMBOLOS

É importante aprender o significado dos símbolos, pelo menos, dos mais populares. Apresentamos os mais comuns na seqüência, mas é bom frisar que o estudo e a experiência irão acrescentar outros. A posição e o tamanho dos símbolos devem ser considerados. Os mais próximos representam acontecimentos imediatos. Os mais afastados, acontecimentos futuros. Símbolos grandes são mais importantes que os menores e assim por diante.

O CLIENTE

A asa da xícara representa o cliente ou a pessoa para quem se faz a interpretação. Se um símbolo está próximo da asa, indica um sucesso próximo. A direção que tomam os símbolos sugere movimento. Alguns apontam para a asa, indicando aproximação. Outros apontam para fora, sugerindo partida. Quando se segura a xícara com a asa voltada para si mesmo, os símbolos à esquerda da asa indicam acontecimentos do passado e os a direita, acontecimentos do futuro.

TEMPO

Os lados da xícara, desde o borda até o fundo, devem ser interpretados como uma escada do tempo. Próximos da borda, indicam acontecimentos que ocorrerão em um futuro próximo. Em direção ao fundo, indicam acontecimentos distantes no tempo. No fundo, representam má fortuna a qualquer momento.

LEITURA TOTAL

Em primeiro lugar, deve-se considerar qual é a classe de símbolos que predomina e fazer uma avaliação geral da boa ou má sorte. Ela proporcionará um estrutura lógica a leitura. Indicará se alguma má notícia predita na xícara não passará de uma breve interrupção na felicidade ou se o azar vai se instalar por um tempo maior. Deve-se ter em mente que a mensagem está na combinação de todos os símbolos. Quando mais deles forem interpretados, mais clara será a mensagem contida na xícara.

SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS

Conforme já foi dito, estes aso os símbolos mais comuns, mas sua experiência pessoal, seus estudos e sua intuição lhe permitirão, seguramente, interpretar outros símbolos não citados aqui. Confie sempre na sua intuição e na primeira impressão que tiver. Se a imagem analisada lhe parecer, a primeira vista, um pássaro, analise-a como tal, mesmo que, depois, possa ver nela uma borboleta. Aso estes, portanto, os símbolos mais populares:

ABELHA: êxito, tanto social como financeiro e boa notícias. Próxima da asa: uma reunião de amigos. Um enxame de abelhas: possível êxito com audiências.

ADAGA: Impetuosidade. Repetidas: conspiração perigosa.

AEROPLANO: Uma viagem repentina, inesperada e sem riscos. Alternados: subida a novos postos. Se o aeroplano aponta para baixo: ameaça de perigo a seu físico ou a sua carreira.

ÂNCORA: O êxito o/a espera. É importante observar a posição na xícara; na borda: êxito nos negócios, aumento por um apoio de um amor leal. No centro: uma viagem que terminará em prosperidade, aumentada se o símbolo estiver rodeado de pontos. No fundo: boa fortuna socialmente. Um símbolo confuso prevê dificuldades.

ANDORINHA: Rapidez de decisão. Também indica viagem inesperada, que produzirá um resultado feliz.

ANEL: Auto-suficiência, cumprimento, eternidade. Próxima da borda indica um matrimônio. Próximo do centro, proposta de matrimônio. No fundo: um compromisso. Se houver uma cruz por perto, ameaça de ruptura em relacionamento amoroso. Dois anéis: os planos se realizarão e os projetos serão concretizados.

ARANHA: Indica um empreendimento determinado e persistente, mas sujeito a enganos e astúcia.

ÁRVORE: Êxito nas artes. Quanto maior a árvore, melhor

ASAS: Espere notícias. Os símbolos ao redor indicarão se estas aso boas ou más.

BALANÇA: Provavelmente um pleito. Balança equilibrada: se fará justiça. Balança desequilibrada: sofrera uma injustiça.

BANDEIRA: Ameaça de perigo.

BARCO: Refúgio em tempos de problemas.

BOLA: Fortunas variáveis o/a aguardam em sua vida. BOLSA: Uma armadilha o/a espera. Vai se sair bem, se a bolsa estiver fechada. BOTA: Proteção contra a dor. Em direção oposta a asa: mudança repentina, talvez

destituição. Incompleta: o fracasso e a desgraça ameaçam. CABRA: Ameaça de inimigos. CACHORRO: Confie nos amigos. Observe a posição e atitude do cão: correndo: boas

notícias e encontros felizes. Na borda: você poderá estar difamando um/a amigo. No fundo

da xícara: um amigo tem problemas. CAMA: Se está arrumada: um trabalho metódico. Se desarrumada, uma mente

indisciplinada causará problemas. CAPA: Trabalho duro, porém com êxito no final. CARTA: Notícias. Se é confusa: más noticias. Se há pontos ao redor: notícias referentes

a assuntos financeiros. CASA: Condições seguras, especialmente nos negócios, um bom momento para novas

empresas. Se o sinal está próximo da asa e é confuso: uma contenda doméstica ou uma

enfermidade podem ameaçar a família. CAVALO: Galopando: boas notícias, especialmente de um/a amante. Só a cabeça: um/a

amante. CESTA: Um signo muito bom. Observe sua posição. Próximo da asa: em breve será

anunciado um bebe. Próximo da borda da xícara; estabilidade. Se há flores na cesta: um

sinal muito bom, que sugere felicidade, êxito social, festas e celebrações. Se a cesta está

rodeada de pontos: as finanças se verão inesperadamente aumentadas, talvez com uma

herança.CHAPÉU: Novas possibilidades e êxito provável. Se o chapéu estiver encurvado e

afunilado: é mais provável o fracasso. Se está no fundo da xícara: um/a rival. CISNE: Vida tranqüila e satisfeita.CÍRCULO: Um resultado satisfatório. COLINA: Obstáculos ao progresso, principalmente se houver símbolos de nuvens ao

redor. COMETA: Um/a visitante de longe. COELHO: Timidez COROA: Grande êxito. Se a coroa está clara: herança. CRAVO: A má intenção ameaça e você pode sofrer injustiça. CROCODILO: Traições a caminho. CRUZ: Sofrimento, sacrifício, tribulação. Duas cruzes indicam grave enfermidade ou

desgraça importante. ELEFANTE: Sabedoria, resistência e êxito lento, porém sólido. ENFERMEIRA: Uma ameaça de enfermidade. Se está próxima asa: familiares podem

cair enfermos. ESCOVA: As pequenas preocupações desaparecerão. ESQUELETO: Mais saúde, mas pobreza. ESTRELA: De seis pontas: Boa fortuna. De oito pontas: um mal augúrio, anunciando

acidentes e reveses. Cinco estrelas: êxito, porém sem felicidade. Sete estrela: pesar. FACA: Separação, contratos rompidos, fim de amizades. Próxima da asa: divórcio.

Facas cruzadas: amarga disputa. FIGURAS HUMANAS: Observe-as e decida seu significado por sua aparência,

atividades e pelos símbolos circundantes. FLOR: Será concedido um desejo. FOGO: Evite as reações apressadas, especialmente a cólera. FOLHAS: Notícias. Folhas em ramos: felicidade e boa fortuna. FORMIGA: Com perseverança chegará ao êxito. FRUTA: Este é um símbolo de sorte em todos os sentidos.. GARRAFA: Cuidado com a saúde. GATO: Alguém o/a está traindo pelas costas, provavelmente um falso amigo. GUARDA-CHUVA: Você vai precisar de abrigo, ajuda ou refúgio. Se estiver aberto:

indica que se encontrará o abrigo, a ajuda ou o refúgio. Se está fechado: será negado. HOMEM: Próximo da asa: um visitante. Com os braços estendidos: obséquios. INSETO: Preocupações prontamente superadas.

