Santo Antônio
Santo Antônio, o ‘Santo Casamenteiro’, é reverenciado no dia 13, e a ele são dedicadas a maioria das simpatias realizadas no mês de junho. Sua especialidade: arrumar maridos.
Diz a lenda que duas moças não tinham dinheiro para o dote, e portanto não arrumavam casamento. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé para suas vizinhas na época: as duas moças desamparadas. Este episódio da vida do santo teria dado origem à sua fama de ajudar as moças a arrumarem marido.
Para alcançar uma graça - Trezena de Santo Antônio
Reza-se por treze dias, por treze terças-feiras ou treze domingos seguidos, orações invocando o Divino Espírito Santo e oferecendo a devoção a Santo Antônio. O número treze, no caso, refere-se ao dia em que Santo Antônio faleceu e não ao poder mágico do número. Diz-se que a origem desta trezena ocorreu em Bolonha. Uma senhora tinha grande devoção por Santo Antônio e, precisando de uma graça, visitou por nove dias seguidos o altar dedicado a ele, na Igreja de São Francisco, orando pela intercessão do santo na solução de seus problemas. O pedido atendido fez a fama do santo espalhar-se e deu início à prática. Logo, logo, os nove dias transformaram-se em treze, já que, como foi dito, a data lembrava a morte do santo, em 13 de junho de 1231. Existem milhares de orações dedicadas a Santo Antônio. Esta é uma das mais conhecidas:
“Santo Antônio, meu grande protetor: apresento-me a vós, pedindo-vos que alcanceis de Deus o perdão dos meus pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no Bem, até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço é a seguinte graça: (faz-se o pedido). Se esta não for conveniente para minha salvação, alcance-me a perfeita conformidade com a vontade divina. Santo Antônio, nestes dias que consagro à vossa honra, como em todos os dias da minha vida, fazei com que eu conserve a graça e amizade divinas, que d'Ele nunca me afaste pelo pecado e que enfim tenha a felicidade de amá-lO e gozá-lO para sempre, em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém”
Para amarrar alguém
Escrever ao longo de uma fita azul, com um metro de comprimento, o nome do amado por extenso e amarrar em torno da imagem prometendo soltá-la quando conseguir namorá-lo. Na falta de um nome específico, fazer o pedido de um amor, condicionando a liberação a arranjar alguém.
Para que a paixão seja correspondida
1- Para a pessoa amada corresponder ao seu amor, pegue alguma peça de roupa dela e durma com ela, somente ela, durante uma semana.
2- Todos os dias, durante 15 dias no mesmo horário, feche os olhos e imagine uma cena sua com seu amor, extremamente amorosa e apaixonante. Se a pessoa só precisava de um empurrãozinho para perceber, isso vai funcionar bem!
Para casar-se rapidamente
1- Pegue um raminho de manjericão e divida em dois,
igualmente. Com a primeira metade faça um chá e tome logo ao dormir. O outro punhado, coloque em um copo com água e deixe-o em seu quarto.
2- Pegue uma colher de pau, uma calcinha, um guardanapo branco. Todos devem ser novos. Embrulhe-os em um papel vermelho e coloque em baixo da sua cama por três dias. Depois pegue o embrulho e jogue-o em um rio ou córrego. Depois, vá até uma igreja e reze para o santo.
Para o casamento acontecer
Plante um pé de cravo branco em um vaso bem bonito. Faça deste plantio um momento de devoção ao santo. Cuide deles com carinho e quando as flores nascerem, pegue uma e ofereça a Santo Antônio.
Para arrumar namorado
Pegue 7 rosas e coloque-as em um vaso bem bonito. Enquanto faz isso reze para Santo Antônio. Depois que elas secarem, leve as pétalas até uma igreja onde aconteçam muitos casamentos.
Para conquistar um homem
A mulher deve coar um café em uma blusa sua usada e servir ao amado. Não há quem resista!