JARRA: Influência que permitirá ajudar outras pessoas. Próxima da asa: Saúde excelente. LINHAS: Progresso, especialmente se aso claras e retas. LIVRO: Se o livro está aberto espere um pleito. Se estiver fechado, investigações difíceis. LUA: Cheia: um assunto amoroso. Crescente: novos projetos. Minguante: diminuição da

fortuna. Nova: matrimônio por dinheiro. MALETA: Uma viagem e decisões funestas. MARIPOSA: Prazer frívolo, porém inocente. Se estiver rodeado de pontos: indica gastos

desnecessários. MACACO: Os aduladores representam perigo. MENINO: Muitas preocupações pequenas ameaçam. Repetidos: pode haver um aumento na família. MESA: Comida, festa, reunião social. Rodeada de pontos: uma conferencia sobre

assuntos financeiros. MONSTRO: Indica sustos ou medo inesperado. MONTANHAS: Êxito se os picos estão bem definidos. MORCEGO: Cuidado com as conspirações e os falsos amigos. MOSCA: Preocupações, especialmente doméstica. Quanto mais moscas, mais variada

será a desgraça. MULHER: Felicidade. Mais de uma: escândalos e calúnias. OLHO: Decisões irracionais trazem dificuldades e inclusive perigo no curso dos

acontecimentos. Se o olho está voltado para a direita em relação a asa: está indicando uma

longa viagem. OVO: Prosperidade, êxito, fertilidade. Quanto mais ovos, melhor será o previsão. PALHAÇO: Evite a frivolidade. É momento para a seriedade. PÁSSARO: É em especial um símbolo afortunado, principalmente se houver dois ou

mais pássaros. Pássaros voando: boas notícias. Pássaros pousados: uma viagem

satisfatória. PAVÃO: Com a cauda aberta: aumento de patrimônio. Rodeado de pontos: uma vida de

luxuosa comodidade. Próximo da borda: um matrimônio rico. PENA: Instabilidade e falta de concentração. PÊRA: Comodidade e alívio financeiro. PONTO: Um só ponto aumenta o significado do símbolo do qual se encontra mais perto.

Os pontos em grupos indicam dinheiro. PORCO: Fortuna mista (o êxito material pode trazer desastre espiritual e psicológico). QUADRADO: Restrição, inclusive reclusão: seja externa, do corpo; ou a interna, da

mente. RATO: Traições e perdas, inimigos engenhosos.RÉPTIL: A traição e as más intenções ameaçam, em especial de falsos amigos. SAPO: Guarde-se da adulação e dos aduladores. SELA: Melhoras. Se rodeada de pontos, melhoras financeiras. SERPENTE: Ódio e inimizade, conspirações cruéis. SERRA: Estranhos ameaçam a tranqüilidade doméstica. SETA: Crescimento, expansão. Perto da asa: casa no campo. SOL: Grande felicidade, êxito e poder. TAMBOR: Ameaça de escândalo e calúnia. Há rixas no ar. TARTARUGA: Excessiva sensibilidade a crítica. TESOURA: Separação. Perto da asa: discussões domésticas. VELA: Utilidade, facilidade no ensino e no aprendizado. VIOLINO: Individualismo, talvez egoísmo VULCÃO: As paixões podem surgir e causar dano.

O BARALHO COMUM

As cartas têm mistério. Reis, rainhas e valetes olham-nos enigmaticamente, com seus sorrisos misteriosos. Paus, ouro, copas e espada são símbolos potentes com significados ocultos ainda por decifrar. Muito já se falou sobre eles e muito ainda se falará sobre esse antigo e intrigante oráculo.

Como isso tudo começou? De onde surgiu o baralho? Uma lenda conta que o baralho foi inventado por uma concubina de um imperador chinês em 1120 a. C. e outra afirma que as cartas já eram utilizadas na China, na arte do vaticínio, dois séculos antes.

Ali chegou vinda da Índia, após cruzar o Himalaia, assim como o Budismo e o Yoga. Naantiga Índia, as cartas eram usada como oráculo, dividindo-se o baralho em dez séries, uma para cada encarnação do deus hindu Visnu.

Parece, pois, que desde o começo as cartas haviam sido utilizadas como oráculos para resolver os enigmas pessoais da humanidade. Essa função precedeu sua associação com

o jogo. A maioria das artes, nas mais antigas civilização, tinha um aspecto religioso e a adivinhação significava intervenção dos deuses.

Algumas das denominações que os europeus deram às cartas derivam dos nomes que tinham no Oriente Médio e que estavam relacionados com as previsões. A palavra hebraica nabi, que quer dizer previsão, havia dado seu nome a um antigo jogo de cartas italiano, naib, do qual procede a palavra espanhola naipes.

Um outro nome surge ligado à invenção do baralho: o antigo mago egípcio Hermes Trismegistus, que não se sabe se realmente existiu ou se as historias que o rodeiam são místicas. Há também teorias de que no reinado dos faraós do Nilo foram empregadas as cartas para esclarecer o destino da humanidade.

Esta teoria parece ter algum sentido, quando se sabe que os ciganos, em suas mudanças, passaram por ali e são tidos como os introdutores dos naipes na Europa. Essa teoria se fortalece ainda mais agora que se sabe que os ciganos surgiram originalmente naÍndia, dividindo-se depois em dois grupos, um rumando para a Pérsia e outro para o Egito.

Qualquer que se seja sua origem, as cartas se difundiram pela Europa e dali para o mundo todo, posteriormente, motivado pela curiosidade natural do ser humano, ansioso para receber mensagens misteriosas a respeito do desconhecido.

Acredita-se que tenha sido por simples comodidade que as setenta e oito cartas do baralho completo original fossem reduzindo-se com o tempo, até chegar ao baralho atual de cinqüenta e duas cartas, usado hoje em dia para o jogo. Para a arte de prever o futuro com as cartas, conhecido como Cartomancia, deve-se reduzir ainda esse número para trinta e duas cartas, a partir do sete, contando os ases como a de valor mais alto.

O SIGNIFICADO DAS CARTAS E DOS NAIPES

Cada carta tem um significado e certas combinações de cartas têm seu próprio significado.

COPAS

ÁS: Amor, cordialidade e felicidade romântica. Boas notícias.

REIS: Um homem generoso, elegante, de pele clara.

RAINHA: Equivalente feminino do rei, ruiva e carinhosa.

VALETE: Amigo ou amante, nem sempre confiável.

DEZ: Êxito. Boa sorte inesperada. Felicidade.

NOVE: Grandes esperança. Um resultado feliz.

OITO: Convite, uma viagem ou uma visita. Satisfação interior.

SETE: Satisfação especialmente no matrimônio.

PAUS

ÁS: Assuntos legais. Uma proposta amorosa ou de negócios.
REI: Advogado não muito confiável.
RAINHA: Viúva, separada ou divorciada, sutil e astuta.
VALETE: Um homem jovem, obscuro, descarado e traiçoeiro.
DEZ: Preocupação vinda de longe, uma viagem ou prisão.
NOVE: Fracasso e desgraça.
OITO: Tristeza causada por más noticias.
SETE: Disputa, distúrbios e problemas.

OURO

ÁS: Carta importante, convite sério.
REI: Um homem de autoridade e força.
RAINHA: Uma mulher bonita, mas rancorosa.
VALETE: Um mensageiro ou um homem de uniforme.
DEZ: Uma mudança, provavelmente uma viagem.
NOVE: Noticias dinheiro ou um novo negócio.
OITO: Uma viagem curta e feliz.
SETE: Um obséquio inesperado ou uma crítica ferina.

ESPADA

ÁS: Êxito financeiro.
REI: Um homem moreno, amistoso e serviçal.
RAINHA: Mulher morena, ardente, carinhosa e serviçal, viúva.
VALETE: Um homem jovem, moreno, sincero no amor.
DEZ: Dinheiro repentino.
NOVE: Matrimônio ou um bom acordo financeiro,
OITO: Uma mulher morena, que traz felicidade e boa sorte.
SETE: Um menino pequeno, dinheiro.

SIGNIFICADO DOS NAIPES

Ao tirar as cartas, as cartas de um determinado naipe apareçam com mais freqüência que as outras. Quando isto ocorre, a influencia predominante desse naipe altera, até certo ponto, o significado das outras cartas, que devem ser lidas segundo essa influencia. Em conseqüência, é necessário conhecer o sentido geral transmitido por cada uma das cartas, conforme visto anteriormente.

COPAS

Amor, afeto, amizade, família e Matrimônio são retratadas por esse naipe, cujas figuras correspondem a pessoas com cabelo ruivo ou castanho avermelhado.

OURO

Assuntos gerais, não relacionados com as emoções e os sentimentos. As figuras correspondem a pessoas com cabelos ruivos ou castanho avermelhado.

PAUS

Retratam contratempo e advertências de desgraças, inimigos, escândalos e traições, sofrimento e perda. As figuras correspondem a pessoas com cabelos escuros.

ESPADA

Trazem informação sobre amizade, lealdade e dinheiro e também sobre preocupação, ansiedade e traições. As figuras correspondem a pessoas de cabelos castanhos.

A CARTA DO CLIENTE

A correspondência das figuras com o aspecto e a cor do cabelo dá a base para a seleção de uma carta que represente a pessoa que está querendo saber de seu futuro. Esta

carta é chamada de carta do cliente. Uma mulher jovem, de cabelos castanhos, estará representada pela rainha de copas e um homem jovem e ruivo pelo rei. Uma mulher de idade avançada, com cabelo ruivo, vermelhos ou cinzas estará representada pela rainha de ouro e um homem de tipo similar pelo rei. Os homens e mulheres jovens, de cabelo escuro, estão representados respectivamente pelo rei e a rainha de espada. Os homens e mulheres de idade avançada, com cabelos escuros, estão representados pelo rei e rainha de paus. O significado das outras cartas pode estar relacionado com a forma com que estão em justaposição com a carta do cliente.

EXEMPLOS PRÁTICOS

Vejamos alguns exemplos de consultas:

Um homem faz a consulta e sua carta do cliente está próxima da rainha de seu próprio naipe. Isto sugere que se casará logo. Se a rainha de copas está próxima, seu amor será verdadeiro, profundo e de longa duração. Se é a rainha de paus, ela indica uma aventura amorosa furtiva e talvez culpa. Se ela for de espada indicará que a relação vai evoluir.

O valete de ouro próximo da carta do cliente indica um assunto amoroso secreto, o valete de espada, problemas de dinheiro, o valete de copas indica alguma infelicidade e o valete de paus ameaça com a desonestidade por parte de colegas de trabalho, em especial subordinados. Tratando-se de uma mulher, indica matrimônio, quando a carta do cliente está ao lado de um rei da mesma cor (vermelho ou preto). Um rei de cor oposta sugere assunto amoroso secreto. O valete de copas indica um flerte. O valete de ouro indica um relacionamento de curta duração e o valete de paus significa uma complicação desgraçada com um homem jovem.

SIGNIFICADO ESPECIAIS

Também há um significado especial nas combinações de cartas. A carta do cliente próxima do dez ouro indica uma viagem. Próxima do dez de outro naipe sugere uma herança. Junto ao ás de ouro significa correspondência a caminho, provavelmente do estrangeiro. O ás de ouro, quando está próximo ao nove de paus, indica ameaça de enfermidade e se está junto do sete de ouro, uma disputa iminente, de certa violência. Ás de paus perto do oito e do nove de paus é uma leitura pouco agradável, sugerindo que o futuro será difícil, com desenganos advindos da traição dos amigos e dos negócios não irão muito bem. O oito de ouro promete viagens e próximo de qualquer carta de copas significa que a viagem será curta. Se estiver perto de uma carta de espada, está será longa. Se o oito de ouro estiver perto de qualquer carta de espada, será uma indicação de que o dinheiro pode ser causa de problemas. Um nove de ouro próximo à carta do cliente indica um caminho cheio de obstáculos. Enquanto que se a carta do cliente está perto do nove de paus, carta tradicionalmente sinistra, traz más noticias e possivelmente uma enfermidade.

PARES, TRINCAS E QUADRAS

É de especial importância a forma com que apareçam juntas duas, três, ou quatro cartas iguais.

ASES

DOIS: Matrimônio próximo

TRÊS: Assunto amoroso de pouca importância ou flerte. Credulidade excessiva.

QUATRO: Êxito.

REIS

DOIS: Os augúrios são bons.

TRÊS: Êxito considerável, especialmente comercial.

QUATRO: Grande êxito em todos os sentidos.

RAINHA

DOIS: Amizade, porém ameaça de mulher.

TRÊS: Uma visita e também difamação.

QUATRO: Ameaça de escândalo e calúnia.

VALETE

DOIS: Discussões.

TRÊS: Discórdia dentro da família. Preguiça.

QUATRO: Discussões fortes e inquietantes e êxito.

DEZ

DOIS: Pequena quantia de dinheiro inesperada.

TRÊS: Problemas financeiros e ou legais.

QUATRO: Boa sorte, especialmente em uma carreira.

NOVE

DOIS: Êxito limitado ou obstáculos.

TRÊS: Êxito ou aborrecimento.

QUATRO: Uma surpresa afortunada.

OITO

DOIS: Desgosto e disputa.

TRÊS: Problemas familiares.

QUATRO: Tempo de angústia e frustrações.

SETE

DOIS: Um novo inimigo ou um novo amante.

TRÊS: Nascerá um menino.

QUATRO: Inimigos à vista.

COMO TIRAR AS CARTAS

Já se pode ter uma idéia do que nos podem predizer as cartas, porém é necessário também saber como tirá-las e dispô-las sobre a mesa. Ao longo do tempo existiram centenas de formas diferentes e freqüentemente cartomantes criavam suas próprias variações. Algumas formas consolidaram-se como as mais práticas e claras e é recomendável utilizá-las. Para isso, é preciso contar com a intuição, numa atmosfera de concentração intensa.

O cliente deve embaralhar as cartas antes de cortar o baralho. O corte é feito tradicionalmente com a mão esquerda, por onde circulam as forças místicas que canalizam os poderes das cartas.

Todos estes métodos têm em comum a necessidade de utilizar a própria imaginação e intuição para interpretar as mensagens oferecidas pelo baralho. Por esta razão e para preservar e fortalecer a própria confiança, é preciso aprender os significado das cartas de memória.

Cartomantes experientes costumam dizer que as cartas cansam, pois sofrem uma influência externa. Quem possui algum poder psíquico tem na Cartomancia uma das melhores formas de exercitá-lo, mas deve abusar deles nem utilizá-los de uma maneira superficial. É recomendável e até necessário limitar a leitura das cartas a uma sessão por noite, ou no máximo duas, separadas por um período de descanso, com no máximo meia dúzia de leituras em cada sessão. Se há mais clientes presentes que também desejam que sejam lidas suas cartas, diga que esperem uma futura ocasião.

É bom advertir as pessoas que tomam as previsões mais seriamente do que elas mesmas crêem. As cartas prevêem, mas não determinam. O futuro de ninguém está atrelado ao destino apresentado nas cartas. Este serve muitas vezes de alerta para que importantes decisões sejam tomadas e o caminho do infortúnio, da infelicidade e da fatalidade sejam evitados. Quem lê as cartas deve usar de diplomacia para, diante de más cartas, não transmitir ao cliente uma sensação de que o desastre é iminente e inevitável.

MÉTODO DO LEQUE

Abre-se o baralho sobre a mesa, formando um grande leque, com as figuras voltadas para baixo. Desse leque maior, o cliente deve apontar treze cartas, que serão dispostas, na ordem em que foram apontadas, formando um novo leque, agora com as figuras voltadas para cima. Verifica-se se a carta do cliente, a que representa o indivíduo, está ali. Caso não esteja, o sete do mesmo naipe pode atuar como substituto. Se não aparecer o sete, pode-se começar tudo de novo ou tomar-se como uma indicação de que o momento não é propicio para a adivinhação.

A partir da carta do cliente inclusive, conta-se até cinco, da esquerda para a direita, lendo cada quinta carta e usando sempre a que se acaba de ler como a primeira das cinco seguintes. Ao chegar ao final do leque, retorna-se ao início, sempre contando de cinco em cinco, para não perder a continuidade. Lê-se cinco cartas dessa forma. Depois disso, pede-se ao cliente que separe mais cinco cartas do baralho que está no grande leque. Na ordem em que foram tiradas ficam dispostas da esquerda para a direita e essas cartas são lidas aos pares: a primeira e a quinta juntas, depois a segunda e a terceira e finalmente a última carta, a do meio, é lida sozinha.