Para escapar de armadilhas e ciladas
Faça essa oração sempre ao meio-dia ou às seis horas da tarde com uma vela branca acesa durante três, sete ou nove dias consecutivos.
Meu glorioso Santo Antônio, com sua força bendita, ajudai-me nesta jornada para que eu possa conseguir (faça o pedido) e com seu cordão de prata, que traz em sua cintura, prenda o que desejo até que chegue às minhas mãos, sem prejudicar meus irmãos. Mesmo com minhas necessidades mostra-me o caminho a seguir na vontade de Deus. Se estiver em meu caminho alguma cilada ou armadilha causadas pela vontade alheia, desmanchai-as e o mal que nelas estiver será destruído com a permissão do Pai, pelo vosso poder e merecidamente meu Glorioso Santo Antonio. Assim seja.
Oração a Santo Antônio
Glorioso Santo Antônio,
que tivestes a sublime dádiva de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me desse mesmo Jesus
a graça que vos peço e vos imploro
do fundo do meu coração.
(faça seu pedido).
Vós, que tendes sido tão bondoso para com os pecadores,
não olheis para os poucos méritos de quem vos implora,
mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus
para atender o meu insistente pedido.
Amém.
Santo Antônio, rogai por nós.
(Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e Glória-ao-Pai)
Do livro Orações Milagrosas, de Regina Maria Azevedo, Editora Outras Palavras
São João
Dia 24 é o dia de São João, o ‘Santo Festeiro’ e, por conta disso, seu dia é sempre comemorado com muita alegria e dança. São João também é conhecido como protetor dos casados e dos enfermos.
Depois que alcançar a graça, os fiéis mostram seu reconhecimento lavando o santo durante a festa. Este banho é feito à meia-noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lagoa ou córrego. O padrinho recebe da madrinha a imagem do santo e lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Depois de ser lavada, a imagem é entregue para a mulher que o enxuga com uma toalha de linho.De acordo com Maria Eugênia Sahagoff, a tradição diz que a mãe de João, Santa Isabel, teria acendido uma fogueira para anunciar à sua prima, Maria, mãe de Jesus, o nascimento do seu bebê. A fogueira faria a fumaça ser vista de longe. Daí o ritual de acender fogueira, na noite de São João. Para a pesquisadora Maria do Rosário T. de Lima, o nome correto das celebrações de junho poderia bem ser “Festas Joaninas”, e não Festas Juninas, como são chamadas hoje.
Mas a origem da fogueira é bem antiga, “vem dos rituais pagãos pré-cristãos” lembra Maria do Rosário. Um tempo em que os deuses eram a própria Natureza e as pessoas faziam festas para obterem boas colheitas e prosperidade na comunidade. Estas festas seriam, assim, relacionadas a estes ritos agrários, que garantiam a fertilidade da terra. Duas simpatias remetem a estas épocas muitíssimo antigas: Para que algo prospereA fogueira, nas festas pagãs, era uma homenagem à deusa Héstia. As pessoas jogavam na fogueira as primícias, ou seja, os primeiros e mais bonitos frutos das lavouras em homenagem à deusa para que ela garantisse sempre boas colheitas. Atualmente é tradição jogar na fogueira algo relacionado ao aspecto de sua vida que você deseja fazer prosperar.
Para alcançar a felicidade
Antigamente as sociedades pagãs faziam com que o gado passasse em cima das brasas da fogueira para evitar doenças. Hoje, as pessoas pulam a fogueira para garantir felicidade na vida.
Para saber em qual dos seus pretendentes você deve investir
Na noite do dia 23 para o dia 24 coloque em uma bacia com água papeizinhos dobrados com os nomes dos seus pretendentes. Na manhã seguinte, o papel que estiver mais aberto contém o nome da pessoa em quem você deve investir.
Para enriquecer
Na noite de 23 de junho coloque ao relento uma nota de um dólar (ou um real, é claro). Na manhã seguinte, pegue essa cédula, guarde-a na carteira, ou na bolsa e ande sempre com ela.
Para o nome do amado
Na noite de São João, finca-se uma faca que não tenha sido usada, numa bananeira. Ao retirá-la, no dia seguinte, aparecerá na lâmina a inicial do(a) amado(a).
Para saber se o casamento ainda vai demorar
Na noite de São João, cozinha-se um pirão firme de farinha e no meio da massa, de olhos fechados, joga-se um grão de milho. Ainda com os olhos fechados, corta-se o pirão em três partes: uma, é colocada na porta da frente da casa, outra sob o leito e a terceira, na porta dos fundos. No dia seguinte, esfarela-se a massa em busca do grão. Se o caroço estiver na porção que ficou debaixo da cama, o casamento ainda demora; na porta da frente, será para breve e, na porta dos fundos, nem tão cedo haverá casório.
Para saber quem é seu prometido(a)
1- Na noite de São Pedro, colque na mesa um lugar com pratos, talheres e um tanto de comida guardada do almoço e jantar. Durante o sono, o(a) prometido(a) aparecerá nos seus sonhos.
2- Na noite de São Pedro, coloque a chave da porta de entrada debaixo do travesseiro. O homem ou mulher que aparecer em seus sonhos, será o amor da sua vida. Esta simpatia é tida como importante no caso de viúvos(as).
Para resguardar sua casa
Compre um vaso com uma espada de São Jorge. Na véspera do dia de São Pedro, peque a chave da porta da frente de sua casa e coloque-a dentro de um copo novo e sem uso com água pura dizendo em voz alta: “São Pedro, apóstolo e guardião, envolva toda a minha casa com sua proteção”. Deixe o copo dormir ao relento. No dia seguinte, ao meio-dia, despeje a água do copo no vaso com a espada de São Jorge e repita a invocação a São Pedro.
Trazer marido de volta
Na noite da véspera de São Pedro, pegue três punhados de sal e jogue em água corrente (de rio ou mesmo na pia com a torneira ligada). Ao jogar cada punhado, diga: “assim como este sal se desmancha na água, o interesse do meu amado por outra mulher se desmanchará”.
Para acabar com vício de bebida
Faça um furo num coco. Em seguida, escreva numa folha de papel o nome da pessoa que você deseja afastar do vício. Enrole o papel e coloque-o dentro do coco. Lacre com cera de vela derretida. Na noite de 28 de junho enterre o coco ao pé de um coqueiro, enquanto reza três Ave-Marias e três Pai Nossos. Peça a São Pedro que abra o coração da pessoa com o problema, para que ela seja libertada do vício para sempre.
ALGUMAS SIMPATIAS DE SANTO ANTÔNIO
Conhecido, carinhosamente, como Antoninho, Santo Antônio tem fama de casamenteiro. Dizem que as simpatias evocadas em seu nome dão certo. Claro que tudo isso faz parte das supertições bem características do povo brasileiro. Talvez pela mistura de raças e crenças, não sabemos, mas a posição que temos diante dessas brincadeiras, vamos chamar assim, é a grande necessidade das pessoas conseguirem uma fórmula para tudo na vida.
1 – Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.
2 – Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.
3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.
4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.
5 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.
6 – À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.
7 – Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.
8 – A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.
9 – Para descobrir se falta muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o Dia D.
SIMPATIA PARA RECONCILIAÇÃO
Acenda duas velas, uma rosa e outra azul, unidas com uma linha branca e ofereça para a Corrente dos Anjos da Reconciliação, pedindo que desfaçam o mal-entendido e que tragam novamente a harmonia na relação, desde que seja para o bem de ambos.
- SIMPATIAS PARA QUEM ESTÁ SÓ
1) Abrir a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial em sua vida, dizendo: “Santo Antônio, protetor dos enamorados, faça chegar até mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz”.
2) Acender uma vela rosa, de qualquer tamanho, em um pires com mel e pedir ao Arcanjo Haniel a verdadeira realização afetiva.
3) Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar no sereno, na véspera de Santo Antonio, pedindo tudo que almeja para realização afetiva tipo: felicidade, respeito, harmonia, companheirismo, cumplicidade, afeto, dedicação, carinho, amor, compreensão, etc.
No dia seguinte, passar a água:
Nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio;
Nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro;
No coração, para amar com sinceridade, e que o amor seja pleno e digno.
4) No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor.
Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.
- P/ AQUELE QUE SOMENTE “FICA” FORMALIZAR
Retire 3 espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “se for para a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa

Pão dos Milagres
Durante sua vida no mosteiro, trabalhou como padeiro. Aprendeu todos os segredos da preparação e depois dava os pãezinhos aos pobres. Entendeu de onde vem a fama do pãozinho milagroso do santo? Ainda hoje eles são distribuídos nas igrejas de Santo Antônio e devem ser colocados dentro de uma lata de açúcar, para que nunca falte alimento em casa. E não se esqueça de comer um pedacinho antes de guardar.
ORAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO
Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua! Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã, fizeram de vós um dos maiores Santos da Igreja. Eu vos suplico tomar sob a vossa proteção valiosa minhas ocupações, empreendimentos, e toda a minha vida.
Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me, enquanto estiver sob vossa proteção. Protegei-me e defendei-me: sou um pobre pecador. Recomendai minhas necessidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus; a quem tanto amais. Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, console-me nos sofrimentos, livre-me de todo mal e não me deixei sucumbir na tentação.
Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma. Auxiliado continuamente por vós, possa viver cristãmente e santamente morrer.Amém.
PARA ACHAR AS COISA PERDIDAS
Grande santo Antônio, apóstolo cheio de bondade, que recebestes de Deus o poder especial de fazer achar as coisas perdidas, socorrei-me neste momento, para que por vosso auxílio, encontre o objeto que procuro.Obtendo-me também uma fé ardente, perfeita docilidade às inspirações da graça, o desejo de levar uma vida de verdadeiro cristão, e uma esperança firme de alcançar a bem-aventurança eterna. Amém.

ORAÇÃO PELA FAMÍLIA
Querido Santo Antônio! Abençoai e protegei a nossa família. Conservai-a sempre unida no amor. Assisti-a nas necessidades temporais e afastai dela todo mal. Abençoai-nos. Fazei que nunca nos falte trabalho como também todas as coisas necessárias para podermos viver honestamente e educar bem os filhos.Amém
Oração dos Namorados
Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos.
Faze que eu seja realista, confiante, digna e alegre. Que eu encontre um namorado que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social.
Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé.Amém.

ORAÇÃO POR UMA PESSOA ENFERMA
Ó querido Santo Antônio, que sempre ajudaste os que a ti recorrem com confiança, peço-te com fervor por uma pessoa doente a quem quero muito.
Suplico-te que obtenhas o dom da sua cura ou, pelo menos, que sejam aliviados os seus sofrimentos, e ela tenha a força de oferecê-los a Deus em união com a paixão de Cristo.
Tu, que na tua vida terrena foste amigo dos que sofrem e te prodigalizaste em favor deles através da caridade e do teu dom dos milagres, fica a nosso lado com tua proteção, consola o nosso coração, e faze que nossos sofrimentos físicos e morais sejam fonte de merecimento para a vida eterna.
OFERECIMENTO À SANTO ANTÔNIO
Meu glorioso e amável Santo Antônio, eu vos ofereço estas saudações e orações, e, honra de vossas heróicas virtudes e santidade admirável. Peço-vos humildemente me alcanceis de Deus Nosso Senhor, e de sua Mãe Maria Santíssima, junto de quem gozais de tanto poder, uma resolução firme de seguir vossos exemplos, para que, dirigindo meus passos por este caminho, na imitação de vossa virtudes, encontre afinal a eterna felicidade.