Exemplo de Leitura:

Vamos analisar a disposição das cartas deste exemplo. Quem faz a consulta é uma jovem de cabelo ruivo e por isso a carta da cliente será a rainha de copas. Inicialmente, vamos considerar o conjunto das cartas. Predominam as cartas de espadas. Isso quer dizer que o dinheiro pode ser importante na leitura. Há um par de sete, juntos, e isto podiam indicar a aparição de sua vida de um novo amante ou de uma velho inimigo. Começando com a carta do cliente e contando as cartas em grupos de cinco, seguindo a ordem: dama de copas, ás de paus, valete de espada, sete de copas e sete de ouro. Logo, a primeira carta a ser lida é o sete de ouro, que indica um obséquio. Na seqüência, a próxima quinta carta será um traiçoeiro, porém misteriosamente elegante valete de paus. Um matrimônio vantajoso insinua-se através do nove de paus. O sete de copas indica satisfação no matrimônio. Em seguida, o sete de espada indica um menino, associado com dinheiro. Este pode estar implicado com uma herança, já que vem seguindo por notícias acerca de dinheiro, indicado pelo nove de ouro. A partir daqui, o matrimônio se faz mais claro, porque no valete de paus aparece como um novo pretendente, honesto e sincero. Este corresponde mais ao tipo que conduz o matrimônio satisfatório, já indicado, e pode muito bem ser o amante indicado pelo par de sete adjacentes. O nove de copas sugere que as esperanças serão satisfeitas, o que é reforçado pelo oito de copas que insinua felicidade doméstica. O ás de espada oferece êxito financeiro. Isso poderá talvez realizar-se através da carinhosa rainha espada, que pode ser considerada como a mãe do novo amante.

Todo isso é confirmado pelo primeiro par das cinco cartas complementares, o dez de paus, que sugere dinheiro inesperado, e o às de ouro, indicando uma notícia importante. Em seguida, porém, aparecem as más noticias. O dinheiro pode ter a ver com a enfermidade de alguém, inclusive a morte de uma pessoa próxima, já que o dez e o oito de espadas formam um par muito desagradável. Mas a última carta, o rei de ouro, indica a ação de um homem poderoso. Se a cliente confiar, superará a crise.

Resumo da Leitura

Tudo isso pode ser resumido da seguinte forma: a cliente está sendo pressionado para que se case com um homem jovem, em quem ela não confia, por ser financeiramente vantajoso para ambos. Ela deve resistir, já que aparecerá um sincero pretendente, através do qual conseguirá felicidade e dinheiro. Não obstante, uma crise se anuncia. Alguém muito perto dela pode adoecer gravemente. A cliente deverá confiar em um homem forte, amigo ou familiar, que aparecerá para ajuda-la a suportar e superar a situação.

O TARÔ

Um halo de mistério e respeito cerca as figuras do Tarô. Seus antigos desenhos, símbolos e suas inquietantes figuras estão profundamente enraizados em mitos situados além das fronteiras do conhecimento humano. Pode-se acreditar no essas cartas dizem. Essa sensação é permanente, assim como a de tomar parte em um ritual muito antigo. Curiosos, estudiosos e pessoas angustiadas têm consultado o Tarô no transcurso dos séculos. Nenhuma ficou sem resposta.

AS ORIGENS

Ninguém sabe exatamente onde apareceram pela primeira vez estas misteriosas cartas. Já foram vinculadas aos ciganos, que desde a antigüidade têm sido considerados como os guardiões desse ramo secreto do conhecimento. É possível também que tenham surgido nos mistérios religiosos da Grécia pagã ou mesmo na ciência divina dos caldeus. O que é certo, porém, é que tanto o Tarô como os ciganos apareceram na Europa durante o período que vai desde o século XI ao século XIV.

O baralho moderno do Tarô está baseada nas investigações de um erudito Francês do século XVIII, chamado Gebelin. Seu livro, O Mundo Primitivo, contém ilustrações das cartas. Desse baralho, chamado de Baralho de Marselha, é que se derivam todos os outros baralho de Tarô usados no ocidente.

Cada baralho ou versão vem com instruções para as interpretações. Estas instruções podem ser longas, abrangendo aspectos comuns ou esotéricos, mas costuma-se usar versões simplificadas dessas interpretações, permitindo que se entenda sem grandes dificuldades a linguagem profunda desse oráculo.

O ideal é que se memorize todos os significados, mas nada impede que as anotações sejam consultadas, quando da leitura.

OS ARCANOS MAIORES

As vinte e duas cartas que formam os Arcanos Maiores, ou Trunfos, são símbolos misteriosos e completos. Guardam uma íntima relação com as vinte duas letras do alfabeto hebraico e com os vinte e dois ramos da Árvore da Vida, um dos conhecimentos mais importantes da Cabala.

São estes os Arcanos Maiores e seus significados:

O LOUCO (O BOBO)

Esta carta não tem um significado específico, não sendo inclusive numerada. Quando aparece, altera o significado das outras. É a força livre da vida, já que oferece ao solicitante uma escolha entre o bem e o mal.

I — O MAGO

Posição normal: Representa a organização, o controle sobre as forças naturais, pela força de vontade. Sugere capacidade criativa e artística.

Invertida: debilidade, força usada de forma destrutiva.

II — A SACERDOTISA (PAPISA)

Posição normal: O invisível, alcançado pelo poder de adivinhação, uma indicação de influências invisíveis no trabalho. Capacidade intuitiva.

Invertida: egoísmo, vaidade, sensualidade, superficialidade.

III — A IMPERATRIZ

Posição normal: Significa a Mãe Terra, fertilidade e matrimônio, assim como riqueza. O material alcançado como recompensa do esforço.

Invertida: esterilidade, esforço frustado, diminuição dos recursos.

IV — O IMPERADOR

Posição normal: Determinação, mando, autoridade, ajuda de aliados poderosos. Uma forte sexualidade, porém bem controlada e dirigida.

Invertida: imaturidade, falta de controle, subordinação.

V — O SUMO SACERDOTE (PAPA)

Posição normal: Chamado também Hierofante ou Sumo Pontífice. Representa matérias essenciais, como teologia, ritual, leis, aceitação das convenções ou êxito social e material.

Invertida: Criatividade.

VI — OS AMANTES

Posição normal: Harmonia, equilíbrio entre o interior e o exterior, sagrado e profano. Representa uma escolha baseada na atração, êxito no amor e provavelmente matrimônio.

Invertida: falta de harmonia, desconfiança, rixas, talvez divórcio.

VII — O CARRO

Posição normal: O triunfo nas dificuldades financeiras, sobre rivais e enfermidade, indicando êxito em muitas áreas.

Invertida: má saúde, êxito imerecido, intranqüilidade.

VIII — A JUSTIÇA

Posição normal: Equilíbrio, legalidade, pedantismo. Responsabilidade pelas próprias ações.

Invertida: desigualdade, injustiça, passividade.

IX — O ERMITÃO

Posição normal: Meditação, prudência, um encontro com um conselheiro sensato que deve ser escutado.

Invertida: imaturidade, recusa a aceitar os conselhos.

X — A RODA DA FORTUNA

Posição normal: Mudanças, alterações, os altos e baixos da vida, mudança de sorte inesperada ou êxito repentino

Invertida: fracasso e contrariedades, exigindo perseverança.

XI — A FORÇA

Posição normal: Coragem, força de caráter, o poder espiritual triunfando sobre a concupiscência. Capacidade para superar as adversidade. Qualquer desgraça revelada pelas cartas adjacentes fica anulada com sua presença.

Invertida: materialismo, falta de força moral.

XII — O ENFORCADO

Posição normal: Elevação espiritual ou possível desgraça, sugerindo uma pausa na vida, uma retirada para aperfeiçoar-se interiormente. Desperta a intuição espiritual.

Invertida: egoísmo, arrogância, falsa espiritualidade.

XIII — A MORTE

Posição normal: Mudanças, final de um período, seguido de um novo tempo de novos conhecimento. Representa a depois de uma tormenta ou a recompensa depois do trabalho. Simboliza também o medo auto-destrutivo.

Invertida: inércia, estagnação, revolução, talvez assassinato.

XIV — A TEMPERANÇA

Posição normal: Harmonia com os demais, adaptação, tempo de êxito.

Invertida: rixas, conflitos de interesses, separação.

XV — O DEMÔNIO (DIABO0

Posição normal: Tentação, escolha. Algumas vezes indica crueldade, concupiscência ou enfermidade.

Invertida: começo de espiritualidade e humanidade. Indecisão.

XVI — A TORRE (A CASA DE DEUS)

Posição normal: Conhecida também como a Casa de Deus, simboliza a catástrofe ou o desastre imerecido, transtorno no estilo de vida e nas idéias, permitindo novos conhecimentos. Anuncia as ambições presentes serão frustradas.

Invertida: opressão, talvez falsa prisão. Ensina que através da desgraça ganha-se a liberdade do corpo e do espirito.

XVII — A ESTRELA

Posição normal: Esperança, inspiração, possível felicidade efêmera, vislumbre de espiritualidade e boa saúde. Invertida: pessimismo, obstinação, melancolia, má saúde.

XVIII — A LUA

Posição normal: Decepção, inimigos secretos, perigo oculto, amor mal dirigido. Aumento dos poderes intuitivos.

Invertida: recomenda o uso do senso prático, evitando o risco. Após a tormenta, virá a paz.

XIX — O SOL

Posição normal: Ambições obtidas, êxito material, matrimônio feliz, satisfação, mesmo sem esforço próprio.

Invertida: Perdas e problemas matrimoniais.

XX — O JUÍZO (JULGAMENTO)

Posição normal: Despertar, novos conhecimentos, forte influência da sorte. A união espiritual com o Absoluto está a caminho.

Invertida: separação, desilusão, perda de bens mundanos.

XXI — O MUNDO

Posição normal: Recompensa, êxito satisfação, nem sempre como esperado. Consciência cósmica e liberação espiritual. Invertida: medo as mudanças, visão restringida e êxito fugaz.

OS ARCANOS MENORES

O Arcanos Menores correspondem a cinqüenta e seis cartas, divididas em quatro naipes: Copas, Espadas, Ouros e Paus. Há cinqüenta e seis cartas porque cada naipe tem uma carta extra, isto é, quatro figuras em lugar das três do baralho comum: Rei, Rainha, Cavaleiro e Pajem. É conveniente recordar que os naipe têm um significado por si mesmo e que predominam um sobre os outros, durante a interpretação.

COPAS: Amor, generosidade, bondade.

ESPADAS: Discrepância, rixas, separações.

OUROS: Intriga, complô, política.

PAUS: Mudança, viagem, oportunidade.

OS SIGNIFICADOS DOS NAIPES

Em posição normal ou invertida, cada uma dessas cinqüenta e seis cartas tem um significado de adivinhação que pode alterar a informação que nós dá o baralho do Tarô. O principal significado, no entanto, está sempre nos Arcanos Maiores e no poder evocativo e aterrador das figuras que descrevem. O mais que podem fazer o Arcanos Menores é modificar ou influenciar os aspectos gerais dados pelas figuras mais potentes. Orientam sobre a capacidade e manobras das pessoas, enquanto estão protegidas ou ameaçadas pelas forças que representam os Arcanos Maiores.

Está claro que o Tarô pode alcançar níveis profundos do subconsciente. Algumas pessoas, quando vêem a preparação de um baralho dessas cartas sobre a mesa, sentem calafrios de receio, de inquietação ou de hesitação, mesclados com um certo terror, que normalmente se experimenta ao enfrentar o desconhecido, o misterioso ou o sobrenatural.

Quem já conseguiu ir fundo nas complexidades do baralho do Tarô possui uma certa segurança e uma visão diferente do mundo que o cerca, pois está ciente dos diversos níveis de conhecimento que nos cercam. Para chegar nesse nível, no entanto, é preciso conhecer melhor os significados de cada uma das setenta e oito cartas, já que uma leitura completa exige um alto nível de intuição, assim como de inteligência para combinar os significados individuais das cartas, os impulsos da intuição, chegando a uma interpretação coerente. Quem alcançar esse domínio terá conseguido para si uma nova visão do mundo.

A LEITURA DAS CARTAS DO TARÔ

Em primeiro lugar, assim como na Cartomancia simples, escolhe-se a carta do cliente. Para isso, abre-se os arcanos maiores num leque e pede-se ao cliente que escolha a carta que interpreta seus sentimentos ou pensamentos naquele momento. Algumas formas de leitura dispensam o uso da carta do cliente.

Em seguida, pega-se o restante do baralho, embaralha-se e coloca-se sobre a mesa. O cliente põe a mão esquerda sobre o monte, pensa na pergunta ou no assunto para o qual deseja esclarecimentos, depois corta o baralho em três montes, pondo cada um a esquerda do anterior. Corta-se o primeiro dos montes, usando-se as cartas que ficaram para a leitura. Dependendo do método a ser usado, os montes são usados da esquerda para a direita.

Vejamos um dos métodos mais freqüentes de leitura do Tarô, chamado de MÉTODO DA CRUZ CÉLTICA.

Seguir os seguintes passos:

1 — Põe-se a carta do cliente no centro da mesa. Depois, com as figuras para cima, colocam-se outras dez cartas, a saber:

2 — CARTA DE COBERTURA, colocada sobre a carta do cliente, transmite a influência do trabalho sobre o cliente em questão.

3 — CARTA CRUZADA, colocada de lado, transversalmente à carta do cliente e a de cobertura, mostra as forças opostas. Observa-se que se a carta de cobertura não é favorável, estas forças opostas podem ser boas.

4 — DEBAIXO, carta colocada diretamente por debaixo das cartas centrais, para formar

o primeiro braço de uma cruz. Indica uma experiência passada, relacionada com o assunto para o qual se busca respostas. 5 — ATRÁS, carta à esquerda das cartas centrais, formando o segundo braço da cruz.

Significa uma influência passageira.

6 — COROA ou braço superior da cruz, indica um possível acontecimento futuro.

7 — ADIANTE, ou braço direito da cruz. Esta carta significa acontecimento em um futuro muito próximo,

À direita da cruz, coloca-se quatro cartas em uma fila vertical. Começando de cima para baixo:

8 — TEMORES, a carta de baixo, revela o resultado do que mais teme o cliente.

9 — AMBIENTE, a segunda de baixo para cima, soma as opiniões da família e dos amigos sobre a questão.

10 — ESPERANÇA, indica quais as esperança ansiadas pelo cliente irão acontecer.

11 — RESULTADO, a carta superior e a última, resume a mensagem de todas as

outras, assim como indica o resultado. Se a última carta for impossível de interpretar ou sua interpretação é muito vaga, o melhor é começar de novo, desta vez colocando-a no centro, em lugar da carta do cliente. Se mesmo assim não se chegar a uma mensagem satisfatória, é melhor não insistir.

VELAS E QUIROMANCIA

Os primeiros registros de estudos da quiromancia, ou ciência que estuda as linhas da mão, datam de aproximadamente 3200 a.C., na China. Sabe-se que, a partir daí, esses conhecimentos migraram para o ocidente através da Índia e da Pérsia, tendo encontrado nos povos ciganos seus intérpretes mais expressivos. Após ter sido considerada uma ciência e acreditada durante quase cinco mil anos, a quiromancia encontra hoje detratores que lhe negam o caráter de seriedade, atribuindo-lhe uma aura de mistificação. Como em todos os outros ramos do conhecimento místico, quando a ignorância se manifesta, nega tudo que não pode provar, inclusive milênios de história e de estudos sérios. Isso ocorreu com a astrologia, com a acupuntura, com a medicina natural e com uma porção de outras coisas que, para os comerciantes e vendilhões, não interessam, porque são baratas e acessíveis ao povo.

Há alguns ramos da quiromancia, mas um dos menos conhecidos é o da adivinhação por meio de velas. Uma gota de cera derretida é pingada sobre a palma da mão de uma pessoa, que a fecha em seguida. Ao abri-la, interpreta o que vê, conforme as seguintes convenções. Isso você pode fazer em casa, sempre que desejar. O método é muito simples. A recomendação principal é fazer isso num local isolado, onde possa estar só, sem perturbações de qualquer espécie. Se quiser, pode ligar uma música suave, mas nada que perturbe sua concentração.