Rogo-vos me alcanceis também, do mesmo Senhor, o auxílio para todas as minhas necessidades, tanto espirituais como corporais. Por vosso intermédio espero alcançar estes benefícios do Altíssimo. Tenho a certeza de que não faltareis com a vossa proteção a quem, como eu, tanto confia no vosso amparo.
Espero também ser socorrido por vós na hora de minha morte, para que vencidos todos os males, meu espírito, finalmente livre das prisões desta vida mortal, possa desfrutar para sempre a perfeita liberdade dos filhos de Deus, e gozar de sua visão, em vossa companhia no céu.Amém.

BENÇÃO DE SANTO ANTÔNIO  (Breve de Santo Antônio)
“Eis aqui a Cruz do Senhor! Fugi, partes contrárias, venceu o leão da tribo de Judá e a Raiz de Davi. Aleluia, aleluia!Cristo vence, Cristo reina, Cristo manda com império, Cristo nos defende de todo o mal. Cristo Rei veio em paz, o Verbo se encarnou e Deus se fez homem".- Rogai por nós, Santo Antônio.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS: Ó Deus, nós vos suplicamos que a presença de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, alegre a vossa Igreja para que, fortalecida sempre com os auxílios espirituais, mereça gozar as alegrias eternas. Por Jesus Cristo. Amém! Amém.
RESPONSÓRIO DE SANTO ANTÔNIO
Se milagres desejais
Contra os males e o demônio
Recorrei a Santo Antônio
E não falhareis jamais.

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro e a morte,
Quem é fraco fica forte
Mesmo o enfermo fica são.

Rompem-se as mais vis prisões,
Recupera-se o perdido,
Cede o mar embravecido,
No maior dos furacões.

Penas mil e humanos ais,
Se moderam, se retiram;
Isto digam os que viram,
Os paduanos e outros mais.

- Rogai por nós Santo Antônio,
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Ó DEUS, nós vos suplicamos, que alegre à vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos.
Por JESUS CRISTO, nosso Senhor. Amém.
ORAÇÃO PARA OFERECER ALGUMA ESMOLA A SANTO ANTÔNIO
Santo Antônio, glorioso taumaturgo, pai dos pobres! Tendes o dom de compadecer-vos de todas as misérias dos infelizes. Apresentais ao Senhor nossas súplicas, fazendo que sejamos atendidos.Hoje quero oferecer-vos, como prova de meu reconhecimento, a esmola que deponho a vossos pés, em benefício dos pobres. Que ela seja de proveito para os que sofrem, e também para mim. Em todas as necessidades temporais e espirituais, socorrei-nos a todos com vossa benevolência. E daí- nos vossa especial proteção na hora de nossa morte. Amém.
CINCO MINUTO DIANTE DE SANTO ANTÔNIO
Há quanto tempo te esperava, alma devota, pois bem conheço as graças de que necessitas e que desejas que eu peça ao Senhor!Estou disposto a fazer tudo por ti; mas, filho dize a uma todas as tuas necessidades, para que eu seja o intermediário entre Deus e ti, e possa suavizar teus males. Sinto a aflição de teu coração, e quero unir-me às tuas amarguras.Desejais o meu auxílio no teu negócio... queres minha proteção para restituir a paz na tua família... para conseguir algum emprego... para ajudar aqueles pobres... aquela pessoa necessitada ... para que acabe aquele sofrimento... queres tua saúde ou a de alguém a quem muito estimas? Coragem, que tudo obterás.
Agradam-me as almas sinceras, que tomam sobre si as dores alheias, como se fossem próprias. Mas eu bem vejo como desejas aquela graça, que há tanto tempo me pedes.Tem fé, que não tardará a hora em que hás de obtê-la.Uma coisa, porém, desejo a ti. Quero que recebas mais vezes Jesus na Eucaristia; que sejas mais devoto para com nossa Mãe, Maria Santíssima. Quero que propagues a minha devoção e ajudes meus pobres. Quanto isto me agrada ao coração! Não sei negar nenhuma graça àqueles que socorrem os outros por meu amor, e bem sabes quantos favores são obtidos por este meio.Amém.