ADIVINHAR COISAS DO CORAÇÃO

Inicialmente, lave sua mão esquerda, depois perfume-a com seu perfume predileto. Isole-se num local onde não seja incomodado(a). Acenda uma vela vermelha, acomode-se confortavelmente e coloque a mão esquerda sobre o coração, com a palma voltada para o peito. Após concentrar-se na questão, estenda a mão esquerda e, segurando a vela com a mão direita, pingue uma gota de cera derretida na palma da mão estendida. Feche-a em seguida e a mantenha sobre o coração, enquanto pensa novamente na questão que deseja que seja esclarecida. Ao estender a mão, tente interpretar o símbolo que resultou da cera derretida. Para isso, vale a primeira impressão. Se olhar e o símbolo lhe parecer um anel, esse deverá ser considerado. Se a primeira resposta não satisfizer, realize até três consultas seguidas. Depois disso, volte a lavar e perfumar a mão novamente.

São os seguintes os símbolos mais freqüentes para assuntos do coração. Caso não encontre o símbolo na relação, veja qual deles mais se aproxima do desenho feito pela cera em sua mão.

ANEL (ALIANÇA OU CÍRCULO): Consolidação de um compromisso. Uma nova gota de cera poderá indicar a inicial do nome da pessoa. Se parecer quebrado, fim de um compromisso.

ANJO (ASAS): A pessoa sonhada está vindo ao seu encontro. Se as asas estiverem quebradas, sinal de perderá seu amor.

BORBOLETA (ABELHA, INSETO): Cuidado com atos inconseqüentes que poderão levar à perda de um grande amor. Se quebrado é sinal que uma situação complicada começa a ser desfeita.

CESTA: Notícia agradável ou pessoa agradável a caminho. Se quebrada, meça suas palavras ao se relacionar com o sexo oposto.

CHALEIRA (PANELA): Problemas de intransigência com a pessoa amada. Se quebrada, sinal de desarmonia doméstica.

CHAPÉU: Casamento feliz. Se estiver quebrado, casamento ou compromisso adiado.

CHAVE: Solução à vista. Se quebrada, problemas à vista.

COBRA (RÉPTIL): Inteira ou quebrada: cuidado com intrigas que podem prejudicar seu amor.

COGUMELO: Briga de amor passageira. Se quebrado, briga de amor mais séria.

COMETA: Você está se preocupando por nada.

CORAÇÃO: Compromisso a caminho. Se estiver quebrado, desilusão amorosa.

CORRENTE: Não duvide da pessoa amada. Se aparecer quebrada, seu ciúme está

sendo exagerado. DIAMANTE: Inteiro ou quebrado significa sorte no amor, principalmente para quem perdeu o(a) namorado(a) recentemente. ESPADA: Amor sensual à vista, com uma paixão ardente, mas não duradoura. Se quebrada, indica curta duração. ESTRELA: Sorte em todos os sentidos. Se estiver quebrada, cuidado! Pode estar

perdendo o amor de sua vida. FACA (ESPADA): Significa sempre rompimento definitivo. FERRADURA: Sorte em todos os sentidos, principalmente para viúvos e descasados

em geral. FLOR: Possibilidade de um caso amoroso. Se aparecer quebrada, caso sem maiores conseqüências. FOLHA: Não desista. Sua insistência será recompensada. Se estiver quebrada, tente pela última vez. GUARDA-CHUVA: Se está difícil, converse com amigos. Se quebrado, escolha as

pessoas com quem trocar confidências. IGREJA: Casamento. Quebrada, casamento adiado. LEQUE: Cuidado, não queria namorar muitas(os) de uma só vez. Se aparecer quebrado,

você será pego(a) em flagrante. LIVRO ABERTO: Você está sendo ingênuo(a). Se estiver quebrado, estão abusando de sua inocência. LUA: Ligação festiva ou festas ligadas ao amor. Se estiver quebrada, economizar o dinheiro da festa. MARTELO: Você está malhando em ferro frio. Desista. Se aparecer quebrado, esqueça essa pessoa. NAVIO: Viagem com a pessoa amada. Se estiver quebrado, viagem de curta duração. OVO: Cuidado, previna-se usando camisinha ou anticoncepcional. Se aparecer

quebrado, problemas ligados à concepção. PÁSSARO: Vai chover na sua horta. Se estiver quebrado, terá de fazer uma escolha. PEIXE: Tudo vai ser conforme você espera. Se quebrado, algumas coisas podem dar

errado, mas nada que comprometa. PUNHAL: Em qualquer situação, indica risco de traição. RODA: Seu amor e sua dedicação serão recompensados. Se aparecer quebrada, risco

de sofrimento no amor. SINO: Encontro importante e decisivo. Invista nesse amor. Se aparecer quebrado, não

se deixe abater e insista mais uma vez. TESOURA: Em qualquer situação, simboliza separação. VASSOURA: Varra de seu coração todos os sinais do amor que passou e prepare-o

para receber um novo. Se estiver quebrada, é sinal que isso vai doer, mas é necessário. XÍCARA: O que você faz não é correto. Desista. Se estiver quebrada, sinal de problemas como conseqüência de seus atos.

ADIVINHAÇÕES DE COISAS MATERIAIS

O processo de adivinhação para questões que envolvam bens, dinheiro, negócios, empreendimentos e tudo o mais segue os mesmos passos acima, só que se utiliza de uma vela branca e a mão utilizada é a direita. Deve ser lavada, mas não deve ser perfumada nela. Antes da pergunta, ela deve ser levada aberta até a testa, com a palma em contato com a pele. Mentalize a pergunta, estenda a mão, pingue a gota de cera, feche a mão e retorne-a à testa, com os dedos em contato com a pele. Mentalize novamente a pergunta, depois estenda a mão. O sinal deverá ser interpretado pela primeira imagem que sugerir, como no exemplo anterior. Caso não encontre o símbolo na relação abaixo, veja qual deles mais se aproxima do desenho feito pela cera em sua mão.

São os seguintes os sinais mais freqüentes: ÁGUIA: Pense alto e pense positivo. Seus planos têm tudo para dar certo. Se estiver

quebrada, haverá alguns obstáculos, mas serão superados com facilidade pelo seu entusiasmo. ÂNCORA: Sucesso à vista, mas não estacione nem pare de batalhar. Se quebrada, terá

de viajar para obter o que pretende. ARANHA: Dinheiro à vista. Se estiver quebrada, dívidas antigas lhe serão pagas. ÁRVORE: Não tenha pressa. Os frutos virão no tempo certo. Se quebrada, problemas

de pequena monta no decorrer do tempo.

AVIÃO: Se não ficar atento(a) poderá deixar escapar uma grande oportunidade. Se aparecer quebrado, sinal de que já perdeu essa chance, mas pode recuperar parcialmente se correr.

BARCO: Continue firme no que faz. Breve terá sua recompensa. Se aparecer quebrado, é hora de reformular alguns conceitos. BOTA: Pare de sonhar e trate de agir. Se aparecer quebrada, pode perder uma boa chance por não tomar a iniciativa. CACHIMBO: Ninguém é dono da verdade. Ouça os outros. Se estiver quebrado, divergências com sócios ou empregados. CASTELO: Negócio inesperado a caminho. Não perca a chance. Se estiver quebrado, uma chance está passando despercebida. CHAVE: O que tem em mente é viável, mas analise sob todos os ângulos para não ter surpresa. Se quebrada, significa problemas. COROA: Sob qualquer das formas, sucesso total no que está fazendo ou pensando fazer.

CRUZ: O que tem em mente vai dar muito trabalho e exigir muito sacrifício. Pensar bem para ver se vale a pena. Se estiver quebrada, vai ser um desperdício de dinheiro, tempo e talento.

ESCADA: Progresso garantido. Siga em frente, degrau a degrau. Se estiver quebrada, cuidado com traições. FACA: Contratos arriscados. Procure ajuda de quem entende. Se estiver quebrada, prejuízos na certa. GARRAFA: Invista com cautela, cercando-se de todas as garantias. Se estiver quebrada, lucro reduzido. JARRA: Seus planos estão corretos, não adianta ser ambicioso(a) e arriscar. Se quebrada, lucros menores, mas garantidos. LUA: Bom momento para iniciar o empreendimento. Se aparecer quebrada, espere, enquanto analisa melhor.MÃO: Peça ajuda. Se parecer quebrada, ofereça ajuda.

MONTANHA: O trabalho que o(a) espera é enorme e cansativo, mas compensará totalmente. Se estiver quebrada, analise a possibilidade de fazer o que tem que fazer em etapas.

NUVEM: Desista. PALMEIRA: O que fizer só vai aumentar. Se estiver quebrada, o resultado virá em partes. PONTE: Considere a possibilidade de associar-se com alguém. Se estiver quebrada, perigo de prejuízo ou de perdas. PUNHAL: Não assine nada sem seu advogado. Se estiver quebrado, cuidado, alguém está lhe preparando uma. SETA: Os argumentos dos outros são enganosos. Busque mais informações. Se estiver quebrada, desconfie de trapaça. TENDA: Vá em frente, com cautela, mas firmemente. Se estiver quebrada, reorganize as coisas antes de continuar. UVA: A sorte está do seu lado. Agradeça quem o(a) ajudou. Se aparecer quebrada, alguém ficou magoado com seu sucesso.

O TARÔ DIÁRIO

Na Índia antiga, antes da diáspora, os ciganos já conheciam o baralho do Tarô. Infelizmente, as gravuras originais, utilíssimas como fonte de informações a respeito dos ciganos e de sua origem, perderam-se no tempo. Com isso foram-se os símbolos originais, de elevado significado oculto.

As versões mais antigas até hoje registradas retratam lâminas com motivos egípcios. Ao longo dos séculos, diversas versões surgiram e foram manipuladas ao redor do mundo. Da mesma forma, o Tarô tem sido um dos mais poderosos instrumentos das Artes Divinatórias. Este oráculo é um exemplo disso.

ORÁCULO DIÁRIO DO ARCANO MAIOR

O Oráculo Diário do Arcano Maior dá as principais características de cada dia para cada pessoa individualmente. Consultando-o, terá importantes conselhos para seguir e tornar seu dia mais proveitoso e agradável.

Para consultá-lo, inicialmente descubra qual é seu número pessoal. Para isso, substitua cada letra do seu nome por um número, conforme a Tabela 1 abaixo. Em seguida, some esses números, até obter um número final entre 1 e 22. Isso quer dizer que, caso a soma seja 23, você terá que somar 2+3=5. Se você for casada, use seu nome de solteira para essa soma.

Tabela 1

Vejamos um exemplo de como realizar esse cálculo, usando o nome Mário Cardoso, e trocando as letras pelo número correspondente:

4 + 1 + 9 + 9 + 6 + 3 + 1 + 9 + 4 + 6 + 1 + 6=59 = 5+9=14 = 1+4= 5

Agora some esse número à data de nascimento. Por exemplo: Mário nasceu no dia 8/01/1950:

(5) + 8 + 1 + 1 + 9 + 5 + 0= 29 = 2 + 9= 11

Dessa forma, 11 seria o número pessoal dessa pessoa. Para saber agora que Arcano rege seu dia, basta somar 11 ao dia em curso, da mesma forma como foi feita anteriormente. Supondo que hoje fosse 11/09/2002, teríamos, para o exemplo utilizado acima:

(11) + 1 + 1 + 0 + 9 + 2 + 0 + 0 + 2= 26= 2+6= 8

Consultando a Tabela 2, veremos que o número 8 corresponde ao arcano O Carro. Para saber como será esse dia, é só ver o prognóstico na relação de Significados dos Arcanos.

Tabela 2

15 -A04 - A IMPERATRIZ

TEMPERANÇA

No caso específico do nome fictício Mário Cardoso, essa pessoa, nesse dia, com o arcano O Carro regendo seu dia, teria a seguinte previsão: Bom para resolver assuntos ligados ao seu futuro ou realizar pesquisas e estudos de caráter espiritual ou misterioso. Não se desligue da realidade, porém.

Como o Tarô não é uma ciência que surgiu ontem, nem um oráculo que se inventou há pouco, é sempre prudente ficar atento a seus conselhos e previsões. Afinal, prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

SIGNIFICADOS DIVINATÓRIOS DOS ARCANOS

O BOBO

A sorte anda à solta, mas é bom evitar a instabilidade emocional. O nervosismo pode ser prejudicial. Mantenha a calma e o juízo e levarão você a sério.

O MAGO

O dia exige força de vontade para atingir seus objetivos. Caminhos novos se abrirão. Para saber que rumos seguir, use a sua intuição.

A PAPISA

A moralidade e a fidelidade são exigidas no dia de hoje. Viva seu dia com sabedoria, cultuando essas virtudes e terá sucesso em seus empreendimentos.

A IMPERATRIZ

O dia requer o uso de talento e diplomacia, pois poderão surgir obstáculos. Mantenha-se preso(a) à realidade e não vacile. Peça conselhos a uma mulher.

O IMPERADOR

Dia indicado para assuntos de justiça. Não permita que percam o respeito para com você. Surpresas ou oportunidades no campo profissional.

O PAPA

Dia pouco indicado para manifestações de caráter emocional. Incertezas à vista. Seja ponderado(a) e racional em suas decisões, sem se afastar da justiça e do bom senso.

OS AMANTES

Dia indicado para iniciar um novo relacionamento ou chegar à harmonia com a pessoa amada. Amor, paixão, liberdade e responsabilidade devem ser equilibrados.

O CARRO

Bom para resolver assuntos ligados ao seu futuro ou realizar pesquisas e estudos de caráter espiritual ou misterioso. Não se desligue da realidade, porém.

A JUSTIÇA

A verdade vai prevalecer neste dia, por isso evite todo e qualquer ato impensado ou que possa vir a ter reflexos negativos em seu futuro. Cuide do presente.

O ERMITÃO

Busque informações e acumule conhecimento antes de qualquer decisão. Momentos felizes podem ser vividos, repartindo o que tem e o que sabe com os outros. Doe-se!

A RODA DA FORTUNA

Período de instabilidade em todos os sentidos, por isso é bom refletir antes d qualquer decisão. Mudanças bruscas podem ocorrer. Tire proveito de todas as lições recebidas.

A FORÇA

Coloque a inteligência e a ponderação à frente dos instintos. Use sua mente, acredite em si mesmo(a), mas seja humilde e diplomático(a) ao impor sua vontade ou opiniões.

O ENFORCADO

Procure analisar bem a situação, antes de tomar qualquer decisão. Não coloque bens materiais como fatores decisivos em suas escolhas. Não fuja da realidade.

A MORTE

Período indicado para refletir sobre sua vida atual, cortando os laços que o(a) unem a todo negativismo ou atraso espiritual e material. Não tenha medo de mudar.

A TEMPERANÇA

Mantenha seu equilíbrio em situações que poderão testar sua força e sua segurança. Barreiras e obstáculos superados são uma forma de crescer e evoluir. Teste-se!

O DIABO

Péssimo para tratar de novos relacionamentos e iniciar projetos a longo prazo. Se surgir uma boa oportunidade, no entanto, não hesite em agarrá-la.

A TORRE

Procure compartilhar seus problemas, sem ter vergonha alguma de sua fragilidade neste momento. Segredos podem ter uma força destruidora incrível, quando guardados.

A ESTRELA

Aceite os desafios com esperança e entusiasmo. Se surgir algum obstáculo, supere-o com otimismo. Fique atento a seus bens materiais. Não empreste nem avalize.

A LUA

Ter um pouco de ambição não é pecado. Repartir o que tem com os outros é caridoso, mas exploradores e oportunidades podem abusar de você.

O SOL

Dia indicado para negócios e saúde. Problemas podem ser resolvidos satisfatoriamente e mesmo as situações negativas serão úteis no futuro. Viva bem este dia.

O JULGAMENTO

Tudo que fizer hoje, terá uma repercussão maior do que teria nos outros dias. Não se exponha demais. Tente coisas novas e fuja à tentação de voltar ao passado.

O MUNDO

Dia excelente para confraternizar-se e comunicar-se com seus semelhantes. Mostre suas qualidades e demonstre sua alegria. O sucesso espera por você.

A CONSULTA DIÁRIA

Para que suas consultas diárias sejam feitas de forma satisfatória, adquira um baralho de Tarô e use apenas os Arcanos Maiores. É bom lembrar que alguns baralhos são vendidos com apenas as cartas desses Arcanos, o que facilita o trabalho. Mantenha esse baralho em sua caixinha ou providencie um estojo de madeira. Jamais use estojos de metal ou, o que seria pior, de alumínio, metal que não conduz boas energias. Um outro detalhe importante é jamais deixar que outra pessoa manuseie seu baralho. Cuide dele como se fosse o artigo pessoal que realmente é, pois assim mais e mais você e ele estabelecerão um vínculo de energia que tornará suas previsões cada vez mais confiáveis.