TREZENA DE SANTO ANTÔNIO
As trezes terças-feira em honra de Santo Antônio.
Por volta de 1617, uma senhora da cidade de Bolonha(Itália) ainda não tinha conseguido gerar um filho, apesar de ter adotado desde que se casou, durante longos anos. Na sua aflição, recorreu a santo Antônio com muita fé.
O santo lhe pareceu em sonho, pedindo-lhe para visitar a igreja dos Frades Menores a Santa Comunhão durante nove terças-feiras consecutivas, que suas preces seriam atendidas. O filho tão desejado, que asseguraria a continuidade de descendência, chegou para a grande alegria daquela família. O bebê, porém, nasceu aleijado e desforme, correndo risco de morrer. A mãe não perdeu a confiança no seu protetor e levou o seu filhinho à capela do convento dos franciscanos. Quando o colocou no altar do Sato e ele tocou a ara sagrada, logo se transformou numa criança saudável e perfeita. A partir desse milagre, devoção das Nove Terças-Feiras, que depois se elevou para treze, em comemoração à data da morte de Santo Antônio, espalhou-se pelo mundo inteiro.ORAÇÃO INICIAL(a ser repetida todos os dias da trezena)
Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ò glorioso e querido santo Antônio, o vosso amor a Deus e vosso zelo em propagar seu Reino, vosso compaixão para com os mais pobres e deserdados, vossa devoção do Menino Jesus e sua santa Mãe, mereceram-vos durante vossa vida e após a vossa santa morte o dom dos milagres. Lembrai-vos, ó querido santo protetor, de que nunca se ouviu dizer que fosse abandonado aquele que a vós recorresse, implorando vossa proteção. Com fé e confiança recorro a vós e imploro humildemente que atendais ao meu pedido (dizer a graça que deseja). Assim seja.
1° Terça-feira
Nosso santo protetor, santo Antônio: o egoísmo, a violência, o desamor campeiam em toda parte, Deus e seus mandamentos são esquecidos e desrespeitados, Cristo Jesus ofendido e sua Santa Mãe injuria, protegei nossas famílias, aumentai nossa fé, dai-nos um coração dócil à ação do Espírito Santo e aberto á caridade.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória-ao-Pai.
Rogai por nós, glorioso santo Antônio.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
2° Terça-feira
Ó Glorioso santo Antônio, o vosso coração manso e humilde só pulsou para amar e servir a Deus. Essa chama que ardia em vosso coração se espalhou pelo mundo, atingindo a quantos se aproximassem de vós. Na contemplação do Coração de Jesus, aberto pela lança, aprendestes a amá-lo e as almas resgatadas pelo seu Sangue preciosismo. Tornai o nosso coração semelhante ao vosso e ensinai-nos aprender amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos.
3° Terça-feira
Ó bondoso santo Antônio durante toda a vida terrena, por onde vós passáveis, espalháveis paz e bem, afastai de nós toda intolerância e toda discórdia. Fazei
com que em nossas famílias reinem a paz e o amor. Tornai-nos construtores da paz e fiéis discípulos de Cristo, Nosso Senhor.
4° Terça-feira
Ó santo Antônio, vós que fostes luz e sal da terra, conservai-nos a fé. Afastai de nós todo erro e toda maldade. Livrai-nos das ciladas do inimigo maligno. E, se por acaso cairmos durante a nossa caminhada para o Pai, ajudai-nos a nos levantar e a seguir os passos de Jesus, porque só ele é o caminho, a verdade e a vida.
5° Terça-feira
Ó bondoso santo Antônio, vós que fostes sempre compassivo para com as mães angustiadas e apreensivas pela sorte de seus filhos, alcançai-nos de Deus misericordioso e da Virgem Maria, nossa Mãe celestial, que as nossas crianças e nossos jovens cresçam numa família e numa terra sem males.
6° Terça-feira
Ó zeloso santo Antônio, vós que, para pregar a Palavra de Deus e para trazer de volta ao redil de Cristo as ovelhas desgarradas, sofrestes perseguições e incompreensões, fazei com que todos os homens e mulheres que sofrem perseguições por causa do Reino de Deus sejam amparados e confirmados no testemunho e na fidelidade diante dos sofrimentos.
7° Terça-feira
Ó santo Antônio, peregrino de Cristo, vós que deixastes a terra natal para seguir os passos de Jesus e levar a Boa Notícia a terras estranhas, conheceis bem as agruras e sofrimentos dos migrantes. Amparai a todos aqueles que são forçados pela fome, pela falta de trabalho, pelas perseguições e pelas injustiças sociais a deixar sua pátria, sua casa, sua família.
8° Terça-feira
Ó misericordioso santo Antônio, vós que, como fiel seguidor de Cristo e de são Francisco, escolhestes uma vida de pobreza e de penitência, fazei que nossos olhares estejam voltados para as coisas do céu e que nosso coração se abre para os mais carentes e desamparados.
9° Terça-feira
Ó santo Antônio, modelo de perseverança, pelo amor e dedicação que vos levou inúmeras vezes atender os agonizantes, confortando-se e ajudando-se no seu derradeiro combate, assisti-nos na hora da nossa morte e acompanhai-nos até a mansão eterna.
10° Terça-feira
Ó santo Antônio, infatigável missionário, que percorrestes vilas e cidades para pregar o Evangelho e converter os hereges, mostrando a todos o caminho da verdade e da unidade. Confirmai-nos na fé católica e fazei com que os nossos irmãos separados possam reencontrar o caminho da unidade, formando novamente uma só família em Cristo.
11° Terça-feira
Ó invencível santo Antônio, que com o jejum e a oração afugentastes e derrotastes os demônios, guardai nossas almas e nossos corpos, defendei-nos contra a tentações do inimigo, maligno, para que não exerça o poder de nos molestar em pensamentos, palavras e obras, e afastai de nós quaisquer medos e vãos receios. Cultivai em nós o santo temor de Deus.
12° Terça-feira
Ó glorioso santo Antônio, arrebatador de almas, que ouvistes o grito agonizante de Cristo: tenho sede! Guiai-nos até a fonte viva para que possamos beber da água que mata a sés para sempre. O mesmo Jesus diz: “Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pois a água que eu lhe der tornará nele fonte de água jorrando para a vida eterna”.
13° Terça-feira
Ó santo Antônio, lírio branco de pureza e fiel servidor de Jesus, que tivestes a felicidade de receber a visita da Santa Mãe de Deus e tivestes nos vossos braços virginais o Menino Jesus, nós vos suplicamos que nos preserveis de todos os males corporais e espirituais; auxiliai a todos os que lutam para se livrar da escravidão da droga e de qualquer outro vício; velai pelo povo de Deus, que é santo, mas também
pecador, a fim de que possamos convosco agradecer e louvor a Deus por toda a eternidade.
Amém.
BENÇÃO DOS LÍRIOS DE SANTO ANTÔNIO
Ò Deus, criador do gênero humano, que amais a virtude da pureza e concedeis bênçãos espirituais e a salvação eterna aos que vós confiam, abençoai estes lírios que hoje com devoção vos apresentamos em honra do vosso confessor e doutor Santo Antônio. Que estes lírios ajudem a suscitar as virtudes em vosso fiéis e a curar as suas enfermidades. Aos que os usarem com devoção em suas enfermidades, os expuserem em seus lares ou os trouxerem consigo com espírito da fé, concedei o vosso conforto, a saúde corporal, a proteção contra o inimigo e o crescimento na virtude da pureza. E assim, servindo a vós, a exemplo de Santo Antônio, consigam a vossa graça e a verdadeira paz.
Por NSJC.


voltar