RESPOSTA RÁPIDA

Pode ser que, no decorrer do dia, algum fato ocorra, gerando alguma dúvida ou alguma indagação que necessite de uma resposta rápida. Nesses casos e apenas uma vez a cada dia, você pode, após a leitura diária, realizar uma consulta para uma resposta rápida. Para isso, embaralhe o Tarô diversas vezes, mentalizando a questão que deseja consultar, depois coloque o baralho sobre a mesa, corte-o com a mão esquerda, se o assunto envolver sentimentos, emoções, aspirações ou qualquer outra questão abstrata, e com a mão direita, se envolver dinheiro, posse ou qualquer outro assunto de natureza material.

Vire a parte do baralho que ficou em sua mão, depositando esse monte sobre a mesa. A carta que estiver à vista conterá a resposta para sua questão. Analise-a com atenção, antes de tomar suas decisões.

I-CHING SIMPLIFICADO

O I-Ching, ou Livro das Mudanças, é um dos oráculos mais antigos da História da Humanidade, havendo registros de sua existência há pelo menos 5.300 anos. Seu uso exige um complexo sistema de interpretações, acessível apenas aos estudiosos do assunto, mas, nos últimos tempos, vêm se desenvolvendo inúmeras formas alternativas e simplificadas de acesso a essa importante Arte Divinatória. Uma delas é o I-Ching Simplificado, que utiliza sete moedas para sua leitura. É importante que as moedas usadas nesse oráculo sejam sempre as mesmas, de preferência moedas antigas e fora de circulação. Não devem ser limpas nem polidas, mas apenas conservadas numa caixa de madeira ou num saquinho de tecido natural. Para consultá-las, forrar o tampo de uma mesa com uma toalha branca, mentalizar a questão para a qual deseja resposta, agitar as moedas com as duas mãos juntas, em concha, depois deixá-las cair sobre a mesa. É importante não atirá-las, mas simplesmente abrir as mãos e deixá-las cair. A partir daí, observe-as e interprete-as segundo as seguintes convenções:

Sete Caras e nenhuma Coroa

A energia física e a boa disposição mental são o forte em você, equilibrando corpo e mente de forma harmônica e serena. Para manter esse equilíbrio e atingir seus propósitos, entretanto, deve controlar seu nervosismo e procurar administrar melhor sua vida familiar e financeira, que podem se tornar as fontes principais de seus aborrecimentos. Você será capaz de enfrentar mudanças e imprevistos com enorme facilidade. Não permita que isso seja uma desculpa para fugir aos seus compromissos, principalmente em relação à família. As virtudes que deve exercitar no momento são: inteligência, originalidade e criatividade. O ciúme exagerado e doentio, a tendência ao isolamento e a teimosia são os defeitos com que precisa aprender a lidar para evoluir espiritualmente e chegar ao sucesso.

Seis Caras e uma Coroa

A honestidade e a ponderação são virtudes importantes para você neste momento e precisa desenvolvê-las profundamente para se habilitar a exercer cargos de comando, pois exigirão muito de você nesses aspectos. Como a falta de ponderação pode ser, no momento, um de seus pontos fracos, jamais faça nada impensadamente para não amargar desconfortáveis arrependimentos. Se você tem algum tipo de problema que se relaciona com o sobrenatural, trabalhe isso interiormente, procurando superar esse sentimento, exercitando sua fantasia mais do que seu senso crítico e prático. . As virtudes que deve exercitar no momento são: o senso artístico, a inteligência e a religiosidade. Se reuni-las numa atividade ou num projeto, o sucesso será certo. O problemas que devem ser superados são o misticismo, o fanatismo, a avareza e a impulsividade, que precisa controlar, estimulando seu senso prático e crítico.

Cinco caras e duas Coroas

O aspecto prático e a utilidade de tudo na vida serão importantes para você e quando se deparar com pessoas com pontos de vista divergentes e críticos, evite discussões ou argumentações inúteis. Mantenha seu ponto de vista, mas não o coloque em discussão. Por perceber ou querer em tudo um sentido prático, poderá se acomodar, evitando pensar ou refletir sobre seus posicionamentos. Em parte isso é importante, porque você dará pouca importância a situações e problemas insignificantes. Por outro lado, com isso deixará de exercitar sua inteligência, capaz de lhe apontar todas as soluções para sua vida. As virtudes que deve exercitar no momento são: o a criatividade, a comunicação e o entusiasmo, capazes de levá-lo(a) ao sucesso. O nervosismo, a severidade e o desânimo são os problemas que enfrentará para atingir seus objetivos.

Quatro Caras e três Coroas

Uma visão criteriosa da vida o(a) conduzirá com segurança ao encontro do seu destino, mas seu descontrole emocional poderá afetar seus critérios e tirar-lhe a racionalidade e a lógica. Aprender a lidar com seus sentimentos é essencial para você neste período. Saiba você que a paciência é sua principal arma para enfrentar e vencer esse problema. Não coloque o materialismo e o consumismo como metas principais, pois ao alcançá-los certamente vai experimentar um grande vazio espiritual. Confie em sua intuição sempre e não se deixe levar pelo misticismo ou pelo fanatismo. Mantenha sua religiosidade como um complemento importante em sua vida, mas jamais como centro dela. As virtudes que deve exercitar no momento são: as habilidades manuais, a disciplina e a responsabilidade no trabalho. O fanatismo, a emotividade exagerada e o nervosismo são os defeitos que precisará combater.

Três Caras e quatro Coroas

A timidez poderá ser uma característica tão marcante sua que as pessoas não conseguirão enxergá-lo(a) de outra forma. Aprenda a lidar com ela e terá sempre boas amizades e pessoas confiáveis ao seu redor. Não se deixe enganar, no entanto, com excesso de elogios ou atenções exageradas. Analise muito bem as pessoas, pois sua timidez pode ser explorada pelos outros, como um ponto fraco seu. Não coloque o sucesso, a fama e o desejo de fortuna como objetivos supremos de sua vida, pois isso fatalmente aguçará seu egoísmo e o(a) tornará manipulador(a) e dissimulador(a). Também não exagere na imaginação e não tenha receito de eventuais dotes mediúnicos. Estude o assunto para compreendê-lo, aceitá-lo e conviver com ele. . As virtudes que deve exercitar no momento são: o espírito questionador, a versatilidade e a rapidez de raciocínio. Explore-os. Por outro lado, a inquietação, a inconstância e a insegurança diante de seus desafios podem ser os maiores obstáculos agora. Confie totalmente em você, mas não se esqueça de se manter aberto para as opiniões e sugestões alheias.

Duas Caras e cinco Coroas

Você produzirá mais e se sentirá melhor quando seguir ordens ou orientações, por isso a solidão é desorientadora em sua vida. Se resolver se atirar num projeto na área artística, não se desespere nem desista se o sucesso demorar algum tempo. Pessoas como você levam um pouco de tempo para amadurecer artisticamente, mas são como os melhores vinhos, que ficam melhores com o tempo. Insista, cultivando a sua humildade. Terá lições de vida importantes em função disso, orientando(a) quando chegar o momento de gozar os louros da sua vitória. As virtudes que deve exercitar no momento são: as qualidades artísticas, generosidade e personalidade magnética, que o(a) tornam fadado ao sucesso em qualquer carreira. Os defeitos a superar são o orgulho, a teimosia e o desânimo.

Uma Cara e seis Coroas

Envolva-se mais com seus objetivos e fuja de todo e qualquer pensamento derrotista. Estes serão os grandes desafios de sua vida, neste momento. Evite transparecer uma idéia de indiferença, sendo menos realista e deixando que a emoção e a espiritualidade também façam parte de sua vida. Para isso, o desenvolvimento de suas habilidades artísticas são fundamentais. As virtudes que deve exercitar no momento são: o perfeccionismo, a inteligência privilegiada e a intuição, que o(a) tornam um excelente profissional em qualquer nível ou profissão. Por outro lado, o individualismo, a solidão e a preguiça são os defeitos que podem minar a sua personalidade e afastá-lo(a) de seus verdadeiros objetivos e anseios.